Ford Matérias NA SUVs

EcoSport Freestyle: detalhes, preço, motor, equipamentos (e consumo)

EcoSport Freestyle: detalhes, preço, motor, equipamentos (e consumo)

O Ford EcoSport Freestyle é uma versão do utilitário esportivo compacto da Ford que é vendida no mercado brasileiro.


Essa versão criada ainda na geração anterior do SUV brasileiro, tem como alvo os clientes que buscam uma configuração com melhor custo-benefício.

A primeira vez que surgiu a versão FreeStyle foi em 2006, como um pacote adicional da versão XLS daquele ano.

Hoje, o EcoSport Freestyle é a base de vendas do modelo no Brasil, tendo duas opções de transmissão e uma de motor.


Com visual personalizado, essa versão é a que representa a maior fatia do mix de vendas do modelo da Ford.

Além dela, o SUV pequeno tem ainda as versões SE, que surgem na base de entrada e atendem inclusive clientes PCD.

Na outra ponta, temos a Titanium, que agora exclui o estepe exterior, eliminando sua necessidade com pneus run flat.

Existe ainda a opção mais cara, a Storm, que é aventureira e tem tração nas quatro rodas, além de motor mais potente.

EcoSport Freestyle – detalhes

EcoSport Freestyle: detalhes, preço, motor, equipamentos (e consumo)

Atraente, o EcoSport Freestyle tem visual levemente personalizado em relação às versões SE e Titanium.

A frente conta com faróis duplos e luzes diurnas, além de grade com acabamento preto e frisos em cinza.

O protetor central também é de cor cinza e o para-choque possui faróis de neblina em molduras pretas.

Um defletor de ar emborrachado na parte inferior ajuda a proteger parte da mecânica e suspensão contra pedras e excesso de água.

As rodas de liga leve aro 16 polegadas possuem acabamento em cor cinza com detalhes diamantados.

Os pneus possuem sensores de pressão e o conjunto foi projetado para uso voltado ao asfalto.

O EcoSport Freestyle tem ainda ângulos de entrada de 21,5 graus e de saída com 31,5 graus.

O vão livre tem 19 graus.

Já a altura livre do solo é de 200 mm, suficiente para transpor a maioria dos obstáculos do dia a dia.

A parte inferior das laterais acompanha o acabamento lateral dos para-choques e possui pintura preta com película de proteção.

EcoSport Freestyle: detalhes, preço, motor, equipamentos (e consumo)

As colunas e o teto são pintados de preto brilhante com os retrovisores seguindo o mesmo estilo.

Aliás, estes possuem repetidores de direção para ampliar a visibilidade externa dos demais condutores.

O EcoSport Freestyle tem barras longitudinais no teto com fixadores de barras transversais para acessórios.

O teto possui ondulações da carroceria para reforço estético, enquanto a antena é estilizada.

As vigias nas colunas C possuem molduras plásticas em preto brilhante.

As maçanetas são na cor do carro e a traseira tem lanternas cortadas pela tampa do bagageiro.

Esta é de abertura lateral para a esquerda e conta com maçaneta embutida num acabamento cromado na lanterna direita.

Assim como a SE e a Storm, o EcoSport Freestyle tem estepe externo, preso num suporte fixado na tampa do portas-malas.

O estepe é do mesmo porte dos demais pneus e possui um sistema de trava anti-roubo.

Ele não vem com capa protetora, vendida como acessório na rede de distribuidores da Ford.

EcoSport Freestyle: detalhes, preço, motor, equipamentos (e consumo)

O nome “FreeStyle” fica em destaque na direita, enquanto “EcoSport” está na esquerda.

O logo da Ford vai logo acima deste.

O para-choque traseiro ainda tem luzes de ré junto aos diminutos refletores.

A área da placa possui revestimento em cinza, harmonizando-se com o dianteiro.

Por dentro, o ambiente do EcoSport Freestyle é bem moderno e atraente, tendo acabamento em tons escuros na parte inferior e preto Ebony nas colunas e teto.

EcoSport Freestyle: detalhes, preço, motor, equipamentos (e consumo)

Este possui luzes de leitura e luz interna geral, tendo ainda para-sóis com espelhos e iluminação.

