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Duster reage diante do Novo EcoSport com aumento de preços

duster-tech-road-31-620x427 Duster reage diante do Novo EcoSport com aumento de preços

O Renault Duster não se intimidou diante do Novo EcoSport. O SUV romeno da marca francesa não teve seus preços reduzidos, pelo contrário, houve um pequeno reajuste.

O modelo custava a partir de R$ 48.170. Com o aumento, o preço sugerido do Renault Duster agora parte de R$ 48.300.

No outro extremo, a versão topo de linha Dynamique 2.0 16V 4×4 passou de R$ 61.470 para R$ 62.050. As versões Tech Road permanecem sem alteração de preço.

  • blindzector

    Uai ao inves de baixar fez aumentar? ^^

    • Pancous

      Pois é, reagiu mal.

      • REUSAN

        Foi um tiro no pé!Esse era o diferencial!

        • blindzector

          Foi O tiro no pé… e assim, sinceramente, o Duster nao e LA akelas coisas nao! Ateh hoje nao entendo pq os franceses acham um mimo colocar o botao dos vidros eletricos no CENTRO do carro! So pra dificultar mais ainda… e se eu nao me engano, o dele fica quase que embaixo do freio de mao!

          Por favor Renault Sei q seu produto e bom, mas nao e tao bom assim para aumentar numa situação como esta…

          • DougSampaNA

            Acho o pior da categoria, o baixo preço x a baixa qualidade não compensa…não compraria nunca.

            • blindzector

              EU acho q a parte " Mecanica " seja razoavel… mas agora… ser o carro, acho q nao! ^^

              • Dragoniten

                A mecânica da versão top é realmente animal, mas acabamento, etc, deixam o cliente na mão.

          • Landrutt

            O Duster NUNCA teve os botões do vidro no painel ou embaixo do freio de mão. Sempre foram nas portas mesmo.

            • blindzector

              Foi mau… retificando… OS ESPELHOS RETROVISORES!

              É numa posição horrivel… mas retifiqei a resposta, valeu ai ! :)

              • Edson Roberto

                É que vc nao viu onde fica do C3 antigo…. vc iria ficar mais bravo ainda! rs

          • Long_life_tobigcars

            O que fica no centro é o regulador elétrico dos espelhos mas, pensando bem, isso é uma forma de que o motorista ajuste apenas uma vez já que isso desmotiva o mesmo a ficar constantemente regulando. Por incrível que pareça, fui o único que aprovei a ideia.

            Serei justo: não acho a pequena SUV ruim como muitos falam. Única coisa que acho péssima é o preço que cobram por ela, a mais cara do mundo. Isso sim é humilhante.
            Outro ponto a relatar é a ausência de luz de cortesia nas portas e no teto para os ocupantes do banco de trás. Pelo preço cobrado isso é no mínimo uma comodidade que poderiam oferecer. A SUV é extremamente escura para quem vai atrás e precisa ler rapidamente um papel ou um mapa.

            • blindzector

              Retifiqei minha resposta ok?!

              Agora assim, vi e conheço as duas, entao… Fico com a EcoSport, motivos, me coube, ( tenho 1,95 de altura ) tanto na frente quanto atras. O porta malas concordo peqeno ainda mais para uma familia para viagem… Mas se formos ver o contexto do carro todo ainda sim, fico com o Ford. Nunca fui muito com a cara do Duster, ai ao conhece-lo fikei mais ainda com o pe atras… Por exemplo, eu tenho o uso grande do retrovisor, no estacionar, gosto de as vzs dar uma abaixadinha… e alem disso, nao uso sozinho o carro… tem mais pessoas com posições diferentes… e ficar la embaixo acho q nao foi uma boa jogada… gosto da posição da do Corolla, q fica no lado esqerdo do painel, bem no extremo, akilo nao atrapalha! :)

              • duduguazzi

                Tambem ficava inclinado no Ford visto o acabamento pobre do Duster mas depois de conhecer 3 Ecos e perceber o defeito grotesco de projeto que não encaixa o painel de forma correta nas colunas do carro eu literalmente digo que não fico com NENHUMA DAS DUAS e por 60mil das versões +- aceitaveis eu pego a já velha mas superior sim Tucson mesmo com a CAOA por trás da mesma.

                • Edson Roberto

                  Entretanto, tal modelo que não vale o que custa HOJE. Ele deveria custar menos para atrair consumidores para seu produto.

                  A sorte dele é os demais produtos serem menos equipados, senão ele seria esquecido. Entretanto, acho que o Ecosport pode mudar isso.

          • victorluizcosta

            eu acho que não é mimo, e sim a economia com o chicote do vidro elétrico ser menor com ele na frente (duster para emergentes) e com isso ganhar no final da produção, não é ?

            • Edson Roberto

              Ue… mas se vc consegue com a mão direita chegar até o dispositivo e ajustar o retrovisor sem se curvar qual o problema?

              Eu tenho um C3 2008 e se vc olhar onde fica ai sim vc verá que do Duster não é tão ruim assim.

      • adrisev

        Sim…tem opões melhores no mercado…e que aguentam mais o tranco….Que tal uma Ranger Flex completa com 173cv por R$67.000,00. O bom consumidor avalia o custo benefício dos produtos disponíveis no mercado…quando mais opções melhor…….que seja bem vinda a concorrência…É isso.

