Etc Tecnologia

Diferenças entre turbo e supercharger

turbo

Os carros geralmente usam motores de aspiração natural ou sobrealimentada, que permite melhor rendimento do propulsor. Neste último caso, os dispositivos são denominados de turbo, turbocharger, turbocompressor, compressor ou supercharger.

Em todos eles, o funcionamento é o mesmo e consiste em aumentar o volume de ar ou da mistura ar-combustível na câmara de combustão, ficando a diferença para a arquitetura e meio de acionamento.

Nos três primeiros, o funcionamento é o mesmo e se dá pela energia dos gases de escape que movem a turbina, cuja rotação em média é de 100.000 rpm. O turbo permite aproveitar essa força que seria dispensada para ampliar o rendimento do motor, gerando grande pressão.

supercharger

No caso do compressor ou supercharger, o acionamento é feito geralmente por correia ou diretamente no virabrequim, como ocorria em carros da Bentley, por exemplo. A vantagem desse sistema é atuar de forma imediata nas acelerações, mas a folga entre rotor e carcaça gera baixo rendimento. Não gera alta pressão.

Assim, o turbo é preferido na maioria das aplicações, onde é necessário melhor rendimento energético. Porém, muitos modelos usam somente o supercharger e outros utilizam os dois sistemas ao mesmo tempo, a fim de obter o melhor de cada um e alcançar muito mais potência, como é o caso do Volvo XC90 T6, por exemplo.

turbo-eletrico

Há também um terceiro dispositivo, o chamado “turbo elétrico”. Acionado por um motor elétrico e alimentado por um circuito de 48V. Sua função é gerar grande pressão em baixas rotações, a fim de melhorar a eficiência energética em baixa velocidade, ajudando também na performance do veículo.

[Fonte: Revista Quatro Rodas]





  • Dick Buck

    OFF Toppic: NA, por que colocaram aquele botão de “ler mais”? Se eu clico na matéria na página inicial do site é porque eu já quero ler a notícia toda, oras. Fora que quando eu clico em ler mais o site trava e demora pra sair a notícia.

    • Mr Andrey

      Verdade cara , mto chato isso.

    • André Luis Versiani

      Estou chateado também, achei que fosse vacilo do wpp.

    • Ygor Soares

      Cuidado com as críticas aqui, o moderados não aceitam eles muito bem!

      Como falaram uma vez aqui, não vão perguntar a opinião dos leitores quanto ao layout do site :/

    • Onde tem esse botão? Não instalamos botão nenhum desse tipo, e aqui no meu PC nunca vi isso.

      • Marcos Delai

        Aparece em celulares após carregar a página.

        • Pesquisei e isso está sendo inserido pelos anuncios Taboola logo abaixo do texto da notícia. Entrei em contato com essa empresa pedindo para eles retirarem esse botão dos anuncios do nosso site.

          • João Felipe Machado Silvestre

            NA, e os artigos “bloqueados”, só vou poder ler se eu curtir ou compartilhar, sendo que já curto a página no face…se a intenção é aumentar a abrangência do site (com os compartilhamentos), comigo o efeito será o inverso, cada vez menos acessarei o site…e olha que o conheço desde 2006!!!

      • G.Alonso

        Até hoje só vi no meu celular, está sempre esse botão de Leia Mais atrapalhando e travando.

      • Holandês Louco

        sem falar na mensagem “‘Conteúdo protegido clique nos botões abaixo para ler”. Não tenho facebook e não tenho vontade de ter. Porque querem me obrigar a ter uma conta lá para ler o NA no celular?

      • Dick Buck

        Aparece no celular logo após as primeiras frases da notícia. Talvez só colocaram esse botão na versão do site pra smartphones

        • Isso é por causa dos anuncios logo abaixo da notícia. Já estou vendo de retirar isso.

          • Pacheco

            As materias da Uol e da Folha de SP estão assim tbm. Só serve pra travar e irritar.

          • Ygor Soares

            Vocês deveriam rever a postura de vocês quanto aos leitores. Não respeitam comentários e simplesmente excluem.

          • Dick Buck

            Ah sim, obrigado pela atenção.

          • GPE

            Isso ja tem 1 mês ou mais

    • Ygor Soares

      O pior é você ver que o NA anda apagando os seus posts! Postura ridícula que andam tomando.

      Já que apagaram, vai novamente minha opniao!

