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Dieselgate é parte de uma guerra industrial entre EUA e Europa, segundo franceses

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De acordo com a EGE – École de Guerre Economique – ligada ao ministério da Defesa da França, o caso Dieselgate é uma parte da guerra industrial continuamente travada entre EUA e Europa.

Um estudo feito pelos especialistas em guerra econômica, avaliaram que a questão é mais um capítulo nessa batalha, que ocorre às vésperas de um “grande acordo comercial transatlântico”.

O documento formulado pela EGE e chamado de “As Interioridades do Assunto Volkswagen” diz que o Dieselgate foi um ataque feito pelos EUA para melhorar seu prestígio econômico diante da União Europeia.

O estudo fala que a dimensão estratégica do assunto foi ignorada pela mídia em favor da situação financeira da empresa e dos mecanismos criados para executar a fraude nas emissões. Toda a atenção da investigação foi dispensada ao problema nos carros diesel, excluindo-se qualquer menção aos veículos a gasolina.

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O motivo seria que o diesel é responsável por 53,6% das vendas na Europa e que o caso atrapalharia as vendas das marcas europeias nos EUA, onde o mercado de automóveis com esse combustível é de apenas 5%. A ação atacaria diretamente a vantagem tecnológica dos competidores europeus em favorecimento aos fabricantes americanos.

A EGE diz também que as agências não governamentais ICCT (International Council on Clean Transportation) e CAFEE (Center for Alternative Fuels Engines and Emissions da Universidade de West Virginia), que descobriram a fraude que gerou o Dieselgate, são instrumentos em benefício da indústria automotiva americana.

A ICCT, por exemplo, teve 90% de seus recursos oriundos da Fundação Ford entre 2012 e 2013. Já a CAFEE tem como clientes Ford e GM, mas a menção sobre estas duas empresas teria sido apagada do site da universidade no dia 8 de fevereiro.

Além disso, quando as duas agências divulgaram a fraude da Volkswagen, a informação foi divulgada como a luta entre “um pequeno Davi contra um poderoso Golias”, alegando que um homem e quatro colegas da universidade desafiaram uma das mais poderosas empresas do mundo, a maior do setor automotivo.

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No entanto, o maior impacto midiático foi o anúncio, feito no segundo dia do salão automotivo mais importante da Europa, o Salão de Frankfurt. A EGE descreve como “perfeita” a sincronização da informação com o evento alemão.

Fora a mídia, a EGE acusa o uso da Justiça dos EUA a favor do interesse econômico de suas empresas. Nesse caso, o documento menciona que metade dos casos de corrupção transnacional foram iniciados pelo judiciário americano. As ações em geral são feitas de forma a castigar a concorrência. Nesse caso, as 10 maiores multas já aplicadas nesses casos, sete são contra empresas estrangeiras que atuavam nos EUA.

A Volkswagen deverá pagar um montante enorme por conta do Dieselgate. Segundo cálculo mais recente, pode chegar a US$ 15 bilhões, embora a montadora já tenha se preparado para uma conta de até US$ 18,3 bilhões. O valor é bem mais alto que aquele pago pela Toyota em 2014, que foi de US$ 1,2 bilhão. A GM também pagou, mas bem menos, US$ 900 milhões.

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Por que a Volkswagen? A empresa alemã vinha de um crescimento que representou 33% de market share no segmento de carros diesel em 2013. A empresa também executou grandes investimentos no país. A EGE cita duas vantagens do escândalo para os EUA. Uma é acerca das normas ambientais e sanitárias da UE, que seriam mais elevadas que as americanas. Nesse caso, a fraude revela que são s europeus os mais “relaxados” quanto às emissões.

Além disso, o Dieselgate é um duro golpe no processo de incentivos para a indústria automotiva europeia, que se beneficiaria de US$ 18 bilhões anualmente. Para a EGE, Volkswagen, Alemanha e União Europeia não discutirão, objetarão e muito menos denunciariam o golpe, pois estão comprometidas e preferirão manter uma postura discreta.

Por fim, a EGE afirma que a manobra utilizada pelos EUA foi muito “astuta” ao obrigar a Volkswagen a confessar. O objetivo era fazer com que a montadora fosse obrigada a reconhecer que mentiu. Casos semelhantes já teriam ocorrido com empresas francesas presentes nos EUA. Com a saída do Reino Unido, um acordo de livre comércio entre EUA e União Europeia pode ficar comprometido.