    • walbere

      Não foi um aumento tão grande, R$130,00 na básica e R$580,00 na topo de linha. Pouco levando em consideração do valor do veículo.

      • blindzector

        Sim, mas nessas horas o costume e baixar para aumentar a concorrencia e nao aumentar! E poxa, aumentar 130 reais a vista neh?! Agora imagine isso em um financiamento como boa parte dos clientes fazem, sera q deve ir a pelo menos aumenta ai no valor total uns… 140 reais a mais em juros e enfins!

      • plextor2012

        Foi assim que começou tudo. Um pouco aqui, outro ali. Hoje pagamos o dobro ou o triplo.

      • MarceloAmorim

        Neh isso,talvez na pratica nem chegue ao bolso do comprador.

      • zzzepa

        …somando o pouco em grande escala..vai dar uma senhora grana…não deveria..mas subiram..quer dizer o que?..que estão pagando pra ver….( sobre estar abaixo da ecosport)..acreditam no produto..ou estão repondo a perda de mercado na europa, com a queda das vendas….coisas de mercado mundial..canalhas…

    • Dornnelles

      Nunca gostei desse carro, acho feio e defasado em relação ao seu desenho e ainda aumentaram o preço, só louco pra comprar isso… Renault atirando no seu próprio pé, coisa de louco!!

      • blindzector

        To contigo Dornnelles, nunca gostei do carro em nenhum momento! Acho a Eco superior… bem mais superior!

    • MajorAutomotivo

      Continua vendendo, por qual motivo iria reduzir?

      • blindzector

        Aumentar mais ainda as vendas e com isso sufocar Eco?!

        • Edson Roberto

          Mas se vc tem um produto em que sua demanda já está no limite e aumentando as pessoas ainda aceitam, qual o motivo da sua redução? O Eco ainda não fez estrago e por isso, a empresa aumenta. Mas veja que coisa: Eles aumentam para depois diminuir e o consumidor acha que está conseguindo descontos…

    • afonso200

      para o brasileiro quanto + caro melhor

    • topb0y

      A versão ultra-básica e a 4×4 são as que menos vendem… pouco importa.

      A versão 4×4 custava o mesmo preço da automática 4×2 no passado… a Renault já tinha reajustado seu preço e feito ela custa um pouco mais que a automática… agora o preço se distanciou.

      No momento, se fosse comprar uma Duster, iria comprar a série Tech Road.

      Na minha opinião a Ecosport carece de uma versão com cambio automático/automatizado mais barato. Poderia muito bem ter uma versão automatizada de simples embreagem para a versão FreeStyle 1.6.

      Comparando as versões, acho que o Ecosport é bem mais negócio nas versões 1.6… mal lançou, a Ford já tirou a Freestyle 2.0 do mercado.
      Uma Duster 2.0 4×2 Techroad manual custa menos que a Ecosport 1.6 FreeStyle (ok, bem mais recheada).

      Não tem Ecosport automática ainda e quando tiver vai custar pelo menos uns belos 10k extras sobre a Duster automática.
      Idem para o modelo 4×4.

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    • plextor2012

      IPI reduzido??? Conversa pra boi dormir.

  • Tejolo

    Para a gente aprender que as marcas querem lucro, e não se importam em serem líderes ou não…..quem se preocupa com isso só fan boy mesmo…

    • Leobr00

      Pois é, defendem montadoras como se fossem times de futebol, esquecem que no final a "taça do campeonato" não existe, o negócio é o vil metal, o lucro.

  • Hellvins

    duster aproveitando de pouco tempo de sua sobrevida, não aguenta mais um mês nesse rítimo !

    • RogerioG

      Tomara que sua previsão seja satisfeita, assim teremos uma quantidade menor desses carros horrendos circulando por nossas ruas.

  • LeandroBalmant

    Isso que é confiança no povo brasileiro, queria ver é o que a Renault faria se o Ecosport voltasse ao reinado.

    • danieldourado_2

      Simplismente abaixaria o preço. Mas como ta vendendo muito, aumenta.

    • carrosempre

      A Ecosport está com quase o dobro das vendas do Duster já nesse mês. Eu acho a Eco melhor também, o Duster é só para quem precisa de muito espaço.

  • ricardo78scs

    Ué, quando vi "Duster reage" achei que tinham reduzido os preços…
    O Novo Eco vai passar feito rolo compressor em cima, esse mês já está na frente: 3367 x 1905…

    • blindzector

      E eu to pra virar um cliente Ford com o Eco… achei ela bacana… bunitinha, infelizmente so e muito plastico MAS… prefiro ela q o monte de Bo*** da Duster… ja observaram isso?

      O desenho da Duster parece um monte de B****…. rs Bem eu vejo e so vejo isso!

