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Ecosport Titanium: equipamentos, motor e desempenho (+Pneus Run Flat)

Ecosport Titanium: equipamentos, motor e desempenho (+Pneus Run Flat)

No dia 31 de janeiro do ano passado, a Ford havia apresentado a linha 2020 do Ecosport Titanium Plus 1.5 AT. O modelo chegou às lojas como “nova” versão (Titanium) e uma tecnologia inédita para o utilitário esportivo: os pneus Run Flat, no qual falaremos a seguir.


Apresentado no último Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, o Ecosport Titanium ganhou novos elementos. Entre eles, a Ford destaca justamente os novos pneus que reforçam a segurança do veículo.

Com o lançamento do SUV com motor 1.5 AT, essa versão acabou perdendo o motor 2.0 de 176 cavalos, para a tristeza daqueles que gostam da família de SUV da Ford. Por outro lado, esse conjunto mecânico – mais potente – foi transferido para a versão topo de linha, o Ecosport Storm. O Storm também é o único a trazer tração nas quatro rodas (4WD).

Confira a seguir todos os detalhes do Ecosport Titanium e os seus diferenciais.

Ford Ecosport Titanium – detalhes

Ecosport Titanium: equipamentos, motor e desempenho (+Pneus Run Flat)

Com o fim do Ecosport Titanium com motor 2.0, a Titanium Plus foi a versão que mais recebeu alterações, mais especificamente nas extremidades. Na frente, recebeu motorização 1.5, enquanto atrás, o SUV também perdeu o estepe, que antes ficava localizado na tampa do porta-malas.

Assim como em outras configurações, a tampa do porta-malas abre de lado, o que ajuda na hora colocar malas e as compras do supermercado, sem aquele problema de bater a cabeça sem querer.

Nesta versão também não há estepe para fora. Para ser mais exato, o Ford Ecosport Titanium não possui estepe graças ao pneu Run Flat. A Strom é a única configuração a trazer estepe na tampa do porta-malas (para alegria de alguns e tristeza de outros, novamente).

Ecosport Titanium: equipamentos, motor e desempenho (+Pneus Run Flat)

Em comparação com o finado Titanium 2.0 AT, a Ford fez algumas modificações no Titanium 1.5: ele ficou 13 kg mais leve e 173 milímetros mais curto. Parece pouca coisa, no entanto, a montadora teve que mexer na direção, nos freios e suspensão.

O único e grande diferencial que o Ecosport Titanium entrega são os Pneus Run Flat. Eles rodam cem por cento sem nenhuma pressão.

Produzido pela Michelin, os Run Flats são mais reforçados e, consequentemente, mais duros. A principal vantagem desse pneu está na segurança. Por exemplo, caso ele fure na estrada durante a madrugada, o motorista não precisará parar o veículo para trocar o equipamento.

Vazio, eles podem rodar em velocidades de até 80 km/h em até 80 km. Ou seja, mesmo se o pneu estiver com rasgo, furo ou murchado, o motorista continua a rodar sem correr risco.

No caso do Ford Ecosport Titanium Plus 1.5 AT, o SUV vem com um kit reparo para os pneus. Nesse kit, há bomba com mangueira (compressor) e um selante líquido, capaz de criar uma “película” para “tapar” o furo. Os itens ficam localizados no porta-malas, no espaço que seria para o estepe.

Ecosport Titanium: equipamentos, motor e desempenho (+Pneus Run Flat)

Mas como nem tudo é perfeito, os Pneus Run Flat do Ecosport Titanium também trazem algumas desvantagens. Por ter mais borracha, eles são mais rígidos, e isso é muito perceptível ao cair em buracos, por exemplo. Em algumas situações, pode ocorrer dele rasgar, tendo em vista que eles não foram projetados para as precárias ruas brasileiras.

Os valores de um Run Flat também podem assustar. Um novo kit reparo na Ford sai em torno de R$ 400. O selante custa cerca de R$ 70. Os pneus Run Flat também são mais caros em comparação com os convencionais. Eles custam mais ou menos R$ 800, mas também é possível achar por quase R$ 1.500.

