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Donos de Focus e Fiesta nos EUA processam a Ford por defeitos no câmbio Powershift

ford-focus-sedan-2015-facelift-eua-4 Donos de Focus e Fiesta nos EUA processam a Ford por defeitos no câmbio Powershift

Nos EUA, donos de Focus e Fiesta estão processando a Ford por defeitos no câmbio de dupla embreagem Powershift. Cerca de 7 mil clientes da marca americana reclamam que a transmissão de seus carros apresenta vários defeitos, entre eles patinar, trancos nas trocas, desgaste prematuro, hesitação nas mudanças, vibração, atraso nas reduções, aceleração repentina ou retardada, entre outros.



O processo inclui os modelos Focus de 2012 a 2016 e Fiesta de 2011 a 2016. A ação coletiva foi arquivada na Corte de Justiça do Condado de Wayne, Michigan. Os advogados de defesa dizem que a Ford deve se responsabilizar por defeitos de projeto e produção da caixa automatizada de dupla embreagem, que coloca em risco a segurança dos clientes, bem como desvaloriza os veículos e acarreta perda de tempo com correção.

O grupo de clientes quer uma indenização única por parte da Ford que, no entanto, não comenta sobre questões judiciais. A empresa abriu um boletim técnico de manutenção em 1 de janeiro de 2011, citando alguns dos defeitos mencionados acima. De acordo com o processo, a montadora de Dearborn já emitiu mais de 20 boletins técnicos e até agora não conseguiu corrigir os problemas do Powershift.

Nos EUA, a Ford ampliou a garantia da transmissão para sete anos ou pouco mais de 160.000 km. Por aqui, onde problemas semelhantes foram registrados, a montadora ampliou a assistência para 10 anos no total, incluindo os três da cobertura padrão. A marca vem enfrentando problemas com o Powershift há bastante tempo por aqui também e até retirou o nome de versões mais recentes. Comenta-se que o Novo EcoSport, por conta disso, será visto na Argentina com uma caixa automática convencional de seis marchas.

[Fonte: Automotive News]

Agradecimentos ao Luiz Carlos.

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  • Aires Jone

    País desenvolvido o assunto é outro!!

    • leomix leo

      Lá ela vai quebrar as pernas. Aqui enrolar por 10 anos.

    • ObservadorCWB

      Hahahahahahahahahahahahahahahahaah. Dá uma vontade de pesquisar as postagens anteriores viu….. quando citava Power”Shit” havia dez ou doze que vinham: “Corrigido”, “Notícia Antiga”, “Recalibraram e reprogramaram o câmbio”…etc e tals…. Se lá fora está assim, imagina como está na Banânia. Bando de fãs de marca, que falam sobre o que não conhecem.

      • tiago

        Várias das reclamações são características do câmbio mesmo. Ademais, se a marca está ampliando a garantia a perder de vista ela ela está ciente que o câmbio vai continuar “funcionando” apesar da vibração/barulho/trancos.

        • ObservadorCWB

          Isso, vai se acomodando com o Shit … enquanto no resto do mundo o consumidor consciente vai é processando a FORD. Brasileiro prefere defender a marca, que correr atrás dos seus direitos ou dar o braço a torcer que o produto é ruim.

          • tiago

            Apelidar o produto de shit não enriquece a discussão em nada. Não tenho um ford com power shift e nem ford algum, mas caso fosse comprar faria um test drive muito abrangente e me informaria sobre os tipos de câmbios existentes bem como seus prós e contras. Não adianta comprar um DCT e esperar comportamento de CVT.

            • Nathan F.