      • Corvo

        O Ecosport é muito mais bonito que o Duster, ninguém dúvida disso, mas para quem possui outras necessidades, a não ser as estéticas, é uma boa escolha, sobre tudo em termos de espaço. O Duster é bem mais espaçoso, seja internamente, porta-malas, e mesmo assim é mais barato. Não estou dizendo que ele é superior ao Ford, ao contrário, o Ecosport é melhor veículo, mas nas versões básicas acredito que o custo-benefício do Renault seja maior, ao final, os 2 não são lá aquelas coisas, continuam sendo derivados de compactos

  • Rods

    O pessoal daqui parece que não entende….

    Gente…

    Pra Dacia pouco importa vender mais que o EcoSport…. Se eles produzirem 1000 unidades e vender 1010 tá óóóóótimooooooooo!!!!!

    Pra que contratar mais gente… Aumentar a planta de produção… Isso tudo gera um custo muito maior…

    Bora vender mais que produz e gerar fila de espera….

    • RogerioG

      Observação interessante. Enquanto houverem compradores esta regra é válida. E, no caso do mercado brasileiro, sempre haverão consumidores pouco abstraídos desembolsando valores absurdos por estas verdadeiras carroças.

    • FernandinhoBB

      Pra quem chegou a vender cerca de 5000 unidades e agora periga não chegar nem em 3000 unidades, realmente é ruim. E não me venha com essa de que vender mais é pior, pois aumenta o custo de produção. Seu comentário não faz o mínimo sentido, pois eles tem uma capacidade de produção grande e mesmo que tivessem de contratar mais gente, a exemplo da fabrica de evoque, que ganhou até turno extra, ainda assim só aumentariam o lucro. O reajuste não foi uma reação e foi muito pequeno, apenas para alinhamento de preços, pois já tinham dado esse reajuste em outras versões anteriormente. O Ecosport vai atropelar o "belo" Dacia Duster, que é pé-de-boi e espartano.

      • Rods

        AMigo… Tive aula com André Nassif no IBMEC…. Penso que isso me dê certo gabarito para falar…

        Chega a um ponto que o custo de produção aumenta… Diminuindo os lucros… E isso eles não querem…

        Vender 5000 unidades é esperado… É o "Boom" inicial…. Depois a tendência é diminuir. Seja porque o lançamento faz tanto "barulho" como antes seja pelo lançamento do Eco….

        Ou você pensa que a Dacia não sabia disso? É no mínimo chama-los de idiotas. E isso eles não são mesmo….

        Quem sabe se esse aumento não foi pra cobrir uma menor produção?! Isso em larga escala e na perspectiva de um ano…. (apenas um exemplo bobo…)

        Vemos todos os dias grandes corporações que vão comprando fábricas pequenas se darem mal…

        Operações menores são mais fáceis de controlar….

        EU, se tivesse que escolher, venderia menos, com menos gente trabalhando…etc…. E vendendo com o maior lucro….

        Ou será que o Duster tem baixa lucratividade?

        • FernandinhoBB

          Não tente parecer "MAIS" apenas porque teve aula com André Nassif, o que você disse foi uma suposição sem embasamento nenhum. A fábrica que produz o Duster tem alta capacidade de produção e o lucro máximo, muito provavelmente, está localizado em um alto patamar de vendas. Para ter certeza disso, só tendo acesso as contas da fábrica. A maioria das fábricas de automóveis, principalmente os baratos, se mostram mais rentáveis trabalhando com produção alta. Além disso, ser o mais vendido é ótimo para o marketing e para o preço de revenda do veículo. O Duster vender menos não será positivo para a Dacia, esse aumento não foi uma reação, na verdade, foi quase nulo. Provavelmente foi muito bem pensado e estudado, afim apenas de aumentar um pouco o lucro sem perder consumidores. A situação do Duster tende a se agravar e NÃO é nem um pouco confortável, a renault criou a versão Tech afim de segurar um pouco as vendas, mas talvez isso não seja o suficiente.

          "Chega a um ponto que o custo de produção aumenta… Diminuindo os lucros… E isso eles não querem… "

          Isso é tão básico que até um cachorro poderia saber sem ter tido aula, o problema é que você está utilizando esse conhecimento básico de maneira errada, tentando aplicar a uma situação que NÃO é aplicável, pois você não sabe das contas da fábrica em questão. Ao que tudo indica a renault tentou segurar um pouco o lucro através desse aumento, pois já está vendo que as vendas estão despencando. Espere o próximo passo daqui a uns 2 meses ou menos.

          • Rods

            Amigo… Mais calma… você está um pouco alterado…. Tudo é questionável….. tudo ou nada é aplicável….

            Temos que pensar em toda a cadeia produtiva… Desde a compra das peças até o pós venda numa troca de óleo…

            Não importa se a fábrica produz 50% da sua capacidade…. Serão necessários mais vendedores… mais mecânicos…mais tudo…

            Até que ponto isso é interessante… Qual o custo dessa oportunidade?!

