Doblo 2015: motor, consumo, detalhes, preços, revisão, versões

Doblo 2015: motor, consumo, detalhes, preços, revisão, versões

O Fiat Doblo 2015 chegou com poucas novidades ao mercado brasileiro, recebendo mudanças no conteúdo e alterações nos materiais dos revestimentos, preservando as versões Attractive, Essence e Doblo Adventure, a mais personalizada de todas.


Equipado com motores Fire e E.torQ, o Doblo 2015 era um monovolume que ainda tinha seu apelo, sendo hoje vendido apenas na versão Essence e por mais de R$ 100 mil. Na época, os preços partiam de R$ 58 mil.

Uma vez rival de Renault Kangoo e Citroën Berlingo, o Doblo surgiu com base na plataforma de modelos como Fiat Idea e Fiat Punto, embora hoje conviva ainda com os modelos Fiat Argo e Fiat Cronos, mas sendo o carro mais antigo da gama.

O Doblo 2015 recebeu novo pomo da alavanca de câmbio, assim como chave-canivete com telecomando em todas as versões. Na Attractive não teve mudanças de série, além das mencionadas.

Já na Essence, nova padronagem dos tecidos dos bancos foi introduzida, enquanto a Adventure adicionou a cor “grigio villa fosco” nos detalhes exteriores, incluindo capa do estepe e retrovisores.

Doblo 2015: motor, consumo, detalhes, preços, revisão, versões

Opcionalmente, o veículo utilitário da Fiat recebeu sensor de estacionamento traseiro e rádio Connect com Bluetooth, possibilitando assim a conexão com celulares e smartphones para chamadas, áudio e volume.

Por fim, o Doblo 2015 adicionou entrada USB e auxiliar no lugar do antigo plugue específico para iPhone e iPod. Fora isso, o modelo continuou o mesmo do ano/modelo anterior, tendo assim versões de cinco e até sete lugares (Adventure).

O monovolume empregava o motor Fire 1.4 8V com 85 cavalos na gasolina e 86 cavalos no etanol, com até 12,5 kgfm de torque. Nas versões Essence e Adventure, o motor era o E.torQ 1.8 16V com 130 cavalos no primeiro e 132 no segundo.

Tinha torque de até 18,9 kgfm com álcool, sendo ambos equipados apenas com transmissão manual de cinco marchas e com tração somente dianteira. O Fiat Doblo chama atenção por ter eixo de torção na traseira, para maior robustez.

Com estrutura monobloco de aço estampado, o Doblo 2015 tinha grande espaço interno com altura elevada, suficiente até para porta-objetos no teto. Tendo portas laterais corrediças, o veículo tem ainda duas portas traseiras assimétricas.

Doblo 2015: motor, consumo, detalhes, preços, revisão, versões

Dotado de bancos modulares, o monovolume apresenta grande área envidraçada com janelas laterais corrediças e traseiras basculantes, ficando apenas as das portas dianteiras deslizantes normalmente e com acionamento elétrico.

Sua posição de dirigir alta fazia da Fiat Doblo um veículo ideal para o dia a dia, especialmente para famílias grandes, visto levar até sete passageiros. Na segunda fileira, o encosto era tripartido, enquanto a terceira fileira tem bancos retráteis.

Estes eram erguidos pelas laterais, como na Toyota SW4 de sete assentos, porém, o acesso era feito pelas portas traseiras de tamanhos diferentes. Por sua configuração, o Doblo é ideal para mobilidade de pessoas com deficiência física.

Versátil, a Doblo 2015 contava ainda com um painel completo e console avançado com alavanca de câmbio bem próxima do volante, proporcionando conforto ao dirigir. Larga, ela media 1,85 m e permitia levar passageiros com conforto.

O bagageiro tinha espaço para 665 litros, que podiam ser muito ampliados para mais de 2.000 litros com os bancos rebatidos, mas com sete assentos, levava somente 200 litros, mais que a SW4, por exemplo.

