*Featured Avaliações Honda Sedãs Toyota

Duelo vermelho e branco: Entre Novo Corolla e Civic, qual se dá melhor?

comparativo-novo-corolla-vs-civic-1-700x466 Duelo vermelho e branco: Entre Novo Corolla e Civic, qual se dá melhor?

Toyota Corolla, renovado e mais agressivo, enfrenta o Honda Civic, mais antigo e mais calmo que seus antecessores. O vencedor ganhou nos detalhes.



Por Gustavo Henrique Ruffo
Fotos Fabio Aro

O branco é associado à paz. O vermelho, à guerra. Juntas, em uma bandeira, essas cores representam o Japão. O Sport Club Internacional. O Boi Garantido, de Parintins. O Rádio-Táxi. A McLaren de Ayrton Senna. Os postes da Liberdade. E o pega mais esperado deste ano, entre o Honda Civic LXR, branco, e o Toyota Corolla XEi, vermelho. Sempre revezando entre eles a liderança do segmentos de sedãs médios, no Brasil, estes dois agora se enfrentam com igualdade maior de condições. E, curiosamente, foram aprendendo uma coisa ou outra com o adversário.

O Honda sempre foi mais de briga do que o Toyota. Que o diga sua finada versão SI, vermelha cor de sangue. Dura de suspensão, com embreagem pesada. Mas um senhor automóvel para dirigir e com um estilo ousado, que muita gente achou que fosse enjoar. Não aconteceu. Em sua nona geração, porém, ele deu uma amansada, perdeu um pouco da agilidade de direção, ficou com um passo mais macio e com mais espaço de porta-malas. Ganhou inclusive a opção de dirigir Econ, que o torna mais econômico na cidade. Prova de que ele busca ser mais pacífico é a cor que escolheu para este embate.

comparativo-novo-corolla-vs-civic-13-700x466 Duelo vermelho e branco: Entre Novo Corolla e Civic, qual se dá melhor?

O Corolla, por sua vez, sempre teve um perfil mais conservador, o popular “carro de tiozão”. Câmbio automático de apenas quatro marchas, que amordaçava o bom motor 2.0 ao gosto e às pretensões de seus motoristas típicos, suspensão muito confortável, freio superassistido e um acabamento formal, sem a menor pretensão de conquistar.

O estilo parecia moderno, mas mostrou ser apenas correto, do tipo que envelhece pouco porque já nasceu antigo. Não chamava a menor atenção. O porta-malas era bom, ainda que o espaço interno ficasse devendo. Até Brad Pit tentou vender o carro como emocionante de dirigir, mas tudo soava a canastrice: o Corolla não tinha nada de emocionante. Pelo menos até a chegada da agora atual geração.

comparativo-novo-corolla-vs-civic-10-700x466 Duelo vermelho e branco: Entre Novo Corolla e Civic, qual se dá melhor?

A carroceria com vincos ousados e estilo atrevido, de perfil, lembra demais a do Civic. Posso dizer que é a primeira geração deste sedã que chama a atenção das pessoas nas ruas e estacionamentos. Nenhuma das anteriores, no lançamento, teve o mesmo efeito. O câmbio CVT, mesmo tendo libertado o motor 2.0, simula sete marchas mesmo em condições de uso normais, já que o funcionamento CVT o tornaria chato de dirigir, segundo os engenheiros da Toyota. O freio perdeu a assistência excessiva e, agora, responde na medida do que o pé esquerdo exige. Nada a mais, o que é ótimo. Veio com a faca nos dentes e com roupa de provocação, de uma cor que ele nunca havia pensado em vestir, pronto para desafiar o Civic. E a primeira disputa talvez seja a mais importante delas.

Preço e conteúdo

Vendido a R$ 74.490, o Civic LXR é R$ 5.500 mais barato do que o Corolla XEi, que sai por R$ 79.990. Mas o Honda tem apenas dois airbags (só os dianteiros) e não tem navegador. O Corolla vem com cinco (adiciona aos dianteiros o de joelho e os laterais) e traz o auxiliar de caminhos com tela sensível ao toque. É mais do que suficiente para explicar a diferença de preço, ainda mais sabendo que a Honda fabrica no Brasil o Civic vendido na Argentina. E, por lá, o carro tem airbags de cortina na versão EXS. O nosso não tem o item nem na versão topo de linha.

Nos equipamentos restantes, os dois praticamente se equivalem. Ambos têm bancos de couro, computador de bordo, sistema de som com Bluetooth, bancos traseiros com Isofix, mais seguros para prender cadeirinhas infantis, regulagem de distância e altura de volante e ar-condicionado digital.

comparativo-novo-corolla-vs-civic-17-700x466 Duelo vermelho e branco: Entre Novo Corolla e Civic, qual se dá melhor?

Além de ter mais itens de série, o Corolla tem a seu favor o fato de ser um lançamento recente, sem perspectiva de alterações no curto prazo. O Civic, por sua vez, muda este ano, adotando a mesma aparência que já tem nos EUA, o que tornará o modelo atual defasado. Consequentemente, ele terá uma desvalorização mais alta do que a do Corolla.

Do ponto de vista do investimento, o melhor negócio, hoje, é o Toyota. Ele cobra mais, sim, mas também oferece mais.

comparativo-novo-corolla-vs-civic-15-700x466 Duelo vermelho e branco: Entre Novo Corolla e Civic, qual se dá melhor?

Conforto e espaço interno

O entre-eixos é a medida que mais dá referência em relação ao conforto interno que um carro oferece. E o do Corolla é maior em 3 cm, mas o Toyota não se destaca apenas nisso. Ainda que a diferença seja pouca, é suficiente para que duas pessoas de 1,85 m fiquem uma atrás da outra sem que se perturbem. No Civic, você acaba encostando o joelho no banco dianteiro de leve. O espaço para a cabeça, no banco de trás, também é menor no Honda do que o que o Corolla oferece. Nos bancos de trás dos dois, há pouco espaço para os pés, especialmente se você tiver pés grandes.

comparativo-novo-corolla-vs-civic-29-700x1050 Duelo vermelho e branco: Entre Novo Corolla e Civic, qual se dá melhor?

O porta-malas, de 470 litros, também é mais atraente no modelo da Toyota. O do Civic, com 449 litros, não fica muito atrás. Os dois sedãs poderiam se beneficiar de dobradiças pantográficas, mas ambos usam pescoços de ganso, que tomam espaço útil no compartimento.

A suspensão do Corolla também privilegia o conforto. Ela é menos sofisticada que a do Civic, que é independente na traseira (a do Toyota é por eixo de torção), mas tem uma competência em absorver impactos que é digna de muitos elogios. Buracos em que o Honda dá uma batida seca são como desníveis, para o Corolla. Lombadas, valetas… Escolha o obstáculo. O Toyota vai se sair melhor do que o Civic, que já ganhou uma regulagem mais voltada para conforto, mas ainda não conseguiu igualar a suavidade do oponente.

comparativo-novo-corolla-vs-civic-49-700x1050 Duelo vermelho e branco: Entre Novo Corolla e Civic, qual se dá melhor?

Ergonomia

Na parte de conforto que mais interessa a quem dirige, a ergonomia no banco dianteiro, o Civic se destaca. Sua coluna de direção vai mais para trás que a do Corolla, o que deixa os braços em posição mais confortável, e os comandos parecem mais à mão do que no Toyota. A sensação é que você veste o Honda. No Corolla, que você senta em um balcão que o leva do ponto A ao B, impressão que é reforçada pelo mostrador, absolutamente comum, enquanto o do Civic é em dois níveis, e pelo fato de o painel ser chapado, como o de carros antigos. Ponto para o Honda.

comparativo-novo-corolla-vs-civic-37-700x466 Duelo vermelho e branco: Entre Novo Corolla e Civic, qual se dá melhor?

comparativo-novo-corolla-vs-civic-18-700x466 Duelo vermelho e branco: Entre Novo Corolla e Civic, qual se dá melhor?

