Elétricos Fiat Lançamentos

Electro: Palio elétrico já pode ser adquirido em Minas Gerais a partir de R$52.900!

electro-palio-1 Electro: Palio elétrico já pode ser adquirido em Minas Gerais a partir de R$52.900!

A Electro é uma empresa criada pelo engenheiro Maurício dos Santos Anjo que converte em carro elétrico alguns modelos da Fiat no Brasil.



Situada em Uberaba – MG, a Electro desenvolveu um projeto de carro elétrico viável e de baixo custo para os modelos Palio, Palio Weekend, Siena e Strada.

Mais um projeto de carro elétrico para o futuro? Nem pensar. A Electro já comercializa seus modelos elétricos e o melhor, já estão autorizados e certificados oficialmente.

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Maurício decidiu desenvolver o projeto depois de inúmeras promessas não cumpridas pela Fiat, que sempre prometia lançar ano após ano, modelos elétricos no mercado nacional. Assim, Maurício cansou de esperar e arregaçou as mangas no projeto Electro.

Electro Palio

Para converter o Palio e outros Fiat em carro elétrico, Maurício levou em consideração o custo de manutenção dos mesmos.

Ele quis desenvolver um modelo elétrico que tivesse o menor custo de manutenção possível e essa é o objetivo secundário da Electro, visto que a redução dos poluentes é a meta principal e já atingida. Afinal, o carro elétrico não emite CO2 na atmosfera.

A conversão não é barata, mas em relação aos futuros carros elétricos que poderão chegar ao mercado, ele se torna a opção mais barata. Um Palio Fire Economy duas portas, transformado em elétrico pela Electro custa aproximadamente R$52.900.

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Esse valor fica bem abaixo do Reva i, modelo indiano vendido pela CAM Brasil por equivalente a R$70.000. A vantagem do Electro Palio sobre o indiano é enorme, visto que se trata de um carro já provado e de manutenção barata. A Weekend da Itaipú-Fiat custa em torno de R$143.000!

Convertido, o Electro Palio atinge velocidade máxima de 93 km/h e tem autonomia média de 70 km (Moura monobloco), embora possa chegar aos 90 km.

As baterias são de chumbo-ácido da Moura, podendo ser a comum ou a monobloco, que tem vida útil de seis anos. Com elas, o porta-malas do Palio perde 90% de seu espaço. No Siena, o volume interno fica com apenas 240 litros. Há também a opção para baterias de lítio, mas a Electro não recomenda pelo elevado custo e restrições técnicas.

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O Electro Palio pode ser carregado na tomada (110V ou 220V) por até 10 horas, sendo recomendado sempre manter uma boa carga nas mesmas para maior vida útil.

O motor elétrico é da Siemens e requer manutenção a cada dois anos, a um custo de R$90 em cada revisão e assistência em todo o país. Para manter o custo baixo, a transmissão original é mantida.

Na conversão, Maurício aproveita ao máximo as peças originais do veículo, vendendo a base de troca as peças que forem dispensadas para reduzir o custo de transformação para o cliente (R$29.000).

A conversão pode ser parcelada, assim como o veículo, sendo que o prazo máximo de entrega varia entre 21 e 30 dias. Além disso, opcionais como DVD, comando de voz, GPS, entre outros, podem ser adquiridos. A Electro tem capacidade para converter 20 automóveis por mês.

O Electro Palio pode também receber direção hidráulica e ar condicionado. Cada um custando apenas R$1.000 a mais. Bem diferente do que cobram as montadoras no país.

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Como anda?

O Electro Palio possui transmissão mecânica de cinco marchas original da Fiat e apenas motor elétrico, sistemas eletrônicos e baterias são partes da conversão.

Por isso, para andar no Palio elétrico da Electro é necessário sair na segunda marcha, devido ao alto torque oferecido pelo motor elétrico.

Se sair em primeira, o veículo vai patinar. Além disso, como todo carro elétrico, a aceleração inicial é bem rápida e em quinta marcha se consegue chegar aos 93 km/h. Com outra transmissão adaptada para o veículo elétrico é possível chegar aos 120 km/h, mas novamente o custo será maior.

Para mudar as marchas é necessário acelerar na hora da troca para que o motor elétrico fique ligado e continue movendo o veículo. Em semáforos ou parado, o motor fica desligado e o consumo de energia é nulo.

A Electro divulga que o custo por km rodado é muito baixo, sendo que em São Paulo, por exemplo, tal valor é de R$0,03 por km. Assim, rodando uma média de 50 km por dia, o proprietário do Electro Palio vai gastar apenas R$1,50 diariamente.

Com esse valor, hoje em dia, não se consegue andar nem de ônibus, quanto mais rodar de carro e ainda por cima obter alguns benefícios fiscais ou legais dependendo da região.

O Electro Palio já está disponível e a empresa realiza test drive para os interessados apenas em Uberaba – MG. Devido às características do projeto, apenas carros da Fiat são convertidos no padrão citado, visto que outros modelos poderão ter um custo muito elevado por estarem fora do projeto.

A empresa divulga o modelo em seu site e ainda dá detalhes bastante minuciosos sobre todo o processo de conversão, aquisição, legislação, etc, para os interessados.

Agradecemos a Electro pelas informações fornecidas.

  • Infelizmente como deu para ler no texto ter um carro elétrico no Brasil é muito caro e burocrático. Agora eu não sabia que existia empresa como essa, que transforma carros comuns em elétricos. Só tem em MG?

    • vendendo que eu saiba apenas a Electro. a Itaipú Binacional e a Fiat querem vender os já prontos, mas ainda sem data prevista.

    • Hodney

      Gostei muito do projeto. Agora, ficaria bem interessante se ele trabalhasse num modelo hibrido pois acredito, sua autonomia iria aumentar e muito. Em torno de 600km.

      • Crow_09

        será que dá pra converter um Palio usado?

        • R2_

          Da sim!
          Só não entendo pra que manter a caixa de cambio… Aliais, claro que entendo, é redução de custo e justamente por isso fica mais barato, mas a grande vantagem do motor eletrico é variar rotação sem caixa de cambio… vai saber, o cara com certeza entende do que faz.
          E pelo jeito fez um esquema muito bem feito.

          • DCald

            acoplar na cambio é mais facil que desenvolver uma transmissão nova… alem disso, tem a limitação de rpm do motor eletrico usado… (com as relações do Palio Fire chega a 93km/h, com as do 1.8 chega aos 120km/h)

      • DCald

        Um hibrido é bem mais complexo para converter… vc teria que manter o motor original e teria que montar o outro no outro eixo… mas dai ia ter problema de espaço e tudo mais…
        Um hibrido com o tanque de combustivel original (de 40 a 50 litros) teria tranquilamente mais de 1000km de autonomia..

        • KzR

          Parte deste problema poderia ser resolvido colocando um propulsor menor (tipo um motor de moto) que seria utilizado para recarregar as baterias. Um motor wankel seria ideal nesta aplicação.

          • DCald

            Na verdade vc tem que usar um motor de alto rendimento… não é o caso de motor de moto…
            Em algumas pesquisas malucas minhas, minha ideia era fazer um BR 800 hibrido usando um motor 125cm3 de moto… além de poluir mais (teria que adaptar uma ie – a 4 anos atras isso não era comum em motor de moto) e um sistema com catalisador e tudo mais… mesmo assim, o torque não ia dar conta de acionar o gerador o suficiente para o carro andar somente baseado em combustivel… e iria aumentar bastante peso e complexidade do projeto…
            Meu projeto atual de hibrido envolve um Gurgel Carajás… ele tem motor dianteiro e caixa de cambio na traseira (parece que nasceu para ser hibrido! hehe)… facilimo de colocar um motor eletrico no meio… depois só substituir o motor por um mais eficiente. Não que o AP 18 não seja eficiente, mas no caso preciso de algo mais economico…

    • BlueGopher

      Talvez o maior problema (não só no Brasil, mas no mundo todo) é que todo mundo elogia, e coisa e tal, mas comprar mesmo, acho que muito poucos terão coragem.
      Precisamos de um carro não só para o dia a dia, mas também para viajar nas férias ou fins de semana.
      E não são todos que poderão se dar ao luxo de ter 2 ou 3 carros.
      As próprias montadoras estimam que os elétricos terão cerca de 5% do mercado lá por 2020.
      Os maiores consumidores serão empresas de serviços.

    • DCald

      Eu já conhecia o projeto do Electro a algum tempo de uma lista de discussão sobre VEs..
      No Brasil temos vários veiculos convertidos e rodando silenciosamente por ai… mas, pelo que eu saiba, o Mauricio é o unico que está fazendo isso comercialmente até agora… tem algumas empresas trabalhando em controladores e demais componentes para nacionalizar a maior parte dos componentes e assim baixar os custos…

  • MattOKiller

    Interessante para uso Urbano restrito

    • Wellison_

      O uso restrito não seria problema, eu rodo de casa pro trabalho e do trabalho para casa todos os dias 32 Km, seria bem util, e na cidade não tem nem como passar dos 70 km/h.

