e.GO Mobile e.wave X tem Neymar e custa R$ 133,8 mil

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A startup alemã e.GO Mobile AG finalmente acelera no mercado automotivo germânico e logo mais no europeu, prometendo 30.000 unidades ao ano.

O fabricante de Aachen até escolheu o jogador Neymar Jr. como garoto-propaganda para alavancar a imagem da marca.

O “alavancar” não é por acaso, visto que a e.GO já existe há algum tempo, porém, chegou a abrir falência quando estava prestes a fechar um acordo com a Volkswagen.

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A e.GO seria a primeira marca fora do grupo VW a dispor da plataforma modular elétrica MEB, isso antes da Ford, porém, o negócio faliu. Ela inclusive produziria o e-Buggy para a Volkswagen.

Agora, sob controle holandês, a empresa até mudou de nome, sendo chamada Next.e.GO Mobile SE e lançando o mini crossover elétrico e.wave X, que fará companhia ao e.GO Life Classic.

O e.wave X chegará ao mercado alemão no quarto trimestre com preço sugerido de € 24.990, € 1.500 mais barato que o VW e-Up.

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Aqui, custaria em conversão direta R$ 133.854, mais em conta que o Kwid E-Tech, que aqui sai por R$ 142.990.

Com 3,348 m de comprimento, o mini carro tem 2,200 m de entre-eixo, sendo feito apenas para duas pessoas, ainda que possa levar quatro ocupantes.

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Seu motor elétrico de 77,5 cavalos o leva de 0 a 50 km/h em 4,3 segundos, o que é menos que o Renault Kwid E-Tech, que precisa de 4,1 segundos.

Ou seja, na Alemanha, ele é mais lento que o Dacia Spring… No entanto, alcança 122 km/h contra 100 km/h do chinês da Renault.

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Feito para ser também bem urbano, o e.GO e.wave X tem somente 171 km de autonomia na cidade, bem menos que os 298 km do Dacia, que é também muito mais barato.

Também com controles de tração e estabilidade, assim como quatro airbags, o e.wave X leva alguma vantagem para o pequenino da Renault em acabamento e tecnologia.

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Além do visual externo mais expressivo e esportivo, o e.GO e.wave X tem interior “mais alemão”, ainda que simples no visual.

Ele conta com cluster digital TFT e multimídia num display de 23 polegadas, bem como freio de estacionamento eletrônico e discos de freio nas quatro rodas.

Mas, não tem volante multifuncional e o airbag do passageiro é aparente.

e.GO e.wave X 2023 – Galeria de fotos

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.