Japão

Direto do Japão: leitor comenta sobre os preços

Direto do Japão: leitor comenta sobre os preços

Olá amigos leitores do NA, tudo bem com vocês? Meu nome é Oseias Passos e moro aqui no Japão há 11 anos com minha família. Nos últimos anos temos visto uma grande explosão de informações no setor automotivo pelos pequenos e grandes meios de comunicação tanto em TV, Revistas, Internet, entre outros. Com isso, o povo brasileiro tem chegado ao conhecimento de muitas coisas que a anos atrás não sabiam, até mesmo aqueles que não estão no país como é o meu caso e muitos outros pelo mundo a fora.


E nós que estamos longe a cada dia ficamos boquiabertos na questão dos preços abusivos dos veículos brasileiros pois quando comparados com carros nacionais aqui do Japão ou de onde a pessoa estiver veremos que é uma diferença gritante! Quero relatar para vocês o que é estar em outro país.

Aqui na terra do Sol Nascente tudo é mais acessível pois o poder aquisitivo nos dá condições para termos praticamente tudo o que quisermos. Aqui já encontro um dos pontos de indignação pois você há de concordar comigo: se você está em um país onde tudo é mais alto como custo de vida, salário, entre outros, tendo em vista que estamos falando de um país de primeiro mundo, a lógica seria termos preços de veículos também lá em cima não é? (a não ser que eu esteja errado!) Mas o que surpreende é que essa regra não acontece pois mesmo assim os preços daqui são totalmente acessíveis.

Direto do Japão: leitor comenta sobre os preços


Veja bem, um trabalhador operário em fábricas, o que aqui nós “carinhosamente” chamamos de “peão de fábrica” poderá adquirir um Corolla, o mesmo que vocês tem aí no Brasil? Não. Estou falando de “O Corolla“, que aqui tem o nome de Allion, com Air Bags pra todo canto, materiais usados no acabamento interno de alta qualidade, completão como vocês dizem aí, enfim, um carro que (aqui) é como se fosse um popular do Brasil, mas completão, iria pagar nele 2.398.500 ienes (52.050 reais). Agora vamos pegar a versão mais cara aí do Brasil: o Corolla Altis 2.0 Flex com bancos de couro, automático, paga-se nele 85.000 reais! Alguém poderia me explicar o porquê?

Vamos pegar o Camry e compará-lo? Vamos lá: aqui o valor de um Camry Híbrido é 3.820.000 ienes (82.894 reais). Já no Brasil 146.650 reais. E olha que se for na Paraíba segundo a observação do próprio site da Toyota o preço sobe para 157.129 reais. Até parece brincadeira, ou uma pegadinha, mas acredito que não é.

Direto do Japão: leitor comenta sobre os preços

Bem, agora vamos a uma comparação em termos de valores no que eu compraria aqui e aí? No Corolla Allion que citei acima aquele valor é o top de linha, porém o valor de entrada desse carro, que também é completão, é de 1.700.000 ienes (36.890 reais), mas se eu pego esses mesmos 1.700.000 ienes e mandou para o Brasil, comprarei um Gol 1.6 I-Motion. Que ironia.

Ou então vamos inverter? Se eu mando os 146.650,00 reais do Camry do Brasil aqui para o Japão, convertendo esse valor para ienes teremos 6.750.000 ienes, e com esse valor eu compraria um Crown Majesta 4.6 DOHC V8 automático de 8 marchas, que é um carro da elite japonesa. Geralmente são empresários, donos de fábricas, enfim, é uma nave que se compara a grandes marcas onde o requinte e sofisticação estão presentes. Acredito que aí custaria uns 300.000 a 400.000.

Direto do Japão: leitor comenta sobre os preços

Direto do Japão: leitor comenta sobre os preços

Pois bem, a minha pergunta é: Onde vamos parar? O Brasil é um país onde se ganha pouco, e para tentar disfarçar essa realidade, facilitam o crédito para a população, mas na verdade é tudo para camuflar a roubalheira que fazem diante de nossos olhos pois aí impera aquela velha história do “Se colar colou”, ou seja, fabricam os carros ou então mandam eles para o país e é colocado o valor que bem se entende.

Porém acredito que grande parte dessa situação é culpa do próprio consumidor, pois mesmo com preços absurdos, pelo que lemos, formam-se filas nas concessionárias, e o que está em cima se incha de lucros e a população se incha de dívidas por querer desfrutar de algo que “acredita-se” ter qualidade e segurança.

Galeria de fotos do Toyota Crown Majesta do Japão

Um dia estaremos retornando ao Brasil, mas temos um certo medo de chegarmos aí depois de tantos anos fora do país e não conseguirmos adquirir algo de qualidade como vemos aqui! É certo que teremos em mente que não estaremos em um país de primeiro mundo, mas o que realmente é inadmissível é o fato de nós como brasileiros aceitarmos tudo o que nos é imposto.

Se continuar dessa forma logo estaremos em um futuro não tão distante pagando 70.000 ou 80.000 reais em um carro popular peladão, e não estaremos fazendo nada a respeito, pelo contrário, como tem acontecido hoje em dia, vão haver filas e mais filas para se adquirir o tão sonhado “carro 0km”, mas não importa não é?! Eles facilitam…

Atenciosamente,

Oseias B. Passos

Direto do Japão: leitor comenta sobre os preços
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email