    • Hadowquen

      Quem sabe as montadoras adotem a idéia, já que tem condições de oferecer um produto muito melhor…

  • SamuraiUTI

    E daí eu fico pensando (e a pergunta que não quer calar): é possível a adptação desse sistema em outros carros?
    A palavra que resume minha emoção: estupefado! Iniciativa muito boa!

    • X11auto

      Pode por no carro que quiser, pode ser até uma variante 72 que funciona!

    • DCald

      Procure por BR 800 eletrico no youtube… já tem varios… tbm já tem Fusca e Brasilia, Kombi…
      Procure sobre o Gol Eletrico do sr. Elifas Gurgel…

      A limitação da Electro é que ela desenvolveu o kit (com suportes, flanges e outras coisinhas) sob medida para o palio, dai pra colocar em outro carro teria que re-desenvolver essas peças…
      Se houver demanda, certamente vai sair kits para outros modelos…

  • brenosasouza

    Nossa! Boa noticia! Gostei bastante do preço! Um completinho, pro dia a dia, até que vale a pena, ein?

    • Sias

      Também acho isto. Para o dia a dia na cidade a autonomia e velocidade máxima estão ótimos. Chega em casa…liga na tomada… e no outro dia tá prontinho pra sair.

      • brenosasouza

        É! Pra cidade grande por exemplo vale muito a pena! Até pra cidade pequena (não tão pequena) vale a pena! Mas como um carro secundário! Viajar num carro com 10% de espaço no porta-malas e com velocidade máxima "baixa" é meio ruim!
        Por isso acho que é meio inviável comprar um Siena eletrico ou uma Palio Weekend eletrica! São mais pesados, devem gastar mais, e seriam usados só pro dia a dia! O Palio realmente é a aposta perfeita!

        • slaash

          a proposta desses carros, geralmente, é o uso diário urbano.. não para viajar.

  • osmar_jose

    Impressiona-me as montadoras, com tantos engenheiros e recursos disponíveis não conseguirem avanços tão melhores que este, e preços não melhores também.

    • Sias

      Acho que as montadoras supervalorizam o desenvolvimento deste tipo de carro para terem a desculpa de cobrar um absurdo depois, sem contar que não é nem um pouco bom para o governo deixar de usar combustível derivado de petróleo.

      Este tipo de iniciativa só mostra que com boa vontade e inteligência é possível fazer qualquer coisa.

      • tandre_br

        Para o governo, nada melhor do que se parássemos de usar derivados de petróleo, mas falta visão, por isso rola tanto incentivo ao etanol. A Petrobras lucraria muito mais exportando do que vendendo pro mercado interno, já que o preço cobrado por ela é inferior ao preço do mercado mundial. Nossa gasolina é mais cara só por causa dos impostos absurdos e ridículos.

        • roms_martinho

          Não é verdade em totalidade. Para o governo nosso é importantíssimo que os brasileiros continuem a usar combustível fóssil, devido novos investimentos multibilionários da Petrobrás? Ou você acha que essa indefinição de incentivoa carros elétricos não foi lobi da Petrobrás?

    • Del

      Ao que parece o futuro dos automoveis é eletrico, no Brasil isto é contrário aos interesses da Petrobras, usinas de álcool, etc.

  • Guilherme_M

    Tem mais apelo ambiental que um Smart, é a mais barato que o mesmo.
    Como o uso seria em sua maior parte urbano, o porta malas não é tão necessário.
    Deu para reparar que o motor é menor que um motor convencional, então não seria melhor por o motor na traseira e as baterias no capô. Pois na traseira o motor poderia fiar em situado bem embaixo, mas talvez elevaria o custo do projeto.
    Mas vale a pena, se for levar em consideração que outros modelos ambientais como o 500, o Mini Cooper e o Smart Fortwo são mais caros e emitem poluentes, apesar de serem econômicos. E o Palio também é mais espaçoso que um Smart ou 500.
    Vale lembrar que com 1,50 não da nem para um litro de gasolina em um motor a combustão interna, mas da pra rodar um mês com um elétrico, e é melhor para o planeta, neste sentido, vale ainda mais a pena que um modelo á diesel ou flex.
    Vale lembra que se uma montadora produzisse uma conversão dessas de série seria mais barato, pois neste caso, compra-se o carro, e depois converte-o havendo duas margens de lucro, em um carro de série, haverá apenas o lucro da montadora, podendo ser vendido por 45 mil talvez.

    • Luiz_Fernando

      Meu caro, Smart Fortwo, Mini Cooper e Fiat 500 não são nem de longe modelos ambientais, e sim MICROCARROS ;)

      Agora, a Polícia Federal de Minas Gerais poderia tomar a iniciativa de comprar algumas 100 ou 200 unidades de patrulha desses Electro Palios, mesmo que sejam para os menores usos (devido a baixa autonomia de apenas 70km), para incentivar o uso de elétricos no Brasil.

      • Paulo_Ricardo

        mas o cara só consegue fazer 20 conversões por mês…

      • sam_85

        putz, se a policia ja nao pega os bandidos com o carro normal imagina com um eletrico com baixa autonomia e velocidade maxima.

    • Sias

      Se ele fosse de origem da Fiat ou qualquer outra montadora pode apostar que seria bem mais caro…. Na mão deles este tipo de projeto teve tantos milhões gastos em desenvolvimento e bla bla bla….e aí enfiam a faca.

    • X11auto

      O motor na traseira neste caso não da, pois o motor tem que estar ligado ao câmbio que é original e esta na capu!

  • GabrielTC

    Não gostei… parece mais um remendo do que um carro elétrico de verdade.
    É bom para o meio-ambiente e tal, mas devemos lembrar que uma parte da nossa energia advém de termoelétricas e da Energia Nuclear… o que basta ter um carro elétrico… sendo que aumentará a demanda de energia?

    • Luiz_Fernando

      cara, vc é tão esperto, que é preferível termos um aumento na demanda de energia elétrica que um aumento na demanda de petróleo, que polui e prejudica muito mais o meio ambiente, tanto no seu uso como na sua retirada (pode ocorrer vazamentos, etc.) –'

      • GabrielTC

        Isso é uma opinião minha! E sim, eu quero economizar, pois eu NÃO sou da Região Sul-Sudeste, dependemos de TERMOELÉTRICAS, sabe o que é isso? Com certeza deve saber. É uma energia CARA (Por mês vem 300 a 500 reais em energia.) e ainda por cima bem poluente… Então como fazer?

        • pablogarcia

          Ué, mas por aí o pessoal anda reclamando da construção de uma grande hidroelétrica. Então fazer o que?

        • DCald

          Gabriel… mesmo a energia vindo de Termoeletricas o rendimento final é maior com o carro eletrico… não vou fazer continhas aqui pq to com preguiça… Pesquise no Google (pesquise por trabalhos serios com base cientifica, não artigo de padeiro falando sobre energia nuclear)…

    • Sias

      Temos muitas hidroelétricas no Brasil, só Itaipú supre boa parte do sul, sudeste e centroeste.

    • mcvozes

      Um carro eletrico de verdade tem…ahn, motor eletrico. O que vc queria? estamos no Brasil, e pelo tipo que apoio igual ao que vc está dando continuaremos no Brasil.

    • Paulo_Ricardo

      tinha q ter alguém pra falar besteiras…

    • PauloJr

      Vai se informar melhor antes de sair falando besteiras.

    • tandre_br

      Energia nuclear é segura e LIMPA.

      Nossas termoelétricas estão começando a usar gás natural, que é muito mais limpo que gasolina.

    • leitorNA

      as hidrelétricas jogam energia fora de madrugada, porque o consumo diminui e os operadores não podem simplesmente fechar as comportas.

      Os carros elétricos são abastecidos de madrugada, justo no horário que a demanda é menor, aproveitando eneriga que de outra maneira seria jogada fora, pois nem seria gerada na usina.

      O carro elétrico é solução, não é problema!!

    • stormfelix

      nao sei onde voce mora, mas no Brasil a energia elétrica vem quase na totalidade de hidrelétricas.

  • felipe_pereira

    Se fosse 52k num 4 portas, modelo atual, e completo eu até iria facil, quem sabe um dia isso seja uma realidade! Boa iniciativa!

    • Victor Hugo

      Obs: Fui numa css fiat e me ofereceram Palio 1.6 completasso a 49mil e naum eh o dualogic!

    • Paulo_Ricardo

      acho q deve custar uns 2 mil a mais só se for de acordo com o valor cobrado pela fiat (e provavelmente é)

    • pablogarcia

      52k num 4 portas, modelo atual e completo é o preço só do carro. E o valor da conversão?

    • DCald

      A conversão custa 29mil vc levando o carro pra ele… vc pode levar um Palio Top e pedir pra converter… ele fez com o Fire 2pts pq é o mais barato de todos…

  • PatrickKoba

    Apesar de ser mais barato que os preços das montadoras, ainda acho caro e pouco viável… com essa diferença de preço dá para rodar MUITO na gasolina, e com porta-malas! Tem que ser bom para o bolso também, não só para o meio-ambiente… aliás, energia no Brasil não é algo muito barato e em abundância.

    • pablogarcia

      Calcula bem que você está errado.