Estilo

Ainda que seja mais atual, o Corolla peca em relação ao Civic especialmente no interior, com um painel pouco convidativo, ainda que bem feito e elegante. Ele não é apenas tradicional, com seus dois mostradores analógicos redondos, que lembra o de um BMW, guardadas as devidas proporções, mas é quase nostálgico. A sensação de estar dentro de um carro dos anos 1950 é reforçada pelo painel reto e distante do motorista.

Por fora, apesar das linhas ousadas, o Corolla também tem seus pecados. Olhando o sedã de perfil, as rodas parecem sumir dentro das caixas de roda, algo que deve ser provocado pela altura maior que se exige do sedã para rodar sem sofrimento pelo Brasil. Como disse um amigo, elas parecem aspirinas perdidas no fundo de um copo, pequenas para o carro. E não se trata de usar rodas maiores, de aro 17, mas sim do diâmetro do conjunto roda/pneu, que, para fins estéticos, poderia ser maior.

comparativo-novo-corolla-vs-civic-12-700x466 Duelo vermelho e branco: Entre Novo Corolla e Civic, qual se dá melhor?

comparativo-novo-corolla-vs-civic-2-700x466 Duelo vermelho e branco: Entre Novo Corolla e Civic, qual se dá melhor?

Desempenho

Neste quesito, nem pense duas vezes se você tira do ato de dirigir um prazer. Vá de Civic. Ele é mais amigo do motorista em ergonomia, tem motor mais potente e é mais leve. Além disso, tem suspensão mais firme e é mais baixo, o que faz curvas rápidas serem quase seu ambiente natural.

Tanto o Civic quanto o Corolla têm borboletas atrás do volante, e o Toyota tem mais “marchas” (CVTs não têm marchas, propriamente ditas, apenas a simulação delas), mas o câmbio do Honda dá mais do que conta do recado, com as marchas que tem, para uma tocada mais divertida, algo que o volante de diâmetro menor também estimula.

comparativo-novo-corolla-vs-civic-25-700x466 Duelo vermelho e branco: Entre Novo Corolla e Civic, qual se dá melhor?

Nem Honda nem Toyota divulgam os tempos de aceleração de seus sedãs, mas a sensação é que ambos oferecem respostas bem parecidas. O que faz a diferença a favor do Civic é a vocação, o pacote, enfim, é o convite que ele faz para acelerar. O Corolla até tenta, mas sua proposta continua a ser outra, bem diferente, ainda que ele seja bem ágil no trânsito truncado das grandes cidades. Melhorou, como já dissemos, um bocado.

Consumo

Melhor do que fazermos testes próprios de consumo é ter o Programa de Etiquetagem Veicular para nos ajudar na tarefa, vulgo Conpet. Segundo os dados presentes ali, o Corolla recebeu nota A, com uma autonomia de 7,3 km/l de etanol na cidade e 9,1 km/l na estrada. O Civic, com o mesmo combustível, faz 6,6 km/l e 9,0 km/l, respectivamente. Talvez o modo Econ ajude o Honda a ser ainda mais econômico do que o Corolla poderia ser (em nossa avaliação, registrou 8,6 km/l na cidade, com etanol, pois este foi o combustível com o qual o modelo veio no tanque), mas o Toyota também entra, sozinho, em um modo de economia de combustível. A medida mais imparcial e objetiva, portanto, é a do programa. E, nela, o Corolla leva a melhor, apesar de ser mais pesado e menos potente do que o rival.

comparativo-novo-corolla-vs-civic-21-700x466 Duelo vermelho e branco: Entre Novo Corolla e Civic, qual se dá melhor?

Resultado

O Corolla continua a se destacar em conforto, espaço e consumo. O Civic, em desempenho, ergonomia e estilo. Mas o que mais pesa, para virar a balança a favor do Toyota, é a oferta de mais segurança e mais itens de série a um preço competitivo com o do Honda. Há sedãs mais baratos e que oferecem mais do que a dupla branca e vermelha, mas são estes dois os líderes do segmento e os protagonistas deste comparativo. E, quando o jogo é entre eles, a nova geração do Corolla consegue virá-lo também em termos objetivos. Em vendas, ele já levava a melhor mesmo em desvantagem. No final, a cor pode ser do Toyota, mas quem ficou vermelho de raiva com o resultado foi o Civic. Pode esperar um contra-ataque da pesada.

comparativo-novo-corolla-vs-civic-11-700x466 Duelo vermelho e branco: Entre Novo Corolla e Civic, qual se dá melhor?

Fichas Técnicas

Honda Civic 2.0 LXR
Motor – 2.0 i-VTEC FlexOne, quatro cilindros em linha, 1.997 cm³, quatro válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote e duplo comando variável de válvulas
Potência – 150/155 cv (gasolina/etanol) a 6.300 rpm
Torque – 19,3 cv (gasolina) a 4.700 rpm / 19,5 kgfm (etanol) a 4.800 rpm
Transmissão – Automática com cinco marchas, modo Sport e paddle shifts
Tração – Dianteira, sem controle de tração.
Aceleração de 0 a 100 km/h – Não divulgado
Velocidade máxima – Não divulgado
Suspensão
Dianteira – McPherson
Traseira – Multilink
Direção – Elétrica EPS com assistência progressiva
Freios – Discos nas quatro rodas com ABS e EDB
Rodas/Pneus – Liga leve aro 16 com pneus 205/55 R16
Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4,53 m
Largura – 1,76 m
Altura – 1,45 m
Entre eixos – 2,67 m
Peso em ordem de marcha – 1.294 kg
Tanque – 57 litros
Porta-malas – 449 litros

Toyota Corolla XEi 2015
Motor – 2.0 VVTI, quatro cilindros em linha, 1.986 cm³, quatro válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote e duplo comando variável de válvulas
Potência – 144 cv (gasolina) a 6.000 rpm / 154 cv (etanol) a 5.800 rpm
Torque – 18,3/20,7 kgfm (gasolina/etanol) a 4.800 rpm
Transmissão – Automática CVT com sete marchas pré-definidas, modo Sport e paddle shifts
Tração – Dianteira, sem controle de tração.
Aceleração de 0 a 100 km/h – Não divulgado
Velocidade máxima – Não divulgado
Suspensão
Dianteira – McPherson
Traseira – Eixo de torção
Direção – Elétrica EPS com assistência progressiva
Freios – Discos nas quatro rodas com ABS e EDB
Rodas/Pneus – Liga leve aro 16 com pneus 205/55 R16
Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4,62 m
Largura – 1,78 m
Altura – 1,48 m
Entre eixos – 2,70 mm
Peso em ordem de marcha – 1.695 kg
Tanque – 60 litros
Porta-malas – 470 litros

5.0

  • Yuri Calmon

    7,3 km/l de etanol na cidade e 9,1 km/l na cidade,

    o certo é 9,1 na estrada !!

    • Vinicius Waldvogel

      Está certo!

      • what_the_hell??

        Acho que tb erraram na informação que na versão top o civic não teria airbags laterais!!! Acabei de olhar no site e informa que a EXR tem airbags laterais, controle de tração/estabilidade, teto solar e multimidia, custando 83.990. Ou seja, seria mais adequado comparar o corolla XEI com a versão EXR, que acho bem mais negócio que a XEi do corolla! Isso sem falar que a Toyota está cobrando ágio, ouvi falar que na Paraíba cobram 6mil de ágio em qualquer versão, exceto na altis, que já vem com o ágio de série :))

        • Talisson

          Aqui em São Luís-MA a versão ALTIS está custando nada mais, nada menos do que 97.800, preço totalmente abusivo, iria de jetta tsi fácil ! Enfim, a versão do corolla que realmente emplacará será a XEI.

