Tecnologia Trânsito

DPVAT cria app que bloqueia celular do motorista enquanto ele dirige

DPVAT cria app que bloqueia celular do motorista enquanto ele dirige

O Seguro DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) lançou um sistema que, sem dúvidas, garantirá mais segurança aos motoristas brasileiros. Trata-se de um aplicativo chamado Modo Trânsito, no qual os condutores podem “bloquear” o celular enquanto dirige.


Funciona assim: enquanto a pessoa estiver ao volante, caso o motorista receba uma ligação ou mensagem, o Modo Trânsito DPVAT retorna com um aviso informando que o destinatário encontra-se dirigindo.

DPVAT cria app que bloqueia celular do motorista enquanto ele dirige

O aplicativo faz tudo automaticamente. Se a pessoa entrar em contato via ligação ou mensagem, o Modo Trânsito DPVAT retorna com um SMS. Se for por WhatsApp, o app envia um alerta automaticamente pelo próprio WhatsApp.


O Modo Trânsito DPVAT já possui mensagens personalizadas, uma delas: “Estou dirigindo. Para garantir a minha segurança e de todos, respondo em breve”. Ainda assim, o próprio motorista pode personalizar a mensagem e deixá-la específica. O usuário poderá deixar o retorno para alguns contatos e/ou grupos. Também é viável compartilhar a localização.

Modo Trânsito DPVAT – na prática

Feita a instalação em seu aparelho, ao entrar no carro, basta abrir o aplicativo e clicar em “Ativar”, que o app dará conta de avisar caso haja tentativa de contato. Após chegar no seu destino, o condutor pode desativar o “Modo Trânsito” para voltar a receber mensagens e ligações normalmente.

DPVAT cria app que bloqueia celular do motorista enquanto ele dirige

A Seguradora Líder, responsável pelo Seguro DPVAT, afirma que o objetivo do aplicativo consiste em evitar distrações no trânsito. Por enquanto, o app está disponível gratuitamente apenas para aparelhos com sistema Android. Ele deve chegar em celulares iOS (Apple) em breve.

Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o uso do smartphone ao volante é a terceira maior causa de acidentes de trânsito no Brasil. Usar celular enquanto dirige é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro. O motorista que for pego cometendo essa infração será autuado com multa no valor de R$ 293,47 e receberá 7 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

[Fonte: G1]

DPVAT cria app que bloqueia celular do motorista enquanto ele dirige
Nota média 4.5 de 2 votos

Darlan Helder

Darlan Helder

Darlan Helder, natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011. Além disso, atua com produção de conteúdo para plataformas digitais em agências de comunicação.

  • Sino Weibo

    O Android já tem modo trânsito em qualquer modelo, o IOS já não sei.

    • Tchones

      Onde fica isso no Android?

  • CanalhaRS

    As idéias dos caras…
    Ninguém vai adotar isso…todo mundo ficou viciado em telefone, esqueceram da vida.

    • Luis Eduardo Bueno

      Engano seu. Acabei de instalar.

  • Luis Burro

    Q tosco isto esperar q os cidadãos é q baixem o app, deviam fazer algo direto no carro q impeça o uso como acontece com o sistema de ignição para impedir motoristas embriagados!

  • th!nk.t4nk

    Até carro popular hoje em dia tem telefonia bluetooth. Atender pressionando um botao no volante, sem tocar no aparelho, nao é contra a lei. Entendo que o problema é outro, o Whatsapp. Mas quem digita mensagens enquanto dirige jamais vai se interessar em baixar um programa desses. Seria como sugerir pra um alcoólatra algo que torne mais difícil o acesso a pinga.

  • Alexandre Maciel

    Um app da Líder, empresa privada, com acesso privilegiado a outros Apps. Deixa eu pensar… não, obrigado!

  • Que coisa mais Nonsense esse aplicativo.

  • Leandro CF

    Para ser viável, tinha que se conectar ao carro, e ativar/desativar com o
    funcionamento do motor… E claro, liberar uso de viva-voz, que é
    permitido por lei.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email