      • MarcLP

        1.500km/mês a 10km/l a 2,59 o litro… levaria 6 anos e pouco pra empatar os 29.000. Desconsiderando o aumento na conta da luz né. Acabaria levando uns 7 anos pra empatar. É tempo… Mas ai é só um problema do preço da conversão que deve ser amenizado com escala.

    • brenosasouza

      Pelo que você vai economizar, ele não é caro e pouco viavel não!
      A proposta desse carro é uso do dia a dia. Ir pro trabalho e voltar! Não tem porque o uso do porta malas! Não é pra sair pro final de semana com a familia!
      E mesmo com a energia sendo cara, é mais economico que a gasolina!
      É só você fazer as contas! Com certeza teria uma economia com esse carro!
      Pra mim é uma boa pedida sim!
      Mas tendo um segundo carro pra rodar na estradas!
      Acho que quem pode pagar 53 mil tem um outro carro pra sair no final de semana! Aí sim é uma otima aposta!

    • leitorNA

      Todas as madrugadas as usinas hidrelétricas deixam de gerar milhar milhares de KWatts porque são obrigadas a deixar a água passar sem movimentar as turbinas, devido ao baixo consumo do horário.

      Os carros elétricos consumiriam essa energia, e diminuiriam o consumo de etanol gasolina durante o dia…

  • Sky_R32

    Muito boa a iniciativa desse engenheiro, meus parabéns.
    Agora, fica visível que se tivesse algum tipo de incentivo por parte do governo, daria pra reduzir pelo menos 10k de reais desse preço, deixando o preço mais perto dos carros "populares" normais e ficando economicamente viável.

  • CanalhaRS

    Esta empresa é a prova de que falta vontade nas montadoras para trazer os veículos elétricos para Brasil. Tomara que a iniciativa deles seja valorizada e surjam outras empresas pela brasil. A tecnologia é limitada ainda, mas com o aumento da demanda e evolução destas tecnologias poderemos ter daqui a alguns anos carros tão ou mais eficientes que os elétricos estrangeiros

  • Jacques

    Ótima iniciativa! Torço pra que dê certo!!! :D

  • GMV4545

    Eu compraria mesmo sendo muito caro, mas em nome do MEIO AMBIENTE.

    • itanium3

      Nada de excessos mas pqp! Eu também pegaria um desses!

      Ando num carro sozinho para meus afazeres (trabalho/facul) na cidade todo dia. Um carro elétrico para cidade é perfeito!
      Se kiser, ainda pode tirar o banco traseiro pra fazer o que quiser (carregar coisas).

      Agora pra viajar e tal… ainda precisaremos de no mínimo um híbrido.

  • Paulo_Ricardo

    q ótimo!!!!

    exelente iniciativa, parabés a esse engenheiro.

    agora só falta ele desenvolver um híbrido e que possa ser recarregado através douso do motor a combustão, aís seria ótimo pra usar nas rodovia também.

    e o mais legal de tudo: dá pa azer um borachão arrumado de primeira kkkkkkkkkk

    • Crow_09

      Também pensei issso kkkkk

  • cartmanmsi

    Fico imaginando como fica a revenda de um carro destes? Daqui, sei la, 10 anos?

    • Crow_09

      fico imaginando o planeta daqui uns 10 anos

    • pablogarcia

      Ué, como é a revenda de um pálio daqui 10 anos? Fora que até lá a onda verde será bem mais forte.

    • brenosasouza

      Eu não pensaria nisso… Pensaria na economia que ia ter com o carro! O carro se paga em alguns anos, em relação a um com gasolina!
      E daqui a uns anos o conceito "verde" estará muito mais forte! Com certeza não será desvalorizado!

    • Paulo_Ricardo

      tenho certeza que custará mais caro do que for comprado se a demanda for maior do que a produção…

  • GuileBR

    Por esse preço, continuarei poluindo o meio ambiente com força.

    • Que bom que pensa assim! (tom de ironia)

    • pablogarcia

      E a banana de bosta vai para…

      • itanium3

        eurialto

    • Paulo_Ricardo

      pena q existe gente burra como vc ainda

  • BlackBurNbr

    infelizmente se botar no papel o gasto altissimo para comprar esse carro, e dpeois o gasto de energia para ficar recarregando ele TODO DIA, manutencao ao longo do tempo (mesmo sendo barata), e etc……. no fim das contas, um palio a gasolina normal vai ser mais viavel…………..legal vai ser quando tiver carros ''oficiais'' eletricos com preco bom, boa autonomia e etc…….. aí so fazer um gato de energia em casa, e recarregar de graça kkkkkkkkkk

    • _Campus_

      Trágico e cômico. Quando essa tecnologia se difundir no país, é exatamente isso que vai acontecer.

    • Paulo_Ricardo
    • DCald

      Cara, recarregar em casa todo dia sai mais barato do que ir 1 vez por semana no posto de gasolina… a manutenção de um veiculo eletrico é infinitamente mais barata que um a combustão (nao tem troca de oleo, filtro, vela, etc…) motores eletricos duram muito mais do que os a combustão (menor quantidade de peças moveis)…

  • Die_BL

    Convenhamos… mas o seguinte….é claro que o carro é um passo à frente e tal e mais todos aqueles papos… eu estou feliz com o progresso que é inivador e muito legal, é só pensar o carro é movido a eletricidade… isso é FANTÁSTICO!!!, pensem e no BRASIL?????, haauhahsuuhs Muito Bom estou muito feliz… HAHAHA << gaitadas…aqui em casa de felicidade… mas pera ae tem um porém… incrivel como sempre tem 1… husahuhsua… continuando …. EM UM PÁLIO!!!!!!!!!!!!!?????????????????????????????????? FUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU, ISSO É UM MÁXIMO TAMBÉM,POR QUE???? é um carro de baixo valor e significa que as pessoas de renda menor poderão comprar!!! =D " MEU DIA tava quase completo de felicidade, mas…. por quase 53 mil????? em um carro do anos ao retrasado quadrado?????? afff, que isso FIAT SÓ MUDou O MOTOR CARRO que é O MESMO….. eu entendo que é laçãmento e toda aquela historia de ser a primeira a colocar motor eletrico no Brasil <<< isso vcs irão durante uns 10 anos mais ou menos daqui pra frente… mas pera ae colocava pelo menos no novo pálio!!!! esse palio ae do tempo do bumba já deu o que falar!!! usauhus, FIAT MÃO DE VACA! =D, mas tá de parabéns pro trazer essa tecnologia magnífica para o BRASIL. … tá me comovendo. =D

    • TheDuka

      Cara… se eu entendi bem a FIAT não teve nenhuma participação significativa nisso. Foi iniciativa do próprio Maurício dos Santos Anjo que por não ter nenhum apoio por parte de alguma montadora iniciou o projeto por conta propria com um modelo que eu acredito que tenha sido adquirido com recursos próprios (Foi o investimento dele). Como strada, weekend são da linha palio também, acabaram ganhando o pacote! E como a fiat ja ajuda no projeto de Itaipu, talvez ele tenha feito alguma visita a eles para conseguir mais informações sobre o projeto deles e aplicar em seu projeto. Como lá é feito em cima de um palio weekend, o palio economy seria o mesmo carro mais barato.

    • pablogarcia

      Cara, tua idéia é até bacana mas, aprende a ler e depois volta.

    • Paulo_Ricardo

      anta

      a fiat tem nada com isso naum

    • DCald

      Cara, o primeiro eletrico brasileiro foi o Itaipu E-150 (prototipo) em 1974… no começo da decada de 80 a Gurgel comercializou o Itaipu E-400 e E-500 (furgão e picape) tinha autonomia de 80km e velocidade maxima de 80km/h… problema era o preço das baterias..
      Essa conversão não tem nada a ver com a Fiat… foi feita por um empresario de Uberaba… mas é basicamente o mesmo que a Fiat fez nos carros de marketing dela (usou um kit de conversão importado)… só que o "oficial da Fiat" CUSTOU (segundo a FIAT) 145mil reais a unidade! huahuahua… e tem o mesmo resultado desse de 52mil (que comprou o carro da FIAT jogou o motor fora – na verdade ele vende os componentes) e depois converte e vende o carro…

  • RodrigoVilaca

    PIOR que o preço, elevado, mas ecologicamente justficado, achei inaceitável a perda de espaço para bagagens. :@

    • Pedgeraldes

      Pelo amor de Deus, que que tua esposa faz tanta questão de levar num trajeto de 70KM?!

    • DCald

      Compra a versão Weekend… vai ter o porta-malas de um Palio Hatch…

  • Witel

    otima iniciativa, qualquer avanco que tivemos é um grande passo, estava olhando o site, pro pessoal que mora em sp esta otimo, nao tem rodizio, e o pessoal de alguns estados são isentos de IPVA, o valor pago no carro se compensa logo logo…
    eu acho que vou pra MG, comprar um pra mim..

  • Parabéns pela iniciativa. Ponto negativo para a FIAT pela demora em aprovar o projeto.
    No Brasil é assim mesmo, ou o cara mete a cara, ou sempre ficará como está.
    Desejo o maior sucesso para essa empresa brasileira, e que possa abrir a gama para outros veículos, e inclusive outros pontos no país, principalmente São Paulo e Brasília.