[Fonte: Auto Data]





  • automotivo

    Teoria da conspiração?

    • Deadlock

      França, faça carros melhores e não fique choramingando. Picaretagem tem que ser punido severamente. Se não podiam cumprir a legislação ambiental, porque foram oferecer aos ianques? Lá não é bananalândia, a lei é aplicada.

      • dallebu

        Só li mimimi dessa agência… Os carros estavam de fato com motores fraudulentos, ponto final, e até eu escolheria o modo mais barulhento possível disso vir a tona, pois não seria qualquer notícia no jornal da paróquia que iria botar pressão na Vw e instituições pra resolver o problema.

        • Eduardo Brito

          Mas como a Toyota pagou 10x menos se o caso dela acarretou acidentes e mortes?

      • Richard B. David

        Exato. Se os EUA são parciais ao acusar determinadas marcas estrangeiras, que a Europa também seja. E que o Japão também seja. Assim, ninguém terá vantagem baseada em fraude. Se houver indícios de que o software também foi aplicado em motores a gasolina, então tornem isso público.

    • MarcioMaster

      Todo corrupto acha que esta sendo perseguido

      • thi

        Ta bom . Vc não conhece os americanos amigo

        • automotivo

          o cruze americanos também tá na lista de carros ´´adulterados´´

        • MarcioMaster

          O software não existe, os motores não poluem, a VW pagou porque ta sobrando dinheiro etc etc. Tudo invenção do americano.

  • Nitrous

    Acredito que a teoria possa ter alguma base sim se pensar que antes desse escandalo todo a VW estava com um crescimento constante no mercado Americano. É claro que fizeram uma besteira enorme com o tal software, mas será que essas duas empresas aplicariam o mesmo rigor de testes aos motores 3.0, 4.0, 6.0 litros V6 e V8 a gasolina que os americanos adoram tanto ? Tenho serias duvidas que qualquer motor desses poluiria menos que um simples 2.0TDI apesar de confessar que adoraria ter um Charger V8.

    • Artur

      Mas os V6 e V8 à gasolina vendidos nos EUA fraudam ou mentem suas emissões? O motivo principal do escândalo foi a VW ter fraudado as emissões e mentido aos americanos para dar impressão de que seus motores à diesel são os melhores e menos poluentes do mundo.

      • Nitrous

        Existem diferentes tipos de fraudes. Veja o caso recente da GM com as falhas na ignição que afetaram os airbags e causou mais de 100 mortes envolvendo 30 milhoes de carros. Foi provado que ela sabia do problema já ha alguns anos, sabia que poderia causar mortes e resolveu não fazer nada por questão de custos. Só foi descoberto porque um particular foi processar a GM.

        Isso também é uma fraude e muito mais seria envolvendo vidas, uma mentira ao consumidor que confia que seu carro seja seguro e confia que a montadora irá avisa-lo se for detectado alguma falha. E o que aconteceu ? Um tapinha na mão, uma multa de 900 milhoes que não é nada para uma grande montadora e o caso foi esquecido pela imprensa.

        • Artur

          O caso da GM não foi fraude, mas um problema mecânico que foi descoberto posteriormente e os caras, provavelmente, resolver se omitir a realizar um recall.
          Pode ter certeza de que eles compararam o valor com possíveis indenizações na justiça e o custo do recall e optaram com o que lhes traria menor prejuízo. É malandragem? É. É fraude? Não.
          Aliás, toda montadora faz isso. Lembra do banco traseiro decepador de dedos do Fox? Ou das rodas voadoras do Stilo? A VW e a Fiat só foram obrigadas a fazer recall depois de muitas reclamações e discussões na justiça, além de divulgação na mídia.
          O Dieselgate foi o inverso: os engenheiros da VW, sabedores de que seus motores diesel nunca chegariam aos níveis de emissões pretendidos, inseriram esse software malicioso nos motores ANTES de vender os veículos, com o objetivo de fraudar os testes de emissões.
          Ou seja, foi PREMEDITADO e INTENCIONAL. Isso é fraude. É enganar, ludibriar, agir ardilosamente, vendendo algo com características irreais ou mentirosas.
          No caso da GM, essas supostas falhas não foram inseridas previamente em seus veículos com intuito de “matar” os seus consumidores. Eles podem ter descoberto a falha posteriormente, mas ficaram “na surdina” até que a bomba explodisse e fossem obrigados ao recall.
          Então, a única que realmente FRAUDOU seus veículos com intuito de vendê-los no mercado americano com plena ciência de que poluem muito mais do que os testes indicavam, ENGANANDO os coitados que adquiriram seus veículos, fazendo, inclusive, toda aquela propaganda enganosa baseada no “Clean Diesel”, que motivou milhares a comprar seus carros pensando que estariam fazendo um bom negócio, foi realmente a VW.

