Doblo Cargo: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos

Doblo Cargo: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos

Lançado em 2001, o Fiat Doblo sempre foi um carro de certa importância para a marca italiana no mercado brasileiro. Ele atendia quem buscava por um veículo para levar até sete pessoas, no caso do Doblo para passageiros, ou para o transporte de cargas no dia a dia, com o Fiat Doblo Cargo.


Na realidade, o Doblo nasceu originalmente como Doblo Cargo. Porém, para aproveitar sua ampla capacidade interna, a Fiat resolveu instalar bancos no compartimento de carga do furgão, portas laterais e fazer do modelo um carro de passeio para atender às grandes famílias e também às empresas.

O modelo foi descontinuado em 2016 e, durante estes 15 anos, foi vendido em uma única geração, a primeira da linha – lá fora, o carro já está em sua terceira geração.

Depois disso, em agosto de 2020, ele voltou discretamente à gama da marca italiana, sempre com motor 1.8 e preço inicial de R$ 100.490. Além dele, a Fiat também tem o Fiorino, baseado no Uno, que tem motor 1.4 flex e parte de R$ 78.190.

Confira abaixo os principais detalhes do Doblo para o transporte de cargas:

Doblo Cargo – história

Lançamento do Doblo Cargo em 2001

Doblo Cargo: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos

O Fiat Doblo Cargo fez a sua estreia no mercado brasileiro em novembro de 2001, juntamente com as versões do Doblo para o transporte de passageiros. O modelo foi anunciado em duas versões, sendo uma com uma porta lateral e outra com duas portas laterais (uma de cada lado).

Em seu lançamento, ele podia ser encontrado com as mesmas motorizações das versões para passageiros. O modelo de entrada usava um 1.3 16V Fire de até 80 cavalos de potência e 12 kgfm, ao passo que a configuração topo de linha era dotada de um 1.6 16V “Corsa Lunga”, o mesmo do Fiat Brava, com até 106 cv e 15,4 kgfm.

O Doblo Cargo era equipado de fábrica com computador de bordo, bancos reclináveis, apoios de cabeça com ajuste de altura, faróis com Follow me Home, lanterna de neblina, retrovisores externos com comando interno, painel de instrumentos com conta-giros, entre outros.

Como opcional, podia receber airbags, freios ABS, banco do motorista com ajuste lombar, direção hidráulica, volante com ajuste de altura, porta lateral deslizante suplementar, ar-condicionado, regulagem elétrica dos faróis, entre outros.

Fiat Doblo Cargo ganha motor flex em 2006

A primeira grande mudança da linha Doblo Cargo foi anunciada pela Fiat somente em fevereiro de 2006. Na ocasião, o furgão da marca italiana passou a ser equipado com o novo motor 1.8 Flex, que segundo a marca oferecia mais potência e torque em baixas rotações que o propulsor movido somente a gasolina.

O então novo propulsor rendia 112 cv com gasolina e 114 cv com etanol, a 5.500 rpm. O torque era de 17,8 e 18,5 kgfm, respectivamente, a 2.800 rotações.

Ele traz ainda o acelerador eletrônico Drive By Wire, que substitui o cabo do acelerador.

Fora isso, a nova linha do Doblo com motor flex recebeu a nova sigla da motorização e o adesivo “Flex” na tampa traseira. Por dentro, recebeu um painel de instrumentos mais funcional, novo padrão de revestimento em tecido para os bancos, dois novos porta-copos, entre outros.

O furgão flex passou a ser vendido por a partir de R$ 41 mil.

Nova linha 2009 do Doblo com pequenas novidades em 2008

Já em julho de 2008, a Fiat anunciou a chegada do Doblo 2009 com pequenas novidades. O furgão e também o modelo para passageiros receberam o novo logotipo da Fiat, com grafismo diferente e fundo na cor vermelha.

Todas as versões do carro passaram a oferecer ainda o kit Evoltuion, que inclui volante com regulagem de altura, retrovisores externos elétricos e sistema de som com CD e MP3 player e viva-voz para celular.

O modelo 2009 foi anunciado com preço de R$ 46.390.

Fiat Doblo recebe visual reestilizado em 2009

Doblo Cargo: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos

As mudanças mais expressivas do Fiat Doblo foram anunciadas em novembro de 2009, quando o modelo ganhou suas primeiras mudanças visuais, aprimoramentos no interior, novas versões e novos equipamentos de série e opcionais.

Na parte estética, o Fiat Doblo ganhou uma frente mais angulosa, com faróis com desenho mais pronunciado e dupla parábola, nova grade com o logotipo da Fiat no centro, para-choques redesenhados, novas linhas dos para-lamas, frisos laterais com novos contornos, lanternas traseiras com novo layout e novas rodas.