O retrovisor interno é dia e noite.

O painel tem desenho moderno e chama atenção pelo cluster com mostradores separados para velocímetro e conta-giros, bem como pequenos para nível de combustível e temperatura da água.

Um display central em TFT exibe diversas informações do computador de bordo, incluindo dados da central multimídia.

O volante é revestido em couro e tem desenho moderno, incluindo comandos de mídia, telefonia, computador de bordo e piloto automático.

A coluna é ajustável em altura e profundidade.

Ao centro do painel, que tem acabamento em plástico duro com textura diferenciada, vem a central multimídia SYNC 2.5.

Esta possui uma tela sensível ao toque de 7 polegadas com sistemas Google Android Auto e Apple Car Play.

Também traz câmera de ré e pode acessar funcionalidades diversas, como arquivos de áudio e vídeo através de Bluetooth, USB ou mesmo por meio de conexão com Wi-Fi do aparelho móvel.

EcoSport Freestyle: detalhes, preço, motor, equipamentos (e consumo)

Com navegação intuitiva, possui ainda diversos ajustes relacionados com som e outros dispositivos.

O sistema de som do EcoSport Freestyle tem seis alto-falantes e integração total com o SYNC 2.5.

Este ainda traz um recurso importante, o Assistente de Emergência.

Trata-se de um sistema que se conecta ao aparelho móvel do condutor através de conexão Bluetooth.

Em caso de disparo dos airbags ou corte do combustível – decorrente de impacto traseiro – um chamada de emergência é feita para o número 192 do SAMU.

O atendente irá atender a ligação e, em caso de falta de resposta, acionará a ambulância em emergência até o local indicado por coordenadas de GPS.

EcoSport Freestyle: detalhes, preço, motor, equipamentos (e consumo)

O EcoSport Freestyle tem ainda ar condicionado automático com display digital, bem como porta-luvas iluminado.

Também vem com detalhes de acabamento em preto brilhante e trio elétrico completo.

A alavanca de câmbio não tem opção de mudanças manuais, mas tem modo Sport.

Os bancos são bem confortáveis e mesclam bem couro e tecido personalizado.

O assento do condutor tem ajuste de altura, enquanto os cintos dianteiros também.

EcoSport Freestyle: detalhes, preço, motor, equipamentos (e consumo)

O EcoSport Freestyle tem pequeno apoio de braço central e possui cintos de três pontos e apoios de cabeça no banco traseiro.

Este é bipartido e ajuda a ampliar o porta-malas, tendo ainda fixadores Isofix para cadeiras infantis.

O bagageiro tem forração em carpete e traz prancha inferior com dois ajustes de altura do piso.

Há também dois pontos de ancoragem para o sistema Top Tether de cadeiras infantis.

Há iluminação interna também.

São 356 litros de espaço útil.

EcoSport Freestyle – novidades

EcoSport Freestyle: detalhes, preço, motor, equipamentos (e consumo)

Na linha 2020, o EcoSport Freestyle vem com uma série de novidades para o mercado brasileiro.

O SUV compacto nessa versão ganhou multimídia SYNC 2.5 no lugar da anterior SYNC 3.

A redução foi justificada pela Ford como sendo necessária para oferecer o conteúdo que os clientes queriam.

Assim, perdeu uma das portas USB e também o navegador GPS nativo.

Outra novidade é a pintura em dois tons com teto e colunas pretas, bem como retrovisores e grade.

EcoSport Freestyle: detalhes, preço, motor, equipamentos (e consumo)

As rodas de liga leve aro 16 polegadas são novas também.

Além de ar condicionado automático, volante em couro, sensor de estacionamento e câmera de ré, o EcoSport Freestyle ganhou ainda bancos e detalhes em couro sintético e tecido.

O novo cluster tem tela TFT de 3,5 polegadas.

Também recebeu mudanças no bagageiro para que alcançasse um maior volume, que agora é de 356 litros.

EcoSport Freestyle – versões

EcoSport Freestyle: detalhes, preço, motor, equipamentos (e consumo)

O EcoSport Freestyle é composto apenas por duas opções, sendo uma com câmbio manual de seis marchas e outra automática com conversor de torque e a mesma quantidade de velocidades.