Para receber esse tipo de pneu, a Ford teve que mexer na estrutura do Ecosport Titanium, como no sistema de molas. Uma calibração diferente na direção elétrica precisou ser feita devido ao pneu ser mais pesado.

Com relação aos equipamentos, o Ecosport Titanium vem bem completo: teto-solar, sistema multimídia SYNC 3 com espelhamento de smartphones Apple Carplay e Android Auto, sistema de som assinado pela Sony, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), painel de instrumentos com tela de 4,2 polegadas, ar-condicionado automático, bancos em couro claro, piloto automático, controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampas, pneus run flat, partida e abertura de portas com chave presencial, câmera de ré, controles de áudio no volante e retrovisores externos com ajuste elétrico e espelho de dupla curvatura.

Ecosport Titanium: equipamentos, motor e desempenho (+Pneus Run Flat)

A cabine dessa versão agrada bastante. Com acabamento de qualidade, o Ecosport Titanium traz interior forrado em couro bege, deixando o veículo mais bonito e com cara de premium.

Com o passar do tempo, a família Ecosport foi ficando mais moderna. Acompanhando a tendência norte-americana e europeia, o SUV possui ótimo visual tanto fora como dentro. Com o fim do estepe na tampa do porta-malas, o design ficou mais limpo; a placa do veículo está centralizada, não há dificuldade para estacionar e nem pneu para ser furtado.

Ecosport Titanium: equipamentos, motor e desempenho (+Pneus Run Flat)

Mesmo que a perda do motor 2.0 seja algo a se criticar, a transmissão automática de seis velocidades merece reconhecimento. Herdada do Fusion, o câmbio tem trocas suaves e paddle shift no volante para dar aquela sensação de esportividade.

O utilitário esportivo está disponível em seis cores diferentes: cinza moscou, azul belize, branco ártico, vermelho arpoador, prata dublin e preto ebony. Hyundai Creta, Honda HR-V e Jeep Renegade são alguns dos concorrentes da linha de SUV da Ford.

Ford Ecosport Titanium – equipamentos

Confira abaixo todos os itens de segurança, conforto, visual e acabamento, e tecnologia que estão presentes no Ford Ecosport Titanium:

Segurança: sete airbags (frontais, laterais, cortina e joelho/motorista), abertura e fechamento global das portas e vidros, AdvanceTrac – Controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (TCS), acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca, alarme anti furto (volumétrico), alerta de manutenção programada por tempo e/ou quilometragem, aviso de utilização do cinto de segurança, assistente de partida em rampa (HLA), cintos de segurança traseiros laterais e central de três pontos, faróis com temporizador (Follow me Home), farol de neblina dianteiro, faróis de xênon, freios ABS com EBD, sistema ISOFIX (dois), luz elevada de freio (Brake-light), luzes de rodagem diurnas em LED, Pneus Run Flat, retrovisores externos com indicador de direção, retrovisores externos com ajuste elétrico e espelho de dupla curvatura, sensor de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), sensor de estacionamento traseiro, sistema anti-capotamento, sistema de monitoramento de ponto-cego (BLIS) e alerta de tráfego cruzado (CTA), trava de segurança para crianças nas portas traseiras , trava elétrica das portas e travamento automático das portas.

Conforto: ajuste de altura e profundidade do volante, ajuste de altura do banco do motorista, ar-condicionado digital e automático, assoalho inteligente do porta malas, aviso dos faróis acesos, aviso de portas abertas, bancos em revestimento premium, banco traseiro rebatível e bipartido, bolso porta-revistas atrás do banco do passageiro, console central com porta objetos e descansa braço, console de teto com porta óculos, desembaçador do vidro traseiro, luz de cortesia, painel soft touch (toque macio), para-sol com espelho de cortesia, porta luvas climatizado, porta-malas com abertura elétrica , tapetes em borracha, vidros elétricos e volante revestido em couro.
Visual e acabamento: Faróis com projetor e acabamento cromado, bagageiro de teto, gancho para reboque dianteiro, grade dianteira cromada, lavador e limpador do vidro traseiro, maçanetas e retrovisor externos na cor do veículo, e teto solar elétrico.