Por dentro, o furgão adotou novos painéis de portas, mais envolventes, além de todas as colunas revestidas. O painel de instrumentos também mudou, sendo que nas versões 1.8 flex ele traz computador de bordo e informações do rádio.

Outra novidade foi a adoção do motor 1.4 Fire flex de até 86 cv, que já equipava as famílias Palio e Punto.

Os preços do modelo eram de R$ 38.690 para o Cargo 1.4 e R$ 43.320 para o Cargo 1.8.

Novo motor 1.8 E.torQ para o Doblo Cargo em 2010

Menos de um ano após a chegada do Doblo reestilizado, a Fiat trocou o motor do modelo. Ele passou a usar o novo motor 1.8 16V da família E.torQ em todas as versões. Este propulsor rende até 132 cv e 18,9 kgfm.

O 2011 chegou com preço de R$ 40.700 para o 1.4 flex e R$ 45.590 para o novo 1.8 E.torQ flex.

Doblo Cargo 2014 recebe novidades

Outras alterações para o Fiat Doblo Cargo surgiram em janeiro de 2014. A nova linha do furgão da Fiat ganhou um novo volante, painel de instrumentos com novo grafismo, porta-objetos nas portas do motorista e passageiro e novo revestimento na coluna A.

Além disso, seguindo a legislação, adotou airbags frontais e freios ABS de série. Como opcional, passou a dispor de um novo rádio com MP3 player e entrada USB.

O Cargo 1.4 2014 custava R$ 43.590, ao passo que o Cargo 1.8 2014 saía por R$ 48.690.

Novidades para o Doblo Cargo 2015 no ano de 2014

Em agosto de 2014, o Doblo Cargo mudou novamente. Ele ganhou uma nova chave canivete com telecomando, novo pomo do câmbio e a opção de rádio Connect com conexão Bluetooth para celular. Custava de R$ 46.020 a R$ 51.400.

Fiat Doblo Cargo com máscara negra nos faróis em 2015

Doblo Cargo: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos

Como sua última alteração sutil no Brasil, o Fiat Doblo Cargo 2016 estreou em agosto de 2015 com faróis com máscara negra de série. Seus preços subiram para R$ 52.080 no Cargo 1.4 Flex e R$ 58.090 no Cargo 1.8 Flex.

Breve adeus do Doblo Cargo em 2017

Dando início a renovação da sua linha, a Fiat anunciou a descontinuação dele no mercado brasileiro em janeiro de 2017. Ele foi descontinuado sem deixar sucessor. Ou melhor, o modelo que ocupou seu lugar foi o Fiat Fiorino, que ganhou uma nova geração baseada no Novo Uno em 2013.

Além do furgão, a marca finalizou a produção e as vendas dos modelos Palio Fire, Siena Fire, Idea, Linea, Bravo e Freemont.

A volta do Doblo Cargo em 2020

Sem muito alarde, a Fiat recolocou o Doblo Cargo em sua linha em agosto de 2020, com preço partindo de R$ 89.990. Hoje, ele já subiu para R$ 100.490, chegando a R$ 107.840 com todos os opcionais.

O Doblo Cargo 2021 é vendido em versão única, equipada com o motor E.torQ 1.8 de 130 cavalos com gasolina e 132 cavalos com etanol, além de 18,4 ou 18,9 kgfm de torque, respectivamente. Ele tem ainda o câmbio manual de cinco marchas.

Totalmente voltado para o trabalho, o modelo tem 620 kg de capacidade de carga, porta-lateral (apenas de um lado, pois a outra é opcional), ar-condicionado, computador de bordo, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, rodas de 15 polegadas, volante com ajuste de altura, entre outros.

Doblo Cargo – detalhes

O Fiat Doblo Cargo era e ainda é (no mercado de usados) uma boa opção para quem busca por um carro ligeiramente mais moderno para ser usado para o trabalho pesado do dia a dia das pequenas e médias empresas. Ele aparece ainda como uma alternativa interessante à Volkswagen Kombi.

Este modelo da marca italiana pode ser usado para quem precisa transportar cargas de até 600 kg. Para tal, oferecia a opção de motor 1.4 flex ou 1.8 flex e um conjunto mecânico robusto, com suspensão de eixo rígido com feixe de molas na traseira.

Fora isso, o Fiat Doblo em sua versão para transporte de cargas conta com um compartimento traseiro fechado que leva até 3.200 litros, um bom volume que permite carregar objetos mais avantajados.

O acesso ao compartimento pode ser feito por portas corrediças nas laterais e/ou duas portas que se abrem horizontalmente na traseira – dependendo da versão. Há uma parede divisória interna para separar a carga dos passageiros.

