Citroën ë-Jumpy e Peugeot e-Expert custam R$329.990

peugeot e expert 1

A Stellantis fez um lançamento duplo nesta segunda (28). Os furgões elétricos Citroën ë-Jumpy e Peugeot e-Expert chegam ao mercado nacional e partem de R$ 329.990. A dupla pretende energizar ainda mais o segmento, que deve receber mais players adiante.


Com autonomia de 330 km, os Citroën ë-Jumpy e Peugeot e-Expert usam baterias de lítio de 75 kWh e usam motor elétrico padrão de 136 cavalos e 26,5 kgfm, sendo o mesmo usado no Peugeot e-208 GT.

citroen e jumpy 2

O tempo de recarga rápida em estação de até 100 kW chega a 45 minutos com até 80%. Isso permite que o veículo tenha quase toda a autonomia em um intervalo curto, que poderia ser até na parada para almoço do motorista.

Citroën ë-Jumpy e Peugeot e-Expert usam o sistema e-Toggle, que tem o modo de regeneração de energia B-Mode, usando as desacelerações e frenagens para ampliar a autonomia.

peugeot e expert 5

Conectado na tomada em rede trifásica de 11 kW, com dispositivo de recarga interno, os furgões franceses alcançam 100% de carga em 7h30m, o que garante ao veículo ficar no pátio da empresa “reabastecendo” no período noturno.

Diferente da versão diesel, os Citroën ë-Jumpy e Peugeot e-Expert têm capacidade de carga de 1 tonelada, mas o baú de 6,1 m³ de espaço útil continua inalterado. Os veículos permitem o embarque de paletes e possuem portas de acesso de 180 graus atrás.

peugeot e expert 2

Além disso, tem porta lateral corrediça e altura máxima de 1,94 m. A Stellantis confere garantia de 3 anos ou 100.000 km para o veículo e 8 anos ou 160.000 km para baterias de tração.

Com três lugares, os modelos apresentam freio de estacionamento elétrico, modos de condução Eco/Normal/Power, sensor de chuva e crepuscular, cluster exclusivo, cabo tipo 2 para carregamento de emergência, sensor de pressão dos pneus, ar-condicionado, direção elétrica e trio elétrico, entre outros.

peugeot e expert 4

Opcionalmente os Citroën ë-Jumpy e Peugeot e-Expert podem vir com multimídia dotada de tela de 7 polegadas e câmera de ré com visão 180 graus.

Citroën ë-Jumpy e Peugeot e-Expert – Galeria de fotos

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.