          • IRA

            Poder ser premeditado, intencional, poder ser fraude, mas NÃO MATOU NINGUÉM!!. Que afinal, é o que mais importa. MIL VEZES uma empresa que frauda, cujo custo seja um pouco mais de poluição, do que uma empresa “MALANDRA”, cujo produto cause a morte de cerca de 100 pessoas. É impressionante que as pessoas deem mais valor ao dinheiro do que a si mesmas. Novecentos milhões para a dona do produto que matou e 15 BI para a dona do produto que polui mais do que deveria. Só pode ser brincadeira…. Fico pensando se o processo da GM fosse na Europa, de quanto seria a conta?

            • Artur

              E você acha que a VW é uma empresa santa e que nenhum motorista morreu por conta de algum defeito posteriormente solucionado em um recall?
              Tenho certeza que se pesquisar um pouco vai achar aos montes.
              Aliás, a época em que a VW mais cresceu foi no nazismo, quando se beneficiou e muito do trabalho escravo judeu para se desenvolver. É só pesquisar um pouco na internet.
              Salvo engano, há pouco tempo atrás parece que eles reconheceram o ocorrido, mas se negaram a pagar indenização às famílias das vítimas do holocausto que trabalharam em suas fábricas.
              Mas você não entendeu meu ponto de vista: a GM não queria matar ninguém. Foi um defeito descoberto posteriormente que eles preferiram esconder do que gastar uma fortuna em recall.
              Agora o da VW foi premeditado: fraudaram as emissões tendo plena ciência de seus atos e fizeram propaganda em cima disso para vender carros que poluiam muito mais do que o divulgado.
              Isso demonstra uma falta de ética tão gigante, uma busca desesperada pelo lucro tão doente, que eu gostaria que esse episódio levasse essa marca à falência.

              • IRA

                Cara…esqueceu de tomar o remédio? Primeiramente, a VW não cresceu no nazismo, ela foi criada por ele. Mas não é isso que interessa e nem é o que está em discussão. Não existe santo no mundo, maaasss, hodiernamente, dos escândalos recentes, o da GM matou e o da Volks, não!
                Olha rapaz, não estou defendendo ninguém, apenas vejo como providencial essa questão do diesel para as pretensões dos EUA na Europa, sobretudo com o enfraquecimento do Euro. É muito mais fácil entrar no continente europeu negociando país a país, do que com o bloco inteiro numa única rodada, liderado pela Alemanha.
                Porém, analisando melhor as tuas últimas colocações, vejo que se trata de um caso de hater e, parece que nada do que se tenha a dizer amenizará o teu ódio pela marca…Que coisa.

                • Artur

                  Aí, camarada. Até agora estava sendo paciente e educado com você, mas já que você resolveu descer o nível…
                  Se eu sou hater, você é o que? Um “lover”? kkkkkk
                  A VW nasceu e cresceu no nazismo, utilizando mão-de-obra escrava judia. Isso é fato. Não inventei nada. Só estou ilustrando para dizer que sua marca querida não tem nada de inocente, tanto quanto a GM.
                  E se ficou “nervosinha” porque sua marca do coração foi rigorosamente multada nos EUA e a GM não, paciência, amiguinho. As coisas são assim mesmo. Engula seco, que o mundo segue seu rumo.