            • FernandinhoBB

              Sabemos que NÃO está nos planos da renault perder participação para a Ford, também não está nos planos vender poucos Dusters, mas, diante da situação, eles tem duas opções: 1- Baixar bastante o preço e/ou equipar melhor o seu produto, sacrificando o lucro por unidade, para vender mais. 2- Apenas tenta atingir o ponto de "lucro máximo" com o NOVO(e inferior) potencial de vendas. No momento a atitude tomada foi essa, mas dependendo do resultado dos próximos meses, eles podem mudar de plano, caso as vendas despenquem demais, afim de manter bons lucros. Uma coisa é certa, a Renault não está feliz com a chegada do novo Ecosport e também NÃO está confortável, pelo contrário. Eles podem ter tomado a decisão acertada, mas isso só saberemos daqui a alguns meses. É muito complicado concorrer com um produto mais bonito, melhor acabado, melhor equipado, com melhor consumo, melhor desempenho e melhor dirigibilidade. O único apelo do Duster acaba sendo o porta-malas, pois o espaço interno não é tão diferente, apesar do entre-eixos maior, o projeto da Dacia não tem o aproveitamento de espaço interno que o Ecosport possui, o que acaba tornando o espaço para pernas e para cabeça muito próximos nos dois modelos.

  • MaverickV81974

    A Eco já volta a liderar o segmento, pois, tirando aquele estepe ridículo da tampa traseira, o carro ficou lindo. O Duster vai continuar vendendo, devido a boa aceitação no mercado. E esse aumento não significa nada, as concessionárias absorvem, afinal, foi muito pouco.

  • GMV20

    É agora que o EcoSport vai vender mais.

  • RafaPinheiro

    Alguem poderia me informar como estão as vendas do duster e da eco esse mes ate agora?

    • r2_cwb

      Comerciais leves na primeira quinzena de Outubro:

      1º FIAT STRADA 5.624
      2º FORD ECOSPORT 3.367
      7º RENAULT DUSTER 1.905

  • DougSampaNA

    Ahahahahhahaha….melhorou algo no carro que justifique aumento? 6 air bags? disco nas 4 rodas? Ar cond bizone digital? Nova caixa automatica de 5 marchas?
    NADA??
    Então é pra PEGAR OTÁRIOS MESMO!
    Dedão do meio pra Rendacia com sua "poeira" romena! :@
    Aliás estava hoje em Votuporanga hoje de manhã, 520 km de SP, e vi duas eco desfilando sem placa em lugares diferentes da cidade…eita povo, pra que? É dar facilidade para os mãos leve da vida.

    • Dragoniten

      Nossa cara, pera aí também né, tudo bem que aumentou o preço, mas foi 130 reais na versão básica ,um aumento de 0,27% e 580 reais na versão top, ou 0,943% de aumento.

      Você fala como se tivesse aumentado 2~3% o preço do veículo. Não estou desvalorizando 130 reais do nosso bolso, nem acho que a Renault está certa, mas seu comentário também foi sem noção…

      • DougSampaNA

        PQ sem noção, pq eu devo aceitar pagar mais, não importa se é 1 real a mais? Me diz porque? Meu dinheiro valorizo eu, seu dinheiro vc faz o que quiser, a Renault não disse se depenou um pouco o carro só pra subir "apenas" 130 reais, então esta subidinha que vc considera insípida pode, eu disse pode esconder uma depenada "leve", e aí seus 130 virariam 700, 800, ou muito mais.
        Eu entendo que dinheiro não é capim, carro custa caro de comprar e caro de manter então quanto melhor ficar sem aumentar preço, melhor!

        • Dragoniten

          E quem pode provar que os carros que caem de preço em mil reais não tem uma depenada de 3 mil?
          Aí já virou teoria da conspiração né cara, achar que cada mudança de valor nos preços tem necessariamente uma mudança no carro, e não somente um reajuste de valores.

          Vários carros das 4 grandes estão tendo reajustes de valor na faixa dos 1000 reais e agora vem de série com AB2 e ABS. Você também comentou lá nessas notícias o quanto eles lucram em cima disso? As bolsas do airbag e módulo de ABS são itens muito baratos, só que as montadoras não abriram mão de lucrar mais ainda em cima do consumidor.

          Fico feliz que os carros estejam vindo com AB2 e ABS de série, mas um aumento de 200 reais no preço já seria mais do que suficiente pra equipar esses modelos de fábrica com os equipamentos.

  • Landrutt

    Quero ver a Renô aumentar os preços dele daqui a 6 meses quando o EcoSport tiver voltado a ser líder do segmento.

  • Renan21

    Aumentou o preço! Fez o que o brasileiro gosta, com certeza vai vender mais. (Eu não estou sendo irônico)

  • Diegorji

    Um carro sem atrativos, assim defino esse Duster. O interior deste carro é do pacato Sandero. Não vejo muito desse carro nas ruas, ao contrário da Nova Ecosport.

