Elétricos Mercado PSA

Em 2023, Peugeot e-3008 iniciará segunda geração de carros elétricos

Em 2023, Peugeot e-3008 iniciará segunda geração de carros elétricos

A PSA está tendo bons resultados com seus carros elétricos. Alguns modelos chegam mesmo a estrear apenas em suas versões eletrificadas, tamanha a confiança do fabricante europeu na tecnologia.


Nesta primeira fase, iniciada com o Peugeot e-208, já vimos surgir o e-2008, assim como a van e-Expert. Da mesma forma, a Citroën lançou sua ë-Jumpy e a Opel a Vivaro-e. Até mesmo o furgão Toyota Ace se beneficiou da eletrificação francesa.

Enquanto a Citroën ainda não apresenta seus compactos elétricos, diferente da DS com o DS 3 Crossback e-Tense. O plano inicial de compactos elétricos e híbridos plug-in médios não deve ser executada à risca.

Em 2023, a estreia do Peugeot e-3008 marcará a chegada da segunda geração de carros elétricos da PSA. O cronograma de lançamentos do grupo se divide em dois segmentos.

No caso dos compactos, o plano iniciou em 2019 com a eletrificação (BEV) pura dos modelos já citados. Em 2022, os produtos de entrada terão a tecnologia de hibridização leve ou MHEV.

Em 2023, Peugeot e-3008 iniciará segunda geração de carros elétricos Em 2023, Peugeot e-3008 iniciará segunda geração de carros elétricos Em 2023, Peugeot e-3008 iniciará segunda geração de carros elétricos

Já os médios iniciariam com os PHEV (plug-in) no ano passado e adotarão também a MHEV em 2022. Porém, no ano seguinte, surgirão os modelos 100% elétricos (BEV). Em 2022, será lançada oficialmente a plataforma e-EMP2 para seus carros de passeio.

Indiretamente, no entanto, essa base de certa forma já existe nas vans e furgões médios da PSA, onde os veículos utilizam o mesmo motor elétrico de 136 cavalos e 26,5 kgfm, além de baterias de 50 ou 75 kWh.

A PSA não deu detalhes sobre a e-EMP2 para carros de passeio, mas na prática, ela já está sendo usada nesses comerciais leves. O que podemos imaginar é que o propulsor elétrico básico deverá ser mais potente que o atual.

Além disso, um segundo propulsor (pode ser o atualmente usado) poderá aparecer para prover tração AWD quando necessário. Por fim, a bateria de 75 kWh, além da célula de 50 kWh, devem ser bem utilizadas nesses novos carros. Para esportivos, uma bateria ainda maior poderia ser adicionada.

[Fonte: FCE]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Tiago

    Enquanto as baterias forem caras e pesadas, prefiro a adoção maciça de Híbridos estilo Nissan Kicks e-Power.
    Uma bateria de 75 kWh pode ser dividida em 50 baterias de 1,5 kWh. Ou seja 1 carro com emissão zero ou 50 carros com emissões baixíssimas, se a decisão coubesse a mim eu não teria duvidas do que escolher. E vocês?

  • Miguel

    Lá vem o Uno elétrico 2023 de escada pra recarregar no poste! Kkkkkkkk

  • Cromo

    Os elétricos da PSA são idênticos a seus carros com motores a combustão. Totalmente diferente da VW, onde os ID3, ID4, etc, são produtos totalmente diferentes de Polo, Golf e outros. A estratégia da PSA me parece mais acertada, parece q as plataformas elétrica e convencional são intercambiáveis, de modo q uma carroceria pode receber ambas plataformas, como em brinquedos de lego, economizando muito em projeto. O sucesso dos e-208 parece mostrar q esta estratégia está correta.

    • Ricardo

      Sempre achei que devesse ser assim

    • th!nk.t4nk

      O problema de usar a mesma carroceria pra ICEs e elétricos, é que ela acaba não aproveitando as possíveis otimizaçoes de uma plataforma 100% elétrica. Dá uma lida sobre o que o chefe de design da VW disse a respeito, ou mesmo da Tesla. Faz sentido ($) o compartilhamento de arquiteturas no curto prazo, mas há um risco grande de ficar atrás da concorrência em desempenho, espaço, ergonomia, segurança e até na dinâmica.

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