        • dougkmt

          Nenhuma versão do Civic, vendido no Brasil, oferta airbags de cortina, como disse a MATÉRIA.

  • FranciscoAdrianoSilva

    A cor branca tambem serve para dar uma leve aumentada nas proporções dos objetos, ou seja a diferença de tamanho entre os dois foi muito bem amenizada pela escolha do cor, quanto a vitoria do Corolla as vendas já demonstrarão isso.

    • dougkmt

      Desculpe, mas número de vendas não implica em superioridade. Gol e Corolla (geração anterior) são grandes exemplos disso. E realmente eu acredito que o Corolla irá retomar sua liderança ainda esse ano, mas tenho certeza que ele não tem o melhor motor da categoria, o melhor câmbio, melhor oferta de itens de segurança, dentre outros, isso pensando na sua categoria e, de certo modo, nas minhas preferências, como um câmbio DCT ao invés de CVT.

      • FranciscoAdrianoSilva

        Não disse que as vendas fariam o Corolla superior, e sim que, a vitoria dele em relação ao Civic seria confirmada pelo número de vendas, e realmente ele não tem o melhor conjunto, mas tem a melhor imagem/pos venda, e o mercado consumidor valoriza isso.

        • Lucas Viz

          Pós venda, acho que esta enganado o campeão de pós venda sempre foi a Honda. Se comprar um, com certeza comprovará isso.

  • Maycon102

    Achei muito bacana essa avaliação. Fiquei surpreso com as comparações, notei que o Corolla não é tudo aquilo de negativo que falaram só porque não tem ESP, mas em compensação tem muitas qualidades se comparado ao Civic. Os dois estão praticamente empatados.

  • Guest

    “Toyota Corolla, renovado e mais agressivo, enfrenta o Honda
    Civic, mais antigo e mais calmo que seus antecessores. O vencedor ganhou
    nos detalhes.”

    Eu lí a avaliação e nao concordo.
    No quesito cambio, ganharam mesma nota. O Corolla tem cambio superior com CVT e 7 marchas, e esse cambio faz ele ser mais rápido em provas de aceleraçao/retomada como motor semelhante.
    No quesito atualidade no desenho, ambos ganham mesma nota. O Corolla é muito mais atual e mais bonito.
    O quesito prazer ao dirigir é totalmente subjetivo e nao deve ser levado em conta. Tem muita gente que pode dirigir o Corolla e gostar mais.

    Pra mim, o cara que fez o comparativo é hondero. Honda, a concorrencia se mexeu, já está com fila de 60 dias e voce nem oferece airbags de cortina. E não vai oferecer esse item nem no novo fit na versão top……………. Tá na hora de se mexer. a GM cometeu esse mesmo pecado com o Cruze Sport6, subiu o preço, e foi atropelado por Golf/Focus

    • Gustavo

      E você pelo visto é um mero Toyoteiro, então, seus comentários não tem nenhum mérito sobre os comentários do redator da matéria; ou seja; não ajudam em nada.

  • Felipe Lange

    “E, por lá, o carro tem airbags de cortina na versão EXS. O nosso não tem o item nem na versão topo de linha.”

    Que bom em estar alertando o povo aqui do NA, o quão sacaneados somos pelas fabricantes.

    “Do ponto de vista do investimento, o melhor negócio, hoje, é o Toyota. Ele cobra mais, sim, mas também oferece mais.”

    Espero que você não ache que carro é investimento…

  • Felipe Lange

    Honestamente não levaria nenhum dos dois.

    O C4 Lounge tem 6 airbags e controle de estabilidade, e tem preço próximo aos nipo-brasileiros.

    Agora pra quem é fã por essas marcas, não sei o que dizer.

    • Wally

      O problema do C4L são dois: 1- Ser francês, 2- Fabricado na Argentina.

      Essas duas características estragam o carro completamente. A qualidade de montagem dos carros argentinos são reconhecidamente terríveis, e os carros franceses não tem confiabilidade, isso é fato. Tantos problemas que vimos com C4 Pallas e tantos outros.

      E o acabamento do C4L também deixa a desejar.. O volante sem couro possui o plástico duro, parecendo Celta, sinceramente, um vexame. Até o Palio 1996 tinha um volante com plástico mole/acolchoado.

      • Thiago_NCO

        Amigo, respeito sua opinião, mas é um enorme preconceito.
        “isso é fato”. Fato? Não pra mim. O melhor carro que já tive até hoje foi um Clio Sedan…

        • nightwishjp

          Era exatamente isso que eu ia dizer. Falar de fato como se todos concordassem e fosse comprovado cientificamente.

      • what_the_hell??

        Ele falou do C4 THP, q vem com direção d couro

      • newline

        Discurso teórico padrão de quem pretende justificar a compra de Corolla ou Civic pagando mais e levando menos.

        • Wally

          Na verdade eu tenho dois Sentras um do antigo e outro do Novo, e fui ohar o C4L quando ia comprar o segundo Sentra, achei o acabamento bem inferior ao Sentra (principalmente o lance do volante com plástico duro), foi um dos motivos que eu cortei o C4L da lista imediatamente. Cheguei a conclusão, que o Sentra é o melhor sedan do brasil, analisando acabamento, mecanica e preço em conjunto. E detalhe que custa o mesmo que o C4L. E aproveitando para deixar minha opinião, de todos os sedans que eu entrei, o Sentra foi o melhor acabamento. (Entrei no 408, C4L, Jetta, Civic, Focus e Cerato).

          O C4L tem uma versão que tem couro no volante?? Ok, mas aquilo eu vi naquela versão já me mostrou bem a proposta do carro. Com couro no volante so a partir da versão exclusive que custa 75 mil. O Sentra tem desde a versão de entrada, bem como as maçanetas cromadas internas e o botão start stop com a chave presencial. Que no C4L também só a partir da versão de 75 mil.

          Resumindo:

          Sentra SV CVT – Start-stop, keyless entry, maçanetas internas cromadas, couro na alavanca do cambio, volante em couro, maçanetas externas cromadas.

          C4L Tendance AT6 – Não tem nada disso, tem os mesmos 2 airbags do Sentra nessa versão, não tem o CVT que garante (1900 rpm à 120km/h, fora o silêncio), não tem o ESP e ainda custa o mesmo preço.

      • Magnosama

        o problema do C4 é ter um volante de ônibus.

    • F.Tavares

      O problema do brasileiro é não entender NADA qnd lê uma ficha técnica. Legal se o Civic vir com mais AB,mas apenas devido ao Corolla ter alguns a mais, não o classifica como um carro tão mais seguro assim. O Civic emprega mais tecnologia em condução (ESP,Suspensão Multilink, e uma calibragem mais firme da mesma), o que torna o carro mais seguro antes de vc ter q confiar nos Airs Bags!

      • dougkmt

        Só um detalhe muito importante: VSA no Civic só a partir da versão EXR (R$ 83.990,00). A versão avaliada foi a LXR (R$ 74.490,00).

        Quanto ao ESP ter prioridade no quesito segurança, eu concordo até certo ponto. Pois o termo segurança, para mim, engloba o conjunto de segurança passiva e ativa. Entretanto, se as duas opções fossem apenas: (1) 2AB + ESP + TCS, e (2) 6AB, eu prefiro (1). Mas se pudesse escolher, parece óbvio, mas escolheria 7AB + ESP + TCS (basta ter $$$, kkk).