              O que enriquece a discussao e dizer que um produto, reconhecidamente mal projetado e problematico; a ponto de ganhar o apelido “shit”, e derrubar as vendas da marca no mundo inteiro; deve ser objeto de um test drive abrangente. Fico imaginando o interessado na compra rodando 15 ou 20 mil kms no test drive esperando o Powershit abrir o bico…
              Se voce nao tem alguma paixao pela marca, deve ter uma vocacao pra contrariar o resto do mundo…

      • Anderson Moraes

        A embreagem meio que já deram um jeito. Agora, no meu caso, o problema é com o atuador da caixa que está com defeito… a Ford tbm estendeu a garantia da peça

      • leandro

        Falar do que conheço do PowerShift depois de 80 mil km rodados com ele: até hoje funcionando igual quando era novo.
        Aproveitando a desvalorização da má fama compraria outro sem problemas

    • Nathan F.

      Tem fazoca da marca que diz que o Powershit funciona, e que – pausa pra risos – NAO QUEBRA…
      O amor liberta. A paixao cega.

      • Ernesto

        Um tal de Janderson é assim. E o pior é que ele mete o pau no CVT do Corolla.

  • leomix leo

    Que beleza, meu cunhado foi fazer o Serviço dessa caixa, na concessionária só cobraram R$ 15 mil, ele fez em um mecanico particular e gastou R$ 7 mil, com garantia de 3 meses. Ele me disse que o carro é ótimo, mais o câmbio vai fazê-lo trocar por outra marca, ele não quer mais Ford nunca mais.

    • invalid_pilot

      Daqui a pouco aparecem os defensores do PS… Absurdo demais

      • ViniciusVS

        Os mesmos sempre falando que arrumaram em 2015, que não tem mais problemas, mimimi Brasileiro gosta de carroça, mimimi moderno e esportivo…

        Conheço um dono de Focus Fastback titanium Plus 2017 que ja foi 3 vezes na concessionária com os mesmos problemas de sempre.

        Só vai resolver quando a Ford colocar um AT convencional

      • Lucas086

        Sem contar, um focus fastback sendo testado pelo site, que travou no meio do teste.

        • Victor Hugo

          Qual? ( pode citar )?

          • Lucas086

            Não tenho certeza, mas acho que foi no Car Place.

            • Jeep Compass

              Focus Fastback Titanium Plus 2016 também travou o PowerShit duas vezes no teste do Estado de Minas. Vexame.

    • Daniel

      Na casa dos meus pais bastou um Fiesta 1.6 e um Ka 1.0, ambos com motor rocam, para nunca mais querermos ver ford na vida. O Fiesta começou a desmanchar com apenas 25 mil km enquanto o Ka passou 3 meses indo e voltando da concessionária pq sempre que passava de gasolina pra álcool e vice-versa, o motor perdia a configuração da injeção eletrônica e parava de funcionar (a ford chegou a agendar a troca do motor, mas depois chegou a uma solução). O pessoal fala muito mal de qualidade de carro chinês, mas a ford aqui no Brasil tem qualidade equivalente ou pior na minha opinião.

    • Fabio Marquez

      Oloko que vou arrancar 7 contos do bolso assim, isso no minimo foi 15% do valor de um carro novo, teria que vende-lo para conseguir isso de uma vez.

      • leomix leo

        Ele comprou o carro usado e não tinha essa garantia extra ainda, quando ele fez o serviço.

        • Anderson Moraes

          deu mole. A peça teve garantia estendida… eles deveriam trocar pelo menos a peça de graça. A mão de obra poderia até ser cobrada, mas as peças não

    • Ernesto

      leomix leo, mas a Ford não aumentou a garantia deste câmbio para 10 anos? Ou foi só manutenção mesmo que ele gastou esses R$7 mil?

    • Anderson Moraes

      Eu tbm nao quero mais! Ainda consegui fazer a troca na cobertura da Ford. Faltava só 1 mês pra garantia de fábrica terminar.. se não fosse por isso, teria que desembolsar esse valor aí mesmo

  • Icha agora vai, teve aquela vez que a Ford tomou na fuça por causa dos pneus assassinos das Explorer, pagavam indenizações milionarias, so pra uma mulher que ficou paraplegica foram $25 milhões de dolares, foram bilhoes e bilhoes. Agora vao consertar esse cambio de vdd.