  • X11auto

    Um opção que pode ser feita para trabalho urbano seria passar as baterias para o lugar dos bancos traseiros e liberar o porta malas!

  • eduardogege

    Gostaria de saber o custo para recarregar essas baterias durante 10 horas diariamente.
    No meu ponto de vista, até mesmo esse pálio é um elétrico inviável.

    – Baixa autonomia: você vai ter um carro de 50mil e não pode viajar com ele? A possível solução com certeza irá utilizar derivados do petróleo.

    – Alto custo: Mesmo sendo "barato" para um elétrico, pagar 52mil em um Palio cheio de baterias no porta malas é meio complicado.

    • pablogarcia

      Concordo. Faça melhor.

      • eduardogege

        Já está feito, porém com custo ainda maior.

        Uma bela alternativa seria um híbrido daqueles motores diesel supereconomicos usados na europa com algum elétrico.
        Porém ainda acho que as baterias precisam evoluir muito para termos bons resultados e que sejam economicamente viáveis.

        • pablogarcia

          Se o custo é maior não está feito. Faça um melhor e mais barato.

    • Paulo_Ricardo
      • eduardogege

        Eles esqueceram de colocar na "tabelinha" a diferença de preço entre um Palio normal e um "Electro".
        Além disso, se não poderei utilizar para viagens, vai ser difícil fazer 20mil km por ano apenas na cidade.

        A idéia realmente é boa, mas ainda não é viável.

    • DCald

      Sugestão… tenha o eletrico para deslocamentos urbanos e alugue um outro carro quando for viajar (dai vc pode até escolher de acordo com a viagem… pequeno e economico, medio potente ou até mesmo furgão ou picape CD… )

  • Thiago_Bosco

    É uma boa iniciativa, mas a FIAT podia dar um maior apoio a essa empresa e principalmente o governo federal, mas acho que com essa onda do pré-sal vai demorar muito para termos carros elétricos com um custo x benefício realmente competitivos no Brasil.

    • DCald

      A Fiat poderia vender o Palio sem motor…
      Ah… tinha esquecido… ela já faz isso… hehehe

      • Thiago_Bosco

        ou podiam fazer essa modificação no Gol g5, já que depois de uma semana rodando o motor já bate pino, ai é só jogar fora e botar o elétrico né? ¬¬

        • DCald

          Outra opção seria fazer reciclagem de veiculos… pegar uns usadinhos dar uma revisada geral e converter… se fizer kit pra linha VW AP vai vender horrores (linha gol, santana.. se bobear, até escortinhos se beneficiariam)

  • FabioEsp

    Ainda estou surpreso com a reportagem e com a brilhante audácia da empresa. Estão de parabéns! Projetos com os pés no chão merecem todo o sucesso que puderem alcançar. A FIAT, com milhares de reais em pesquisas só conseguiu até agora um carro de mais de 140 mil. E fica colocando a culpa no governo (que, óbvio, também tem sua parcela de culpa, porém não exclusiva). A Electro tá aí pra provar que o elétrico nacional já é bem possível.

    • DCald

      O governo fez a parte dele… IPI igual aos flex 1.nada… (antes era 25% o IPI)
      A FIAT que abra mão de parte do lucro absurdo e dai já se torna absurdamente viável…

  • AJPINHEIRO

    pela 1ª vez na vida eu sinto vontade de ter uma palio….

  • davi_auto

    Interresante esse trabalho que eles fazem, e tbm é muito mais bararto que os carros elétricos que andam vendendo por aí!!!!!!!

  • pablogarcia

    O custo a mais do carro em 5 anos você recupera com a economia de combustível. Tem cara reclamando das 10 horas na tomada, mas acha que isto custa quanto? Muito barato.

    Aos que acham caro, além de recuperar o dinheiro com a economia ao rodar em alguns anos, lembre-se que é o elétrico mais barato atualmente possível.

    • pedraoctba

      Que economia? E a energia eletrica, vc acha que ela é de graça? O $$$ que vc gastava no posto, vc gastará na conta de luz, não existe isso de "economia" com o carro eletrico, e ainda digo mais, vc gastará muito mais.
      Ao aumentar o consumo de energia com os "carros eletricos" vc aumentará o preço da energia eletrica, pois aumentando demanda e com mesma oferta o preço sobe. Aí quem não tem carro eletrico, vai ter que pagar para uma minoria do país ter um "brinquedo" novo. Ou seja, o trabalhador que precisa de energia para sua geladeira, ou para seu chuveiro, vai ter que pagar mais caro para bancar o brinquedo da classe alta! Legal né?

      • Paulo_Ricardo
        • pedraoctba

          Tabela do fabricante vai dizer que ele é mais caro? A Coca Cola e a Nestle eram famosas por inventar beneficios em seus produtos que nunca foram provados.

          Alem disso, como falei, ao aumentar a demanda com a mesma oferta de energia esse preço de R$ 0,59 vai aumentar MUITO, alem de que a oferta não será suficiente, sendo necessárias outras termo-eletricas ou hidroeletricas (e mais poluição), o que vai forçar as empresas de energia a jogar na conta do consumidor os custos com esses investimentos. Daí esse Kw/h de R$ 0,59 vai para R$ 0,65 daí para R$ 0,70 e assim até chegar a R$ 1,00 e todo mundo, mesmo quem não tem essa p*** de carro eletrico terá que pagar para os "Playboys" desfilarem nas faculdades com seus carrinhos!

      • DCald

        Cara… tá tudo errado o que vc falou ai…
        Temos um desperdicio de energia absurdo durante o periodo noturno… energia sendo produzida e sendo jogada fora pq não é armazenada… recarregando seu VE a noite, vc armazena essa energia que seria desperdiçada…. logico que vc vai pagar por ela… mas sai bem mais barato que a gasolina (vc não leu o texto, né? fala a verdade!)

        • pedraoctba

          Antes de tudo li o texto e dei boas rizadas com ele, pois é bem ridiculo. E me diga onde esta errado o que falei.

          Bom, desperdicio de energia a noite? Não sei se vc sabe, mas a noite a capacidade de produção é reduzida ao nivel minimo operacional, ou seja, só roda o necessário, e necessário para o consumo a noite, sim ele existe e é bem grande, pois muitas empresas tem maquinas e equipamentos que consomem energia a noite. Se vc começar a carregar bateria de carro, e não serão poucas, esse periodo que temos menor consumo, teremos maior consumo e maior produção de energia, ou seja, troca seis por meia duzia, alem de que, a maioria não ficará carregando a noite, seja por esquecimento ou por não poder se dar o luxo de esperar até a noite. Claro que a noite carregando diminuiria o estresse da rede, mas o consumo e a poluição, assim como o dispêndio existirá.

          • DCald

            Produção só é reduzida nas termoeletricas… nas hidreletricas não reduz não, continua tendo muito desperdicio de energia gerada e não utilizada…

            Cara, to na duvida… qual é o seu problema? Vc mora ao lado de uma termoeletrica e tem raiva disso, ou é dono de um posto de gasolina e está preocupado?
            Relaxa cara, ainda vão continuar vendendo combustivel por muitos anos… os eletricos vem apenas para amenizar esse absurdo que está sendo o crescimento de demanda…

            • Paulo_Ricardo

              boa cara

            • pedraoctba

              Meu problema é que sou contra os carros eletricos? Não posso ter essa opinião? Não posso dar meus argumentos? Estranho que ao inves de darem contra-argumentos as pessoas preferem atacar a pessoa, o pessoal parece até o Serra!
              Não moro perto ou nem sou dono de um posto, se for por esse mesmo raciocinio posso dizer que vc é dono de uma termo-eletrica ou de montadora não é mesmo?

              Alem de que, em periodos de baixa produção de energia, a vazão nas hidroeletricas é diminuida, produzindo menos energia. Eles não param em 100% pois necessita produzir para atender uma demanda e alem disso, o fato de desligar o sistema e ligar novamente gera um desperdicio de energia.

              • pablogarcia

                A sim, eles fecham a barragem e deixam a água vazar por cima. Meu k7.
                Fora que mesmo no mínimo de produção, ainda sim sobra energia.

                Até agora você não deu nenhum argumento válido pra ser contra os elétricos.

        • Paulo_Ricardo

          esse cara é um retardado mental, um coitado q não quer enxergar o q está à frente dele.

          um imbecíl anti ambientalista q está tentando (de maneira frustrada lógico) a mudar a nosa mentalidade, liga não

          • pedraoctba

            Pena que tenho argumentos e vc não, e alem disso, sei o que é uma Locomotiva, diferente de ti!

            Sim, odeio ambientalista, são todos falsos, hipocritas e querem apenas $$$ e não estão nem aí para o mundo. E não quero mudar a mentalidade de ninguem, cada um que pense o que quiser, só estou expondo os fatos, coisa que vc não fez!

            • Paulo_Ricardo

              tá, vc acha mesmo q ambientalista só pensaem dinheiro, então era pra eu estar rico!!! aliás tendo uma ong, eu poderia tá andando de pajero, ou coisa parecida, mas não, eu ando de classic, minha tia tem uma ong e também e nem sequer carro têm.