        Mas especificamente à comparação da matéria, prefiro o conjunto do Corolla, pois ainda tem o AB de joelho, muito útil pra não lesionar mais o teu corpo, considerando que nenhuma das versões tem ESP e TCS.

        • João Martini

          Resumindo, vá de Golf. Rs

      • Lucas Viz

        Observação ainda para estrtura ACE do Civic que obteve nota máxima na classificação de segurança estabelecida pela Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) e testes da agencia IIHS (Institute for Highway Safety).
        Um diferencial que esta presente desde a versão mais básica e que muitos desconhecem e não valorizam até precisar…

    • dudupruvinelli

      Isso sem falar no motor THP, que anda mais e consome menos.

      • Felipe Lange

        O que realmente me encanta nos motores japoneses, é no consumo dos motores 1.8.

        Fora isso, nada demais.

        Rodrigo, o Fiesta argentino tem acabamento melhor que o nosso nacional, como você explica isso? O Focus de primeira geração (também argentino), pelo que a imprensa diz, tinha um acabamento espetacular, com plásticos macios por todas as partes com encaixes bem feitos, dando surra no Astra brasileiro.

        O 307 também é argentino e tem um ótimo acabamento. O C4 Lounge, 308 e 408 também.

        Não vejo problema nenhum no carro ser de marca francesa. Acho até melhor que seja, do que da Ford, Volkswagen, Fiat e GM, que costumam cobrar mais caro por menos itens de série e acabamento piorado.

        E o pós-venda, isso é problema de todas as marcas.

        • Felipe Lange

          O fato de você achar que pelo carro de ser marca francesa ser uma coisa negativa, já prova que ou você tem preconceito com a marca ou porque só teve má experiência com um pseudo-francês.

        • RafaelRS

          Sinceramente não entendo essas comparações, tenho um Astra Hatch GLS 99 e não bate nada no painel e acabamento interno e olha que ele está com seus mais de 150.000km, agora voce fala em surra de um em outro manera um pouco, tudo bem o Focus tem alguns acabamentos mais macios em outras partes, mas o Astra tambem não perde tanto assim nesse quesito. O Focus G1 também um excelente carro o que matar é o carter do motor zetec que para remover tem que desmontar toda a embreagem, transmissão e outras coisa.

          • Felipe Lange

            O jeito, é eu ver na prática como é o acabamento do Astra.

        • Marcelo Schwan

          Felipe,

          realmente o Focus da primeira geração tinha o acabamento muito bem feito, com encaixes bem arrematados. Rodei mais de 180.000 km com um 2003 e não tinha grilos.

          Mas não era com plásticos macios. O painel inteiro era de plástico duro.

          Minha esposa tem um 2.0 2012 GLX que já apresenta pequenos grilos, muito poucos, mas está com pouco mais de 30.000km.

          Mas eu não conheço acabamento, em termos de qualidade de montagem e arremates, tão bem feito como o dessa dupla japonesa.

          Fui dono de oficina mecânica por 5 anos e rodei diversas vezes com Civic e Corolla com km próxima de 200.000 e sem grilos. Ambos são fantásticos neste quesito.

          Meu carro atual é um Golf DSG Elegance com teto. Por mais que seja um alemão legítimo e muitíssimo bem acabado, não acredito que tenha este acabamento dos japas em termos de ausência de grilos no futuro. Aqui o que atrapalha são os duros pneus 225/45-17, que decididamente não vou repetir quando da primeira troca.

          abraço,

          Marcelo Schwan

      • Pimentel

        Errado. O C4 Lounge bebe muito mais que Civic e Corolla 2.0. Porém, realmente anda muito mais, o que geralmente não é a prioridade do comprador desse segmento. Muitos preferem o pós-venda, as revisões e a manutenção geral mais barata do Corolla do que fazer 0-100 em 1s a menos. Isso sem falar na melhor revenda e no seguro mais baixo do Corolla.

        Para se tornar realmente atrativo, o C4 THP deveria custar um pouco menos. Ou a Citroen deveria adotar esse motor em outras versões, não apenas na topo de linha.

        • Felipe Lange

          O C4 THP já custa menos que o Corolla XEI.
          Então se for para abaixar o seu preço, que abaixe de todos os carros no Brasil.

          • Pimentel

            O C4 THP custa 81mil, o Corolla XEi custa 80mil. O ideal seria a Citroen colocar o motor turbo em todas as versões e aposentar o velho 2.0. Ou então, oferecer o C4 THP topo de linha por uns 77mil, assim teria um ótimo apelo em termos de custo benefício e atrairia mais compradores.

            Quem quer ganhar mercado nesse segmento e sabe que é pior em revenda, custo de manutenção, preço de seguro e consumo, deve tentar cativar os consumidores com preço de aquisição baixo, na minha opinião, é claro.

            É preciso um pouco de ousadia, em termos de preço, para que a empresa cative o consumidor desse segmento dominado pelos japoneses.

            • Felipe Lange

              Desculpe, mas custar mais de R$80 mil não sabia.

              • Felipe Lange

                Nem sempre isso acontece.

                Com ou sem diferenças, todas cobram um absurdo só pra trocar umas peças.

                Revisão de 60 000 Km, comparação:

                Citroen C4 Lounge: R$984 reais

                Chevrolet Cruze: R$624 reais

                Ford Focus: R$748 reais

                Peugeot 408: R$549 reais

                Isso sem contar que o Peugeot 408 tem o melhor custo de reparabilidade do segmento, Citroën C3 também.

                Agora, resta saber quais os itens que são trocados. Mas são revisões de 60 000 Km…

                Fontes:

                https://www.noticiasautomotivas.com.br/cesvi-afirma-que-novo-citroen-c3-e-o-carro-com-manutencao-mais-barata-do-mercado/

                https://www.noticiasautomotivas.com.br/peugeot-408-tem-o-melhor-indice-de-reparabilidade-entre-sedas-medios/

                E aí, é só marca francesa que tem manutenção cara?

                • Pimentel

                  Eu não disse que só marca francesa tem manutenção cara, nem mesmo cheguei a citar a nacionalidade da marca, o que disse foi que o Corolla tem manutenção, seguro e consumo melhores que o C4 Lounge, e que este deveria ganhar clientes oferecendo um preço mais baixo para compensar sua manutenção muito mais cara que a do Corolla e Civic, pois o comprador desse segmento se preocupa muito com esses fatores.

                  Isso sem citar a revenda. Quem quer ganhar mercado precisa ser agressivo, caso contrário, continuará como coadjuvante.

                  • Marcelo Schwan

                    Concordo com você.

                    E vou além: durante anos a Citroen e a Peugeot, principalmente a primeira, tinha um pós venda sofrível.

                    Durante os anos que fui dono de oficina mecânica independente, participava do Sindirepa. A GM tinha um programa de parceria com oficinas independentes que facilitava nossa vida no sentido de informações técnicas e de reparo de seus veículos. Uma medida inteligente pois propiciava a possibilidade de manter seus carros com as reparações corretas.

                    Outras marcas, se não faziam o mesmo, pelo menos não dificultavam a vida do reparador independente. Forneciam as informações necessárias e tínhamos um bom relacionamento com as concessionárias.

                    A única que simplesmente não ajudava, ao contrário, não permitia qualquer interação era justamente a Citroen. Ou o reparador se virava pra tentar resolver os muitos problemas que apareciam, ou o cliente ia pra CSS. E a maioria ia e voltava reclamando do atendimento.

                    Acho que o problema que eles têm de confiabilidade de clientes quanto a seus carros e desvalorização, foi criado por eles mesmos.

                    Que arquem com eles hoje.

