Um Dacia Duster por € 20 mil ou cerca de R$ 130 mil parece muito para o mercado europeu. No entanto, o carro em questão passou pela mão da Prior Design, uma das customizadoras mais importantes da Europa.
Depois disso, o SUV compacto da marca romena ganha outra vida, uma bem mais radical que a proposta original. Totalmente preparado, o Duster da Prior surge com suspensão rebaixada e bitola ampliada.
As rodas escurecidas são esportivas e de tala larga, empregando pneus bem largos, a ponto de as saias de rodas serem muito abauladas, deixando o SUV de baixo custo com uma largura bem maior que o padrão.
- Duster 2019: consumo, motor, preços, versões, ficha técnica
- Duster 2013: versões, preços, detalhes, consumo, motor, manutenção
- Duster 2015: fotos, versões, consumo, motor, ficha técnica, preço
A Prior não revelou o tamanho das rodas, mas pense em algo entre aros 19 e 21 polegadas. Faróis estilizados, grade personalizada, barras longitudinais no teto elevadas e até uma faixa branca no meio do para-brisa ele tem.

O projeto da Prior Design incorpora ainda um aerofólio traseiro elevado, bem como saias laterais e um para-choque insanamente largo com duas bocas de escape anabolizadas, tendo ainda um difusor de ar.
O sistema de freios também será mexido no Dacia Duster da Prior, assim como toda a suspensão, amplamente modificada. A preparadora não falou em alterações no motor e câmbio, mas obviamente o SUV modificado não rodará com seus até 115 cavalos, não é mesmo?
A empresa pretende vender o carro como kit para montagem em casa, mas pode oferecê-lo com modificações feitas pela própria empresa, que viu nessa proposta algo interessante, embora sua origem não tivesse nada sério.
Andreas Belzek, o chefe do Prior Design, disse que o projeto nasceu de uma piada. Eles simplesmente renderizaram um Dacia Duster para tirar um sarro com um carro de baixo custo, convertido em um bólido preparado e de alta performance.
Contudo, ao divulgar, as reações foram tão positivas que a Prior Design viu oportunidade de desenvolver o projeto, que deixou de ser uma piada para virar algo realmente sério.