Dodge Hornet chegará aos EUA como híbrido plug-in

hornet projecao 1

O Dodge Hornet chegará ao mercado americano em meados de 2022 como um crossover híbrido plug-in. O produto, já visto na linha de montagem na Itália, será o equivalente dos EUA do Alfa Romeo Tonale.


Em busca de revitalizar a Dodge para a eletrificação, a Stellantis usará o SUV médio da Alfa Romeo para energizar as vendas da marca do carneiro, agora centradas nos muscle cars, que também serão eletrificados a partir de 2024.

Com 4,530 m de comprimento, 1,840 m de largura, 1,600 m de altura e 2,630 m de entre-eixos, o Tonale dará ao Hornet seu corpo e muitos de seus elementos estéticos e equipamentos.

hornet projecao 2

No entanto, no caso do propulsor híbrido plug-in, a Dodge terá à disposição pelo menos duas versões PHEV do Hornet, sendo uma delas mais potente.

Neste primeiro, a oferta do Tonale deve se repetir no Hornet com o motor Firefly 1.3 Turbo e 182 cavalos de potência combinada ou 264 cavalos com propulsor traseiro de 122 cavalos.

Com as versões híbridas, sem a presença do 1.5 Firefly Turbo das versões MHEV do Tonale ou mesmo o Q4 com motor 2.0 Hurricane Turbo de 279 cavalos, o Dodge Hornet se apresentará ao americano como uma opção divertida e ecológica, buscando iniciar essa mudança para energia na marca.

O Dodge Hornet deverá ser fabricado em Melvi, Itália, ao lado do Tonale e dos modelos Renegade e Compass, assim como do Fiat 500X.

hornet 1

Por usar a mesma plataforma, esse crossover poderia ser feito em Goiana-PE, porém, a Stellantis não revelou planos de promover novamente a marca Dodge no Brasil.

Para ela seria interessante, ainda mais com a comercialização de muscle cars importados, além de pelo menos dois produtos localizados.

Sobre outro possível modelo da Dodge, espera-se nos states por uma releitura do Journey, mas não o modelo vendido na América Latina, uma versão regionalizada de um SUV chinês.

[Fonte: Carscoops/Projeção: KDesign AG]

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.