Chevrolet Finanças GM Mercado Montadoras/Fábricas

E se a GM falir nos EUA, como ficam os brasileiros com seus Chevrolet´s?

e-se-a-gm-falir-nos-eua-como-ficam-os-brasileiros-com-seus-chevrolets E se a GM falir nos EUA, como ficam os brasileiros com seus Chevrolet´s?

E se a GM falir nos EUA, como ficam os brasileiros com seus Chevrolet´s? A pergunta é bem pertinente no momento em que a GM nos EUA está à beira da falência, controlada, segundo a montadora!

Segundo analista de mercado, se a GM falir de vez nos EUA, os brasileiros com seus Chevrolet´s não precisam se preocupar, pois a GMB é independente financeiramente da matriz.

O medo geral é o de falta de peças no mercado, o que faria com que seus carros fossem desvalorizados. Mas, a maioria dos modelos da marca são produzidos no Brasil e suas peças tem alto índice de nacionalização.

É lógico que unidades importadas poderão ter afetadas as remessas de peças e mesmo de veículos, dependendo.

O abastecimento das peças nacionais não seria afetado, já que mesmo modelos fora de linha ainda possuem muitas peças à disposição no mercado.

A favor da unidade brasileira, estão a independência financeira, gerando seus próprios lucros, embora tendo que reportar à matriz seus rendimentos.

Além da produção da maioria dos modelos vendidos aqui, que são bem aceitos pelo mercado. Mesmo que alguns já precisem de renovação à algum tempo.

Bom, na pior das hipóteses, a unidade brasileira seria vendida, mas obviamente com uma filial tão lucrativa da GM, não faltaria comprados!

Com investimentos próprios de US$1,5 bilhão e um bom terceiro lugar no mercado interno, a GMB é uma das jóias da coroa da GM.

Falindo ou não, dificilmente veríamos os portões da General Motors do Brasil, abertos desde 1925, fecharem-se para empregados, fornecedores e consumidores da marca!

Fonte: O Tempo-MG.

  • José Renato

    Com tantos problemas de gestão, não é difícil imaginar que os compradores estão inseguros.
    :??: :??: :??: :??: :??:

  • fdantasdesa

    É o que venho afirmando reiteradamente há algum tempo, aqui nos comentários. A GM é somente uma holding, sendo a GMB independente financeiramente, apenas se reportando à primeira para informar de suas operações. Se a holding falir, esta não se afeta. E pra falar a verdade, vai até sobrar mais dinheiro pra investir no mercado interno. Atualmente, todo lucro ou quase todo tem ido pra salvar a ‘mãe’ na América, deixando os produtos nacionais defasados. Logo, a grana que ia pros EUA fica no Brasil, criando mais oportunidades da marca crescer. Essa é a aposta!

    • joao

      Nisso eu nao acredito, se a GM entra em recuperação judicial nos Estados Unidos, 90% de chance de isso acontecer…. o mais provavel eh que os lucros da GM do Brasil sejam remetidos para os fornecedores e credores que tem dinheiro a receber da GM americana… em outras palavras, os lucros no Brasil nao iriam pra GM diretamente, e sim para as empresas que tem a receber dinheiro dela.

      • Giovanni

        Exato… É ilusão achar que a GM do Brasil é totalmente independente… É bem ao contrário, eles agora mais do que nunca contam com os lucros de suas unidades regionais! Afeta e afeta muito a Chevrolet brasileira sim senhor!

  • Rodrigou

    TEM GENTE QUE ACREDITA QUE GM VAI FALIR???

    AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH

    PQP!

    • Poirot

      So quem e desinformado acha que a GM NAO vai falir.

      • rivo

        alguma prova ou analise de mercado que da com certa a morte da GM? Sinceramente não sei pq o povo acha que a GM vai falir, é odio demais contra uma empresa.

        :rayban:

  • Cebola

    Contanto que eles reconheçam que só produzem velharias, tá ótimo !

    Astra, Vectra, Zafira, Meriva, Corsa, S-10, Blazer… são nomes mais que conhecidos, CONSAGRADOS ! Mas convenhamos, já passou da hora de mudar alguma coisa nessas carroças …

    O que é aquele painel da Blazer e da S-10! PQP!
    E o Astra! PQP!