              é… somos realmente todos falsos…

              um locomotiva pode ser movida tanto a disel, quanto a eletrecidade, quanto a gá naturall, tem propostas para locomotivas movidas a hidrogênio (tecnologia cara e ineficaz aidnda) e o principal, já ouviu falar em biodisel? é… acho q não…

          • pablogarcia

            Também acho os ambientalistas todos falsos. Ou alguém acredita na Marina e no PV por exemplo? Mesmo assim acho os elétricos vantajosos. Ainda haverá poluição? Sim, haverá e daí? Foda-se, o que importa é que no final das contas será menor e menos agrassiva a saúde das pessoas.

            • Paulo_Ricardo

              então eu sou falso né?

              vlw…

              • pablogarcia

                Não te conheço. Mas os "grandes" pelo menos sim. Não falo dos pequenos, claro que tem gente bem intencionada, mas um PV, uma Marina ou um Greenpeace da vida é balela.

                A WWF até posso dizer que é séria, mas não boto minha mão no fogo.

      • pablogarcia

        Cara você nem sabe o que é uma conta de luz, porque se soubesse saberia quan não há como comparar o preço da energia elétrica com o da gasolina. Precisaria recarregar o carro 5 vezes por dia pra gastar 125 reais que é o valor de 1 tanque.

    • pedraoctba

      Esse papo "verde" é verde de $$$, montadora alguma pensa em meio ambiente, ou melhor empresa alguma pensa nisso, o que elas querem é fazer dessa moda carros muito mais lucrativos para ela, e que se foda o meio ambiente, pois alguem aí ja pensou de onde virá toda essa energia? Hidroeletricas são mais poluentes do que termo-eletricas, pois necessitam de grandes quantidades de material e energia para serem produzidas, nucleares vai no mesmo barco, polui-se muito para faze-la e seus residos não são nada limpos. Isso sem falar as termo-eletricas que jogam toneladas de carbono na atmosfera por hora…
      Mas temos que ser verdes, como uma certa candidata que era verde, mas seus santinhos eram de papel a custa de milhares de arvores!

      • Paulo_Ricardo

        pode-se reciclar papel o fala bosta e esses ''santinhos'' são de papel reciclado.

        • pedraoctba

          Vc foi lá perguntar? Não né.

          Alem disso, papel reciclado vai diversos produtos quimicos. Aqui em Araucaria no Pr, tem uma grande fabrica de papel resciclado e fica ao lado da Repar, que é uma refinaria. A refinaria polui menos do que essa fabrica de papel.

          • Paulo_Ricardo

            então para de usar papel idiota.

            • pedraoctba

              Pq? Eu não sou um "eco-besta" como vc! Eu uso papel, seja reciclado ou não, uso carro a gasolina poluente ou não, não estou nem aí se o planeta vai aquecer ou não, pois quero apenas viver minha vida, sem ficar com essa de ecologismo ou sustentabilidade, pois na hora da verdadeira ecologia e sustentabilidade que é diminuir o consumo, o superfulo, ninguem (inclusive vc) liga!
              Agora quem prega o "desenvolvimento sustentavel", a "onda verde" mas na hora da ação é igual a uma pessoa que nem dá bola para isso, o nome para isso é hipocrita! Hipocrita como vc e aquela idiota que fica se preocupando com indio e arvore para gringo achar bonito, e o povo brasileiro que se foda sem luz e sem desenvolvimento…

              • Paulo_Ricardo

                ha é sério???

                então me explica pq na europa de dez anos pra cá, o nível de poluição caiu? em safada?

                me diz então o que vc acha melhor, hidrelétricas alimentando carros elétricos ou petroleo sendo derramado nos mares e rios?

                o que é melhor pra vc usar sacola plástica e descartá-la ou usar sacola reutilizável?

                o que é melhor pra vc, derrubar árvore toda vz que precisar de papel ou pegar a montanha que existe e transformá-lo em papéis utilizáveis?

                reciclar pláticos e peças eletrônicas? pra que???

                vamos arrancar mais da natureza e crescer cada vez mais as montanhas de lixo até não termos mais onde sentar.

                que tal???

                imbecíl.

                • pedraoctba

                  Não caiu fofa, aumentou, pois na Europa Oriental para satisfazer a demanda energética estão usando usinas termo-eletricas a carvão (carbono puro!) altamente poluente. Isso parou um pouco de 2008 para cá devido a crise financeira que diminuiu a atividade economica de fabricas e isso gerou menos consumo, mas quando a crise passar em todos seus sintomas (em 2011 ou 2012) a escalada de poluição aumentará significativamente.

                  Playboy, hidroeletricas precisam de petroleo, muito petroleo, cimento, calcario, pedra, madeira, metal e agua para serem feitas. Se vc sair do seu mundo de faz de conta saberá disso. Alem disso, petroleo continuara sendo derramado, pois as termo-eletricas necessitarão ainda de oleo para fazer seu carro eletrico funcionar champs, sacou? A já ia esquecendo, hidroeletricas criam lagos artificiais, sem algas e que acabam com uma quantidade enorme de arvores que consomem CO2, ou seja, quando vc alaga para faze-la, cria um enorme "buraco" na capacidade de consumo de CO2 pelo ambiente. Viu como vc é um tremendo de um burro! Fica quieto e volta para o video-game.

                  • Paulo_Ricardo

                    o retardado.

                    as baterias são recicláveis.

                    ninguém vai diminuir o consumo de papel e plástico por conciência ambiental.

                    as hidrelétricas precisam de petróleo SoMENTE para funcionarem e serem construídas.

                    é muitíssimo diferente de uma termoelétrica movida a carvão o ignorante.

                    a quantidade de óleo utilizada por um motor elétrico é milhões de vezes menor do que um motor a combustão retardado. (tú não entende é porra nenhuma de mecânica, aliás o q vc é?)

                    ha e naum me diga q afoga um monte de árvores… sério????

                    ANIMALLLLLLLLLLL algas marinhas fazem as mesmas coisas q uma árvore faz!!! ou vc é dakeles idiotas que acreditam q a amazônia é o pulmão da terra????

                    a vai, para q eu to caindo na gargalhada já.

                    sonhe com os morcegos o burro asno.

                    • pedraoctba

                      Tá nervosinha ein! To tirando a menina do sério…
                      Sim, são recilcáveis e como são, existem milhares delas no mundo a fora, sendo reciclavel partes como o aluminio e plastico que a recobre, mas seu nucleo que é o material toxico e poluente não é reciclavel.
                      Como não? Claro que irão, desde que sejam educadas. Tem muita empresa que reduziu muito o consumo de papel e plástico, alem de que quando surgiu o PC diziam que não necessitaria mais de papel nas empresas e o resultado foi o contrario.
                      Sim, para serem construidas e mantidas e precisam de MUITO material que agredirá e MUITO o meio ambiente.

                    • pablogarcia

                      Ok, você tem a opção de morar ao lado de um termo e de uma hidro. Qual escolhe?

                    • pedraoctba

                      Termo-eletricas não são somente movidas a carvão, e alem disso, tem movidas a gas e oleo combustivel, algo extremamente poluente. O problema é que uma termo-eletrica custa 100x menos e é feita em 10x menos tempo do que uma hidro-eletrica, ou seja, são essas que iram se proliferar, alem de que, para a hidroeletrica vc precisa "matar" um rio para faze-la alem de ter condições geograficas para tal.

                      Motor eletrico não precisa de oleo, precisa de energia eletrica, e essa virá do oleo, sendo o consumo muitas vezes maior ou igual ao de um carro a combustão. Alem de que, a poluição do oleo é carregado de particulas pesadas, como o enxofre e chumbo.

                    • pablogarcia

                      Matar um rio? Em foz isso não aconteceu? Porque será. E não é você que toca o foda-se pra isso? Preocupado porque?

                    • Paulo_Ricardo

                      umas das termoelétriicas mais poluentes expele por megawatt/hora 3 toneladas de carbono.

                      um carro elétrico consome emm 80km cerca 20 kw/hora.

                      um carro dos mais limpos possíveis a combustível fóssil, expele cerca de 100g de co2 por km…

                      faça as contas (se é q vc sabe fazer) e veja o que polui mais. se a é a mesma quantidade de carros elétricos ou o q expele 100g/km.

                      vc vai ter uma ''surprezinha''.

                      isso falando das mais poluentes, existem menos poluentes e akelas a gás e a biodisel q poluem bem menos.

                      faz as contas o 5 aninhos.

                    • Paulo_Ricardo

                      correu da discussão, foi?

                    • pedraoctba

                      Sim, afoga, e como vc é bobinho e não sabe, pois não chegou a 8ª serie, arvores consomem Co2 e expelem O2, mas elas respiram esse mesmo O2, sendo que seu beneficio se dá pelo consumo do CO2. Algas marinhas consomem CO2 e expelem O2 mas não consomem ele novamente, alem de fazerem esse processo 24horas diferente das arvores que é somente quando tem luz. Ou seja, ao "afogá-las" vc diminui o consumo de Carbono da atmosfera, e não é a toa que esse é o principal ponto que os desmatamentos fazem contra ao ecosistema.

