Elon Musk visita Brasil, mas Tesla não está em pauta

tesla model x 1

O bilionário Elon Musk, considerado pela Forbes o homem mais rico do mundo, está no Brasil para um encontro com o presidente Jair Bolsonaro, em Porto Feliz, interior de São Paulo.


O encontro tem como base conectividade e o meio-ambiente, envolvendo especialmente a região Amazônia, segundo o que a Presidência da República informou oficialmente.

Dono da Starlink, rede de satélite de conexão de internet para atingir regiões remotas, Musk também controla a Tesla, fabricante de carros elétricos.

Sobre a Tesla, nada foi mencionado em relação ao encontro, que ocorre para falar dos pontos acima. Por aqui, a marca não atua oficialmente.

Contudo, no começo de 2020, o governo brasileiro se aproximou do empresário sul-africano, mas o interesse não era Starlink e muito menos a Amazônia, e sim a instalação de uma fábrica da Tesla no país.

Na época, Musk teria sinalizado positivamente para o negócio, mas o encontro dele com Bolsonaro, que aconteceria em Miami, foi frustrado pela agenda do bilionário.

Desde então, as conversas sobre a instalação de uma fábrica da Tesla não ocorreram e a montadora americana inaugurou de lá para cá, uma planta em Xangai, assim como a Gigafactory Berlim.

Pleiteada pela cidade de Criciúma-SC, a ideia de uma fábrica da Tesla no Brasil ganhou o apoio federal no começo de 2020, mas com a pandemia, o assunto acabou desaparecendo e até hoje não retomado oficialmente.

No entanto, com a presença de Musk no Brasil, onde fará uma palestra para alunos do ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica – o assunto da fábrica da Tesla em Santa Catarina pode ganhar algum espaço, ainda que não esteja em pauta.

Com produção crescente anualmente, a Tesla quer finalizar a Giga Austin para produzir rapidamente o Model Y, assim como a picape Cybertruck a partir de 2023.

Fora do eixo EUA-Europa-China, a Tesla se aproximou da Índia, pedindo incentivos fiscais para produção local, mas o governo de Nova Déli é resistente a concessões.

Teremos novidades sobre a Tesla aqui? Veremos…

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.