                  • IRA

                    Quem ficou “nervosinha” foi tu. Aliás, esse “kkkkk” é para se autoafirmar outu realmente consegue achar graça disso? O que foi que eu disse de baixo nível? Estou falando com quem? Uma criança ingênua de 13 anos? Deixa de ser pimpão Artur! Tua mãe sabe que você está sendo mal educado na internet? Faça-me o favor! Até agora tu não estavas sendo nem paciente e nem educado, estavas era rebolando para argumentar, buscando fatos do século passado para ter o que dizer, ainda que totalmente desconexo com o caso em questão. Se isso não é ódio, é o quê? Não tenho Chevrolet ou VW, e nem porque defender essas marcas, mas nem por isso sou cego quando as informações. Em tempo: não disse, em momento algum, que a VW era inocente. Apenas fiz uma comparação entre os danos “matar” e “poluir”, e as respectivas indenizações. Tu é quem surtou na parada.

                    • Artur

                      Aham. Diz aí pra mim então, “fanboyola”, quanto foi o valor da indenização que a VW vai pagar aos seus consumidores enganados pela fraude nas emissões na Europa? Lá foi só recall!
                      Você só está nervosinho porque a VW tomou uma multa gigantesca nos EUA e vai ter de pagar, porque lá não é como na banânia e no mercado protecionista europeu, lá quem erra paga caro – ainda mais nesse caso, puramente intencional e de má-fé. E digo mais: acho é pouco!

                    • IRA

                      Putz! “fanboyola”? De onde que essas crianças tiram isso? Cara, tu é ruim até quando tenta ser agressivo. Mas presta atenção na projeção, a psicologia explica isso. De mais a mais, já que a conversa não evoluiu mesmo, fico por aqui, saudações.

    • Cesar Oliveira

      Fizeram algo parecido com a Audi, só que no caso ela realmente era inocente.

      • thi

        Audi é Volks

      • Nitrous

        Coloca a BMW e a MB nessa lista tambem, procuraram mas não acharam nada.

  • Doccar

    qdo viram que a VW iria dominar o mundo, criaram esse tal dieselgate para diminuir o seu poder.
    acredito sim na materia…e a VW so nao contra-atacou porque ainda tem interesses economicos naquele pais…

    • ObservadorCWB

      ??? dominar o mundo ??? acreditou na matéria ? ela mesma fala que HOUVE fraude, está parecendo político brasileiro que “rouba mas faz”. Se houve o problema, tem mais é que ser punida mesmo. Não foi mero erro de metodologia ou coisa assim , foi totalmente intencional. Qualquer laboratório do mundo pode aferir o motor de quem quiser.

      • Doccar

        se qq laboratorio do mundo pegar um Ford Series, o carro mais vendido por la, vai achar milhoes de fraude…mas claro que os EUA nao quer isso, querem defender seus carros beberroes e grandalhoes…e, politico brasileiro trabalha pensando no erro dos outros e nunca assumem os proprios, eh assim que funciona.
        A VW assumiu o seu, mas a gordolandia se esquiva dos seus inumeros erros.
        quer um exemplo: quanto vc acha que cabe de indenizacao da equivocada guerra do Iraque, do Afeganistao, Vietna e outras?

        • ObservadorCWB

          A “denúncia” sobre a FORD é sua. Vá em frente e fique reconhecido no mundo automotivo todo. Se o carro é beberrão e a preferência dos caras é carro grande, desde que seja lega, não vejo problemas. Um erro não inibe ou excusa o outro. Estamos falando de carros e vc larga uma guerra no Iraque ? Quero mais é ver todos sendo punidos, se motivo houver. Agora complexo de Tupiniquim que só sabe defender uma marca e sai tirando outros assuntos da manga para tentar uma defesa no setor automotivo beira a loucura. Pelo seu olhar vai querer que Portugal nos devolva o ouro colonial. Deve ser favorável ao sistema de cotas. Que reparemos o Paraguai pela guerra. Que o bandido baleado seja ressarcido pelo policial que atirou…e outras tantas coisas que se ouvem por aí.

          • Doccar

            Melhor ler o que vc escreve que ser cego…
            Eu acreditei na materia sim, pois acredito na fonte e, se vc nao acredita nela nao deve acreditar em outras tambem..
            Procura outro site em que vc confia, e nao fique aqui dando orelhada.

            • ObservadorCWB

              Il est bon de savoir que nous avons quelqu’un d’autre qui parle français ici.