                      Cara, como vc é infantil, maldita inclusão digital, nem escrever vc sabe e nem argumentos tem. Procure sua turma de colegio particular e va brincar de pokemom e seja um alienado.

                    • pablogarcia

                      O O2 nós humanos consumimos, então fica susse.

                      "Algas marinhas consomem CO2 e expelem O2 mas não consomem ele novamente, alem de fazerem esse processo 24horas diferente das arvores que é somente quando tem luz.". Portanto posso entender que as algas são melhores que as arvores.

                    • Paulo_Ricardo

                      ha sério???

                      e qual é o lado ruim disso q eu ainda não ví???

                      vc estudo biologia???

                      sabe q os responsáveis pelo oxigênio na terra foram os estromatólitos que quebravam as moleculas da água fzendo o O2 subir? pq as algas tem q consumir o oxigênio? quem consome somos nós, já as árvores os consomem també, então…

                      burro, nem sabe o q fala.

                • pedraoctba

                  Com relação a sacola, estamos falando de carros eletricos e não de sacola ou garrafa pet, essas por sinal a 20 anos foi anunciado (como agora o carro eletrico) como uma solução e virou na realidade um mega problema.
                  Com relaçao ao papel, o melhor é diminuir o consumo, pois se vc ganha por uma lado ao derrubar menos arvores (essas a maioria é de plantações para esse fim) vc perde e muito, na poluição gerada para a reciclagem do papel, onde necessitará de produtos quimicos e agua, e seus residuos vão para a atmosfera ou para lagos, rios e lençois freáticos.
                  Com relação a arrancar da natureza, sinto muito, mas com o tal carro eletrico estaremos fazendo muito mais isso do que de outras maneiras, pois se já temos montanhas de baterias de celular, não precisa muito para daqui a pouco termos montanhas de baterias de carros, altamente toxicas e poluentes, mas como ela é "verde" não tem problema né champs?
                  Que tal? Acho que vc vai ter pesadelos hj a noite….

                  Perdeu Playboy!

                  • pablogarcia

                    "não precisa muito para daqui a pouco termos montanhas de baterias de carros, altamente toxicas e poluentes"

                    Chorei agora.

              • Paulo_Ricardo

                o que vc acha que polui mais? ferrovias carregando todo o material pesado, ou dezenas de milhões de caminhões e motores disel fazendo o mesmo???

                o que vc acha melhor? usina a carvão ou eólicas???

                vai idiota, vamos lá, o que mais vc tem contra aos (econazitas)?

                vc prefere um supereporytivo que consome 2litros por km ou que consome 30km/ litro???

                hein?????

                vamos lá, dono da verdade???

                energia solar???

                MAS QUE BESTEIRA NÉ????????

                • pedraoctba

                  Vc sabia que as locomotivas são DIESEL-eletricas? Vc já viu uma? Viu quanta fumaça faz? Cara saia de casa um pouco..
                  Eólicas rendem muito pouca energia pelo custo, não é economicamente viável, vive de subsídios estatais, alem de ser um banho de sangue contra passaros principalmente em areas costeiras, vide o que houve no mar do norte na Dinamarca, Holanda e Noruega, pois os passaros marinhos queriam fazer ninhos nelas e nem precisa dizer o resto, onde os encarregados da manutenção chegavam as helices estavam cheias de sangue e pena.
                  Eu contra os idiotas como vc? O fato de vc ser idiota, e não ter conhecimento minimo do que fala e defende, vide essa da locomotiva.

                  • Paulo_Ricardo

                    ha então quer dizer q todas as locomotivas são a disel???

                    por aí agente vê o nível de conhecimento. quer dizer q vc acha também que uma locomotiva vai póluir mais do que 300 caminhões??? interessante…

                    quer dizer q não existem locomotivas movidas a gás natural também… hmmm…

                    valeu o ''dono da verdade''

                    • pedraoctba

                      Sim, cara vc é muito burro, as locomotivas possuem motores diesel, que geram energia e repassam a motores eletricos localizados perto das rodas para eles as moverem. O motor eletrico é necessário para reduzir peso, pois com tantas rodas precisariam de muitas peças de transmição como eixos, diferenciais e etc.

                      Não vai ser mais poluente que 300 caminhões, mas produz poluição e produz menos pois o arranjo da locomotiva com os vagões torna ela mais eficaz. Agora se vc ficar levando 50T de carga para um Ponto A ao Ponto B 30Km de distancia, uma locomotiva produzirá mais poluição do que 5 caminhões no minimo.
                      Olha, locomotivas a gas natural ainda não existe e quem esta falando isso é vc.

                    • pablogarcia

                      Com a diferença que a locomotiva polui por 10 caminhões e carrega a carga de 50 por um preço muito menor, ou seja: vale a pena.

                  • Paulo_Ricardo

                    ha e o problema das aves se resolve colocando akelas telas finas de galinheiro em volta das hélices.

                    falta só vontade de fazer isso, nada mais, assim nenhuma ave morrerá.

                • pedraoctba

                  Super-esportivo? Bem considerando que menos de 2% da população de carros anual é desse tipo e eles andam em média 5mil Km ano, se vc contabilizar todo o combustivel e Co2 jogado na atmosfera deles anualmente, é centenas de vezes menor do que os milhões de carros urbanos produzidos anualmente, que rodam em média 4 a 5 vezes mais do que um esportivo. E agora, quem polui mais? Só uma dica, a resposta para o dilema ecologico esta aqui, não é um carro ser pouco poluente, e sim ser racionalmente usado e sem desperdício. Carro "ecologico" por ser em tese menos poluente, roda bem mais e no final das contas, polui igual ou mais do que o carro "sujo".

                  Sabe, nisso concordo, a energia solar é uma solução, pois em tese é de graça, fotocelulas são baratas e não precisa de combustivel fossil para usa-la. Mas ninguem deu a minima para ela…não dá lucro, fazer o que!
                  Satisfeito?

                  • Paulo_Ricardo

                    eu só fiz uma comparação.

                    num país como o brasil, um carro dura mais de dez anos, vc acha realmente que um conjunto de baterias q pode ser reciclada vai populir mais do que 300 mil km rodados por combustível fóssil principalmente com nossos carros beberrões? vc tá certo disso???

                    • pedraoctba

                      E a energia filho para carregar a bateria. Ou vc acha que a bateria gera energia? Ela apenas guarda pura e simplesmente a energia.

                    • Paulo_Ricardo

                      se eu conseguir desenvolver o meu projeto (falta vontade do governo e investimento) talvez isso seja possível (há, sou engenheiro mecânico também).

              • (modo irônico) Que bom também que temos entre nós pessoas preocupadas com o planeta e que não são egocêntricas!
                Falando sério agora:
                Pena que temos que ser realistas e reconhecer que 99% da populacão pensa como ele…

                • Paulo_Ricardo

                  pois é, enquanto o mundo estiver repleto de idiotas, vai ficar tudo como está.

                • pedraoctba

                  Se esse percentual pensase um pouco como vc disse, não estariamos tendo diversos problemas. Se alguem estivesse preocupado com o planeta realmente, muita coisa já teria sido extinta, assim como toda e qualquer atividade superfula da economia do planeta. Mas a realidade é oposta, o problema do carro não é consumir muito e sim a pessoa usar o carro errado. O carro eletrico não responde isso, pior, agrava o problema alem de ser uma maneira de duas industrias poderem aumentar seus lucros e com isso piorar ainda mais o problema.

                  Alem de que ser egocentrico é pensar em si, e quem é a favor de carro eletrico é a favor de si, de ter a moda ao seu alcance, ser visto!

                • pedraoctba

                  Será que sou eu o egocentrico? E sim eu sou totalmente contrario a esse papo "verde" pois é tudo hipocresia, não responde a causa do problema, o cara que defende carros menos poluentes, florestas, baleias é o mesmo que vai a padaria de carro 100m de sua casa, nunca dá carona a um colega de trabalho ou de estudo, vai para a praia todo fim de mes e seu esgoto vai para o mar que ele tanto defende, ou troca de celular todo semestre. Pelo menos isso eu não faço e sei que o planeta agradece. E vc, será que faz isso?

                  • Paulo_Ricardo

                    eu vou a padaria de bicicleta

                    troco de celular uma vz por anos (e descarto no lugar certo)

                    meu esgoto vai pra praia pq o governo não o trata fazer o q?

                    e não dou a carona pra colega pq eu não tenho local fixo pra trabalho, sou adestrador de cães e trabalho em qualquer lugar.

                    • pedraoctba

                      Se na praia não tem esgoto e vc tem consiencia ecologica, não vá para a praia e não suje o mar. Governo não é desculpa.

                    • pablogarcia

                      Tem a solução de cagar em um pote e depois achar um lugar pra jogar. Não é muito legal, mas pra quem é verde… como não tenho esse peso na consciencia aproveito a praia quando rola de ir.

                    • Paulo_Ricardo

                      tá, então vc quer q eu deixe de cagar pra naum poluir é isso né???

                      boa campeão, se vc conseguir me fala pra eu tentar também.

                      e praia pra mim só longe dos centros urbanos.