      Cuidado com as críticas aqui, os moderadores não aceitam elas muito bem!
      Como falaram uma vez aqui, não vão perguntar a opinião dos leitores quanto ao layout do site :/

  • Luis Burro

    Tem mais um tipo,mas nao lembro o nome,ele funciona mais como a turbina.Achava q a turbina eletrica era uma turbina comum q podia ser ligada pra atuar nas baixas rotacoes,e nao uma turbina a parte.

    • Mr Andrey

      Um amigo estava me explicando a respeito do turbo , que o fiesta dele usa um frio e outro quente , sou meio leigo a respeito de motores turbos .. Acho q o pessoal que entende mais pode dar uma forcinha hehehe

      • Igor Lima

        Vamos por partes… O turbo é uma peça “única” que tem o formato de “dois caracóis”… um quente por onde os gases entram, e outro frio, por onde o ar sai jah refrigerado para ir de volta a câmara de combustão… isso se não tiver o intercooler… q seria um tipo de radiador q trabalha em conjunto com o turbo, q tem a função de resfriar ainda mais o ar antes dele ir para a câmara de combustão… jah q este não sai da turbina tão frio e quanto mais frio… menos risco de quebra e mais potência, pois quanto mais frio mais ar pode ser admitido… lembrando q tudo tem de ser dosado com a quantidade equivalente, de combustível…

        • Holandês Louco

          Você está equivocado.
          Frio é a entrada (ar externo) e quente é a saída (depois da combustão). E o ar NÃO volta pra dentro do motor pois assim diminuiria a quantidade de oxigênio e por consequência a potência,

          • Igor Lima

            Ah tá vlw, então os gases vem do escapamento frios e vão quentes para o motor? Tá aberto então! Não tem lógica! E vão sim para serem readmitidos na câmara de combustão em conjunto com o combustível…

            • Holandês Louco

              Não… você misturou tudo.
              O ar frio é externo e o ar quente é depois da combustão. Da mesma forma a parte fria é onde passa o ar frio e a quente onde passa a fumaça a ser expelida. Qual é a lógica de admitir gás carbônico pare aumentar potência. Se isso fizesse sentido, os motores aspirados também fariam isso… Só se o turbo fizesse mágica para queimar combustível com monóxido e dióxido de carbono ao invés de oxigênio.

              Procure no youtube o vídeo
              Como funciona um turbo – animação por computador.

              Leia o post do Marcelo Alves, abaixo, ele conseguiu entender o funcionamento e escreveu de forma bem simples

      • Holandês Louco

        Um turbocompressor tem a turbina (parte quente – onde passam os gases de escapamento) e o compressor (parte fria – onde passam os gases de admissão).
        Quando os gases saem pela parte quente, giram o eixo fazendo a parte fria aumentar a pressão, e com a maior quantidade de ar dentro do motor, este produz mais potência.

        • Marcelo Alves

          Resumindo então, são duas turbinas separadas que são ligadas por meio de um eixo (se uma gira, a outra gira também).

          Por uma delas passam os gases que vão para o escapamento, fazendo ela girar MUITO rápido. Então, por meio de um eixo, ela gira a outra turbina na mesma velocidade, essa outra turbina é a que pega o ar que veio pelo filtro de ar e “empurra” para o motor, gerando uma pressão positiva no coletor de admissão do motor e fazendo com que o ar seja “empurrado” para dentro dos cilindros e não apenas “sugado” como é em um motor sem turbo.

          Confere?

          • Holandês Louco

            Perfeito. Isso mesmo.
            Para aumentar a eficiência do sistema, é adicionado um radiador para esfriar o ar, aumentando a densidade. O Intercooler ou o aftercooler.
            O intercooler é mais eficiente e é colocado entre a entrada do turbo e o filtro de ar. O aftercooler é colocado entre a saída de ar frio do turbo e entrada de ar do motor.

            • Deadlock

              Exatamente, a compressão esquenta o ar (até mais de 100 graus C), por isso nos motores turbo existe o intercooler, para resfriar o ar comprimido que é injetado nos cilindros com mais oxigênio quando frios, melhorando a eficiência. Quem se lembrar do nitro vai entender porque mais oxigênio quer dizer mais performance. O nitro (NO2) nada mais faz que disponibilizar mais oxigênio na câmara de combustão, melhorando a queima, o que produz mais potência.

          • Matheus_P

            Bela didatica amigo

        • Mr Andrey

          Vlw parceiro

      • Luis Burro

        Como assim um frio e outro quente?