  • Alexandre

    fã boy loading…

  • Leonardo

    Sempre que levo meu Fusion para revisões ou recalls, vejo pencas e pencas de gente reclamando do câmbio com defeitoa. Por duas vezes vi barraco dentro da concessionária. Na minha família tem três pessoas com carros equipados com o powershift (fiesta, ecosport e focus) e todos já estão na segunda troca do câmbio. É incrível a passividade do MP.

    • igomd

      Os órgãos de defesa e MP no BR quando se trata de setor automotivo são muito permissivos.

      • Leonardo

        Eu sinceramente penso que pode ser a falta de know how. Mas nunca se sabe né, em tempos de lava jato, investigar a ford não é prioridade.

        • igomd

          Talvez a falta de know how mesmo, não é uma questao de corrupção como na Lava Jato, mas sim de produtos com possivelmente falha de projeto, vicio oculto no qual a montadora ignoras. Parece-me fraco isso de um MP + Faculdades de Engenharia analisarem os casos e forçar um posicionamento da fabricante e um recall, como ocorre na America.

          O escândalo dos Airbags da Takada teria estourado no Brasil?

    • Joao Batista Silva

      Não tenho câmbio automático , porque o que vejo de gente reclamar de todas as marcas , já ofereceram até troca no meu que é comum dando até volta não só o meu é em carros da família porque quando fala no dinheiro que gastaram assusta.

      • Leonardo

        Vai de cada um. Jamais consideraria comprar um carro manual, seja ele um popular, seja um superesportivo de luxo.

      • Francisco Helio

        Usei a Ecosport 2.0 automático 4 marchas por 120mkm (2011), sem nenhuma reclamação.

        • igomd

          Mesmo câmbio do Focus antigo, Corola antigo tinha um parecido. Bebe um pouco, mas robusto.

      • igomd

        Como falaram, câmbios e câmbios, e principalmente o proprietário.
        Um ponto relevante é a polêmica troca do oleo do câmbio automático. Tem fabricante que fala que não precisa trocar nunca, mas é melhor trocar por segurança, já outros não precisa fazer nada mesmo.
        Com manutenção em dia numa concessionaria ou especializada decente dá tudo certo.

        Powershift da Ford, DSG da VW e o glorioso PDK da Porsche.
        Imotion, DualLogic
        AT4 do Corola antigo, AT4 no Focus antigo, tem vários AT6 novos mais econômicos de várias marcas.
        Tem de tudo, só pesquisar a fama de cada um, todos você vai encontrar um problema aqui e outro ali, alguns são mais robustos outros mais problemáticos ( né Ford), mas manutenção é tudo.

    • Cyro

      Te falar uma coisa.
      Não quebre nada do seu fusion.
      Não tem peça de reposição.
      3 meses com o meu praticamente parado esperando amortecedor. Sem prazo para entrega do mesmo.

      • Leonardo

        Acho que qualquer carro está assim. Um colega do trabalho ficou 3 meses e meio esperando um parachoque de um Etios.
        Mas sem dúvida, meu plano é não quebrar nada mesmo. Hehehe

  • igomd

    Pior que já tem uns Fiesta Titanium e Focus Titanium 2014/15 Powershift com preço interessante no mercado, mas dificil confiar num usado com esse câmbio.

    Uma Peugeot ofereceu R$15mil no meu Peugeot 207 13/13 se eu pegasse um 308 usado, já a Ford ofereceu R$17 mil se eu pegasse o Fiesta Hatch Titanium Powershift 45mil KM rodado, bem abaixo da Fipe. Pq? O carro não sai, principalmente usado.

    ps. a garantia do câmbio PS foi aumentada para 6 anos

    • Matthew

      R$ 15 mil seu o quê? Acho que os carros equipados com o PowerShifit ficarão queimados no mercado de usados tanto quanto os PSA de 4 marchas.