      • Snoop Dogg

        Industria americana eh totalmente nacionalista e protecionista…

        • ObservadorCWB

          Há alguma indústria que NÃO seja ? Apenas as que não tem condições de ser. Toda indústria gostaria do monopólio por esse mesmo motivo. Seu comentário é óbvio, mas serve para toda indústria. No fracassado socialismo é que tudo é de todos…e vira anarquia.

      • Snoop Dogg

        A EGE diz também que as agências não governamentais ICCT (International Council on Clean Transportation) e CAFEE (Center for Alternative Fuels Engines and Emissions da Universidade de West Virginia), que descobriram a fraude que gerou o Dieselgate, são instrumentos em benefício da indústria automotiva americana.

        A ICCT, por exemplo, teve 90% de seus recursos oriundos da Fundação Ford entre 2012 e 2013. Já a CAFEE tem como clientes Ford e GM, mas a menção sobre estas duas empresas teria sido apagada do site da universidade no dia 8 de fevereiro.

        • ObservadorCWB

          Cara…..isto é bomba de fumaça… A questão é: Houve ou não FRAUDE. Não há mínimo interesse em saber se o dinheiro que descobriu a fraude foi X, Y ou Z. Esta lógica de “acobertar crime” é que está impedindo o nosso Brasil de seguir em frente. Tudo é relativizado, tudo pode…. Repito: que se punam TODAS as fraudadoras. Só não venham de mimimi a favor da VW.

          • Snoop Dogg

            Mas como disseram os engenheiros da Bosch, fabricante do software/hardware forjador, não eh so a Volkswagen que usou isso…

            Provavelmente todas ou quase todas ja fizeram algo do tipo, cade a punição pra todo mundo então ? cade as investigações , os pentes finos em cada montadora ? isso que eu acho injusto, demonizaram a Volkswagen como se ela estivesse acabando com o planeta Terra. Eh ate engraçado os Estados Unidos querem levantar questões de poluição, Diesel Etcc.. A maior frota de Carros V6 , V8 e afins poluidores estão nos Estados Unidos.

            • Artur

              Realmente nos EUA tem bastante carro com motor gigante, gastador e poluidor, mas eles não mentem para seus consumidores, fazendo passar seus produtos como “ecologicamente corretos” como a VW quis fazer.
              Ela fraudou e ponto. Tem de ser punida severamente.

    • thi

      claro que sim,esta na cara..e outra todas burlam de alguma forma a mtsubish e a suski tb ,mais ai sao peixes pequenos em comparação a vw .hipocresia é o povo ainda mais aqui se senti ofendido, os carros europeu da vw são tops ,um dos melhores do mundo .

    • Artur

      A própria VW admitiu que a fraude ocorreu. O dieselgate não foi “criado”, foi descoberto. Se os pilantras da VW tivessem sido mais transparentes, divulgado os índices reais de emissões, certamente perderia mercado nos EUA, mas não sua credibilidade e bilhões de dólares.

  • PEDAORM

    Juntou a fome com a vontade de comer… A VW deu chance, e se deu mal.

  • Murilo Soares de O. Filho

    Teorias e mais teorias, não levo muito série isso, pois na verdade EUA deveriam se preocupar com a Toyota e não VW, acho que é um pouco especulativo e sensacionalismo, ainda mais vindo da Franceses, que reclamam de tudo.

    • thi

      eles querem o mundo e a vw estava no top e pegando distancia, a vw começou a crecer lá na casa deles , ai meu amigo era o unico mercado no mundo onde ela nao vendiam bem , viram o crescimento,ficaram loucos, e se a vw vende e faz o nome como a toyota lá? adeus eternamente eua. juntaram a fome com a burrice ad vw. e outra ja atacaram muito a toyota tb com mega recalls,tapetes etc..so eles são os perfeitos. fdp

  • thi

    a seculos falo isso aqui, é só lembrar(ou ler) qd invadiram a alemanha, assisto muito filme e eles sempre cutucam carros europeu principalmente a vw, viram que a vw estava em uma velocidade descomunal..mas como deixaram isso muito escancarado vão pagar tb , espero que a europa deixe ainda mais de consumir carros americanos coisa que eles já nao consomem, agora que se ferrem mesmo..nunca mais quero gm,ford u qualquer coisa que tenha o dedo americano…vou de vw,renault,cerry,citroen,lifan… de tudo menos de eua. quero que isso pegue fogo e que se declare mesmo uma guerra na cara de alguns , eles tb tem os podres deles ,espero que os orgaos da europa comece serias investigaçoes a eles tb. ai eu quero ver neguinho defender tanto os americanos.