A respeito de conforto e dirigibilidade, o Doblo Cargo entrega os mesmos níveis do Doblo para passageiros. Por se tratar de um carro com carroceria em formato de “caixote”, sua aerodinâmica não é das melhores. Logo, ele não tem “firmeza” digna de nota, sobretudo na estrada, com forte influência dos ventos laterais.

A cabine não oferece muita sofisticação e dispõe de somente o básico para o batente do dia a dia. Alguns exemplares podem oferecer vidros, travas e retrovisores elétricos, além de ar-condicionado e direção hidráulica, itens que eram opcionais na época. O modelo 1.8 Flex, pelo menos, tinha direção assistida de série.

Vale ressaltar que o Doblo Cargo é vendido em mercados da Europa em uma nova geração, inclusive com opção de motores turbodiesel de até 120 cavalos de potência e 32,6 kgfm. Dispõe também de diversos recursos interessantes, como controles de estabilidade e tração, piloto automático, sensor de pressão dos pneus, entre outros.

Doblo Cargo: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos

Doblo Cargo – versões

  • Doblo Cargo 1.8 16V Flex 2021

Doblo Cargo – equipamentos

Doblo Cargo 1.8 16V Flex 2021 – motor 1.8 de 130/132 cv e 18,4/18,9 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas.

ITENS DE SÉRIE: Alça de segurança dianteira integrada, Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura, Ar-condicionado, Aviso sonoro de cinto de segurança banco motorista, Bancos dianteiros reclináveis, Bancos revestidos em tecido, Barra de proteção nas portas, Bolsa porta-objetos nas portas dianteiras, Chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas, Chave desmodrômica, Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura, Cobertura da alavanca (empunhadura) do freio de mão, Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), Console central com porta-objetos, Conta-giros, Direção hidráulica, Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração), Fiat Code 2ª geração, Follow me home, Ganchos para amarração de carga, HSD (High Safety Drive) – Airbag duplo (motorista e passageiro) e Freios ABS com EBD, Hodômetro digital (total e parcial), Iluminação no compartimento de carga, Indicador gradual de temperatura da água, Indicador gradual do nível de combustível, Limpador e lavador do vidro dianteiro com intermitência, Luz de leitura dianteira, Motor E.torQ 1.8 16v Flex, My Car Fiat (personaliza várias funções do carro), Para-choques na cor preta, Parede divisória em chapa, Porta lateral traseira deslizante lado passageiro, Porta-objetos sob o teto, Portas traseiras assimétricas, Predisposição para rádio (2 alto-falantes nas portas dianteiras e antena), Protetor de cárter, Proteção parcial das laterais internas, Relógio digital, Retrovisores externos com comando interno mecânico, Retrovisores externos na cor preta, Rodas de aço estampado 5.5 x 15″ + Pneus 185/60 R 15, Sistema de gerenciamento elétrico e eletrônico VENICE PLUS, Tomada 12V, Travas elétricas, Vidros climatizados verdes, Vidros elétricos dianteiros com one-touch (descida) lado motorista e passageiro, Volante com regulagem de altura e Válvula antirrefluxo de combustível.

OPCIONAIS:

  • Pack Connect (R$ 1.800) – Rádio Connect CD MP3/WMA integrado ao painel com RDS, Viva-voz Bluetooth® e entrada USB; Volante em couro com comandos do rádio – 6 botões; Retrovisores externos elétricos.
  • Pack Vision (R$ 5.550) – Porta lateral do lado esquerdo; Portas traseiras com vidro; Limpador e desembaçador do vidro traseiro; Parede divisória com vidro; Retrovisor interno; Barras de teto, brake light; Sensor de estacionamento traseiro.
  • Porta lateral corrediça no lado esquerdo (R$ 2.900).

Doblo Cargo – preços

  • Doblo Cargo 1.8 16V Flex 2021 – R$ 100.490

Além da versão vendida nas lojas da marca, confira abaixo os preços do furgão como seminovo ou usado, conforme a Tabela Fipe:

  • Fiat Doblo Cargo 1.8 8V 2006 – R$ 18.945
  • Fiat Doblo Cargo 1.8 8V 2007 – R$ 19.640
  • Fiat Doblo Cargo 1.8 8V 2008 – R$ 20.520
  • Fiat Doblo Cargo 1.8 8V 2009 – R$ 23.610
  • Fiat Doblo Cargo 1.8 8V 2010 – R$ 25.210
  • Fiat Doblo Cargo 1.8 8V 2011 – R$ 28.060
  • Fiat Doblo Cargo 1.8 8V 2012 – R$ 31.030
  • Fiat Doblo Cargo 1.8 8V 2013 – R$ 32.750
  • Fiat Doblo Cargo 1.8 8V 2014 – R$ 38.200
  • Fiat Doblo Cargo 1.8 8V 2015 – R$ 40.080
  • Fiat Doblo Cargo 1.8 8V 2016 – R$ 42.620
  • Fiat Doblo Cargo 1.8 8V 2020 – R$ 78.255

Doblo Cargo: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos

Doblo Cargo – motor

O Doblo Cargo foi comercializado nos últimos anos no mercado brasileiro com duas opções de motorização.