                    O meu dinheiro um francês da Citroen não vai ver. E por conhecimento, não por preconceito.

                    abraço,
                    Marcelo Schwan

                    • zeuslinux

                      Deve ter sido no tempo que a Citroen era representada pelo importador Habib (o que faz agora com a JAC), não ?

                    • Marcelo Schwan

                      Sinceramente, não sei te responder se hoje isso melhorou.

                      Como disse, fui mal atendido e vi MUITOS clientes da minha ex-oficina também reclamando da Citroen.

                      Antes de comprar o Golf, testei o DS5. Mas aí voltou à mente o péssimo atendimento e como não achei que o carro era o que esperava, não fui adiante.

                      abraço,
                      Marcelo Schwan

                    • Edson Fernandes

                      Bem… então saiba que hoje existe o site Citroen Service (ou o Peugeot Service) que serve justamente para isso. Ou seja, para se ter o código de peças e como fazer a manutenção. Além disso, hoje é comum ambas as marcas apresentarem o manual técnico de serviço.

                      Acho que é importante esse tipo de informação, pois hoje, não fica refem das concessionarias. Ainda que, eu não possa dizer em especifico do motor 1.6 THP.

    • Lucas Viz

      Será? já teve Citroen, Honda, Corolla.
      Possuo um estacionamento e teve tive por tempo Civic, Corolla e C4 e com certeza, C4 e mesmo o novo não compara com as montadoras Honda e Toyota.
      Faça experiências compare a mecânica, carroceria a unica coisa que talvez a citroen possa ter um destaque é em alguns acessórios e equipamentos.
      Resumo sem comparação, principalmente com o Civic deste de versão New Civic.

  • Wally

    Meu pai viu o novo Corolla na rua. Eu falei pra ele, olha aí o novo Corolla. Ele falou: “Esse é o novo?”. Com aquela cara de que quase não viu diferença.

    • Leandro1978

      Então não conhece o anterior…

      • Wally

        O pior é que eu também tinha visto o Corolla passando e no geral vendo por trás ele parece o mesmo carro com uns retoques na lanternas..

        Ao vê-lo na rua, não dá nenhuma sensação de carro moderno e sim do mesmo corolla de sempre..

        • Pimentel

          Isso é sua opinião, na minha percepção e na do avaliador do NA, a mudança foi extremamente drástica. O veículo está com um design muito bom, moderno e mais agressivo.

          • Edson Fernandes

            Mudou, mas a reação do cara que comentou, foi que visualmente eles não acharam isso. Acredito que de produto, ele tenha tido uma boa alteração sem perder as qualidades da versão anterior.

            • Pimentel

              E o que eu disse foi o seguinte, a percepção dele é diferente da minha, das pessoas que conheço e dos avaliadores especializados, pois a mudança no design foi considerada drástica por todos citados, dando uma aparência mais arrojada ao Corolla, algo que não existia na geração anterior.

              • Edson Fernandes

                Eu já acho que mudou, mas gostava do visual anterior. Entretanto, um carro precisa de atualização e acho correto que o Corolla tenha tido a sua.

  • SAM

    Eu não entendo como muitas pessoas aguardam meses e anos para trocarem seu Corolla ou Civic por um novo. Este negócio de fidelidade é muito importante para as montadoras, mas nós consumidores temos que atentar até que ponto vale a pena esta fidelidade. Se entrarmos na “zona de conforto”, sem experimentar novos produtos, em breve pagaremos muito caro por isto. Civic e Corolla são ótimos carros, mas o custoxbenefício não é dos melhores. E a procura de um bom custoxbenefício é uma das poucas armas que nós temos para tentar virar o jogo dos preços abusivos praticados. Definitivamente, não compraria nenhum deles.

    • zeuslinux

      Sem contar que não sei como esse pessoal não se enjoa de trocar um carro pelo mesmo modelo.

      Um dos maiores prazeres de se comprar um carro novo é sentir uma sensação de dirigir diferente. Se for para trocar seis por meia dúzia, normalmente vale mais a pena ficar mais tempo com o seu carro, especialmente quando você o comprou 0 km e não teve grandes problemas com ele.

    • Thiago_NCO

      Não seja bonzinho.
      O CxB das japonesas é PÉSSIMO, de longe o pior do nosso mercado.
      (Por favor, me refiro APENAS ao produto em si, nada de revenda, pós-venda, etc)

      • Guilherme

        Acho o da Chevrolet o pior do Brasil, mas não deixa de continuar péssimo.

  • rodrigo cordoba

    o melhor sedan medio no momento e o sentra pq nao e tao caro como o corolla e e muito completo pelo q custa “73mil”

    • Leandro1978

      Não sei se é o melhor, pois tem modelos com mecânica melhor e outros mais equipados, talvez seja um dos mais equilibrados e com valor interessante.

    • Danilo Fernandes

      Sentra não tem ESP nem na versão topo de linha. Isso é um pecado mortal. Mal o Corolla pode se dar ao luxo de não ter ESP, imagina o Sentra. Vai matar as vendas do carro.

      Corolla e Civic tem os piores custo/benefício do mercado. Sempre tiveram. O Corolla gli custa uma fortuna e sequer farol de milha tem. Absurdo.

      408 e C4L THP são os carros mais completos e com melhor CxB hoje. Sentra tb seria se tivesse ESP. Só não vendem mais porque o consumidor brasileiro ainda sofre da síndrome do fusca: carro bom tem que ser simples e resistente. Só.

  • Roberto Paulino Das Neves

    Quem fez a avaliação esqueceu de citar que em todas as versões do Civic vem de série com câmera de ré,ar-condicionado digital e cruise control até o modelo de entrada LXS oferece esses itens.Já o Corolla nenhuma vesão oferece a camera de ré e o ar digital só na Xei e a Altis,o cruise control no Corolla só na versão topo Altis.Sinceramente vi um Corolla em uma concessionária aqui onde moro e a decepção com o interior do carro que mais se parece com a de um Del Rey dos anos 80 foi enorme.E como já foi dito acima a Honda deve trazer o modelo do Civic que circula atualmente nos EUA em forma de contra ataque.

    • Lucas Viz

      Verdade, ainda conta com acendimento automático dos farois, controle automático de consumo em viagem ao reabastecer, controle de consumo em tempo real pelo painel em 3D na troca de cores de verde para azul e alguns outros mimos.
      Concordo plenamente, painel Del rey.

  • Flauber Gouveia

    O jornalista só esqueceu um pequeno detalhe: o Civic LXR pode ser
    encontrado com descontos que o deixam em torno de R$ 10.000,00 mais
    barato em relação ao Corolla XEI, que por sua vez está sendo vendido com
    ágio, pois o apressado sempre come cru. Assim, não há o que pensar: a
    compra racional entre os dois é Civic na cabeça!

    • dougkmt

      Não dá pra comparar preço real, na prática, por assim dizer. O desconto de R$ 10.000 que vc pode ter de um Civic LXR 13/14 em SP, é diferente de um 14/14 lá no RN, por exemplo. Aí entraria também a comparação com o Corolla 14/15 sem descontos. Ou seja, se fosse pra fazer comparações de preços praticados, teria que incluir e pesquisar para cada estado e diferenciar ano / modelo. Resultado = impraticável. Se a marca se sentir prejudicada, basta ela reduzir o preço oficial no site que os veículos de comunicação coletarão os preços dentro da realidade, isto é, os preços praticados que é justamente o que vc reclamou por.

