Elétricos EUA SUVs Volkswagen

Elétricos: disputa entre sul-coreanas pode afetar produção da Volks

Elétricos: disputa entre sul-coreanas pode afetar produção da Volks

A produção de baterias para carros elétricos em nível global pode ser afetada por uma disputa comercial entre dois grandes fornecedores de células de lítio para a indústria automobilística mundial.


As empresas sul-coreanas SK Innovation e LG Chem estão brigando por conta de um contrato bilionário com a Volkswagen, que foi vencido pela primeira em 2018.

O contrato é para o fornecimento de baterias de lítio para os carros que a Volkswagen fará nos EUA, sendo que a SK investiu US$ 1,7 bilhão em Commerce, cidade do estado da Georgia.

Ela fica cerca de 200 km de Chattanooga, Tennessee, onde a Volkswagen tem sua única fábrica nos EUA e lá fará seu primeiro carro elétrico “made in USA”, o SUV ID.4x, que terá preço de entrada abaixo de US$ 30.000 com bônus federal.


VEJA TAMBÉM:

De acordo com a Reuters, a LG Chem não gostou nada de ter perdido o contrato para a concorrente conterrânea SK, que inclusive contratou 77 engenheiros que saíram da LG.

Elétricos: disputa entre sul-coreanas pode afetar produção da Volks

Em abril, a LG entrou com ação contra a SK num tribunal americano por violação de segredos comerciais, o que levou a sete meses de um processo que agora acaba em violação de patentes de bateria.

Isso significa que alguém sairá perdendo, mas logo de cara, a Volkswagen será a primeira a ter prejuízo, já que a disputa pode impedir que a produção de baterias da SK em Commerce e atrasar os lançamentos que a montadora planeja.

E o pior ainda para a VW é que os processos judiciais envolvendo as duas fornecedoras de baterias estão querendo impedir a importação e venda das células mutuamente para o fabricante alemão.

Aliás, nessa história quem sairá no prejuízo não será somente a Volkswagen. Segundo a Reuters, a disputa afetará a produção do Chevrolet Bolt, Kia Niro, Audi e-tron, Jaguar I-Pace e de uma picape elétrica da Ford. Ou seja, o impacto será muito maior fora dos EUA.

[Fonte: Reuters]

 

Elétricos: disputa entre sul-coreanas pode afetar produção da Volks
Nota média 5 de 2 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Emygdio Carlos

    Será que existe ganância nessa história?

    • Cromo

      Ganância não é da natureza humana.

  • 😎.

    O valor das ações da Tesla vão voltar a crescer.

  • Mike Milankovic

    Ano que vem a Mercedes vai usar baterias de estado sólido no Citaro,a VW podia migrar pra essas baterias

  • G. de F.

    Deu “curto”, pelo jeito, em algum lugar dessa relação entre as duas fabricantes… Belo começo, hein VW!

  • Renato Duarte

    Maldito contrato de fornecimento!!! esse é o câncer de qualquer economia,, seja em qualquer lugar do mundo. Só serve para inibir a livre concorrência,, proibir que novos players entrem na disputa,, e lá no final quem perde é o consumidor. Na China se você quer entrar na economia,, automaticamente você deixa de ser dono exclusivo de sua tecnologia,, isso é bom pro consumidor,, independente de quem for…

    • Luis Burro

      E ainda reclamam do comunismo!

    • Mas acredito que ter um unico player te fornecendo peças possivelmente crie um custo para uma tecnologia nova, bem mais em conta. Não consigo acreditar de algo diferente disto.

      Eu entendo onde vc quer chegar e em outros setores eu acredito que deva ser assim, mas nesse nicho especifico justamente por ser novo, quem conseguir se destacar em fornecimento, certamente deve ter a maior parte de preferencia por seu uso da forma que está. Enfim… o capitulo de carros elétricos é mto novo e eu sinceramente apesar de ver autonomias admiraveis, ainda consideraria no maximo ter um carro hibrido. Parao Brasil ao menos eu não enxergo em 10 anos a possiblidade de um elétrico mais acessivel.

  • Luis Burro

    A Tesla ñ pode sair ganhando, qm fabrica suas baterias???

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email