A versão mais em conta do modelo saía de fábrica equipada com um motor 1.4 8V Fire flex, com quatro cilindros em linha, oito válvulas, comando de válvulas simples no cabeçote e correia dentada. Trata-se de praticamente o mesmo motor usado em outros carros da Fiat, como Palio, Grand Siena, Punto, Strada, entre outros.

Ele consegue desenvolver 85 cavalos de potência com gasolina e 86 cv com etanol, a 5.750 rpm. Já o torque é de 12,4 e 12,5 kgfm, respectivamente, sempre a 3.500 giros.

Já a configuração mais cara do furgão da Fiat usava um 1.8 16V E.torQ flex, com quatro cilindros em linha, 16 válvulas, comando de válvulas simples no cabeçote e comando final por corrente. Ele está presente até hoje na linha da Fiat, inclusive no Doblo para passageiros, além do Argo, Cronos, Strada, Toro, entre outros.

O 1.8 E.torQ usado no Doblo para cargas rende 130 cavalos quando abastecido com gasolina e 132 cv com etanol, a 5.250 rpm. No torque, são 18,4 kgfm e 18,9 kgfm, nesta ordem, a 4.500 giros.

Em ambos os casos, a transmissão é manual de cinco marchas com embreagem monodisco a seco e a tração é sempre dianteira.

Doblo Cargo: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos

Doblo Cargo – consumo

Conforme o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro, os números de consumo do Fiat Doblo furgão são os seguintes:

Fiat Doblo Cargo 1.4 8V Fire

  • Consumo de 6,8 km/l na cidade e 7,1 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 9,8 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada com gasolina;
  • Notas “A” na comparação relativa na categoria e “C” na comparação absoluta geral.

Fiat Doblo Cargo 1.8 16V E.torQ

  • Consumo de 6,4 km/l na cidade e 6,9 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 9,5 km/l na cidade e 10 km/l na estrada com gasolina;
  • Notas “A” na comparação relativa na categoria e “C” na comparação absoluta geral.

Doblo Cargo: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos

Doblo Cargo – desempenho

Esses são os números de desempenho do Doblo furgão, de acordo com o divulgado pela Fiat:

Fiat Doblo Cargo 1.4 8V Fire

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 15,5 segundos;
  • Velocidade máxima de 151 km/h.

Fiat Doblo Cargo 1.8 16V E.torQ

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos;
  • Velocidade máxima de 175 km/h.

Doblo Cargo – ficha técnica

Motor

1.4 Fire Flex

1.8 E.torQ flex

Tipo Dianteiro, transversal e bicombustívelDianteiro, transversal e bicombustível
Número de cilindros 4 em linha4 em linha
Cilindrada em cm3 1.3681.747
Válvulas 816
Taxa de compressão 10,35:111,2:1
Injeção eletrônica de combustível MultipontoMultiponto
Potência Máxima85 cv com gasolina e 86 cv com etanol a 5.750 rpm130 cv com gasolina e 132 cv com etanol a 5.250 rpm
Torque Máximo12,4 kgfm com gasolina e 12,5 kgfm com etanol a 3.500 rpm18,4 kgfm com gasolina e 18,9 kgfm com etanol a 4.500 rpm

Transmissão

  
Tipo Manual de 5 marchasManual de 5 marchas

Tração

  
Tipo DianteiraDianteira

Freios

  
Tipo Disco ventilado na dianteira e tambor na traseiraDisco ventilado na dianteira e tambor na traseira

Direção

  
Tipo Não assistidaHidráulica

Suspensão

  
Dianteira McPherson, independente com barra estabilizadoraMcPherson, independente com barra estabilizadora
TraseiraEixo rígidoEixo rígido

Rodas e Pneus

  
Rodas Aço de 14 polegadasAço de 14 polegadas
Pneus 175/70 R14175/70 R14

Dimensões

  
Comprimento total (mm) 4.2524.252
Largura sem retrovisores (mm) 1.7221.722
Altura (mm) 1.8341.834
Distância entre os eixos (mm) 2.5662.566

Capacidades

  
Porta-malas (litros) 3.2003.200
Tanque (litros) 6060
Carga útil (kg) 620620
Peso em ordem de marcha (kg) 1.1901.228
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) NDND

Doblo Cargo – fotos

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.