    • Rafael Lima

      Vi um Titanium PS novíssimo nem tinha 15 mil km o carro sendo anunciado por 43 mil, perguntei do cambio e o vendedor falou que nunca deu nada, forte e confiável, papo de vendedor.

    • Nathan F.

      Os modelos da marca equipados com Powershit sao rejeitados no mercado de usados. Qualquer um que nao tenha passado os ultimos 2 anos numa missao exploratoria em outro planeta nao aceita um Ford com Powershit nem como doacao, porque vai dar despesa e ninguem consegue passar um pra frente. Ja ouvi gente desejando ao inimigo um Ford com Powershit na garagem…

      • igomd

        Pro Fiesta não fico sentido, triste, pecado é no Focus que é uma caranga interessante, acerto dinâmico bacana, mas condenado com esse câmbio. Dificil confiar em comprar usado assim.

  • Alexandre Maciel

    Não tem brasileiro dizendo que o problema foi corrigido? Corrigiram só no Brasil?

    Particularmente, quem pesquisou sobre esse câmbio quando ele chegou por aqui não comprou veículo com o mesmo. Uma pesquisa básica mostrava que ele era muito problemático e, para piorar, a cesta de peças era uma pequena fortuna, mesmo na Ford Parts.

    • igomd

      Na Ford o vendedor e mecanicos assumem que teve problema mas já foi identificado e reparado e então a garantia do câmbio foi aumentada. Mas me diz, apesar do preço bom, você compraria aquele Focus Titanium Hatch 2014/15 com garantia de Câmbio até 2020, preço bom.

      Bom carro, mas não consigo confiar. Trágico.

  • Wagner Lopes

    Esse caso realmente me impressiona pelo tamanho das duas empresas envolvidas – Ford e a alemã que fabrica este câmbio cujo nome me fugiu agora. Toda montadora enfrenta problemas com um ou outro componente fornecido mas este já se arrasta a anos e o fabricante da caixa simplesmente não consegue resolver. Será que a Ford não testou esta caixa antes de fechar o contrato com a alemã? Qual o problema tão grave que a fabricante não consegue resolver de jeito nenhum? Incrível este caso…

    • ObservadorCWB

      A FORD demorou ANOS para colocar os mapas do Brasil e comandos de voz em Português nos Fusion e Edge antigos…… o cara pagava caro num “enfeite” de painel que não funcionava aqui. E era SOFTWARE. Imagine agora que o defeito é bem pior.

  • Louis

    Quando lançaram esse cambio, eu dizia que não tinha coragem de comprar carro dupla-embreagem, pelo menos até se provar robusto e confiável. E me criticavam….

    • Wagner Lopes

      Os câmbios DCT já são usados mundo afora sem problemas. Esse caso é específico. Há uma falha grave de projeto ou fabricação ou os dois que o fabricante simplesmente não conseguiu detectar e resolver. A Ford embarcou bonito sem executar os devidos testes de desempenho e durabilidade e foi logo metendo nos carros.

      • Louis

        A VW também retirou da dupla Golf / Jetta, e não foi só por custo de produção. Relatos de barulhos e alto valor na manutenção contribuíram.

        • Ernesto

          Mas isso aqui no Brasil, não é? Na Europa, que eu sei, a VW mantém os câmbios de dupla embreagem no Golf.

          • Louis

            Creio que só aqui, porque o custo de manutenção / substituição andou assustando proprietários.

            • igomd

              Só aqui mesmo. Fora continua. O DSG deu mais problema de barulho de engrenagem em baixa velocidade e relevo ruim, mas nada tão significativo como no Powershift.

        • Wagner Lopes

          É custo. Este câmbio ainda não tem grande escala mundial e seu custo ainda é muito alto para as montadoras. Melhor colocar um AT6. Bem mais barato. O DCT fica pra modelos específicos.