                    • AlceuF

                      Não adianta, nem ao menos TENTAR, discutir com ambientalistas.
                      O "Climategate" é a cara deles. Olha quantos bilhões de dólares serão jogados no lixo para tentar diminuir o tal do "aquecimento global", que é uma alucinação que um desses idiotas teve e saiu espalhando por aí. Parece que o planeta teve um clima perfeitamente estável durante bilhões de anos e, agora, o homem cagou de vez. Que piada. Como algumas pessoas aprenderam a ganhar dinheiro com isso, o troço desandou e virou essa histeria imbecil que a gente tem aí.

                  • pablogarcia

                    Tá, aqui eu concordo.

        • pablogarcia

          Cara, não sonha também, lixo na rua é lixo na rua e pronto.

      • pablogarcia

        Concordo com tudo que você disse aqui, exceto "Hidroeletricas são mais poluentes do que termo-eletricas". Por favor né?

  • Marcos_Umbelino

    Como é um carro para uso urbano e, a maioria das pessoas anda sozinho a maior parte do tempo, se eu tivesse um mudaria a parte do banco traseiro para fazer algo para pequenas compras….tipo um compartimento de bagagem móvel.

  • VictorBusnello

    bom, é um primeiro passo. eu acho a ideia interessante para empresas, que utilizam o carro apenas na cidade, e não precisam de um modelo atualizado, empresas que só precisam carregar os funcionários e não necessitem o porta-malas.

    para o uso particular, não é tão valido ainda, pois a autonomia é muito pequena, mas como disse, é bom pq é um primeiro passo.

    quanto ao preço, é possível que com o tempo, os incentivos aumentem, e com isso os custos de produção se reduzam.

  • Malbert24

    sempre bom o aparecer deste tipo de inciativas. O problema fica sempre os custos e o uso pratico no dia-a-dia. E as baterias? Elas tambem tem impacto ambiental ou não?
    Enfim, lembro bem alguns anos atrás na Suíça, fizeram um projeto-piloto para incentivar o uso de carros eletricos: naquela época ja existiam carros eletricos (Fiat e Peugeot) e hibridos (Honda Civic). O governo do cantão do Ticino oferecia isenção da taxa de propriedade (eq. ao IPVA) mais um bonus para acompra do veiculo. Confesso que me interessei á ideia (tambem porque na vizinha Italia, estava sendo implantada uma politica de fecho no centro das cidades aos veiculos poluintes, isentando os de tração eletrica), mas finalmente renunciei. E evidentemente assim fizeram muitos, pois a ideia não pegou: somente entidades publicas comprararm tais veiculos…

    • elas são 100% recicláveis.

    • Paulo_Ricardo

      o impacto ambiental é menor do que as de lítio segundo o fabricante pq elas são recicláveis
      http://www.cecotein.com.br/electro/index2.php?url

      • pedraoctba

        E vc acha que o fabricante vai dizer algo que não seja do interese dele? Acorda cara…

        Vc já viu a quantidade de água que é necessário para o processo do Lítio? E o que irão fazer com as baterias usadas? Se as baterias de celular que são menos poluentes já é dificil lidar, o que dirá desses carros eletricos.

        • Paulo_Ricardo

          vc tem certeza q leu????

          • pedraoctba

            Eu li e vi um monte de propaganda e na propaganda tudo pode. Agora se vc leu e acha que isso é verdade, problema seu, seja enganado e iludido.

        • Paulo_Ricardo

          se vc estudasee um pouco de mecânica vc saberia q essas baterias são totalmente reutilizáveis, ao contrário das de lítio.

  • Paulo_Ricardo

    cara… o q naum falta no brasil é lugar pra plantar comida e cana e o alcool quase naum emite poluentes.

  • arthurprs

    futuro cada vez mais próximo.

  • Pedgeraldes

    Nos final dos 40, começo dos 50, muitos achavam um ultraje a idéia de que uma pessoa deixaria de ouvir o rádio, presente em todos os lugares e tão inserido na vida das pessoas, para prestar atenção numa caixa fixa que passa imagens de baixa qualidade, duvidavam que a TV iria progredir, e que nunca tomaria o lugar do rádio!

  • btox

    Maravilhoso!Finalmente uma alternativa viável, além do custo reduzido de manutenção e de abastecimento é preciso ressaltar que em alguns estados não se paga IPVA, o que aumenta a economia e pesa na hora de escolher esse carro.
    Já olharam quanto esse carro faz de 0-100, 6 segundos!Imagina a cara dos manés ,com seus carros a combustão superiores, perdendo para um palio kkk

    • Pedgeraldes

      De acordo com o site, o 0-40 km/h é feito em 6 segundos!

      • btox

        kkk, desculpa ae galera…passei o olho rapidao e nem vi,

    • eduardogege

      No FAQ deles, está assim:

      "…Ele alcançou 93 Km/h, vai de 0 a 40 Km/h em 6 segundos e de 0 a 60 Km/h em 11 segundos."

  • pedraoctba

    Ta nervosa bamby? Só pq não tem argumento para defender a "eco idiotisse" agora joga os brinco no chão e fica dando pulo? Se tá nervosinha vá peidar!
    Falam tão bonito de "carbono" e outras coisas mas quando alguem bota fato na frente de vcs, se borram todos. Eu sou inteligente, sei que essa onda verde é modinha para empurar goela a baixo de idiotas como vc produtos "verdes" que poluem tanto ou até mais do que aqueles "não sustentáveis", mas que no fundo são apenas produtos mais lucrativos para empresas que não estão nem aí se amanhã vai chover ou o que, e sim apenas querem aumentar seus lucros, vender mais ações e seus CEOs e diretores querem seus profits no fim do ano.
    Te pergunto besta, o que polue mais, a manutenção do carro andando em si ou sua produção? Claro que é a produção dele, mas isso ninguem liga, pois se for atacar isso, o mais certo seria, ou não consumir ou pouco consumir, mas aí, aí o ambientalismo entra em choque com o capitalismo e sempre quando ocorre isso, esquece-se o ambientalismo!

    • pablogarcia

      Cara, vai estudar antes de falar capitalismo, playboy e blablabla viadinho. Quando seu segundo neuronio funcionar volta aqui discutir. E se mora em curitiba não tem do que reclamar porque aqui energia elétrica é barata e dá pra usar a vontade.

      E a produção polui mais que o carro andando por 20 anos? (média de vida util dos carros no nosso pais). Velho, volta pras aulas de matemática da sexta série.

  • pedraoctba

    Sábias foram as palavras de um candidato no 1º debate que disse que o "ambientalismo existe apenas quando não encontra o lucro, onde quando encontra esse, ele é esquecido".
    É muito mais util ao meio ambiente, vc usar pouco ou racionalmente um carro, mesmo poluente, do que usar muito ou irracionalmente um carro menos poluente.
    Pense nisso pirralho!

    • DCald

      ninguem aqui tá falando de dar carro eletrico pra todo mundo… mas sim de substituir parte dos carros movidos a combustão por eletricos… ou seja, uma forma menos eficiente por outra mais eficiente…
      Pra mim, o maior beneficio do carro eletrico vem na SAUDE! Por acaso vc tem ideia da quantidade de pessoas que morrem ou ficam doentes por causa da poluição do ar nos grandes centros urbanos?

      Sustentabilidade não é ser apenas verde, sustentabilidade está ligado principalmente a custos e evitar desperdicios… Sustentar o uso com o menor impacto (ambiental, social, economico)…

      Voltando aos ICE x EE
      Um veiculo com motor a combustão aproveita cerca de 25% da energia do combustivel para se locomover… 75% é desperdiçado… (aqui não é nem calculado toda a energia usada – e desperdiçada – para o refino e transporte dos combustiveis!)
      Um veiculo com motor eletrico aproveita cerca de 70% da energia para se locomover… 30% se perde na transmissão da energia, na conversão eletrico – quimico – eletrico – mecanico…

      O ideal seria todo mundo andar a pé e no maximo de bicicleta… mas muitas vezes não podemos nos dar a esses luxos (deslocamentos maiores, topografia desfavoravel, velocidade, etc)

      • pedraoctba

        Vc esta sendo simplista. Não pode apenas considerar o desperdicio de energia do carro eletrico dele e sim como de um todo, ou seja, desde a produção da energia, transporte, transformação e conecção, o que torna ela bem pouco eficiente. Isso o carro a combustão faz quase que tudo onde o eletrico depende de outras fontes e partes para tal e deve ser computado.
        Alem disso, os problemas de saúde não serão resolvidos, uma vez que a poluição de carros será substituida ou até mesmo aumentará com o consumo de oleo para gerar ela.
        Não é andar 100% de bicicleta ou a pé, mas saber usar o carro, aí sim vc estara atacando o problema, desperdicio e mal uso.
        Mesmo sendo poucos carros, eles influenciaram negativamente a economia. Isso é fato.

  • DCald

    Conversões já existem a bastante tempo… pesquise sobre o site EVamerica

  • DCald

    Cara, coloca uma turbina eolica e placas fotovoltaicas no teto da sua casa… e prontio!

