Elétrico, Citroën e-Jumpy é confirmado para o Brasil

Elétrico, Citroën e-Jumpy é confirmado para o Brasil

A Citroën confirmou o lançamento do furgão elétrico e-Jumpy no mercado brasileiro e latino-americano.


O furgão da marca parisiense chegará em 2022 com a proposta de ajudar na redução das emissões de poluentes nos grandes centros.

Para isso, o e-Jumpy conta com motor elétrico de 136 cavalos e 26,5 kgfm, o mesmo conjunto do Peugeot e-208 GT, por exemplo, bem como de outros modelos da antiga PSA, hoje Stellantis.

Além disso, o Citroën e-Jumpy dispõe de baterias de lítio de 50 kwh ou 75 kwh, que garantem autonomia de 220 km ou 330 km. Elas são montadas sob o assoalho do baú de carga.

Elétrico, Citroën e-Jumpy é confirmado para o Brasil

Feito sobre a plataforma modular EMP2, o Citroën e-Jumpy deverá ser importado diretamente da Europa, apesar da produção em CKD no Uruguai.

Com novo plano estratégico até o fim de 2024, a Citroën quer fortalecer-se na região, buscando 4% de market share no Brasil e 7% na Argentina.

O plano começa com o Novo C3, tendo ainda mais dois produtos do projeto C-Cubed, que deverá adicionar o sucessor do C4 Cactus e um possível sedã no lugar do C4 Lounge.

No caso do Citroën e-Jumpy, trata-se de um complemento dessa estratégia,  que também se apoia na rede maior, passando de 123 para 175 pontos de venda no Brasil.

Atualmente, a Citroën conta apenas com o C4 Cactus como carro de passeio, com seus motores 1.6 de até 118 cavalos e 1.6 THP com até 173 cavalos.

Na linha comercial, a Citroën tem o bem-sucedido Jumpy, com motor diesel 1.6 BlueHDI de 115 cavalos e 31,5 kgfm.

Outro modelo é o Jumper, um furgão maior com versão de passageiros, dado de motor diesel 2.3 de 130 cavalos.

Espera-se que, junto ao e-Expert da Peugeot e, talvez, o Fiat Scudo elétrico, o novo amplie muito as vendas de utilitários elétricos no Brasil.

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.