        • Holandês Louco

          Respondido abaixo…

  • Mr Andrey

    Boa matéria .No caso do volvo o motor dele é um 2.0 a gasolina ? Dúvida ..🙄

    • ricmoriah

      Sim, gasolina. o Volvo XC90 usa o Drive-E 2.0 com turbo e supercharger. Há uma opção diesel do mesmo que entrega 225 cv com turbo e supercharger na versão D5.

  • Alligator

    Vejo muita gente falando pq a Fiat Toro não usar o motor 1.4 turbo multair II.
    Resposta, imaginem a fraqueza que seria esse motor empurrando os mais de 1600kg da Toro até atingir o torque e potência máxima

    • Matheus_P

      Vc está equivocado, pois em toda e qualquer faixa de rotacao o multiair II (ao contrario do ultrapassado fire turbo do bravo e punto, que nao trazem injecao direta, por exemlo, e sao mortos ate 2500rpm) eh muito mais forte que o etorq

      • Alligator

        procure na internet, a curva de torque máxima é entre 2500rpm a 4500rpm na versão mais potente de 170cv da Fiat 500x

      • Alligator

        e a potência máxima é atingida a 5500rpm

      • Matthew

        Fiat Fire é fraco independente de qualquer recurso tecnológico que ele use. Este final de semana fiz um teste drive no Mobi, fiquei assustado de como o motor é fraco.

    • Pacheco

      isso vai do ajuste do cambio.

  • Baetatrip

    Pois é….
    Já tive carro turbo….. Excelente quando é 0km….. quando chega aos 70/80mkm ja comeca a “sumir” óleo aos poucos…. Pois turbo puxa óleo do motor!
    Motor tem 5L de oleo deveria ter uns 7/8L de oleo……!
    Viajar com turbo e incomparável….. Mais torque… Agilidade….
    Peguei 0km e o motor durou até 117mkm e troquei o motor, pois dava muito problema nos bicos por causa da gasolina antiga (800ppm) que o carro sofria!
    Fiquei com 5 anos (2010 a 2015) sempre revisado na css….
    Só a gasolina nova (01.2014) que é de 50ppm que melhorou muito o teor de enxofre…. E turbo nunca deu problema (ainda bem) só puxa oleo para trabalhar e ‘”evapora”
    Esse problema de bico injetor e problema cronico a linha VW…
    No meu caso é Tiguan 2.0 TSI!
    Quando deu problema que me levou a troca do motor…. Perdi a confiança e com a falta de respeito que a VWB ao consumidor
    Adorava o carro apesar do problemas “cronicos” de bico injetor..!
    E voltei ao Suzuki GV 4×4 que sempre fui feliz…. Num carro que tenho total confiança e robustez… Pois viajo muito e enfrento com louvor!

    • kravmaga

      Não sou engenheiro mecânico mas é muito fácil para qualquer um saber que turbo não tem nada a ver com “puxar óleo do motor”. Você podia estar tendo problemas por outro motivo mas não tem nada a ver com o turbo.

      Problema com bicos injetores têm a ver quase sempre com o uso de combustível aduterado. Antigamente havia problema também com a presença de enxofre demais na nossa gasolina mas isso foi resolvido depois que abaixaram o limite de enxofre na gasolina.

      Por essas e outras lendas que a maioria se borra de medo com o uso de turbo nos motores e paga sem pestanejar o ágio dos modelos japoneses simplórios. Trocar uma Tiguan por um Suzuki é um tremendo downgrade.

      • Kravmaga, é normal qualquer motor baixar óleo e em especial, de fato, os motores turbo baixam mais o óleo sim. Tem que ficar de olho.
        A própria VW já admitiu que baixa mesmo.

        • kravmaga

          Mas chegar a trocar o motor ?! Só se deixou acabar todo o óleo do carro.

          A troca de óleo no meu carro, que tem o mesmo motor é feita a cada 5 mil km. Daí muita gente acha que é exagero, que a VW só quer arrancar dinheiro nas revisões e faz por fora.

          O problema de sujeira nos bicos realmente havia por causa do enxofre, mas não acredito mais nisso agora com o teor reduzido.

          • Mas sabe esses motores TSI 2.0 da VW tem dado muito problema mesmo?

            • kravmaga

              Esse motor já está sendo usado desde 2011 no Brasil e muitos carros já passaram de 100 mil km sem grandes problemas, a não ser com os bicos injetores por causa do enxofre no passado. Variantes 1.8 desse motor também são usadas em vários Audi e VW no mundo todo.