  • EcoSport Freestyle 1.5 MT
  • EcoSport Freestyle 1.5 AT

EcoSport Freestyle – equipamentos

EcoSport Freestyle: detalhes, preço, motor, equipamentos (e consumo)

O EcoSport Freestyle vem com faróis duplos, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 16 polegadas, pneus 205/60 R16, pintura em dois tons, estepe externo, retrovisores com repetidores de direção, barras no teto, antena no teto, sensor de pressão dos pneus, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e freios com ABS e EDB.

Além disso, a versão intermediária tem ainda ar condicionado automático, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas nas quatro portas e bagageiro, retrovisores com ajustes elétricos, cintos de três pontos, apoios de cabeça, sistemas Isofix e Top Tether, câmera de ré, sensor de estacionamento e airbag duplo.

Também possui cluster com display digital, multimídia SYNC 2.5 com tela de 7 polegadas, sistemas Google Android Auto e Apple Car Play, Assistente de Emergência, alarme perimétrico, bancos em couro e tecido, banco do motorista com ajuste de altura, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, luzes de leitura, para-sóis com luz e espelho e apoio de braço dianteiro.

No pacote, vem também bolsas nos encostos dos bancos dianteiros, porta-objetos nas portas, porta-treco entre os bancos dianteiros, porta-luvas iluminado, banco traseiro bipartido, prancha de nível no piso do porta-malas, trava de segurança para crianças no banco traseiro e chave canivete com controle para alarme e travas.

O EcoSport Freestyle tem também luzes diurnas, sistema de som com seis alto-falantes, Bluetooth, USB, comandos de áudio no volante, piloto automático, cobertura no bagageiro, trava elétrica do estepe, entre outros.

EcoSport Freestyle – preços

EcoSport Freestyle: detalhes, preço, motor, equipamentos (e consumo)

O EcoSport Freestyle sofreu alterações nos preços, que se situam numa faixa de transição entre a gama de acesso, onde os consumidores PCD ainda podem contar com a versão Direct e os mais caros da Titanium, que fica bem próxima dos R$ 100.000.

Pelo conteúdo apresentado, mesmo com a perda de itens como SYNC 3, paddle shifts ou luzes diurnas em LED, ainda é atraente.

  • EcoSport Freestyle 1.5 MT – R$ 77.990
  • EcoSport Freestyle 1.5 AT – R$ 83.990

EcoSport Freestyle – motor

EcoSport Freestyle: detalhes, preço, motor, equipamentos (e consumo)

O EcoSport Freestyle é equipado com o motor Dragon 1.5 Ti-VCT de três cilindros, construído totalmente em alumínio.

O propulsor tem duplo comando variável no cabeçote e 12 válvulas, sendo 4 por cilindro.

Este motor vem ainda com eixo contrabalanceamento sob o eixo de virabrequim, logo acima do cárter.

O Dragon 1.5 Ti-VCT tem sistema de injeção eletrônica multiponto com pré-aquecimento do combustível e tecnologia flex.

Com isso, ele entrega 130 cavalos a 6.500 rpm na gasolina e 137 cavalos no etanol, também na mesma rotação.

O torque é de 15,6 kgfm no derivado de petróleo e 16,2 kgfm no vegetal, ambos a 4.500 rpm.

Com 1.499 cm3, o propulsor tem taxa de compressão de 12:1.

O câmbio é manual de seis marchas com acionamento por cabo, enquanto o automático tem conversor de torque e também seis marchas.

EcoSport Freestyle – desempenho

EcoSport Freestyle: detalhes, preço, motor, equipamentos (e consumo)

O EcoSport Freestyle 1.5 vai de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos e tem máxima de 180 km/h no câmbio automático de seis marchas.

Os números são os mesmos para a versão manual de seis marchas.

EcoSport Freestyle – consumo

O consumo com etanol na cidade é de 8,3 km/l e na estrada de 9 km/l, quando com etanol e no câmbio manual.

Com transmissão automática, o modelo faz 11,6 km/l dentro da cidade e 13,1 km/l em rodovias.