Tecnologia: nove alto-falantes (Sony Premium Sound), duas entradas USB, acendimento automático dos faróis, Assistência de Emergência, Bluetooth, câmera de ré, chave com sensor de presença: Acesso inteligente e Partida sem chave- Ford Power, comandos de voz, computador de bordo, conectividade com CarPlay (Apple) e Android Auto (Google), controle ativo da grade frontal, controles de áudio no volante, espelho retrovisor interno eletrocrômico, limpador do para-brisa com temporizador e velocidade variável, piloto automático, sensor de chuva, sistema de navegação com comando de voz em português e mapas do Brasil, SYNC 3, tela multifuncional de LCD no painel de instrumentos (colorida de 4.2 polegadas) e tela multifuncional de LCD touch screen de oito polegadas.

Ford Ecosport Titanium – preço

Ecosport Titanium: equipamentos, motor e desempenho (+Pneus Run Flat)

O Ford Ecosport Titanium zero quilômetro está à venda por R$ 95.990.

Além da Titanium, o utilitário esportivo está disponível em mais quatro versões: a de entrada Ecosport SE 1.5 (por R$ 74.090), a SE 1.5 AT (sai por R$ 79.990), a FreeStyle 1.5 (por R$ 80.090) e a topo de linha Ecosport Storm, uma versão mais “aventureira” do Ecosport (custa R$ 106.940).

Ford Ecosport Titanium – cores

Ecosport Titanium: equipamentos, motor e desempenho (+Pneus Run Flat)

O Ford Ecosport Titanium está disponível em seis cores diferentes. Todas elas são cobradas à parte, com exceção do Preto Ebony (sólida). Confira:

  • Preto Ebony (sólida): grátis
  • Vermelho Arpoador (sólida): acrescenta R$ 750
  • Branco Ártico (sólida): acrescenta R$ 750
  • Prata Dublin (metálica): acrescenta R$ 1.550
  • Cinza Moscou (perolizada): acrescenta R$ 1.550
  • Azul Belize (perolizada): acrescenta R$ 1.550

Ford Ecosport Titanium – motor

O atual Ford Ecosport Titanium perdeu 39 cavalos de potência, após o fim do motor 2.0. Agora, o modelo vem equipado com 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros, capaz de gerar 137 cavalos.

A transmissão é automática de seis velocidades. Ainda traz paddle shift (borboletas atrás do volante) agora mais aprimorada.

Com a perda de potência, o Ford Ecosport Titanium faz de zero a 100 km/h em 12 segundos e tem velocidade máxima de 180 km/h. Em comparação, o Ford EcoSport Titanium 2.0 chegava aos 100 km/h em 9,5 segundos.

Ford Ecosport Titanium – consumo

Ecosport Titanium: equipamentos, motor e desempenho (+Pneus Run Flat)

Conforme os números divulgados pelo Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), os números de consumo do Ford Ecosport Titanium com motor Titanium Plus 1.5 AT de 137 cavalos e câmbio automático de seis marchas são os seguintes:

  • Consumo de 7,1 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 10,3 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada com gasolina;
  • Nota “C” na comparação relativa na categoria e “C” na comparação absoluta geral do Inmetro.

Ford Ecosport Titanium – desempenho

No quesito desempenho, o SUV apresenta os seguintes números:

  • Aceleração de zero a 100 km/h em 12 segundos com etanol;
  • Velocidade máxima de 180 km/h.

Ford Ecosport Titanium – revisão e garantia

Ecosport Titanium: equipamentos, motor e desempenho (+Pneus Run Flat)

O Ford Ecosport Titanium é comercializado com três anos de garantia de fábrica, sem limite de quilometragem. Confira abaixo a tabela com os valores de revisão e os serviços oferecidos pela Ford:

Revisão Ford Ecosport TitaniumValores Serviço 
1ª revisão – 12 meses ou 10 mil kmÀ vista R$ 569,00 ou 4X de R$ 142,25Óleo do motor, filtro de combustível, filtro de óleo do motor.
2ª revisão – 24 meses ou 20 mil kmÀ vista R$ 779,00 ou 4X de R$ 194,75Óleo do motor, filtro de combustível, filtro de óleo do motor, elemento filtro de polen da caixa de ventilação.
3ª revisão – 36 meses ou 30 mil kmÀ vista R$ 569,00 ou 4X de R$ 142,25Óleo do motor, filtro de combustível, filtro de óleo do motor.
4ª revisão – 48 meses ou 40 mil kmÀ vista R$ 1.219,00 ou 4X de R$ 304,75Óleo do motor, filtro de combustível, filtro de óleo do motor, elemento filtro de pólen da caixa de ventilação, elemento do filtro de ar, vela de ignição.
5ª revisão – 60 meses ou 50 mil kmÀ vista R$ 699,00 ou 4X de R$ 174,75Óleo do motor, filtro de combustível, filtro de óleo do motor.
6ª revisão – 72 meses ou 60 mil kmÀ vista R$ 989,00 ou 4X de R$ 247,25Óleo do motor, filtro de combustível, filtro de óleo do motor, elemento filtro de pólen da caixa de ventilação.
7ª revisão – 84 meses ou 70 mil kmÀ vista R$ 699,00 ou 4X de R$ 174,75Óleo do motor, filtro de combustível, filtro de óleo do motor.
8ª revisão – 96 meses ou 80 mil kmÀ vista R$ 1.219,00 ou 4X de R$ 304,75Óleo do motor, filtro de combustível, filtro de óleo do motor, elemento filtro de pólen da caixa de ventilação, elemento do filtro de ar, vela de ignição.
9ª revisão – 108 meses ou 90 mil kmÀ vista R$ 699,00 ou 4X de R$ 174,75Óleo do motor, filtro de combustível, filtro de óleo do motor.
10ª revisão – 120 meses ou 100 mil kmÀ vista R$ 989,00 ou 4X de R$ 247,25Óleo do motor, filtro de combustível, filtro de óleo do motor, elemento filtro de pólen da caixa de ventilação.

 

Ford Ecosport Titanium – ficha técnica

Motor

1.5 3C Flex 137 cv
TipoInjeção multiponto
Número de cilindros3 (três) em linha
Cilindrada em cm31.497
Válvulas4 (quatro) válvulas
Taxa de compressão12:1
Injeção eletrônica de combustívelInjeção multiponto
Potência Máxima137 cavalos a 6500 rpm
Torque Máximo16,2 kgfm a 4.500 rpm

Transmissão Ecosport Titanium

TipoAutomática de 6 marchas
TraçãoDianteira

Freios

TipoDiscos ventilados (dianteiro) e tambor (traseiro)

Direção

TipoElétrica

Suspensão

DianteiraIndependente, McPherson
TraseiraEixo de torção

Rodas e Pneus Ecosport Titanium

RodasLiga Leve de 17 polegadas
Pneus205/50 R17

Dimensões 

Comprimento total (mm)4096
Largura (mm)2057
Altura (mm)1693
Distância entre os eixos (mm)2521

Capacidades

Capacidade de carga (kg)1310
Tanque (litros)52 litros
Porta-malas (litros)356
Peso vazio em ordem de marcha (kg)1310

 

Darlan Helder

Darlan Helder

Natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011

  • Ford Opala Attractive 200TSI

    Esse Ecosport Titanium é a pior opção desse carro. Pneu run flat torna o carro menos confortável, o consumo também é mais alto e o preço fica alto demais para um carro apertado.

  • Bruno Nacif

    Parei nos pneus run flat. Nem carro premium deveria vir com essa porcaria

    • th!nk.t4nk

      Tenho pneus run flat em meu carro e acho excelentes. O problema não são os pneus nesse caso, mas a situação das vias brasileiras. Pra quem transita em locais com asfalto bom, são ótimos. Você ganha um espaço enorme no porta-malas, já que não precisa do estepe (nem sequer daquele fininho). Penso que no caso do Brasil deveriam sempre colocar o run flat como opcionais, mas jamais de série, e aí o cliente decide.

      • Matheus

        Fiz uma viagem relativamente perto de casa (65 km, interior de SP, ótima estrada) e chegando lá o aviso de pneu vazio.
        Um rasgo na lateral do pneu, sem possibilidade de conserto. Já passava das 17h e não havia nenhuma loja de pneus aberta.
        Conclusão: o carro voltou pra casa em cima da prancha do seguro e foi levado até minha casa. No dia seguinte tive que chamar o seguro de novo para me levar até uma loja de pneus…
        Não encontrei o pneu em nenhuma loja do Brasil, nem nas concessionárias do carro (Mercedes-Benz).
        Conclusão: tive que trocar os dois pneus do eixo, o carro estava com 5 mil km.
        Sorte que consegui vender o outro pneu usado pela internet, para uma pessoa que sofreu o mesmo problema que eu.