  • RogerioG

    Não compreendo o motivo de existirem consumidores para "pseudo aventureiros" como EcoSport , Duster e veículos caracterizados como aventureiros (Sandero Stepway, Crossfox, Palio Adventure). Ainda que fossem carros acessíveis (o que definitivamente não são). Pelo mesmo preço, leva-se carros cujo aprimoramento mecânico, acabamento e estilo são superiores. Nos dois carros, o centro de gravidade elevado reduz a estabilidade direcional e a frente alta torna a cabine ruidosa, em modelos cujo isolamento acústico não é um fator priorizado no desenvolvimento do projeto. No caso do Duster, o acabamento é péssimo: os bancos são baixos como os de um Mille Fire, a suspensão é ruidosa, os comandos do rádio são pouco ergonômicos e mal-localizados (o mesmo problema da Ecosport anterior), os plásticos possuem textura ruim e apresentam rebarbas e os motores, em especial o 1.6, apresentam entregam modesto ao custo de um consumo elevado. O EcoSport, mesmo nesta versão de plataforma global, apresenta um acabamento apenas razoável (embora anos-luz à frente do Duster) para um carro cujos preços partem de R$55mil (desconsiderando-se o ágio). O motor Sigma não é lá estas coisas (embora superior ao 1.6 da Renault) e o Duratec é tão beberrão quanto o 2.0 da Renault. Já o EcoSport possui o estepe fixado na tampa traseira, o que, para mim, é um recurso estilístico de muito mal gosto, uma verdadeira gambiarra. O estepe deixa o carro feio, principalmente quando é mantido sujo, ou desgastado. E as capas de proteção customizadas? Uma mais ridícula que a outra. Já o duster consegue ser tão feio quanto o EcoSport, mesmo sem o estepe. Sem querer ser ofensivo, tanto Duster, quanto Ecosport são alternativas de compra pouquíssimo racionais, jamais cogitadas por quem realmente conhece o mundo automotivo. Brasileiros, sejam inteligentes: pelo mesmo preço destas carroças de acabamento porco, design questionável e desempenho ruim, é possível adquirir Bravo, Focus, i30, Fluence, Cerato (sem falar nos seminovos), todos com porta-malas e espaço interno semelhante ao destes "aventureiros urbanos", reduzido nível de ruído, estabilidade muito superior e acabamento infinitamente melhor.

    • dudupruvinelli

      Sem falar que a Dacia Duster ganho 3 estrelas no euro ncap em 2011!

    • Landrutt

      Meu cunhado tem um Sandero Stepway que foi comprado porque onde ele mora há lombadas gigantescas de 20 em 20 metros. Meu Honda Fit, ou qualquer carro que você citou como "compras inteligentes", sofrem um BOCADO pra andar nessa cidade. E aí, ele deveria optar por um sedã ou hatch lambe chão quando na verdade ele precisa de um carro mais alto? Não. Simples assim.

      • RogerioG

        Não estou questionando os méritos, mas sim os métodos, caro colega. Um Sandero certamente apresentará maior facilidade ao transpor lombadas, mas este tipo de obstáculo equivale a um fração reduzida de nosso trajetos diários. O que é melhor, ter um carro que se dá bem em lombadas e não têm estabilidade no restante do tempo, ou um carro que seja seguro e confortável, quando não, melhor acabado, mas que terá de ser dirigido com maior cuidado durante a transposição de lombadas? Eu possuo um Chrysler 300C V8 (não é o SRT8, que é demasiadamente baixo), um carro muito mais baixo do que qualquer Fiesta ou Sandero nas versões "normais". Por razões profissionais e/ou ocasionalmente acadêmicas, viajo muito, inclusive para o Norte, repleto de buracos e lombadas altas, principalmente em rodovias estaduais e pequenos vilarejos. A regra é simples, basta ter alguma paciência, reduzir a velocidade a insignificantes 5 km/h e não freiar ou acelerar em cima da lombada. Ou seu irmão consegue passa a 50km/h por estes obstáculos? Garanto que não. Meu carro está a pouco mais de 1 ano comigo (tendo sido comprado seminovo) e apenas o protetor de cárter está raspado (por barbeiragem do dono anterior). O para choque encontra-se intacto, sem qualquer tipo de risco ou trinca.

        • flaviano22

          Mas o que voce nao ve e que na maioria dos interirores do brasil afora,as ruas sao ruims,estradas idem,calcamento de pedra etc..e ai que o carro se torna mais interessante que os sedans e CIA,,pois rodam ate 99% do seu tempo nesse tipo de piso,sem duvida sao a melhores opcoes para quem nao tem dinheiro suficiente para comprar um verdadeiro SUV,tambem tenho um 300C,V6 no meu caso e rodo com cuidado,mas o carro e horrivel para rodar no dia a dia,pois e muito grande para os padroes brasileiros,simplismente nao ha vagas para esse tipo de carro,o que o nao o torna uma boa opcao para uso diario (pelo menos no meu caso),ao devemos olhar e analisar uma compra,e julga-la irracional apenas julgando a nossa nescessidade,nao acredito que uma pessoa gaste 60000 sem analisar varios fatores…

    • achromatopsia

      A Nova Ecosport é o quinto carro mais barato do Brasil a ter ESP. Compra pouco racional? Acho que não.

      • DCald

        Dai eu te pergunto: quem tem mais estabilidade, um Focus sem ESP ou uma Ecosport com ESP?
        Vai lá e faz o teste meu amigo! Ter ESP não significa estabilidade total!

        Mas, concordo que Eco e Duster são opções validas para quem precisa passar por trechos de terra ou muitos buracos.
        Eu mesmo procurando terreno pra comprar, achei um condominio que me agradou muito… mas o que desanimou foi o trecho de 2,5km em terra para acesso… eu teria que trocar de carro e pegar um mais "altinho" com o tempo (embora minha meriva seja relativamente alta e não raspe com facilidade).