  • T-Blue

    Tomara que sirva de lição para eles começarem a olhar o mercado brasileiro com outros olhos e resolverem realmente investir aqui! Porque me desculpem, mas essas mudanças que eles fazem são tão bobas que não da pra chamar de investimento.

    Esse tal de projeto VIVA sim da pra chamar de investimento, mas duvido que prossiga dps dessa crise!

  • pablorocha

    Eu acho que não haverá probelam por aqui,a GMB é lucrativa,tem “bons” produtos para o mercado interno e mão de obra capaz de “tocar” a Filial Brasileira.

  • pablorocha

    probelam=problema … :teeth2:

  • Gustavo Miranda

    Quanto à falta de peças, não me preocupo. Ironia seria se a Fiat chegasse a comprar a GMB caso realmente ocorra a falência. Se ocorrer (afinal, a possibilidade existe), vamos supor que o futuro dono seja bem fora do meio da GM, como a VW ou Hyundai, por exemplo, ainda vai muito longe o processo de desvencilhação de peças e modelos provenientes da GM, sem contar o imenso número de carros GM no mercado, ainda é muito viável fabricar peças de reposição para esses modelos. Procurar peças para Astra, Celta, Zafira, etc… daqui há alguns anos será uma tarefa anos-luz mais fácil que ir em busca de peças de um Daewoo Prince, Suzuki Swift ou Mazda Protegé hoje…

    Também há a possibilidade que, dentro da suposição de falência da GM, que um dono seja alguém que já esteja envolvida com a GM, veja, não é nada fácil nem barato adquirir uma fábrica com tantos modelos e simplesmente ir substituindo motores, plataformas em pouco tempo só pelo orgulho do comprador, isso faz com que eu acredite que empresas como a VW por exemplo, nem se interesse em cair nesse vespeiro. Provavelmente algum parceiro da GM “bem das pernas” como a SAIC ou até mesmo a Fiat possa se dar bem, uma vez que conhecem/usam peças e estruturas da GM…

    Mas também não acredito que a GM acabe, pode entrar em concordata, mas não fali.

    :assob: :assob: :assob:

    • Fernando.Max

      Se a Hyundai comprasse hein? Usar todas as “lojas” da GM pra vender seus carros, aí ela dominaria, seria interessante

  • Rodrigou

    Totalmente IMPOSSÍVEL a GM falir.

    • paulo

      IMPOSSIVEL alguem ser tao ingenuo como vc… leia noticias!

    • Poirot

      Ahahahahaahhahaha nao estou lendo isso meu Deus do ceu!!! Como pode ter gente tao ingenua nesse mundo?

    • Poirot

      Seguinte: SE o governo americano cumprir o que disse, e nao der mais “emprestimos” (que jamais serao devolvidos) a Chrysler vai falir e a GM vai pedir concordata. A UNICA chance dessas empresas sobreviverem e se o governo americano injetar mais bilhoes de dolares todo mes para essas empresas.

      • Eloizio

        Bem, deixar de existir acho realmente muito difícil, mais é complicada a situação da GM, não sei por que lembrei daquele velho ditado “Quanto maior o gigante, maior será a queda”… No caso, sabemos bem o que foi a queda do gigante, resta saber quando ele vai se levantar.

        Bem, acho que nunca… o problema da GM além de financeiro é simples, acomodação… não é a toa que preferimos os japoneses e, agora coreamos (azera, preciso de 75k) que os carros da GM. Particulamente, acho uma merda, mais sem querer começar um flame, não vou me aprofundar a esse assunto!

    • Giovanni

      Haja ingenuidade… Você não acompanha as notícias do mercado? A GM já disse que vai falir, o próprio governo americano sinalizou que não há saída. Não importa o que a gente queira ou pense, são fatos.

  • bedot

    A questão não é a preocupação imediata com os atuais produtos, mas a preocupação futura com a renovação da linha.

