Comprando e Vendendo Ecologia EUA Finanças Governamental/Legal Mercado Volkswagen

Dieselgate virou um bom negócio para muitos americanos – Compra de TDI usado gera excelente lucro

volkswagen-recomprados-eua-1 Dieselgate virou um bom negócio para muitos americanos - Compra de TDI usado gera excelente lucro

O Dieselgate virou um bom negócio para muitos americanos. O processo de recompra dos cerca de 475 mil carros com motor 2.0 TDI, que a Volkswagen terá de tirar das ruas, já estão dando lucros enormes no mercado de usados.



Alguns mais espertos diante do processo começaram a comprar carros 2.0 TDI com preços bem abaixo do mercado para entregá-los à Volkswagen, que paga o valor de mercado de antes de 18 de setembro de 2015 – data que estourou o Dieselgate – com mais compensações entre US$ 5.100 e US$ 10.000.

Alguns usuários do Reddit alegaram ao site Jalopnik que estão obtendo lucros enormes na revenda desses carros, chegando mesmo em alguns casos com mais de 100% de retorno. Eles relataram que a média varia de US$ 5.000 a US$ 15.000 por carro. Com preços na faixa entre US$ 6.000 e US$ 7.000 para os mais antigos 2011/2012, os revendedores particulares estão conseguindo bem mais de 55% de lucro.

Um membro anônimo do Reddit diz ter ganho US$ 60.000 com a recompra da VW de 10 carros que ele havia comprado no mercado de usados. Mas se 10 carros parece muito, saiba que existem americanos acumulando bem mais Volkswagen e Audi 2.0 TDI. Outro membro consultado tinha 25 veículos, mas há relatos com bem mais que isso.

A busca por um lucro “fácil” fez com que alguns gastassem todos os seus dólares, vendessem bens e até contraíssem empréstimos para comprar vários TDI. Um deles disse que comprou um lote de um revendedor que queria se desfazer apenas para abrir espaço na loja. Falando em revenda, comenta-se que há concessionário com mais de 200 carros guardados esperando pela recompra da VW e pode haver pessoas ou empresas com até milhares de unidades.

Os revendedores de carros 2.0 TDI ficam ocultos por causa do Fisco americano, pois não se sabe como essas operações serão tributadas. Contadores e advogados divergem sobre o assunto, tornando o negócio bastante sigiloso para os envolvidos. Mas, em termos legais e dentro do processo judicial firmado entre o tribunal federal e a Volkswagen, esse tipo de negócio é totalmente legal.

Para a VW e o tribunal federal não importa quem está devolvendo o carro, desde que o mesmo esteja em nome do interessado na recompra e independente de ter um ou uma frota de veículos, seja pessoa física ou jurídica. A única questão que há na revenda de um carro TDI antes da recompra é o período entre 18 de setembro de 2015 e 28 de junho de 2016, quando a VW fechou o acordo com a justiça americana.

Nesse período, quem comprou um 2.0 TDI usado para depois devolvê-lo para a VW resgatará apenas a metade da compensação, visto que o proprietário anterior precisa ser indenizado. O tribunal ainda deu mais 45 dias para indenização dos proprietários antigos, o que expirou em 16 de setembro de 2016.

Ou seja, após essa data, quem compra um 2.0 TDI usado, recebe 100% da indenização da Volks. Mas por que vendem? Não se sabe ao certo, alguns querem espaço nas lojas e outros não querem se meter na burocracia do processo, mas sabe-se que a grande maioria não tem conhecimento da recompra.

Os revendedores anônimos de 2.0 TDI dizem que os preços eram bem camaradas após esse período, tanto em particulares, quanto em revendas de automóveis e até mesmo nos leilões, mas agora alguns comerciantes e leiloeiros já estão de olho nos compradores de volume e aumentam os preços, que em muitos casos gera uma margem de apenas US$ 1.000, o que não vale a pena para quem está no negócio, dizem.

Não se sabe quantos 2.0 TDI a Volkswagen já recomprou e quantos estão estocados por intermediários para obtenção de bons lucros. A empresa tem obrigação de recomprar 85% da frota. Agora, os negociantes de plantão já estão de olho nos V6 3.0 TDI, que ganham até US$ 15.000 de compensação fora o preço de mercado de antes do processo.

Já tem gente preparando-se para a compra de A6, A7, A8, Q7, Cayenne e Touareg. E quanto aos depenados? Após o juiz condenar a ação, os relatos caíram. No caso do V6, ninguém poderá depreciar seu veículo ou ficará inelegível para a recompra, o que deve garantir boa parte dos 85 mil veículos que provavelmente serão recomprados pela Volkswagen.