Doblo 2015: motor, consumo, detalhes, preços, revisão, versões

O Fiat Doblo é um veículo muito usado em fretamento, seja de empresas ou em turismo, chegando mesmo a existirem locadoras exclusivas com o modelo. Além disso, muitos utilizaram kit gás para reduzir os custos de operação.

Além disso, o modelo tem uma variante furgão chamada Doblo Cargo, que pode ser usada inclusive como transporte de frios e congelados. Ela, contudo, só não existiu como picape, mas a Ducato com chassi e cabine serve a este propósito.

Outra façanha da Doblo era a versão Adventure, que a transformou num pequeno veículo utilitário razoavelmente capaz no fora de estrada. Incluindo o sistema Locker, que transfere a força de uma roda para outra na frente, a versão era prática.

Teve pneus de uso misto, suspensão elevada, estepe externo na traseira, rack no teto, protetores externos na carroceria, faróis escurecidos, faixas decorativas, bancos personalizados, entre outros.

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Contudo, a Fiat Doblo Adventure só não tinha o essencial para fazer melhor no fora de estrada, a tração nas quatro rodas. Como o projeto foi de uma multivan urbana para passageiros e carga, o custo dessa modificação seria alto aqui.

Além de não compensar, necessitaria de emprego maior de componentes e até um motor mais potente. De qualquer forma, a Doblo Adventure fez o seu papel, chegando a ter séries especiais bem brasileiras como Xingu e Estrada Real.

No mercado de usados, a Doblo 2015 é um carro valorizado por suas características, proporcionando muita versatilidade, embora com conforto relativo em relação a um carro mais baixo e leve.

Mesmo com consumo elevado, o veículo compensa por seus atributos. Para nossa realidade com motor flex, o ideal seria uma Doblo diesel, que trazia mais força e economia. Daí o uso de kit gás compensou em parte.

Doblo 2015 – detalhes

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A Fiat Doblo 2015 tinha carroceria volumosa com grandes faróis de lente complexa, dotados de dupla parábola, piscas e lanternas integrados. Além disso, trazia grade retangular preta e para-choque com molduras pretas nas laterais.

Estas incluíam ainda molduras inferiores com faróis de neblina, assim como entradas de ar adicionais, além da grade inferior central. Nas laterais, vincos acentuados marcavam as saias de rodas.

Borrachões laterais ampliavam a proteção das portas, sendo que as dianteiras tem área envidraçada maior e abaixo da linha de cintura, permitindo ao condutor melhor visibilidade nas manobras e na condução.

Além disso, a Fiat Doblo tinha ainda retrovisores grandes e na cor do carro, com suporte duplo e espelhos verticais, que ampliam o ângulo de visão do condutor. Nos para-lamas dianteiros haviam ainda repetidores de direção.

Já as maçanetas eram pretas e reforçadas, sendo próximas devido às portas traseiras corrediças, que tem janelas com vidros deslizantes, dada sua proposta comercial. As vigias traseiras eram grandes também e basculantes.

Doblo 2015: motor, consumo, detalhes, preços, revisão, versões

Os trilhos das portas laterais eram visíveis no desenho da Doblo 2015. No teto, havia ainda barras longitudinais e antena. Na traseira, as colunas D tinham acabamento preto com grandes lanternas verticais.

O para-choque era preto na parte inferior, rebaixada e com dois refletores, enquanto as laterais eram na cor do carro. As portas assimétricas tem a da esquerda em maior tamanho e com limpador e lavador do vidro, além de desembaçador.

Ela portava ainda a maçaneta principal, luz auxiliar de freio e a placa de registro do veículo, sendo a primeira e última a ser fechada. A menor tem também vidro com desembaçador e o nome da Fiat Doblo.

Essas características são das versões Attractive e Essence, sendo ambas equipadas com rodas de aço aro 14 polegadas com calotas diferenciadas em cada versão, tendo ainda pneus 175/70 R14. Rodas de liga leve eram opcionais.

