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Electro: Palio elétrico pode ser adquirido em MG a partir de R$52.900

Electro: Palio elétrico pode ser adquirido em MG a partir de R$52.900

A Electro é uma empresa criada pelo engenheiro Maurício dos Santos Anjo que converte em carro elétrico alguns modelos da Fiat no Brasil.


Situada em Uberaba – MG, a Electro desenvolveu um projeto de carro elétrico viável e de baixo custo para os modelos Palio, Palio Weekend, Siena e Strada.

Mais um projeto de carro elétrico para o futuro? Nem pensar. A Electro já comercializa seus modelos elétricos e o melhor, já estão autorizados e certificados oficialmente.

Electro: Palio elétrico pode ser adquirido em MG a partir de R$52.900


Maurício decidiu desenvolver o projeto depois de inúmeras promessas não cumpridas pela Fiat, que sempre prometia lançar ano após ano, modelos elétricos no mercado nacional. Assim, Maurício cansou de esperar e arregaçou as mangas no projeto Electro.

Electro Palio

Para converter o Palio e outros Fiat em carro elétrico, Maurício levou em consideração o custo de manutenção dos mesmos.

Ele quis desenvolver um modelo elétrico que tivesse o menor custo de manutenção possível e essa é o objetivo secundário da Electro, visto que a redução dos poluentes é a meta principal e já atingida. Afinal, o carro elétrico não emite CO2 na atmosfera.

A conversão não é barata, mas em relação aos futuros carros elétricos que poderão chegar ao mercado, ele se torna a opção mais barata. Um Palio Fire Economy duas portas, transformado em elétrico pela Electro custa aproximadamente R$52.900.

Electro: Palio elétrico pode ser adquirido em MG a partir de R$52.900

Esse valor fica bem abaixo do Reva i, modelo indiano vendido pela CAM Brasil por equivalente a R$70.000. A vantagem do Electro Palio sobre o indiano é enorme, visto que se trata de um carro já provado e de manutenção barata. A Weekend da Itaipú-Fiat custa em torno de R$143.000!

Convertido, o Electro Palio atinge velocidade máxima de 93 km/h e tem autonomia média de 70 km (Moura monobloco), embora possa chegar aos 90 km.

As baterias são de chumbo-ácido da Moura, podendo ser a comum ou a monobloco, que tem vida útil de seis anos. Com elas, o porta-malas do Palio perde 90% de seu espaço. No Siena, o volume interno fica com apenas 240 litros. Há também a opção para baterias de lítio, mas a Electro não recomenda pelo elevado custo e restrições técnicas.

Electro: Palio elétrico pode ser adquirido em MG a partir de R$52.900

O Electro Palio pode ser carregado na tomada (110V ou 220V) por até 10 horas, sendo recomendado sempre manter uma boa carga nas mesmas para maior vida útil.

O motor elétrico é da Siemens e requer manutenção a cada dois anos, a um custo de R$90 em cada revisão e assistência em todo o país. Para manter o custo baixo, a transmissão original é mantida.

Na conversão, Maurício aproveita ao máximo as peças originais do veículo, vendendo a base de troca as peças que forem dispensadas para reduzir o custo de transformação para o cliente (R$29.000).

A conversão pode ser parcelada, assim como o veículo, sendo que o prazo máximo de entrega varia entre 21 e 30 dias. Além disso, opcionais como DVD, comando de voz, GPS, entre outros, podem ser adquiridos. A Electro tem capacidade para converter 20 automóveis por mês.

O Electro Palio pode também receber direção hidráulica e ar condicionado. Cada um custando apenas R$1.000 a mais. Bem diferente do que cobram as montadoras no país.

Electro: Palio elétrico pode ser adquirido em MG a partir de R$52.900

Como anda?

O Electro Palio possui transmissão mecânica de cinco marchas original da Fiat e apenas motor elétrico, sistemas eletrônicos e baterias são partes da conversão.

Por isso, para andar no Palio elétrico da Electro é necessário sair na segunda marcha, devido ao alto torque oferecido pelo motor elétrico.

Se sair em primeira, o veículo vai patinar. Além disso, como todo carro elétrico, a aceleração inicial é bem rápida e em quinta marcha se consegue chegar aos 93 km/h. Com outra transmissão adaptada para o veículo elétrico é possível chegar aos 120 km/h, mas novamente o custo será maior.

Para mudar as marchas é necessário acelerar na hora da troca para que o motor elétrico fique ligado e continue movendo o veículo. Em semáforos ou parado, o motor fica desligado e o consumo de energia é nulo.

A Electro divulga que o custo por km rodado é muito baixo, sendo que em São Paulo, por exemplo, tal valor é de R$0,03 por km. Assim, rodando uma média de 50 km por dia, o proprietário do Electro Palio vai gastar apenas R$1,50 diariamente.

Com esse valor, hoje em dia, não se consegue andar nem de ônibus, quanto mais rodar de carro e ainda por cima obter alguns benefícios fiscais ou legais dependendo da região.

O Electro Palio já está disponível e a empresa realiza test drive para os interessados apenas em Uberaba – MG. Devido às características do projeto, apenas carros da Fiat são convertidos no padrão citado, visto que outros modelos poderão ter um custo muito elevado por estarem fora do projeto.

A empresa divulga o modelo em seu site e ainda dá detalhes bastante minuciosos sobre todo o processo de conversão, aquisição, legislação, etc, para os interessados.

Agradecemos a Electro pelas informações fornecidas.

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