      • RogerioG

        Então qualquer carro que possua ESP e 7 airbags por valores mais "acessíveis" é uma boa compra? Carro têm de ser visto como um conjunto de atributos, tanto bons quanto ruins. Quando os atributos ruins são proeminentes, não há airbags, ar digital, disco nas quatro rodas ou ESP que justifiquem a compra. Um Focus possui mais estabilidade do que a Ecosport mesmo sem ESP e, provavelmente, manteria seus ocupantes muito mais íntegros em uma colisão, mesmo possuindo apenas 2 airbags. Segurança também é projeto estrutural, suspensão, rigidez torcional (coisas pouco estruturadas na Nova Ecosport). Não fosse assim, caso o Mille Fire fosse equipado com 7 airbags tornar-se-ia um "ícone" em segurança. A título de comparação, meu cunhado possui um i30 GLS top 2012/2012 de linha que possui ESP e tantos airbags quanto o jipinho da Ford. O carro custou R$61000 (comprado zero km em abril deste ano, antes da queda do IPI) e veio com couro, teto solar e ar digital. O porta malas e o espaço interno são superiores ao da Ecosport. A suspensão traseira é multilink e o motor 2.0 é semelhante ao da ford. Será que pagar mais de R$70mil na versão Titanium da EcoSport continua sendo algo inteligente? Comprar um carro, não é investimento, é gasto. Quanto maior o gasto e menor o retorno (prazer, segurança,diribilidade, desempenho), menos inteligente e racional é a compra. Eis o ponto. Mas, cada um adquire o que pode dentro de suas possibilidades financeiras e intelectuais, não é mesmo? Portanto, colega, compre uma EcoSport e, assim como milhares de brasileiros racionais, seja feliz, pagando mais e levando menos. Afinal, você está levando o 5º SUV equipado com ESP mais acessível do mercado por míseros R$70mil (dinheiro é tão fácil de ganhar, não é mesmo). Estabilidade, conforto acústico, desempenho, baixo consumo? Quem precisa disto não é mesmo?

        • coimbravitor

          Concordo com quase tudo que você falou, mas não se trata de baixa capacidade intelectual, pois Eco e Duster, dependendo do caso podem tornar-se compras racionais. Inclusive o i30 é um dos carros da minha família, mas o que dizer dos pneus de perfil baixo para o asfalto brasileiro? E a baixa altura pro solo para passar em uma rua alagada nos meses de chuva? Pra mim o diferencial desses ditos aventureiros é que são carros melhores adaptados às condições brasileiras, mas nunca aptos à uma estrada mais "pesada". Agora de fato, a versão de 70 mil é uma piada, muito melhor comprar um Vitara por 72.

        • achromatopsia

          Se considerar apenas um aspecto, sim. Mas eu nunca disse isso. Estou considerando todo o pacote de tecnologia do carro, o que inclui segurança (leia um pouco sobre o carro para se informar sobre isso). Está dentro da média de preço (60k) para um carro com todos esses equipamentos – até mais barato, em alguns casos. O fato é que não há tanta vantagem em adquirir um carro de outra categoria de valor semelhante, ainda mais colocando em fatores subjetivos. Ficar se achando mais inteligente por ter comprado um ou outro carro, sem ter a capacidade de entender a necessidade alheia, é estupidez.

          • RogerioG

            Excelente amigo. Cada um possui o carro mais adequado ao seu perfil, como consumidor. Pressupondo-se a veracidade desta condição e analisando suas argumentações, só tenho uma coisa a concluir: a EcoSport é o carro ideal para você. Compre a sua e seja feliz. Afinal, o que há de mais em adquirir um carro que não vale o que custa em um país como o nosso, em que é muito fácil ganhar dinheiro, não é mesmo? Estúpidos são aqueles que, assim como eu, não vêem sentido em carros bonitos estáveis, bem equipados e baratos, como a EcoSport; que são capazes de comprar um Focus Titanium ao invés de uma fantástica EcoSport 2.0 Freestyle. Um absurdo, não é mesmo? É fácil conotar a lógica sábia de seus comentários. Afinal é por pessoas como você, inteligentes, extremamente abstraídas, que nosso carros são oferecidos a valores tão baixos e acessíveis. Meu texto pareceu-lhe muito irônico? Irônica é a realidade do consumidor brasileiro e dos carros vendidos em nosso país.

            • achromatopsia

              Então vamos todos comprar o mesmo carro – e esperar que o preço abaixe quando a demanda aumenta. Variedade de consumidores e de oferta não baixa preço nem melhora produtos. Ok.

        • ThorBH

          tem uma coisa tb, RogerioC.

          esses jipinhos e carros pseudo-aventureiros são muito influenciados pela opinião do público feminino. 90% das mulheres, pelo que conheço (na minha família, por exemplo, elas são esmagadora maioria)…
          a) não estão nem aí pra mecânica, não analisam o comportamento do carro enquanto dirigem, querem apenas colocar a bunda no banco e rodar. Minha esposa msm, ela vive brigando comigo pq uso o carro em todas as faixas de rotação e abuso do freio motor. Aí começa "pôxa, bem, vc esguela demais o carro!";
          b) Andam a velocidades muito baixas, por isso estabilidade direcional e aerodinâmica não as afeta;
          c) concorrem entre si de maneira selvagem. Por isso querem um carro vistoso, cheio de adereços e mimos para as amigas falarem "nossa, seu carro é a cara da riqueza!" :P;
          d) gostam de dirigir do alto, com visão panorâmica. Dá sensação de segurança e poder sobre os demais mortais que estão "lá em baixo". Se pudessem, colocavam rodas no Empire State Building e o guiariam lá de cima. Uma vez fui a uma css da GM e vi uma mulher apreciando um Camaro. Ela falou duas coisas: "ah, que carro bonito" e "nossa, não enxergo nada daqui de dentro!".