    • Tosoobservando

      Nao sei o que vc ganha com isso, as montadoras enriquecem mais apenas. O que temos a ganhar com isso? Nada. Deixe eles de degladiarem e quem sabe ficamos com os espolios no final.

    • MMM

      Dou todo meu apoio. E exija carro sem airbags, afinal foi invenção de um americano malvadão.

  • Paulo Reis

    É a velha mania dos americanos em manter soberania sobre o resto do mundo. É facil perceber a tática do tio sam: quando vazou os panama papers, incrível, não há quase nenhum empresário/empresa Americana. Será que os EUA vão na contra mão do mundo esperto da oligarquia mundial? E, ataca diretamente os Russos e China com alguns escândalos kkkkk. A prisão dos velhos corruptos da FIFA antes da copa da russia, entre outras sincronicidades bizarras. Os americanos sempre vendem a idéria de levar democracia, clássico, assim como o clichê mentiroso para invadir o Iraque e a manutenção guerra da Síria e no apoio ao massacre de israel na palestina $$$$ armas para vender =), financiamento do partido extrema direita na Criméia, etc. O grande inimigo dos americanos hoje é a internet: cada vez informações que comprovam a tática são vazados e expostos, vide Wikileass, entre outros. Mas este tipo de cara na tapa não atinge a anestésica opinião mundial, é mais facil acreditar em teoria da conspiração, como nos velhos filmes de holywood. A internet, em algum momento, vai demandar um controle pesado por parte de turma do bem, a cada ano ficam mais expostos neste jogo sujo e, obviamente não é somente os americanos os santos, a cada jogo de interesse teem as partes interessadas que vão lucrar juntas. Tem uma frase muito engraçada do Putim, noticiada timidamente pela mídia geral, onde ele diz ” vou esmagar os iluminatis com minhas próprias mãos” kkkkkk. Vamos embora assistir esta egoísta e hipócrita raça humana se matar por uns podersinho, alias, o resto é sentimentalismo kkkkk

    • Tosoobservando

      Um ex. claro é as ditaduras latino-americanas, todas foram financiadas pela CIA e eles ate assumem hoje. Eles nao tem a minima vergonha disso.
      Off topic: ontem vi independence day 2 e vc ve claramente como os americanos ainda se acham governadores e salvadores do mundo, colocam varias nações mas como “vassalos” deles e apenas pra ajudar, mas o Mr. president msm que vai combater o mal dos aliens é sempre o dos USA.

      • Paulo Reis

        verdade, alias, o seu avatar é a imagem dos iluminatis kkkkk cuidado com o Putim heim! Da uma googlada no que disse Putim e, quem são essa maçonaria. As vzs acho que os americanos são o maior problema do mundo, mas, depois vejo que é o propria população em aceitar e não questionar tudo isso.

        • Tosoobservando

          O meu avatar é um aviso pois eles nos observam 24 hs.

        • Edson Fernandes

          Na realidade, esse simbolo pode ter varios significados se observar que ele é utilizado largamente não só para maçonaria. O objetivo dos politicos nos EUA para ele é a maçonaria, mas para outras pessoas tem outro sentido e por isso não há uma verdade absoluta e por isso perdurou até hoje…

      • MMM

        Se vc assistisse um filme coreano, o baixinho lá seria o herói.

  • Fabricio Conchon

    Pode até estar sendo usado dessa maneira… mas não haveria munição se não houvesse a FRAUDE….

    • th!nk.t4nk

      Ford e GM já cometeram fraudes muito maiores. A da VW foi até fraca perto de outras. Ford Pinto, Ford Explorer, o escândalo dos GM pegando fogo às centenas também, etc. Desculpa, mas nao sejam inocentes. O Dieselgate é antes de mais nada uma batalha dos EUA contra as montadoras européias, como sempre teve.