      • Flauber Gouveia

        A tabela Fipe coleta os preços médios dos veículos 0 km em diversas cidades do Brasil e lá consta o valor de R$ 72.650,00 para o Civic LXR. Também é fato que a a Toyota está vendendo o Corolla XEI com ágio pois é lei de mercado: se a procura é maior que a oferta o preço subirá. Assim, a diferença de preços entre os dois modelos é em média de R$ 10.000,00. A comparação mais justa entre os dois carros seria entre o Civic EXR e o Corolla XEI. Aí, acredito que a balança continuaria pendendo para a Honda. A Toyota se notabilizou por entregar um custo x benefício sempre inferior aos carros da concorrência, pois aproveita-se do fato de não ter consumidores e sim torcedores!

  • GUGASP

    Qualidade construtiva e excelente pós-venda.
    É o que faz a fama desses carros e por isso são sucesso de vendas ano após ano.
    Em casa o Corolla 2011 vai ser trocado por outro ainda este ano.

    • Magnosama

      Uma receita simples para o sucesso (mas de difícil implementação) mas que outras fabricantes não parecem dispostas a adotar.
      Pena.

  • Neanderthal_Man

    Meio injusto este comparativo, o Civic quase na categoria dos veteranos (porém ainda adulto) e o Corolla recém-ingressado na categoria dos adultos. O normal é o mais jovem ter mais disposição para sair vencedor. Vamos aguardar o novo Civic chegar para ver um comparativo mais equilibrado.

    • Magnosama

      Não será novo. Será apenas uma guaribada.

  • Bruno1905

    Dúvida cruel. Acho que só fazendo um teste drive nos dois no mesmo dia, para decidir. Eu já gostava muito do Civic, e passei a gostar muito do Corolla, essa geração é a melhor! Enfim, acho que ficaria com o, não sei!!

  • Roberto Paulino Das Neves

    Sem contar que em nenhuma versão do Corolla oferece o teto solar nem como opcional.Tanto Handa como a Toyoya pecam realmente nas rodas aro de 16″,deviam ser no minimo aro 17″ na minha opinião,haja vista que o Lancer vêm de série com rodas aro 18″,o que deixa o carro esteticamente bem mais harmonioso em seu conjunto.

    • Bruno1905

      Olha, me desculpe. Mas não vejo necessidade de rodas maiores. Só prejudica a suspensão, que fica mais duro, e pior, é mais caro de trocar. O Cruze e o próprio Lancer são as provas que somente a estética é beneficiada. Essas rodas são para modelos maiores, como Fusion, Altima etc

      • Roberto Paulino Das Neves

        Pelo porte dos dois carros Civic e Corolla poderiam sim perfeitamente vir com rodas aro 17″,ou ainda com os mesma rodas aro 16″ com pneus de perfil mais altos tipo 205/60/16 ou 205/65/16 ao invés dos 205/55/16 que vêm de série, para preencher o espaço que fica nas caixas de rodas e “matam” a estética dos carros. Sem contar quanto mais larga mais segurança e não só estética.Veja o caso do Honda City que vêm com rodas aro 15″ que deixam o visual do carro horrível,já o modelo topo do City vêm com rodas aro 16″.Na minha oppinião isso é mais concervadorismo e economia burra por parte da Honda e da Toyota.

      • Roberto Paulino Das Neves

        Viu não falei,a Honda irá trazer o Novo Civic com o design amercano no proximo semestre com rodas aro 17″.

  • Tosca16

    Pra mim é pura questão de gosto pessoal, mas como o fator novidade influencia demais aqui na mente dos consumidores brasileiros o Corolla vai disparar à frente do Civic .

    • Preetinho

      Sera?
      Não achei a diferença entre eles tão grande não.
      E os descontos para a compra do Civic estão bem generosos.

      • Tosca16

        Eu disse que a depender da versão são praticamente a mesma coisa, A ou B são muito parecidos mas como aqui o fator novidade é forte o Corolla por está mais recente nessa geração vai dá uma de lavada nas vendas do Civic.

  • Ken Moromisato

    Parabéns pelas fotos ficaram ótimas, sempre bom ver a Liberdade (ainda mais de noite) sendo retratada.

  • afonso200

    esse novo corolla com a pintura azul metalico igual o vectra GTX

  • Deivid

    Corolla bebe mais que meu Astra AT 127cv na cidade com álcool o.O
    No mais, esse cockpit do Civic voltado para o motorista é animal demais :D

  • Natanael Scupinari

    Corolla com relógio digital emprestado do del rey!

  • Vinícius

    Entre os 2 eu ficaria com o Civic(muito mais bonito e desvaloriza pouco) mas entre os médios eu ficaria com o C4. Dane-se que é francês. Minha irmã tinha um C3 e nunca deu problema. O problema maior e a desvalorização, já que o povo brasileiro só gosta de Civic e Corolla cai para valer.

  • Leandro1978

    Gosto mais do Civic, mas esperaria para ver como ficará…

  • Marcelo ASR

    SE o Corolla nacional fosse como o modelo gringo, concordaria com tudo que foi escrito no texto… MAS… Essa versão é muito vovozinha… Então o Civic dá um piau fácil!!!

  • Questão de gosto sei que vou levar pedrada mas eu fico com o Corolla.

  • Fotos muito bonitas, parabéns ao Fabio. Aqui na minha região ainda não vi nenhum Novo Corolla na rua, a reação contra o Civic está começando devagar.

  • EH Alcantara

    O civic, em um valor acima de R$70mil, e só 2 airbags é uma VERGONHA!!!! A honda sapateia na cabeça dos brasileiros e ri de cada um que comprou!!!

    • Preetinho

      kkk.. achei hilário o comentário, mas infelizmente concordo com vc.
      só pra exemplificar,o N.Golf é importado e por 68.000 oferece 7 air bags sem contar todos os outros itens de segurança.

    • what_the_hell??

      Pelo menos na topo vem com 4 airbags e controle de tração/estabilidade, teto, multimidia… Não compraria nenhum dos dois, mas ainda acho o civic melhor negócio! Fui ver o corolla pessoalmente, me decepcionei com o interior

  • zeuslinux

    Esse peso do Corolla (“Peso em ordem de marcha – 1.695 kg”) na reportagem não está erado não ?!

    O peso dos 2 carros sempre foi muito próximo e por volta de 1300 kg. 1700 kg é mais peso do que muitas SUVs !

    Se for isso mesmo, está explicado porque o desempenho do Corolla continuou ruim mesmo com a melhoria no câmbio…

    • riccorreasp

      O mais incrível é que está correto sim, Zeus.

      Pelo menos é o que diz o site da Toyota…

      • zeuslinux

        Caçamba !

        Está quase com o mesmo peso da minha Captiva 2.4 (Peso em ordem de marcha 1.742 kg segundo http://www.chevrolet.com.br/suvs/captiva/ficha-tecnica.html ) !

        Já tive Corolla antes e ele não pesava tanto assim. Estou achando que há algum tipo de erro nesse dado.

        • riccorreasp

          Se você verificar no site, perceberá que a coisa é pior ainda, pois mesmo o GLI pesa mais de 1600 kg. Também achei absurdo, mas é o que diz no próprio encarte que está em PDF no site do Corolla.

          Fiquei tão surpreso quanto você.

          • Pimentel

            Não está correto. Esse é o peso bruto total, ou seja, o peso com o veículo lastrado. O Novo Corolla 2.0 automático pesa 1295kg. O GLi manual pesa 1235kg.

            • riccorreasp

              Se sua informação estiver correta, fará mais sentido.

              Eles estão considerando, portanto, um lastro de 400 kg? Com passageiros e bagagens?

              • Pimentel

                Exatamente.

    • cepereira2006

      Deve ter muuuuito aço vagabundo esse Corola novo para pesar tanto. Se blindar o Civic não vai ficar tão pesado como ele.