          Tenho convicção que que esse tipo de carro – jipinho e pseudo aventureiros – foi formatado tendo as mulheres como um dos públicos principais…

          • fschulz84

            E os homens no volante, com certeza foram "intimados" pela patroa a comprar hehe

    • Mc_

      Esse foi o melhor texto a respeito desses aventureiros urbanos que já li. Nunca entendi a existência desses carros, talvez seja o simples recalque do brasileiro que no fundo queria dirigir um SUV de verdade mas não pode devido aos preços. Eu não tenho nada contra esses carros, aliás pelo fato de serem mais altos facilitam muito a vida de quem mora em lugares com estradas ruins, mas sou totalmente contra essa "glamourização", gente tratando e gastando em carro popular alto e maquiado como se fosse Cherokee. Não há nada que justifique pagar tanto por interior de plástico, motor fraco, falta de estabilidade, falta de segurança e etc. No caso da antiga Ecosport, o consumo é tão abusivo que pra mim não compensa nem se me dessem uma de graça! Não vejo lógica em dirigir uma charrete 1.6 com consumo de sedã 2.0.

    • Corvo

      Concordo com a maioria do dito pois a maioria dos compradores desses pseudos-aventureiros é de pessoas sem muito conhecimento, inclusive mulheres, que adoram carros altos ou pessoal querendo só pela altura dele por se sentirem mais seguros. Embora isso que voce falou, precisamos analisar outras questões, isto é, existem cidadãos que compram um carro para sua necessidade, seja financeira (inclusive taxa de financiamento), valor de seguro (franquia também), cesta básica de peças, espaço-interno, desvalorização, altura, km rodados e outras questões. Eu mesmo escolheria um carro médio, mesmo sendo solteiro, mas não podemos julgar todo mundo por esse fato. Carros médios infinitamente melhores acabados que Duster e Ecosport ? Tampouco o exagero, são melhores sim, mas não há diferença gritante de acabamento entre eles. Desempenho ? Focus e Cerato 1.6 na média dos pseudo-aventureiros.
      Comprar semi-novo ? É uma loteria, já vi muitas gambiarras de veículos de concessionárias oficiais e de carros com 3-4 mil km de uso. Realmente, na minha opinião, precisa ter sorte para pegar um carro bem cuidado de verdade.
      Em fim, menos mal que todo mundo não pensa igual, se não estariamos ferrados rs. Abraços !

    • marciors01

      ´ Rogério, somente uma correção, o duster não é um pseudo aventureiro, principalmente na versão 4×4 ele encara inclusive trilhas leves, ao contrário do eco, o duster é um jipe de verdade.

      Dudu, o duster recebeu três estrelas por não possui esp e porque a proteção para pedestres é fraca, as notas para proteção dos ocupantes e crianças está no mesmo nível de fit e civic, o duster na verdade é um carro seguro.

      • Rodrigo_Overs

        Desculpe, mas o Duster não é jipe… Sua plataforma é comunizada com a do LOGAN.
        Assim como o Eco não é jipe, plataforma comunizada com o New Fiesta.
        Ambos são "aventureiros" que não tem a performance de jipe.
        Jipe de verdade é caro, com estrutura realmente reforçada e ZERO acabamento interno e conforto. Vide Troller, Vitara e etc…
        Eu não compraria o Duster porque eu acho feio mesmo, e internamente achei péssimo. Compraria o Eco porque é bonito, interior agradável, e não tô nem aí se o estepe está pra fora ou não.
        Como não tenho dinheiro pra nenum deles, continuo com meu carrinho velho!

  • Daniel Ramos

    Não tem que se intimidar mesmo não, afinal, o novo ecosport não é LÁ GRANDE coisa não, seria mais dificil se o carro estivesse equipado com a motorização ECOBOOST, mais ja que não esta, a chance da competitividade ser boa entre os dois é muito grande…mais é uma pena que eles aumentaram ao inves de diminuir os preços, kkkkk.

    • RogerioG

      Concordo com o exposto. Entretanto, para mim, o Ecosport não seria atrativo mesmo que fosse disponibilizado com o motor de injeção direta equipado com turbo e compressor dos novos Audi A1 e A3 (última palavra em eficiência termodinâmica). Do que adianta um bom motor em um carro de péssima rigidez torcional, largura de fiesta, centro de gravidade elevado e acabamento aquém ao desejável? Sem querer ser incisivo, SUV é do Edge e Freelander para cima. Caso não possua dinheiro para adquiri-los, continue com carros normais (sedans e hatches).