              Um ou outro caso de problemas com motor, como o do nosso amigo, pode ter acontecido por problemas de fabricação ou de manutenção, mas eu não julgaria o motor como problemático. O turbo apenas requer um pouco mais de cuidado na manutenção, especialmente na troca de óleo.

              Vi outro dia um cara reclamando que o motor da sua Land Rover fundiu porque havia um vazamento de óleo que, segundo ele, a concessionária não detectou na revisão. Não posso dizer se é verdade ou não, mas se a pessoa ficar alarmada com tudo que lê na internet vai comprar um Fusca 67, que usa carburador, câmbio manual e nem sequer usa refrigeração a água. Mas também não tem conforto nenhum e nem desempenho.

              • Baetatrip

                A minha ex- Tig foi um azar….
                Meu irmao tem = e e 2011-2011 e nunca deu problema e ainda esta com ele… Passando de 80 mil sem grande poblemas!
                A minha eu fazia somente em CSS todas as revisoes… Trocas de pecas… etc…

              • É verdade, na Internet a gente acha defeito em qualquer carro mesmo, não dá pra se fiar muito só na INTERNET.
                Eu mesmo, tenho um UP TSI e se procurar tem alguns ( uns 3 ou 4) deles que o motor foi pro brejo com menos de 1000 km
                Não dá pra julgar que todos os UPS TSI estão condenados.

      • Baetatrip

        Kravmaga,
        Sempre tive Suzuki sendo esse e o 3 carro da marca!
        Com a mudança para VW foi uma experiencia até foi boa, mas me deu problemas pois a marca nao me desrespeitou …. 5 anos…. Só comecou a me dar problema em 2013 adiante!
        E em junho de 2015 me obrigou a troca de motor, Pois a rede CSS fizeram alguma besteira grave….
        E tomei decisão….. Voltei p/ Suzuki qual a marca sempre fui feliz e confiabilidade…..!
        Nao e tremendo “downgrade” e sim confiabilidade, extrema robustez que a Suzuki me oferece!
        E um “degrau” abaixo…. Tem coisas inferiores, isso concordo, porém o sistema de tração do GV e infinitamente superior em terra….. Do que a Tiguan
        Pois viajo muito pelo interior do Brasil … Explorando
        Tiguan me ofereceu com certa cautela apesar que a parte eletronica nuca deu problema e a Suzuki exploro com vontade e o carro nem esta ligando!

        • kravmaga

          Realmente nesse ponto não dá para comparar nenhum crossover com SUV de verdade, com chassis e tração reduzida. Para off road mesmo eu também considero besteira andar com carros muito sofisticados ou qualquer crossover.

          • Baetatrip

            GV3 e chassi+ monobloco e a tração e alta e a reduzida……
            Na época que comprei a TIG…. (me arrependi recentemente) se botar + 2 mil levaria o sonho e raro GV V6 3.2 (fiz test-dive) e apaixonei
            Tem torque superior ao TIG e ronco!

            • kravmaga

              Para off-road acho que a melhor combinação ainda é um bom motor diesel, câmbio manual com reduzida e chassis. Não tem coisa mais robusta.

              • Baetatrip

                Ja tive GV a diesel 2001
                Adorava porem sofria com o aquecimento!
                Na epoca gastei 15 em troca de motor e a turbina e ficou zerado! (2010)

      • Nicolas97

        Os gases que giram a turbina chegam a 1050C, assim precisam muito oleo para refrigerar a peça, sendo comum a turbina “queimar” o óleo. No Golf Tsi ao desligar o motor há uma bomba de água eletrica que continua a resfriar a turbina mesmo com o carro desligado, pode ouvi-la após desligar o motor, Quanto a limpeza dos bicos, acho no mínimo estranho, no Turbo injeção direta a pressão de injeção é de 200 libras, essa pressão é máxima que o reservatório de aço de compressor de ar profissional aguenta, acho difícil uma sujeira suportar a uma pressão dessa que nem o aço suporta, provavelmente essa força corroe inclusive o bico.

    • Marcelo

      Nossa mas qualquer carro já esta abrindo o caneco com 70 a 80 mil km….

      • Baetatrip

        Nem todos……
        No meu GV esta com 70mil km e está zerado…. E um amigo meu tem um e esta quase 200 mil km e o motor esta perfeito!
        Só cuidar que vai muito longe!



Send this to friend