    De onde a GMB conseguiria extrair tecnologia para tornar seus produtos atualizados em termos tecnológicos para encarar uma concorrência cada dia mais ferrenha? Da Opel? E se a Opel acabasse vendido para outro grupo empresarial, por quê razão ela continuaria sendo fornecedora de matrizes tecnológicas para a GMB?

    Eis a questão. Existe a possibilidade de vermos daqui a 10 anos um Astra de outra marca, todo plastificado e com os mesmos motores atuais porque seu fabricante não teve condições de investir em tecnologia para criar um sucessor – ou simplesmente não quis – tal qual aconteceu com o VW 1500, ex-Dodge Polara, quando a Chrysler foir absorvida pela VW na Argentina.

    Caso a GMB seja vendida, talvez fosse interessante algum estímulo governamental para que o novo comprador tivesse 50% + 1 de capital controlado por brasileiros. Seria a oportunidade para, finalmente, se criar uma montadora genuinamente nacional que pudesse competir no mercado global, como já existe na Russia, na India e na China. O ferramental da GMB seria um ponto de partida até melhor do que aqueles de quê dispõem a Tata Motors e as montadoras chinesas. A atualização ficaria a cargos de bons investimentos em P&D. Quem sabe não se tira proveito dessa situação em prol da economia brasileira?

    • Alter

      A GM do Brasil é um dos centros de engenharia da GM Global, temos aqui mão de obra e tecnologia suficiente para qualquer que seja o projeto, aliás é a única montadora no Brasil com esta qualificação.

      Tanto é que já fazemos carros para o mecado americano faz tempo.

      • Hodney

        Que carros são esses? :rolleyes: :?:

        • EduardoRN

          Também quero saber!

        • guga

          A linha H3 da hummer foi desenvolvida aqui….

        • sdpike

          quem não tem dinheiro para comprar um chevolet, torce mesmo pela falência, continuem dirigindo seus ching-ling que é o que dá para comprar eu tô de cruze.

    • Cetral

      É o que estava pensando assim que li a notícia…
      Quem irá renovar a linha?
      Serão carros pra sempre iguais? Ou alguém no Brasil iria tornar a marca efetivamente nacional?

      Acho que a possibilidade de venda da Opel, da qual são derivados a maioria dos carros da GMB, já está mais do que confirmada. Existem várias fábricas européias com interesse na marca, e ainda tem a “papa-tudo” Tata Motors, que já comprou Land Rover, Jaguar, e parece ainda querer mais!

      Então, sendo vendida a Opel, e com a GM quebrando, a GMB viraria uma derivada da nova Opel, ou seria autonoma?

      Seja qual for o destino da GMB, ele será com certeza cheio de dificuldades. Não iremos ficar sem peças, mas com certeza os caros terão pouca renovação num curto prazo, e seu preço de revenda cairá bastante…

    • fulano

      GMB é apenas uma MONTADORA, não CRIA carros.
      SAÍDAS:
      A GMB se associa a OPEL
      O Governo compra a GMB e se torna uma VERDADEIRA FÁBRICA brasileira.

  • Rodrigou

    Chrysler e FORD tambem.

    • Rodrigou

      (Impossível elas quebrarem)

    • Poirot

      A Chrysler vai falir SIM (entrar em liquidacao), mas tudo indica que a Ford vai sobreviver.

  • FelipeSantos

    Não acho a pergunta pertinente não, até pq a GM NÃO vai falir!!!! Como até o Obama já disse a GM vai entrar em CONCORDATA, o que é BEEEEEEEEEEEEEEM diferente de falência!!!!! Concordata é praticamente uma ‘venda’. A parte lucrativa da empresa continua operante, enquanto as marcas que dão menos lucro serão liquidadas para pagar a divida! Falar que a GM vai falir é coisa de quem não sabe do que está falando!!!!

    • Poirot

      Sim, a GM vai passar por uma re-estruturacao se, quer dizer, QUANDO ela pedir Chapter 11, que nao eh uma falencia, mas ela vai passar a ser muito menor do que ela eh agora.

      • number431

        Muito menor e muito melhor. Se ela se livrar dos elefantes brancos e for bem administrada em alguns anos poderá voltar ao posto de umas maiores do mundo.

        Capital humano e tecnologia esta tem de sobra.

  • Tito

    Na falta de outros assuntos, se escreve isso ai em cima!!!
    Mas vale o susto que estão levando.

  • nasser

    Não sei não, mas esse post é igual aquele leite quentinho com mel quando se está doente: dá uma enganada, mas você continua ruim pra caramba :assob:

  • Luis.J.R.

    Todo mundo sabé que os eua não pode deixar a gm falir, ela vai entra em concordata e pronto!Mais algumas marcas que pertence a ela vai fechar mesmo. :assob:

    • Giovanni

      A GM vai encolher até se tornar viável novamente, o que significa a morte da empresa que conhecemos. O que restar será uma montadora pequena, focada em poucos segmentos, abrindo espaço pras montadoras asiáticas e européias. Infelizmente é sim o fim da GM que conhecemos hoje.

  • Fernando

    A GM, juntamente com seus carros, vai para o lugar certo, onde sempre mereceu estar – NO MUSEU – Vai falir e vai virar coisa do passado.
    Aliás.. todos os carros da GM são atualmente peças de museu ambulantes.. hehehehe
    Só tem projeto velhor.. só CARROÇA.
    :teeth: :clapp: :clown: :teeth2: :hauhau: :lips: :)) :hahh: :craz: :banana: :cool: :smile: :tong:

    :banana: :banana: :banana: :banana: :banana: :banana: :banana: :banana: :banana: :banana:

    • Filipe Augustus

      Me da um Omega e um Captiva que eu quero essas peças de museu!!!
      Uhuahuahhahuahuahuhauauauhahua
      Não acredito que possa acabar a GM e sim que passe para outras mãos com maior visão de mercado.
      No Brasil não me admiraria se a Fiat comprasse a nossa filial!!!

    • Hodney

      Palavras de um Fieteiro brasileiro que acha o Mille o carro mais avançado do mundo! :clapp:

  • oi

    existe uma diferença abismal entre concordata e falência!

    • Fernando

      Exatamente.
      Pessoalmente gostaria que a GMB se juntasse com a Opel, nossos lucros são absurdos, com a tecnologia da Opel a Chevrolet iria se tornar lider (com todo respeito a outras marcas) e o lucro faria esse novo grupo crescer mais e mais.
      Imaginem um novo grupo GMB/Opel

  • Claudio

    Voces acham que as coisas nunca acabam!
    Impérios nascem e morrem, pode demorar mas morrem!
    Parece impossível uma GM acabar ou se reduzir a uma minima empresa, mas acreditem não é impossivel!
    Dependendo do tamanho do buraco, o governo americano é que não vai pular junto com a GM nele!
    Mas também digo outra coisa, foi essa gente que criou esses sistemas redículos de globalização e capitalismo expeculativo, se a uma crise no momento é por conta dessa gente, que agora que esta no sufoco, quer que o mundo inteiro de as mãozinhas e se unam pra sair do buraco!
    E vai mais gente para baixo, isso não vai parar ai! Guardem bem o que eu estou dizendo!
    Ta na hora do mundo rever suas ações e começar a viver decentemente, porque nesse esquema que estamos vivendo a linha da vida esta caminhando numa descendente desenfreada!

  • Juca

    É até triste postar aqui, só tem moleque, e parece que todos odeiam a GM. Uma coisa é entrar em concordata, mas o que pregam aqui é a falência e extinção total de qualquer veículo e das marcas GM.
    Não dá mais pra levar isso aqui a sério. Acham que ninguém se interessaria em, no caso de falência, assumir a massa falida de uma empresa gigante como a GM???
    A Chrysler mudou de donos várias vezes (se bem que nenhum levantou a empresa, incluindo Daimler e Cerberus).
    Acham que iriam sumir todos os veículos no mundo todo e, pior, fechar a GMB e faltar peças???
    Nossa, tem gente falando na Fiat comprar a GM…
    A Fiat correu até atrás da Chrysler pra se manter, agora vem me dizer que banana tá comendo macaco???
    Melhor ir dormir, só comentários patéticos…

    • Giovanni

      A GMB tem carros muito defasados, não é à toa que não consegue sair do terceiro lugar de vendas, a fama da marca não é boa. Até existem fãs, como você, mas no geral os carros da Chevrolet deixam muito a desejar em tecnologia, visual, conforto, atualidade de projeto. Por isso tanta gente não faz a mínima questão de que a marca sobreviva, eu mesmo sou um que só se preocupa com o desemprego que poderá ser gerado, mas os carros da GM em si não fazem falta alguma.

    • Ze Barnabé

      Viajou? É a Chrysler que foi atrás da Fiat! Forçada pelo governo americano!

  • Doug

    Eu acho justamento o contrário.

    A GM americana sobrevive (a duras penas) e as outras quebram, ou são vendidas.

    Pensem bem, vcs acham que os americanos estão interessados em manter a GM americana ou a Brasileira, ou ainda a Opel européia?

    Alguem leu o que fizeram essa semana? A GM pegou um emprestimo com bancos e deu as fabricas da Opel como garantia. Por que não deram fabricas as americanas?

    Eles querem é manter os empregos dos americanos, tão pouco se ferrando pros empregos dos nossos indios aqui. Na situação que estão as coisas nos EUA, é muito mais negocio para eles vender a GM brasileira que fechar 2 ou 3 fabricas nos EUA. A EMPRESA é lá, nós somos uma pequena filial, lucrativa sim, mas pequena e para piorar sem nenhum apelo de marketing para eles. Ou alguem acha que americano compra GM pensando “puxa, faz carro ate no Brasil…”

    Não duvido NADA se nossa GM for comprada por uma chinesa da vida. A primeira que oferecer um bom dinheiro leva, os americanos nem vão pensar 2x.

    E eu, particularmente, não compro nenhum carro da GM enquanto essa situação não estiver definida. Sinto muito pelos empregos desse pessoal, mas não vou ser eu que vou ajudar a resolver o problema comprando um mico e mandando meu dinheiro para pagar royalties pros americanos e bancar a farra deles lá. Tem outras opções no mercado.

  • Carlos Prado

    Se comprar um chevrolét agora, poderá ser seu para todo o sempre, um estorvo na sua garagem ou vendido por quilo. Eu não arriscaria…

  • alcantara

    agora eu gostaria de saber como é que uma empresa tão antiga e que já foi lider mundial em vendas de veículos consegue dever tanto??? Alguém sabe a resposta???

  • eduardo82

    Pelo visto, ninguém sabe o que é concordata. Por lei, a empresa não é obrigada a pagar seus compromissos por um determinado período e com isso, ganha espaço para se recuperar. É muita ingeniuidade achar que a 2a maior montadora do mundo vai falir, a começar pelo impacto que isso ia gerar. Se fosse interessante, o governo dos EUA não tinham colocado nem um tostão na empresa.

  • Romanus

    Pessoal, a GENERAL MOTORS NÃÃÃÃÃOOOO vai FALIR!!

    Os esforços estão mais do que triplicados.
    É um fortíssimo ÍCONE dos EUA.

    Abraço

  • trone

    Acredito que todo o setor automobilístico mundial está muito interessado em contratar pelo menos meia duzia de especialistas que costumam emitir opiniões neste site. Falam com tanta segurança que me faz pensar em como foi possível chegarmos a esta crise mundial com tantos cérebros mal aproveitados.

  • mulicam

    A instituição GM como nós conhecemos, só não vai falir como já está falida. Só divida dela com seu fundo de pensão (seu maior credor é absurdamente insustentável e quem sá impagável…), a única coisa que ainda não aconteceu foi o pedido de concordata da mesma nos EUA (chapter 9), pois ainda há uma esperança dos gestores de uma reestruturação e com aportes do governo(não só americano mas também dos demais governos que tem em seu mercado uma “filial” ex.: SAAB) livrando os ativos “podres” dos lucrativos tornando a marca novamente rentável.
    Se essa reestruturação não ocorrer, e não houver aportes a mesma irá sim pedir concordata… Porém a marca GM que queira ou não queira é um ícone americano e embora muitos discordem é sim uma marca muito forte, dificilmente deixará de existir.

    RESUMO: Mesmo a INSTITUIÇÃO quebrando a marca GM irá continuar pelo menos na mão de outros investidores… Montadores… Players…

    OBS: GMB embora o discurso seja outro é inteiramente ligada a GM North American, o que não impede de ser desmembrada e tornar-se independente (desvinculação dos ativos americanos, abertura de capital na BOVESPA…)… Coisa que hoje não é!

  • desafiador

    A queda da GM e de outras empresas é inevitável, muitas outras irao fechar as portas, se Deus quiser!
    a saturaçao de veiculos é tanta que nao há mais credito nem humanos suficientes para absorver tanta produçao em massa, nao há mais espaço para tanto carro nesse transito caotico. O que vai crescer um pouco ainda é a industria motociclistica, e de mini carros. Quem nao mudar os seus velhos conceitos, irá junto com a GM pro buraco, infelizmente.
    Saudaçoes a todos.

  • Wállison

    :teeth2: :teeth2: :teeth2: É galera! A situação da GM está difícil mesmo, mas não acredito que a GMB chegue a passar dificuldades financeiras profundas não, além de que, isso pode ser vantojoso aos brasileiros, quem sa be assim a GMB resolve investir mais no mercado nacional neh? Seria bom demais até mesmo para aumentar a concorrência no mercado!

  • Carlos

    Se a GM falir…. já faliu amigo !!! se não fosse os aportes do governo dos EUA já estavam com as portas fechadas, e quanto a GMB vai ser comprada pela FIAT .

  • GuiJr

    Percebe-se que a Chevrolet brasileira é independente da GM mundial. Com modelos antiquados e horrorosos. Nem de longe lembra a Chevrolet dos anos 90.

    • educopelo

      Na verdade lembra muito a GM dos anos 90 sim, visto que a maioria dos seus projetos vigentes iniciaram-se naquela época! huahuahuahuahu!!!

  • rafael.pereira

    Éber, só uma dica aí para essa e futuras reportagens, não use “`s” quando citar plural de palavra em inglês, use somente o s mesmo (Chevrolets). quando vc põe o apóstrofe, cria uma contração do tipo “chevrolet is” ou “chevrolet has”. Só um toque de boa mesmo :)

    Espero que, aconteça o que acontecer com essa GM, tenhamos a menor perda de postos de trabalho possível. E pra constar, gosto dos carros da Chevrolet aqui no Brasil, é só que eles estão desatualizados, mas são bons.

    • Fernando.Max

      Eu nao li isso… O texto ta em ingles pra vc fazer essa observação infeliz? O Éber usou como expressão, bem como pessoas dizem cd’s dvd’s.

      • rafael.pereira

        Ah tá, quer dizer que sempre que formos escrever um texto com palavras em inglês não precisamos nos importar nem um pouco com qualquer regra. Vamos lá tomar umas Coca-Cola’s então, he. Cara, só quis ajudar o cara porque esse é um erro comum que pode criar uma situação ruim depois. Vai que ele põe isso numa alguma prova de concurso. Infeliz é não querer ao menos saber como se faz certo. Aliás, deixa eu voltar pro’s meu’s afazere’s aqui, falou!

    • foi o moriah que escreveu este post.

  • Vitor

    ah cara pára de fala besteira, tá certo que a crise está aí ainda, mas é um exagero esnobar que a GM irá falir…! dá um tempo amigo!!

    • Giovanni

      São palavras do próprio presidente da empresa… Não está acompanhando as notícias? :down:

  • alcantara

    Com certeza os gestores que contribuiram para o crescimento da GM devem estar se contorcendo nas sepulturas por causa das cagadas sucessivas de seus sucessores.

  • Giraia

    Olha, não se iludam que a GM não irá falir. Vai chegar um momento que o governo americano não ai mais ter dinheiro para manter a GM. Assim como o Império Romano ruiu, por que não a General Motors que Alfred P. Sloan transformou em um ícone americano?

  • Nas.ser

    Concordata hoje. O que será amanhã?

  • antonio

    eu quero um Golf

Send this to a friend