      • Daniel Ramos

        Pode ser, eu concordo com você até, não é o ideal, mais ajudaria muito, em termos de "brasil", qualquer melhoria pra nós é lucro, vide que somos muito atrasados em relaçaõ a isso…

  • junior436068

    Lixo caro dos confins do Leste Europeu. Carro popular na Europa elevado a SUV de luxo no Brasil. É o fim do mundo mesmo.

  • fabio_augusto

    Espera só a Ford lançar a Ecosport automática, a GM lançar a Tracker, e a Fiat e Peugeot lançarem seus "Ecosports" pra ver se a Renault tá com essa bola toda aumentando o preço desse produto meia-boca dela.

  • ChalMust

    Caramba, R$62k num Duster não dá né?!?!?!?!

  • johnnyburanelo

    62 no duster, acho q prefiro tucson

  • CharlesAle

    A Renault jogou a toalha,sabe que seu carro é inferior ao Ford,e não tem pique para ficar na liderança,então,resolveu lucrar em cima……

  • Dragoniten

    130 reais na versão básica, um aumento de 0,27% e 580 reais na versão top, ou 0,943% de aumento.

    O pessoal do NA tá levando a notícia como se o preço tivesse subido em mais de 2 mil reais, quando na verdade não chegou em 1%.
    Pé no chão galera, tenham um pouco de bom senso, por favor.

    • RafaPinheiro

      De grão em grão a renault enche o papo.

    • riccorreasp

      Desculpe, mas você realmente pensa da forma como escreveu?

      • Dragoniten

        "No entanto, para elevar a capacidade produtiva para até 380.000 por ano, a montadora francesa terá que ficar dois meses com a produção paralisada." https://www.noticiasautomotivas.com.br/renault-vai

        Provavelmente vai faltar carro, e isso não é surpresa pra ninguém. Eles preferem lucrar 130~580 a mais em algumas unidades do que ficar com lista de espera e as pessoas desistirem.

        Temos que estar bem informados pra conseguir entender todas as notícias que nós lemos.

        • riccorreasp

          Eles preferem lucrar porque lucrar é o objetivo de qualquer empresa, embora tecnicamente elas existam para satisfazer a necessidades das pessoas.

          Porém, nosso objetivo nunca pode ser o de pagar mais. Principalmente quando analisamos nosso mercado que, além de distorcido, extorque o consumidor em todos os níveis possíveis.

          • Dragoniten

            Não é meu objetivo pagar mais, nem acho certo, valorizo meu dinheiro como qualquer outro aqui, como já falei em outro comentário acima, só estou explicando o porquê e dizendo que perto de 2 MESES de paralisação, o aumento foi irrisório. Abs.

  • rcm88

    Eu ví um Ecosport em uma concessionário. Passa a impressão de ser um carro muito pequeno, talvez pelo formato mais ovalado.
    Pode ser um ponto contra em relação ao Duster.

    • marciors01

      O eco é pequeno, é mais estreito, mais baixo e 27cm mais curto, é como comparar um carro médio com um compacto.

    • Rodrigo_Overs

      É pequeno mesmo! Carro global pra atender Brasil, China, India e etc… e a Índia, cujo mercado é o mais atrativo, cobra imposto em carros com mais de 4000mm de comprimento. Então, deixando o carro com 3999mm… já não paga!
      E como o projeto é um só, temos que engolir um carro menor!

  • rbergesch

    Nossa, que aumento.
    Agora não vou mais comprar.

  • CanalhaRS

    A Dacia tá se achando. No ano que vem estarão vendendo essa carroça com super descontos, anotem o que estou dizendo.

  • ocduarte

    Já falei tanto aqui no NA sobre esse Sanderão anabolizado, caro, mal acabado e mal equipado e tanta gente o defendeu como "ótimo custo x benefício", que uma notícia dessas nem me espanta.

  • Romul0

    kkkkk
    Também aquele ecasport fez foi piorar.
    Puta carro feio, cara de brinquedo.

  • eliaserra

    Já era caro antes! Subiu pouco mas de grão em grão a galinha enche o papo… SEM DÚVIDAS UM TUCSON, até a nova Ecosport está feia e com um porta malas que continua minúsculo.

  • Cafefilosofico

    Pessimo acabamento para preco alto.

  • deeeenn

    Ao invés de dar o tiro de graça no novo ecosport que nasceu morto, o que faz a renault dá um tiro no pé subiendo o preço, FDPs

  • anderson_sp

    Comentar o que ??? aumentar o preço como se fosse um adversário decente para o Ecosport novo……..Brazil, zil.

  • Piemonte

    Pois é, na verdade aumentaram os preços pq o Novo Eco é mais caro tbém….muito caro, aliás!!!

  • FilipeLafuente

    No Brasil, creio que o preço está intrinsecamente ligado à qualidade, mesmo que não haja qualidade. Mas os consumidores creem que se é mais caro, é melhor, infelizmente.

  • adrisev

    Tem opção muito melhor ….Que tal uma Ranger flex completa com 173cv por R$67.000,00 e com condições de pagamento melhores….É isso…

  • Adriano_Silva

    Nesse segmento (fora de estrada) parece que o segredo mesmo é aumentar os preços tai o CrossFox.

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