  • KzR

    Notícia excelente!
    Apoio totalmente a iniciativa. Achei interessante a maneira de se manter o cambio funcionando da maneira original para reduzir custos.

    Tomara que kits como esse evoluam e possam nos propiciar mais de 200km de autonomia e menor utilização de espaço.
    Aí eu poderia aposentar o GM 1.8 do Palio G3, que ao contrario do Electro, não joga muita força pra sair em segunda.

  • lucianorj

    Muitos dos comentários aqui não entenderam a proposta do projeto: 1- é um típico carro para a cidade (quem anda mais de 90km por dia na cidade ou é taxista, ou tem que morar mais perto de onde trabalha). 2- Ninguém imagina que este será seu único carro (a não ser que você alugue carro para viajar); 3- se você não vai viajar com a família, pra que serve o porta-malas? Compras? Coloca no banco de trás (eu tenho um sedan e 90%das vezes coloco as compras no banco de trás dado a dificuldades da minha garagem). 4- sem o IPVA (em alguns estados) e com a economia de combustível (5 reais o "tanque" conforme informações do site) dá pra fazer uma bela economia (sem contar o menor custo de manutenção)
    De fato o mais impressionante é como um empresário do interior do Brasil, com um investimento aparentemente reduzido consegue passar a frente de poderosas multinacionais. Dá pra imaginar que tem algo a mais no meio desta história de desenvolvimento do carro elétrico pelas "grandes"…..

  • GusZanetti

    Achei legal, só que a autonomia baixa ainda vai espantar muitos possíveis compradores.

    E como é mais voltado pra uso em cidade, essa Electro poderia fazer uma parceria com algum fabricante de buggys (tipo a BRM) ou fora de série e desenvolver um carro pequeno específico pra essa motorização, onde as baterias ficassem no assoalho pra baixar o centro de gravidade e com um câmbio com menos marchas, pra fazer a condução mais confortável.

  • Pedrones

    Por um lado é muito bom saber que no Brasil já tem gente apostando no carro elétrico,mas por outro,é muito ruim saber que o projeto de baixo custo continua sendo bem caro.

  • tiards

    Dificil é gastar 52 mil para fazer tudo isso, e não ter porta malas….

    To fora!

  • Antonio De Julio

    Na Strada, como fica? Pode-se colocar mais baterias na caçamba e aumentar a autonomia?

    Fico pensando em pegar uma usada, tipo a minha que tem 8 anos e converter, Vou ter carro pro uso urbano por uns 6 anos no mínimo. pela vida util das baterias.

    Assim que surgir uma bateria com autonomia, preço e espaço reduzido, o boom dos elétricos vai ser a mesma coisa que foi o homem ir à Lua em apenas 10 anos, ou o desenvolvimento aeronáutico que foi na segunda guerra. Teremos "kits monte seu carro em casa" à venda no Wallmart. Duvidam?

    Coitadas das grandes montadoras…

    • was

      Ñ vejo a hora!!!! :D

  • LevyOliveira

    Caramba.. ;O

  • claudio

    no meu ponto de vista eu achei uma tecnologia muito falha ,progeto de3 terceira categoria. poderia ser melhor.

  • Nanael Soubaim

    Todos os comentários são pertinentes, tanto os favoráveis que demonstram seu optimismo, quanto os reticentes que expõe clara e satisfatoriamente os temores do usuário comum. Mas alguém tem que começar. Se não fosse Bertha Benz, em 1887, o automóvel teria caído no esquecimento como alguns jornalistas maldosos queriam. Seria bom se a Kombi fosse inclusa no meio, e se passassem a utilizar as baterias que desenvolveram na USP, em futuro próximo.

  • atsocovatsug

    Que vergonha para a itaipu-fiat…..
    Anos desenvolvendo um carro que até hoje nao é viavel, e outra empresa consegue fazer com um palio (um modelo menor do que usado por eles), um eletrico viavel e com um "baixo custo".
    As empresas deveriam investir mais em carros eletricos, pois com o preço dos combustiveis subindo assustadoramente a cada dia, vai ficar inviavel andar usando etanol ou gasolina.

    Alguns falaram da autonomia, mas 70km nao é tao baixa assim nao… claro que é para um carro exclusivo de uso urbano. Se eles usassem algo regenarativo para recarregar a bateria enquanto andamos com o carro, como alguns modelos mais caros usam, a autonomia seria muito maior, e o preço tambem.

  • Lucas

    Coisa sem futuro e muito caro,Deus que me livre desse trem horrivel!!!!

  • leitorNA

    muito boa iniciativa, mostra que é possível apresentar versões viáveis de carros elétricos a um custo não tão caro. O carro não está propriamente barato, mas não custa absurdos, como o Palio-Itaipu que passa dos R$100.000

    Mostra também que basta que as montadoras quererem para lançarem um carro. Se uma empresa pequena consegue, porque as quatro grandes (VW, GM, Fiat, Ford) que tem recursos, engenheiros, plantas industriais, cadeias de fornecedores etc não façam versões elétricas de seus carros mais comuns.

    Mas acho que carro elétrico puro não é a melhor solução. As baterias seriam sempre o grande entrave de custo, autonomia, peso.

    O ideal seria como o Volt, da GM-USA. Baterias com autonomia pequena (uns 50~60 km) para uso urbano, e dotados de um gerador a etanol /gasolina embutido, para extender autonomia e prevenir longas paradas para recarga. Quando a bateria estivesse acabando, bastaria abastecer com gasolina que o gerador completaria a carga com o carro em movimento.

    E no dia a dia, bastaria ligar na tomada de casa, ou quem sabe do estacionamento do shopping, do local de trabalho, do estádio, do cinema etc para recarregar. Quando o dono voltasse, a bateria já estaria recarregada

    Os grandes shoppings e empresas poderia fazer estacionamentos cobertos com painéis solares para reabastecer as baterias dos carros dos clientes/empregados…

  • nanaelsoubaim

    Imagino esta motorização poderia ser feita em kit-cars, como os buggies, já que a intenção é viabilizar uma boa idéia e esses carros têm a vantagem da leveza.

  • Milton

    Gostaria de comentar minha experiência com o Electro:

    Bastante animado com a expectativa de adquirir um veículo elétrico, fiz contato com o Maurício da Electro objetivando inclusive representa-lo em minha região. Viajei cerca de 800kms para testar o tão sonhado carro elétrico.

    O uso do motor elétrico com o câmbio parece não combinar e dificulta uma condução suave e tranquila mas o pior foi a falta de autonomia que não permitiu mais do que uma volta no quarteirão. Acabamos parados no caminho, sem energia…

    O Maurício informou que havia pouca carga nas baterias…de qualquer forma lamento ter viajado de tão longe para encontrar o veículo sem a carga mínima para um teste adequado.

    Em menos de uma hora nossa visita havia terminado e frustrado retornei para o Rio.

    Como membro da ABVE e interessado em investir no assunto, acho louvável a iniciativa de pessoas como o Maurício que criam possibilidades para o uso da eletricidade em automóveis, inclusive através de kits para transformação contudo antes de divulgarmos comercialmente um produto, torna-se fundamental estar preparado para atender as expectativas mínimas dos clientes.

    Continuo a procura do meu elétrico…e aceitando as sugestões dos amigos.

  • Lucas R

    Pouco sabe aquele que sabes mais "

  • ViuMaisRabos

    Alguém ai acredita no aquecimento global, mesmo que mais da metade dos cientistas e climatologistas sendo totalmente céticos quanto ao fato?
    Sem falar que essas empresas sem importam tanto com o clima, que carros elétricos custam 3 vezes mais que qualquer carro, fora outras tecnologias que poderiam tornar mais barato, ainda assim, saindo de fabrica no minimo 3 vezes mais caro que os demais carros. Se o Aquecimento Global é tão preocupante, fazem muito pouco alarmismo e mesmo sendo pouco, são capazes de criar leis ambientais para "castrar" tecnologia.
    Agora acostumem-se a ver a ONU criando lais cada vez mais absurda, como as que temos no Japão e Europa. Se bem que a males que vem pra bem. Agora se estuda um combustível mais barato que a careira etanol, e o petróleo sera mantido pelo seu fim necessário, plastico.

  • heliofig

    ÉBER:

    Vc tem alguma novidade sobre as conversões do Palio Electro da Cecotein – quantos já vendeu, se converteu outros modelos, se presta, etc?

    A Dilma anunciou que vai reduzir o preço da energia…

  • heliofig

    ÉBER:

    Vc teve novidades sobre o Palio Electro, como quantos foram feitos, se foram feitos outros modelos, se prestam, etc?

  • Celso

    Interessante usar como base um veículo comprado em leilão sem motor. Fiquei na dúvida como fica a distribuição de peso, pois foi colocado peso na traseira (o conjunto de baterias) e foi trocado o motor a combustão na dianteira, mais seus agregados (radiador, motor de arranque, alternador, etc) pelo elétrico, mais leve. A direção deve ser levinha. Seria interessante colocar algumas baterias na dianteira para manter a distribuição de peso para a qual as suspensões, freios e direção foram projetados. Quero um.

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