[Fonte: Jalopnik]

 

 

COMPARTILHAR:
  • Mr. Car

    Podiam era vender aqui por “brecinho” bem camarada, he, he!

    • arzanette

      aqui ( carro ) a diesel e proibido somente ( carroça ) flex pode ….

    • Rodrigo

      Aqui não, mas tem vários países da América Latrina que permitem e incentivam a importação de carros usados. Bolívia, Paraguai, Guatemala, Haiti, quem sabe até Cuba…

      • Mr. Car

        Foi por isto que disse “podiam”. Bem que podiam, he, he!

        • 4lex5andro

          E são carros que mesmo usados, rodaram em melhores estradas e enfrentaram menos congestionamentos (uso urbano severo) comparados aos carros usados brasileiros.

          Porém o Brasil tem uma reserva de mercado praticamente, com taxas de importação absurdos que elevam o preço de um importado a quase o dobro do valor cobrado no país de origem.

          P.s. Nem é preciso citar que proibição á importação de usados ou carros de passeio a diesel são ”privilégios” do Brasil no comércio exterior.

  • Tochio

    Vai que o presidente malucão muda a regra no meio do jogo, vão ficar com um preju danado !!

    • Fico imaginando se isso fosse com uma empresa americana. Creio que por ser Alemã ele não fará isso, mas que tem seu risco tem.

  • Tosoobservando

    Negocio da China, oops, dos Eua!!

  • Ricardo

    Burro de quem vende!

    • Não necessariamente. É algo como aposentadoria no Brasil, imagina um senhor agricultor com seus 65 anos que mora numa cidade pequena e não tem filhos. Ele até sabe do direito da aposentadoria, mas vai cair na mão de um advogado que vai ganhar bons honorários de forma fácil. Pois se esse senhor ir nos órgãos públicos vai se perder na primeira burocracia. Outro exemplo que acabei de assistir na Tv, muitos brasileiros usam somente os serviços básicos em uma conta corrente do seu banco, e a grande maioria paga uma cesta de serviços mesmo tendo direito a gratuidade. No mundo atual muitos produtos são vendidos sem necessidade alguma para uma parte da população menos informada. E em tempo, muitos que lucram em cima dos aposentados ou esse tipo de público os consideram burros, algo que não é fato.

  • Artur

    E tem gente que ainda se revolta com o fato dos caras depenarem os seus VW antes de devolvê-los. Olha o rolo que a VW está causando com o Dieselgate…

  • Fanjos

    Podiam mandar todos para cá a preço de compra da VW

  • Luis Burro

    Q coisa mais idiota!Isto não é um caso de recall,então pq não só arrumar os veículos?

  • Celso

    O que a VW vai fazer com todos estes carros? Dói demais no coração ver todos eles serem sucateados. Põe motor a gasolina neles e revenda-os.

    • Gustavo73

      Desmontados, algumas peças voltarão ao mercado como refurbished. O resto é vendido com sucata.

  • Alvarenga

    Serve pra ver que não é somente no Brasil que ta cheio de malandro espertão. a diferença é que la existe lei.

  • Ricardo Rangel Lirio

    Lá existe lei e lei severa… contra empresas estrangeiras…
    Não me recordo de recal monstro dos veículos do grupo GM cujos projetos do bocal de ignição mal feitos, permitia que com o contato com a perna do motorista, o carro se desligasse, travando direção, acabando com o freio e tornando os air bags inoperantes… resultando em vários acidentes e em muitas mortes. Tudo com o conhecimento da GM que não quiz reprojetar a peça e fazer o recal nos carros vendidos “por serem carros baratos vendidos aos pobres”!
    Aí vem uma montadora Alemã, que tinha na época a pretenção de ser a maior do mundo e que peitou a tradição local de veículos beberrões à gasolina colocando no mercado carros de passeio à diesel, oferecendo desempenho e economia… Devem ter espionado até falar que chega para descobrir o podre da VW…
    Todas tem mutretas/defeitos. Basta por uma lupa em cima… Quem não se lembra dos tapetes dos Toyotas ou dos consumos dos Hyundai? Ambas empresas estrangeiras que ameçam muito as Grandes Americanas…
    Dirão que isso é apenas uma teoria da conspiração…

    • Tosoobservando

      Isso nao procede pq senao fariam o mesmo com japoneses, e nao fazem, ate os coreanos ja vendem mais que a VW nos Eua. Se brincar os chineses vao tambem invadir os Eua, vender bem e a VW vai continuar la lanterninha. A VW e a Fiat nao fazem carros que os americanos gostam, então sempre vao ficar em nichos la.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email