  • Jair Cordeiro

    O corolla virou o jogo. Só com a chegada do civic reestilizado é que a briga ficará igual. Se tivesse o civic novo eu faria o teste nos dois. Como vai demorar ,vou de corolla xei cinza galático com 5 air bags, cambio cvt mult drive 7 marchas virtuais e kit mulmidia com tv e dvd e modelo 2020. Só mudará em 2021.

  • ALVIN_1982

    CIVIC sem dúvidas….

  • Túlio Leal

    Pela diferenca de preco, eu acho que o corolla xei tinha de ser comparado ao civic exr, e nao ao lxr…

    • Roberto

      Assino embaixo, o LXS só não oferece o quinto airbag, mas em compensação tem suspensão multilink, controles de estabilidade e tração e de quebra ainda vem com teto solar. Não é porque eu tenho um, mas fui ver o novo corolla e acho que civic ainda continua dando um banho, que me desculpem os fãs do corolla, pois se fizerem uma avaliação racional entre os modelos, o EXS ainda é superior.

  • Renan21

    Sempre preferi o civc ao invés do corolla. Mas dessa vez, o corolla é a minha preferência. Vamos se com esse novo civic com visual americano vai vir melhor.

  • LeandroBalmant

    Sempre gostei mais do Corolla que do Civic, e com a nova geração não é diferente. Porém, não levaria pra casa, é muito caro e não tem tantos diferencias que fazem o melhor.

  • Joildo Dias

    O Civic precisa de mais alguns airbags, quatro desde a lxs e uns seis nas demais lxr e exr, controle de estabilidade em todas as versões e mudar rapidamente para o modelo que já roda nos USA, ai sim a briga fica boa e com certeza o Civic levaria a melhor, pois tem um melhor conjunto…………………..

  • Magnus Cordeiro

    Na boa , entre os dois , fico com o Civic . . . . .mas apenas entre os dois . . . . dentro da categoria , compraria o Sentra .

  • Pimentel

    Só 2 pequenas e relevantes correções:

    1- O peso do Corolla 2.0 XEI Mult-Drive é de 1295kg, não 1695kg, esse é o peso com o veículo lastrado com carga útil máxima. Portanto, o Corolla NÃO é mais pesado que o Civic, ambos tem peso semelhante.

    2- O Civic NÃO anda mais que o Corolla, mesmo sendo mais potente. Todos os dados de testes práticos feitos pelos mais diversos veículos de informação apontam 0-100 do Corolla 2.0 automático em cerca de 10s e do Civic 2.0 automático em cerca de 10,5s. Nas retomadas o Corolla também leva SEMPRE a melhor. Portanto, o Corolla ANDA mais que o Civic, ainda que este tenha uma posição de dirigir mais esportiva, uma suspensão independente e com ajuste mais adequado para uma tocada mais “agressiva”.

  • Petrucci

    Perdão, mas o Corolla anda muito mais do que o Civic. Porém, leva um banho do Civic em dinâmica: O Honda tem melhor estabilidade, melhor direção e muito mais diversão no volante. Se fizermos uma drag race, o Corolla irá andar bem na frente. Porém, em um circuito, o Civic levará vantagens. Fiz test drive recentemente no Corolla e o desempenho dele é muito acima do Civic, com o qual já estou bem acostumado.

  • Pimentel

    Só 2 pequenas e relevantes correções:

    1- O peso do Corolla 2.0 XEI Mult-Drive é de 1295kg, não 1695kg, esse é o peso com o veículo lastrado com carga útil máxima. Portanto, o Corolla NÃO é mais pesado que o Civic, ambos tem peso semelhante.

    2- O Civic NÃO anda mais que o Corolla, mesmo sendo mais potente. Todos os dados de testes práticos feitos pelos mais diversos veículos de informação apontam 0-100 do Corolla 2.0 automático em cerca de 10s e do Civic 2.0 automático em cerca de 10,5s. Nas retomadas o Corolla também leva SEMPRE a melhor. Portanto, o Corolla ANDA mais que o Civic, ainda que este tenha uma posição de dirigir mais esportiva, uma suspensão independente e com ajuste mais adequado para uma tocada mais “agressiva”.

  • Italo Vanucci

    Acho um pouco injusta a comparação de valores, uma vez que enquanto o corolla é vendido, no mínimo, no valor de tabela, o civic é facilmente encontrado, sem muito choro, por 68900/69 mil. Já o EXR pode ser encontrado praticamente pelo mesmo valor do XEi.

  • Trabuco

    “O freio perdeu a assistência excessiva e, agora, responde na medida do que o pé esquerdo exige”, nego ta freando com o pé esquerdo?? MEDO!!!

    • DINEIROO

      KKKK. TENSO

  • Edson Takayassu

    Fiquei surpreso com a diferença de potência entre etanol e gasolina do Corolla:

    Potência – 144 cv (gasolina) a 6.000 rpm / 154 cv (etanol) a 5.800 rpm
    Torque – 18,3/20,7 kgfm (gasolina/etanol) a 4.800 rpm

  • Felipe Lange

    Se for pra levar um carro sem ESP, levo o Nissan Sentra SL. Muito, mas muito mais em conta.

  • rogeriuslima

    Desculpa mas dizer que os 3 air bags e a central multimidia com gps justificam o valor de 5500 a mais do Corolla beira o absurdo.
    Iria de Focus SE, Sentra SL ou Fluence Privilege, ou pra ficar só nestes dois, Civic.

  • Corvo

    Não compraria nenhum dos 2, mas se tenho q escolher, sempre gostei mais do Civic (mesmo achando sem graça essa nova geração)

  • heliofig

    Eu quero mesmo é ver o comparativo do melhor custo x benefício: Corolla GLi x Sentra SL

  • Érico

    Bem, primeiramente esses “jornalistas automotivos” estão cada vez piores ou as matérias estão compradas.

    O Civic EXS não existe no Brasil no modelo 2013 ou 2014, basta olhar no site na Honda, o que existe é o EXR que, diferentemente da reportagem tem sim airbag cortina e também controle de tração e estabilidade que o Corolla não tem.

    • Pimentel

      Foi tentar avacalhar e acabou falando besteira. O Civic comparado é o LXR, tabelado a R$74.490,00.

      • José Eduardo D’Acampora Guazzi

        Meio certo os dois, pois realmente o Top é o EXR como dito. Na reportagem foi testado o LXR, ok, mas foi dito que o EXR só tem air-bag duplo, o que é mentira tem os de cortina tambem e pela atual tabela de preços com o EXR sendo vendido por 80mil e sendo o verdadeiro competidor contra o Corolla XEI.

        • Érico

          Exatamente. É o que disse assima, essas matérias tem que se tomar cuidado, pois as revistas/reportagens mascaram ou tendenciam os dados. Eu não confio mais em testes comparativos. Atualmente entre nos foruns/clubes dos carros que estou interessado e vejo os relatos de proprietários. Entrei no Clube do Lancer, CLube do Cruze, Clube do CIvic, etc.

          • Edson Fernandes

            Só uma correção: O Civic tem air bags laterais na versão EXR e não de cortina.

      • Érico

        Primeiro que não fui tentar avacalhar, segundo “…O Corolla vem com cinco (adiciona aos dianteiros o de joelho e os laterais) e traz o auxiliar de caminhos com tela sensível ao toque. É mais do que suficiente para explicar a diferença de preço, ainda mais sabendo que a Honda fabrica no Brasil o Civic vendido na Argentina. E, por lá, o carro tem airbags de cortina na versão EXS. O nosso não tem o item nem na versão topo de linha. …”

        Lei a matéria direito….

        • Érico

          Eu li a matéria e vi que estão comparando a versão LXR e GLi

          • Edson Fernandes

            Lendo a materia e por tudo que oferece é a versão XEi do Corolla.