Na versão automática, o EcoSport Freestyle tem os resultados abaixo:

O consumo dessa versão é de 7,1 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada, quando abastecido com etanol.

No caso da gasolina, o modelo faz 10,3 km/l no ciclo urbano e 12,6 km/l no rodoviário.

A autonomia de seu tanque de 52 litros permite ir de 370 km a 656 km.

EcoSport Freestyle – manutenção e revisão

EcoSport Freestyle: detalhes, preço, motor, equipamentos (e consumo)

Nas revisões, a Ford dá garantia de três anos sem limite de quilometragem e tem preço fixos.

As revisões incluem basicamente em troca de óleo e filtro de óleo, bem como fluido de freio, filtro de combustível e elemento do filtro de pólen do ar condicionado.

O EcoSport Freestyle  tem preços de revisões fixas até 100.000 km e é possível adquirir extensão de garantia com a rede Ford.

Revisão

Custo

Custo

Quilometragem

Preços 1.5 MT

Preços 1.5 AT 

10.000 km

R$ 439

R$ 439

20.000 km

R$ 599

R$ 599

30.000 km

R$ 799

R$ 799

40.000 km

R$ 1.135

R$ 1.135

50.000 km

R$ 671

R$ 671

60.000 km

R$ 955

R$ 955

EcoSport Freestyle – ficha técnica

Motor

1.5 Dragon MT 

1.5 Dragon MT 

Tipo

Dianteiro transversal, Etanol e Gasolina

Dianteiro transversal, Turbo e Gasolina

Número de cilindros

3 em linha

3 em linha

Cilindrada em cm3

1497

1497

Válvulas

12

12

Taxa de compressão

12:1

12:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 130 cv @ 6500 rpm / Etanol: 137 cv @ 6500 rpm

Gasolina: 130 cv @ 6500 rpm / Etanol: 137 cv @ 6500 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 15,6 kgfm @ 4500 rpm / Etanol: 16,2 kgfm @ 4500 rpm

Gasolina: 15,6 kgfm @ 4500 rpm / Etanol: 16,2 kgfm @ 4500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 6 marchas

Automático 6 marchas com conversor de torque

Freios

Tipo

Disco ventilado / Tambor

Disco ventilado / Tambor

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 16 polegadas

Liga Leve aro 16 polegadas

Pneus

205/60 R16

205/60 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

4269 (com estepe externo)

4269 (com estepe externo)

Largura sem retrovisores (mm)

1765

1765

Altura (mm)

1693

1693

Distância entre os eixos (mm)

2519

2648

Capacidades

Porta-malas (litros)

356

356

Tanque (litros)

52

52

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

433

416

Peso em ordem de marcha (kg)

1242

1272

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,35

0,35

EcoSport Freestyle – fotos

EcoSport Freestyle: detalhes, preço, motor, equipamentos (e consumo)
Nota média 5 de 1 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Mateus Barbieri

    CAMBIO MANUAL TEM 5 MARCHAS

  • VW_Freak

    Ta bem escrito …

  • leomix leo

    Essa plotagem de teto fica horrenda….

  • Hugosw

    O entreeixos do automático é bem maior heim… deve ser essa a principal vantagem deste modelo… kkkkk

  • Mayck Colares

    Poderiam ter falado sobre os detalhes da versão e equipamentos desde q surgiu…nessa última mudança perdeu o sync completo junto com a entrada USB e não ganhou nada além de rodas diferentes. O banco parcialmente em couro já vinha, o teto preto é opcional.

    • MauroRF

      Perdeu, também, os sete airbags que tinha no modelo 2018.

    • Paulo Lustosa

      sei que os freestyle antes do facelift só recebia bancos em couro se fosse o plus

  • Tommy

    O Ecosport hoje só é interessante na versão PCD, todas as outras são absurdas de caras até mesmo considerando os concorrentes, e cada ano-modelo a Ford faz questão de capaz mais um pouco o carro

  • ocampi

    Pro meu gosto, a plotagem de teto para este carro fica ruim. Mas questão de gosto…A Eco tem de bom é o motor, e itens de segurança que nem Corolla tem.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email