Na versão Adventure, a Doblo era quase outro carro com tantas adições na estética. A frente tinha faróis duplos com máscara negra, grade personalizada cromada e duas barras verticais imitando as proibidas barras de impulsão de aço.

Doblo 2015: motor, consumo, detalhes, preços, revisão, versões

O para-choque tinha uma proteção preta e volumosa, que cobria quase todo o conjunto, tendo ali faróis de neblina e de milha, além de grade inferior e protetor de cor prata na base do conjunto.

Nas laterais, as molduras escuras recobriam as saias de rodas, soleiras e base das portas, assim como o para-choque traseiro. Mesmo com repetidores originais nos para-lamas, a Fiat insistiu em retrovisores com piscas integrados.

As lanternas eram escurecidas, com o estepe externo preso a um suporte lateral envolvido por molduras, bem como cobertura parcial do pneu sobressalente com acabamento cinza em outro de formato em “Y” invertido.

Com rodas de liga leve aro 15 polegadas exclusivas e pneus de uso misto 205/70 R15, a Doblo Adventure tem ainda estribos metálicos para facilitar o ingresso no veículo.

Doblo 2015: motor, consumo, detalhes, preços, revisão, versões

Dentro, a Doblo 2015 tinha acabamento cinza nas versões Attractive e Essence, assim como preto na Adventure. O painel tinha cluster analógico com mostradores bem visíveis, além de volante de três raios com comandos de mídia e telefonia.

Havia ainda revestimento em couro dos bancos, console com alavanca de câmbio avançada, difusores de ar circulares e sistema de áudio com CD player e Bluetooth no topo do conjunto.

Os bancos eram revestidos em tecido, com couro opcional na Adventure, além de apoio de braço retrátil para motrorista e banco traseiro bipartido. A terceira fileira era desmontável, ampliando assim o bagageiro. Havia porta-objetos no teto.

Doblo 2015 – versões

Doblo 2015: motor, consumo, detalhes, preços, revisão, versões

  • Fiat Doblò Attractive 1.4 Flex manual
  • Fiat Doblò Essence 1.8 16V Flex manual
  • Fiat Doblò Adventure 1.8 16V Flex manual

Equipamentos

Fiat Doblò Attractive 1.4 Flex manual – Motor 1.4 com transmissão manual de cinco marchas, mais ar-condicionado, direção hidráulica, coluna de direção ajustável em altura, rodas de aço aro 14 polegadas com calotas, pneus 175/70 R14, faróis duplos, para-choques e retrovisores na cor do carro, bancos em tecido, vidros dianteiros e travas elétricas, alarme, chave-canivete, airbag duplo, freios ABS, entre outros.

Opcionais: rodas de liga leve aro 14 polegadas, rádio Connect com CD player/USB/Bluetooth, retrovisores elétricos, console no teto, entre outros.

Fiat Doblò Essence 1.8 16V Flex manual – Itens de série acima, mais motor 1.8, além de rádio Connect com CD player/USB/Bluetooth, retrovisores elétricos, console no teto, calotas diferenciadas, padronagem exclusiva dos assentos, apoio de braço retrátil para motorista, computador de bordo, entre outros.

Opcionais: rodas de liga leve aro 14 polegadas, faróis de neblina, sensor de estacionamento e bancos em couro.

Fiat Doblò Adventure 1.8 16V Flex manual – Itens de série acima, mais rodas de liga leve aro 15 polegadas, pneus 205/70 R15 de uso misto, suspensão elevada, molduras exteriores, faróis de neblina, faróis de milha, faróis com máscara negra, lanternas escurecidas, estepe externo, faixas decorativas, bancos personalizados, sete lugares, instrumentos auxiliares, volante e alavanca em couro, entre outros.

Opcional: bancos em couro.

