Ford Manutenção Pickups

Donos de Ranger reclamam da mangueira do radiador

Alguns proprietários da picape Ford Ranger estão relatando vários problemas com o sistema de arrefecimento do motor da picape. Todos os problemas estão relacionados com a atual geração equipada com motor diesel, e de modo geral, o problema estaria em uma das mangueiras de água do radiador.

Um dos relatos – referente à versão Ranger Limited 2013 com apenas 23.000 km rodados – diz que o motor simplesmente fundiu. O conserto demorou cerca de dois meses. Em outro caso, uma Ranger Limited 2014 apresentou superaquecimento no estado do RS, sendo que o proprietário estava em viagem indo para a Argentina.


A concessionária que o atendeu, informou que o problema é comum na versão diesel e o veículo está há nada menos que dois meses parado para reparos. Outro dono de Ford Ranger diesel descobriu o problema em fórum da internet e após verificar o seu veículo, viu que a mangueira estava dilatada. Ao visitar o concessionário, outras duas picapes estavam paradas por causa de motor fundido.

A questão do longo tempo de espera está relacionada com a falta da mangueira do radiador em estoque, o que não é um problema isolado. Em outro relato, uma Ranger Limited 2014 teve o motor fundido. Após o reparo, houve um novo vazamento e sem aviso no painel. Por sorte, deu tempo de salvar o propulsor.

Um técnico de autorizada revelou – sob anonimato – que o problema é porque a mangueira fica embaixo do filtro de óleo e que em cada troca, normalmente cai um pouco de lubrificante sobre a mesma.

Assim, com temperatura e pressão elevadas, além das propriedades do combustível, fazem com que a mangueira se romper e assim provocar a “queima do cabeçote”. A Ford não se pronunciou sobre o assunto.

E você, tem uma Ford Ranger? Já teve problema na mangueira do radiador de sua pickup?

[Fonte: Revista Quatro Rodas]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

Notícias por email