        • Leo

          Minha ex chefe estourou um pneu da X6 em 2016 e não encontrou pneus na capital do estado também, teve que vir de fora.
          Aí tu vai ali na página inicial e a galera quer que o Huezil tenha carro elétrico em 2030. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Bruno Nacif

        Amigo, respeito sua opinião, porem falo por experiência própria. Tive uma a200 e depois uma c200, os dois com Run flat. Nunca gostei e no meu atual acabei optando por um modelo sem o run flat. O pneu é muito mais caro (até 3x mais!), tem baixo nível de conforto e possui um desgaste absurdo!, na C200 com 13.000km já tive que colocar 2 novos. Infelizmente, esse tipo de pneu se da muito bem na Europa e não acho que é adequado ao nosso país. A única vantagem que eu concordo é não precisar trocar pneu na hora, de resto um step fino de fabrica não ocupa esse espaço todo.

      • Eu acho que no Brasil, como opcional, seria complicado. O primeiro dono fica com o carro até acabar o pneu, e passa pro próximo. Aí só Deus sabe se o cara vai trocar por outro jogo de runflat ou não. Aí no mercado de seminovos vc tem runflat de série que segue runflat, os que já não são, e tb não tem estepe…

    • Aristeu Junior

      bão mesmo é ter 60% do porta malas ocupado por um pneu gigante…

      • Cesar

        Quando você tiver que andar 400 km com um pneu linguiça porque o pneu original rasgou e não encontrou outro igual no caminho. A gente conversa.

      • Ducar Carros

        O errado é usar roda gigante, e não pneu do mesmo tamanho dos demais no porta-malas. Especialmente se vc roda muito em estrada.

        Para SUVs gigantes, com rodas idem, que só rodam na cidade, terem estepe normal do porta malas não faz sentido mesmo.

  • Willie Cicci

    O visual é 100% melhor sem aquele treco pendurado na traseira. Pena que o resto do carro é mal construído pra caramba.

  • Mayck Colares

    Que o EcoSport é um dos mais completos da categoria não da pra negar, mas com o motor pequeno e com dimensões bem menores que os concorrentes fica bem difícil vender…

  • Daniel Deichmann

    Sabe aquele bonitinho mas ordinário? É esse carro. 100k em um carro minúsculo que se aproveita da onda dos SUV de shopping pra justificar o preço absurdo.

  • ocampi

    No auge dos meus 40 anos posso falar que uma Ecosport tem maior facilidade para revenda.

  • Fabrício

    É melhor dar 5.000 a mais e pegar versao mais completa. Imagina o esforço do vendedor em passar um pneu desses, que é tecnológico porem mais caro, mas que é compensado pelos mimos e itens de segurança e conforto, mesmo sendo tão cara em todas as versões.

  • Caulazaro

    Ecosport é um dos carros que mais sofrem desvalorização. Bem maior que muitos franceses da PSA, que tanta gente critica.

  • Mauricio Ferrari

    Esse carro do jeitinho que é, mas com 10cm (melhor 15 logo) a mais no entre-eixos e comprimento total, já seria uma boa opção, e acho que venderia o dobro

  • João Senff

    O Pneu Run flat é excelente para a Europa a realidade brasileira não permite esse tipo de pneu. O problema não está no pneu e sim no nosso asfalto ou na falta dele. O próximo carro provável que seja uma Mercedes que vem com o Run Flat a nossa sorte que o carro anda apenas em rodovia pedagiada .

  • Neto ®

    Essa versão micou real não foi? Até hoje não vi absolutamente nenhum eco dessa versão na ruas daqui de ssa!

  • Christian

    Versão micada, sem dúvida.

  • Kadu_CE

    Melhor opção de Ecosport 1.5 é a Freestyle. Essa Titanium é piada…. melhor ter deixado com pneu atras e o 2.0.

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