Preços

Doblo 2015: motor, consumo, detalhes, preços, revisão, versões

  • Fiat Doblò Attractive 1.4 Flex manual – R$ 57.950
  • Fiat Doblò Essence 1.8 16V Flex manual – R$ 64.610
  • Fiat Doblò Adventure 1.8 16V Flex manual – R$ 69.480

Doblo 2015 – motor

O Fiat Doblo 2015 tem motores Fire 1.4 8V e E.torQ 1.8 16V. O primeiro tinha bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio com duas válvulas por cilindro, acionadas por correia dentada.

Com 1.368 cm3, ele entregava 85 cavalos com gasolina e 86 cavalos no etanol, ambos a 5.750 rpm. Os torques eram de 12,4 kgfm no primeiro e 12,5 kgfm no segundo, ambos a 3.500 rpm.

Já o 1.8 E.torQ, disponível apenas nas versões Essence e Adventure, tinha bloco de ferro e cabeçote de alumínio com comando único sem variação para as 16 válvulas, acionadas por balancins. O comando tem corrente de acionamento.

Tendo 1.747 cm3, entregava 130 cavalos no derivado de petróleo e 132 cavalos no combustível vegetal, ambos a 5.250 rpm, além de 18,4 kgfm no primeiro e 18,9 kgfm no segundo, ambos a 4.500 rpm. Os dois motores tinha câmbio manual.

Desempenho

Doblo 2015: motor, consumo, detalhes, preços, revisão, versões

  • Fiat Doblò 1.4 Flex manual – 15,5 segundos e 151 km/h
  • Fiat Doblò 1.8 16V Flex manual – 11,6 segundos e 175 km/h
  • Fiat Doblò Adventure 1.8 16V Flex manual – 12,3 segundos e 171 km/h

Consumo

Doblo 2015: motor, consumo, detalhes, preços, revisão, versões

  • Fiat Doblò 1.4 Flex manual – 6,3/6,4 km/l e 9,2/9,5 km/l
  • Fiat Doblò 1.8 16V Flex manual – 6,2/6,7 km/l e 9,1/9,7 km/l
  • Fiat Doblò Adventure 1.8 16V Flex manual – 6,0/6,7 km/l e 8,6/9,8 km/l

Doblo 2015 – manutenção e revisão

As revisões do Doblo 2015 são feitas a cada 10.000 km ou 12 meses, o que vier primeiro. Originalmente eram 12.000 km. nas revisões, são trocados óleo lubrificante, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro de ar, velas e fluido de freio.

Além disso, a rede Fiat faz serviços de troca de pastilhas de freio, lonas de freio, discos de freio, buchas de balança, coxins do motor e câmbio, pivôs de direção, rolamentos, molas, amortecedores, entre outros.

Doblo 2015 – ficha técnica

Motor 1.4 1.8
Tipo
Número de cilindros 4 em linha 4 em linha
Cilindrada em cm3 1368 1747
Válvulas 8 16
Taxa de compressão 10,35:1 11,2:1
Injeção eletrônica Indireta Indireta
Potência máxima 85/86 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol) 130/132 cv a 5.250 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo 12,4/12,5 kgfm a 3.500 rpm (gasolina/etanol) 18,4/18,9 kgfm a 4.500 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
Tipo Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas
Tração
Tipo Dianteira Dianteira
Direção
Tipo Hidráulica Hidráulica
Freios
Tipo Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson McPherson
Traseira Eixo rígido Eixo rígido
Rodas e Pneus
Rodas Aço ou liga leve, aro 14 polegadas Liga leve, aro 15 polegadas
Pneus 175/70 R14 205/70 R15
Dimensões
Comprimento (mm) 4.252 4.252/4.478 (Adv)
Largura (mm) 1.722 1.722/1.768 (Adv)
Altura (mm) 1.858 1.858/1.957 (Adv)
Entre eixos (mm) 2.566 2.566/2.583 (Adv)
Capacidades
Porta-malas (L) 665 665/200 (7L)
Tanque de combustível (L) 60 60
Carga (Kg) 545 545/490 (Adv)
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.300 1.338/1.463 (Adv)
Coeficiente aerodinâmico (cx) ND ND

Doblo 2015 – fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.