  • Érico

    Outro dia, não me lembro em que revista, tinha um comparativo entre o Corolla, Civic e Cruze e o “jornalists” colocou que o Cruze LTZ NÃO opção em bancos em couro e central multimidia. Detalhe, tinhas fotos da central e dos bancos em couro. Para piorar, o Cruze desde a versão LT já vem com banco em couro, sendo opcional na versão MT e de série na AT.

  • Érico

    Esses “jornalistas automotivos” estão cada vez piores ou as matérias são compradas.
    O CIvic EXS não tem mais no Brasil, a atual é a EXR que vem com airbag cortina, basta olhar no site da Honda

  • Érico

    Outra coisa, outro dia estava vendo uma revista (não me lembro qual) e lá falava que a versão LTZ do Cruze não tem opção de bancos em couro nem central multimidia…
    Couro vem de série desde a versão LT com cambio automatico. A CM vem apenas no LTZ.

  • Roberto Paulino Das Neves

    Existe uma falácia muito grande em termos de que Honda e Toyota desvalorizarem menos no pós venda do que outros carros concorrentes das marcas,mas o que aconteceu em uma concessionária aqui no RJ joga por terra essa afirmação.Um camarada estava fazendo uma avaliação na troca na Honda ORiental aqui do RJ do seu Civic LXR 13-13 com aproximadamente 15 mil km rodados e pasmem,o avaliador da Honda ofereceu no carro dele absurdos 52 mil reais,em um carro que com menos de 1 ano rodado custou 75 mil reais,nunca vi uma desvalorização de 23 mil reais de diferença em um carro em menos de um ano de uso.Depois ainda querem discriminar os franceses e até mesmo os japoneses da Nissan no pós venda.

    • Érico

      Amigo nunca venda seu carro em CSS. Quando fui vender meu Peugeot 206 para comprar o Cruze, na Chevrolet me avaliaram o carro em R$ 12.000,00. Vendi em uma loja (paguei comissão de R$ 500,00) por R$ 17.500,00. As CSS avaliam lá em baixo para eles lucrarem com a venda do nosso. Não vale a pena.

  • shdn2010

    Acho muito bonito os dois carros, mas acho que eu iria de civic se fosse para escolher alguns dos dois.

  • CanalhaRS

    Não que eu concorde o preço dos dois modelos, mas neste caso eu iria de Civic sem a menor dúvida.

    • Érico

      Concordo. Mas acabei optando pelo Cruze no final da história devido ao fato de air bag lateral e controle de tração e estabilidade na versão LT.
      Achei um absurdo o novo Corolla não ter esses controles, nem na versão TOP. Outro dia estava na estrada e chovia muito… Esses controles me ajudaram em muito o carro ficar extremamente estável na pista.

  • dudupruvinelli

    As fotos ficaram perfeitas! Parabéns ao fotógrafo!

  • Thales Sobral

    Legal o texto e as fotos, só não gostei do mal exemplo nas fotos externas, ligar só os farois de neblina e deixar os faróis baixos apagados, é proibido pelo CTB, e o NA como site informativo não devia seguir este mal exemplo.

  • Darwin Rigamonti

    Esse programa de etiquetagem é ridículo: 9.1 na estrada e ganha avaliação “A” ?

  • César Novais

    Tive 4 Corollas e 2 Civics. Topos e intermediários de linhas. O Toyota é mais confortável; O Honda mais arrojado. Qual é melhor?
    Questão de gosto.

  • Alexandre Maciel

    Alguns erros bem básicos na matéria…

    Apesar dos pesares, mesmo com o lançamento do Corolla, da supervalorização devotada pelos consumidores, ainda acho o Civic um carro mais divertido de dirigir e que acolhe melhor o motorista.

  • Guilherme Rezende

    Para a Honda voltar a ser líder do segmento,será preciso algo a mais do que a reestilização,será preciso no mínimo 4 airbags na LXR,6 airbags na EXR,volta do Si,Reestilização(lógico)e pelo menos manter os preços.

  • Pedro Henrique Trajano

    Ford Focus Sedan na cabeça!

  • Ismael Junior

    Prefiro o Corolla americano.

  • GPE

    74mil e 2 airbags e 80 mil sem controle de estabilidade e sem espelho no parasol do motorista? Obrigado.
    Vou de Cruze LT com 4 airbags e ESP por 70mil

  • Lucas Viz

    Como em outros testes, para mim o Civic ainda supera o corolla.

    A comparação das versões XEI do Corolla com o Civic LXR não esta correta e é injusta pela distancia de preço das versões.
    O correto seria comparar o XEI com o Civic EXR que estão na faixa de R$ 80.000.
    Não podemos comparar as versões tops dos modelos simplesmente porque os valores são absurdos R$ 10.000 a mais pelo toyota (totalmente sem sentido).

    Fiz o teste drive do corolla, mas ainda falta um pouco para chegar ao prazer de dirigir do honda. Os dois carros são muitos bons e bem próximos (distante dos demais concorrentes). O Civic ainda é o único que diferencia no dirigir, a versão 2.0 de 155 cv com o novo câmbio lançado em 2012 é show de bola, quase não se nota as trocas de marcha. O desempenho do carro e consumo para mim ainda é melhor que o corolla.
    Já tive um Corolla em 2008, troquei por um Civic em 2010, comprei o Corolla novamente em 2012 e agora estou com o Civic EXR 2014, o Civic sempre esteve a frente (faça um teste de viagem para conferir).
    No caso de revenda, difícil ter problemas para vender o Civic até porque não é difícil notar o grande interesse pelo carro desde a versão do New Civic em 2007 que por sinal mudou todo mercado de carros após o lançamento, desvalorização baixa em comparação aos concorrentes.

    Para mim o honda ainda diferencia e como foi dito em outros testes dos dois carros, a Toyota precisa rever seu posicionamento no mercado, pois um produto não vive só pela “fama”, um preço absurdo e bem próximo a um Fusion que já é outra historia.
    Tomara que a Honda não siga o mesmo caminho na próxima versão que é esperada para este ano.

  • Paulo Roberto Dos Santos

    Eu tenho um civic 2011 LXL, e não consigo curtir esta geração atual(pós 2012). Tenho o seguinte raciocínio: como a Honda levou uma surra nos EUA, por mudar seu estilo de um carro esportivo, para algo meio que conservador e insosso (tendo de fazer uma re-estilização emergencial), acredito que os projetistas irão voltar a um estilo mais esportivo e agressivo, ainda mais com os protótipos de motores turbo que a Honda está preparando. Logo o New-new-new Civic promete.

  • Elias Portela

    Dois lixos, mas o Civic é bem menos pior.

  • Jonas Augusto

    Em se tratando de um sedan 2.0 vou de Fusion Titanium 2.0 EcoBoost 240 cv.
    Pelo fato de ser mais completo e seguro com os itens de segurança necessários e pelo preço R$ 105.990 vale a pena.

  • Sics César

    O interior do civic consegue se destacar sobre o do corolla. Mas a traseira do novo corolla ficou bem mais harmoniosa que a do civic. O corolla tem mais itens de segurança a provavelmente um câmbio melhor. Acho que o civic está ficando para trás!

  • Adeilson Gois

    Vendas atualizadas em 25.04.14
    Civic:4.411
    Corolla: 4.311

    O Corolla terá que vender umas 500 unidades a mais que o Civic pra fechar 2014 como líder. Então a verdade é que o Corolla ainda não virou líder, conforme divulgado por vários sites de forma precoce só porque ele vendeu mais em dois dias de abril.

  • Ramon

    O coro no banco de traz do Civic ta mais enrugado que bunda de velha

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend