É verdade que não se deve colocar o câmbio automático no N ao parar o carro em semáforos?

cambio automatico neutro
cambio automatico neutro

O princípio do uso do câmbio automático é deixar ele na posição D o tempo todo, e simplesmente não mexer na alavanca durante todo o uso do carro.

Mas, algumas pessoas acham que poderia beneficiar o câmbio se o colocarmos no N durante paradas mais demoradas, como por exemplo, quando estamos com o carro parado em um semáforo que leva aquela eternidade para abrir.

Com certeza, saber usar o câmbio automático do jeito certo evita prejuízos na transmissão. Mas será que colocar o câmbio no N durante essas paradas pode trazer algum problema?

Quem é a favor dessa utilização diz que se faz isso para proteger o câmbio de um desgaste excessivo.

Veja na tabela abaixo os motivos que cada lado (uso do Neutro versus uso apenas em Drive) usa para defender seu uso:

Prática Vantagens Desvantagens
Dirigir no Drive
  • Resposta rápida ao acelerar
  • Menor necessidade de mudança
  • Suposto desgaste contínuo no conversor de torque
  • Suposto possível aumento no consumo de combustível
Soltar no Neutro
  • Suposta redução da pressão no sistema
  • Suposta pequena economia de combustível
  • Suposto dano a longo prazo na transmissão automática
  • Demora para retornar a marcha

Mas, a posição Neutro (N) no câmbio automático é feita para permitir o movimento livre do carro sem a necessidade de o motor estar ligado. Não é necessariamente feita para ser utilizada durante a condução.

O câmbio automático foi feito para funcionar corretamente durante todo o tempo em que o carro está ligado. Por isso, podemos afirmar que colocar o câmbio na posição N, ou Neutro, não tem problema algum.

Tanto a bomba de óleo do câmbio quanto o conversor de torque fazem com que o câmbio funcione normalmente mesmo que você faça isso.

Mas é bom salientar que esse procedimento não é necessário. Hoje em dia, em nenhum manual do proprietário você encontrará a indicação de que é bom colocar o câmbio automático em neutro, se a parada for acima de X segundos ou minutos.

Isso acontecia somente em carros mais antigos, se colocava em Neutro para não forçar o câmbio.

Além disso, na nossa época, carros com câmbio automático são usados em situações muito mais pesadas do que o nosso uso normal diário do carro. Principalmente nos EUA, existem carros automáticos servindo como viaturas policiais, ambulâncias, viaturas do corpo de bombeiros, etc.

E estes câmbios funcionam muito bem, mantidos em Drive o tempo todo.

A vantagem do câmbio automático é poder não se preocupar com ele, ajuda em uma direção mais tranquila. Portanto, aproveite essa facilidade e deixe o câmbio se virar nas diferentes situações em que você usar o seu carro, e desfrute de uma condução mais confortável.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.