      • Recentemente houve o problema com o miolo de ignição do Cobalt nos EUA e tratamento dado à GM foi muito ameno. Praticamente jogaram tudo nas costas da velha GM, a que faliu.

  • Snoop Dogg

    A EGE diz também que as agências não governamentais ICCT (International Council on Clean Transportation) e CAFEE (Center for Alternative Fuels Engines and Emissions da Universidade de West Virginia), que descobriram a fraude que gerou o Dieselgate, são instrumentos em benefício da indústria automotiva americana.

    A ICCT, por exemplo, teve 90% de seus recursos oriundos da Fundação Ford entre 2012 e 2013. Já a CAFEE tem como clientes Ford e GM, mas a menção sobre estas duas empresas teria sido apagada do site da universidade no dia 8 de fevereiro.

    • Snoop Dogg

      Alguém tinha duvida da real intenção dos Estados Unidos com esse caso ? Estamos falando do pais mais patriota do mundo!

  • Mario

    Os USA e o UK, estão percebendo o crescimento da economia da Alemanha, e estão se preparando para deter este avanço. A globalização só é boa para os fortes e grandes. A França precisa ficar esperta, pois será engolida pela Alemanha! Este é o início do fim da globalização, que na verdade deixa os ricos mais ricos e os pobres mais pobres.

    • Tosoobservando

      Sera que a Alemanha vai conseguir agora levar a UE nas costas sozinha?

      • Mario

        A Alemanha vai perder um bom consumidor de suas exportações, que é o UK. Isso vai pesar muito, então acredito, que após a poeira baixar, a Alemanha terá de ceder alguma coisa, senão vão morrer abraçados com a França. A Alemanha cresceu muito, politica e economicamente, e o UK percebeu isso em tempo.

        • th!nk.t4nk

          Nao perde cara. O UK continuará a importar tudo, só vai pagar mais caro por isso. Nao vale a pena fabricar nada no UK hoje em dia. As fábricas que restaram lá é porque sairia mais caro mudar pra outro país.

  • Eduardo Brito

    É, faz sentido. Principalmente na parte que diz que a Toyota pagou apenas 1,2 bi US$ no caso dos carros sem freio(acarretando em vários acidentes e mortes) e a VW pagar mais de 10x mais pq seus carros poluem mais que permitido.

  • Airplane

    O futuro são os híbridos e elétricos.
    Diesel já era. Além de ser cancerígeno devido aos níveis de NOx e particulados emitidos.

  • Tosoobservando

    Sera que foi com manobras assim que Fiat e as marcas francesas sairam dos Eua, agora eles tao jogando a b*** no ventilador e contando tudo?
    A VW ao inves de investir em terra brasilis, aqui tudo pode, tudo da kkkk foram mexer com tubarões brancos.

  • Edson Fernandes

    Precisaria também avisar a quem estudou sobre esse assunto sobre o que alguns países europeus querem proibir a circulação de carros diesel nos grandes centro? será que eles também estão contra a VW?

    Ok, concordo que os EUA tentarão de tudo para prejudicar a imagem de outros locais para se sobressairem… mas não parece um exagero ao tratar dessa forma? Está ruim o indice de emissões de carros a gasolina? Que seja exigente e evite vender quem ultrapassa esse limite.

    Então se os EUA apresentam taxas de poluição acima do considerado ideal para os paises, que eles também investiguem ao invés de só acusar. E se uma vez constatado irregularidades, que multe as empresas americanas. Mas pera, me lembrei que existe Ford, Opel, entre outras “americanas” que já seguem as normas “Euro” né? Então o negocio é ver se os carros com motores “grandes” enganam.

    Mas em mente só me vem carros como Mustang, Camaro e Cherokee (com opção ao motor V6 diesel da VM Motori).

    Acusar sem provas é facil, mas coloca para testar na pratica o controle de poluição dos carros que são comercializados? Isso mata e para isso não precisa incriminar apenas de falacia dita.

  • Senhora Liberdade

    sobre o caso dieselgate, isso tem dedo do greenpeace, afinal essa tal ong vivia debruçando com a VW, principalmente em território norteamericano. E como sabemos ongs são oriundos da ONU, que se analisarmos bem e uma instituição progressista socialista cheio de globalista e o governo dos EUA passa longe de ser confiável principalmente por uma boa parte dos americanos



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