  • GABRIELCSFLORIPA

    No Brasil, a Ford ampliou a garantia para 10 ANOS nos veículos até 2015.
    http://www.noticiasautomotivas.com.br/ford-comunica-reprogramacao-e-aumento-da-garantia-em-cambio-powershift/

    • ObservadorCWB

      10 anos de dores de cabeça. Não me parece ser uma grande notícia. Só uma coisa: Não positive o próprio comentário. É “feio”.

      • Fanjos

        10 anos indo de 6 em 6 meses trocar a caixa, depois de 10 anos joga no lixo reciclagem o resto que sobrar

        • ObservadorCWB

          Acho BOM isso….o pessoal vai criando amizade entre si. Conversa do tipo: “Que bom revê-lo…” kkkkkkkkk

          • Fanjos

            Vai virar tipo uma rede social da Ford, e por 10 anos vai durar mais que o Orkut kkkkkk

        • Jeep Compass

          O problema maior é que é impossível vender um carro com o câmbio bomba PowerShit. Nenhuma revenda aceita o ProblemaShift hoje em dia…mico total.
          É comprar e casar com o carro/câmbio.

      • GABRIELCSFLORIPA

        Vc é muito observador.

    • Jeep Compass

      PowerShit já está sendo descontinuado. Coitados dos proprietários, que vão morrer com a bomba na mão, pois nenhuma revenda aceita mais carros com esse câmbio problemático.

  • NaoFaloComBandeirantes

    Eu dirigi um Fiesta Powershift e achei tão bacana de guiar.
    Na época cogitei bastante comprar um. Mas não pude comprar na época.
    Como prazer de dirigir não tenho nada a reclamar. É bem bacana.

    Porém, tendo em vista a quantidade de reclamações tanto do Powershift quanto do DSG, eu não compraria um Dualclutch.
    Pelo menos não por agora. Fica a sensação que a tecnologia ainda não está robusta o suficiente.

    É até curioso a VW e a Ford estarem substituindo aqui os DCT por automáticos convencionais.

    • Ernesto

      No ano passado eu fiz TD com um Focus Sedam e gostei muito do carro. Mas fiquei muito receoso em fechar negócio por causa do câmbio. O pessoal fala que essa questão de fama é balela. Pela matéria, é balela o kct.

      • Jeep Compass

        PowerShit é bomba.

    • Otavio Silveira

      Comprei um Fiesta Titanium PS em 2014 ainda sem saber desse problema de câmbio. É um carro muito bom para viajar, na época até concorria com carros de segmento superior, a Ford sempre agressiva com tecnologia nessa geração atual.
      Quando soube dos problemas, até porque meu pai já teve maiores com o Focus dele, mudei na hora minha visão e minha certeza de ter feito um bom negócio. O meu pelo menos costuma só trepidar um pouco quando pego estrada, no momento que volto a dirigir em cidade.
      Comprei carro novo esperando ter o máximo de certeza de que não teria problemas mecânicos por alguns anos, não é a garantia que tenho da Ford hoje, para mim não cola essa de ser sorte pegar um carro com defeito ou não. Ninguém quer pegar alguns anos de economia e suor e comprar algo com defeito e ainda ter que conviver com isso.

    • igomd

      E um Porsche 911PDK ? Golf GTI ? E uns da Audi …

      • NaoFaloComBandeirantes

        Um fato curioso é a Audi que usou CVT, depois DCT e agora AT6 na linha A3 Sedan 1.4. Não entendi o motivo de mudarem 2 vezes de tecnologia.

        Fato é que nos modelos acessíveis, o DCT está sendo descontinuado. Dá uma insegurança de comprar.

  • Zergling

    Viva os câmbios CVT!

  • Obsolescência programada (desgastes prematuros, mal desempenho intencional como classificação de nichos de mercado, matérias primas de baixa qualidade, vida útil reduzida e componentes estéticos perecíveis) deveria ser crime.

  • Diogo Augusto

    Sabe o que é o mais irônico? A mesma fabricante que faz o melhor motor do mundo, fazer um dos piores câmbios do mundo…

  • Anderson Moraes

    2 meses já sem meu Focus que está na manutenção… pelo menos a Ford se propôs a fazer a troca do conjunto de forma gratuita. Se não fosse isso, já teria entrado com processo judicial contra a Ford há tempos! Não aconselho nenhum carro Ford com Powershift

    • sepchampions

      Com 2 meses eu só não ligaria se me dessem um modelo igual pra ficar rodando até consertarem o carro.

      • Anderson Moraes

        Também pensei nisso. Mas eles só dão carro por 5 dias e SE o seu tiver sido rebocado por guincho da própria Ford. Filha da putagem total… Se fosse EUA, com ctz dariam um carro novo enqt conserta

        • sepchampions

          Pequenas causas, mete no pau por danos materiais que VC tá tendo, só com muita sacanagem pra não levar uma grana.

          • Anderson Moraes

            Só tô esperando terminarem o conserto! ;)

        • Esquilo Tranquilo

          FORD é filadumaquenga pra qualquer assistencia pós-venda…

  • Joao Batista Silva

    qual montadora não foi processada nós EUA ,por falha ou defeito.

    • Robinho

      kkkkk pois é…ate a Toyota…

  • Andre Henrique Melo

    Uma dica grátis, vendam seus carros.Ou processem a Ford pela falta de respeito a consumidor brasileiro que paga uma fortuna.

  • Cyro

    Vim para deixar meu comentário sobre a ford….

    Adquiri um FORD FUSION 2017 em janeiro…. em março tive a infelicidade de precisar substituir UM AMORTECEDOR DIANTEIRO devido uma leve colisão que o danificou.

    SIMPLESMENTE NAO TEM PEÇA DE REPOSIÇÃO.
    3 MESES COM O CARRO SEM PODER RODAR EM CONDIÇÕES NORMAIS
    SEM PRAZO PARA ENTREGA.
    JA LIGUEI INUMERAS VEZES PARA CONCESSIORIA, OUVIDORIA, MSG FACEBOOK ETC… SEM RESPOSTA.

    Existem outros na mesma situação minha…
    Irei ao PROCON e em breve SOLICITAREI A DEVOLUÇÃO DO CARRO.

    FICA O ALERTA = NÃO COMPREM.

    • Esquilo Tranquilo

      O fusion(1ª e 2ª gerações) tem problemas crônicos com suspensão, não é devidamente acertada para o piso lunar que temos e quebra constantemente.(Sei que não é necessariamente seu problema nem o seu modelo do carro, mas só relatando mesmo).

  • Luccas Stringger

    …e nóis aqui óóóóóó…….

  • Cristiano Melo

    Tenho uma EcoSport 2013/2014 com o câmbio PowerShift, e realmente não é bom. Fiquei empenhado várias vezes e sempre levava na concessionária Ford tentando diagnosticar o problema, até que trocaram o módulo TCM (responsável pela transmissão) pela garantia. Estou rodando a quase 1 ano e não tive mais problemas, e espero q não tenha. Quando dava problema sempre acendia a luz da injeção eletrônica e ficava “pulando” marcha, como se funcionasse somente as marchas pares (Ré, 2, 4, 6). Boa sorte a todos.

  • Esquilo Tranquilo

    Esse é o câmbio PowerSHIT mostrando serviço kkk

    Dirigir um carro com esse câmbio é muito bom, agora o consumido não pode ser vitima de erros de projeto que “ninguém” consegue corrigir, não seria muito melhor “devolver” os carros com a colocação de uma caixa de 6 velocidades? Em vez de ficar arrumando os powershift a cada problema que aparece.

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