China EUA Finanças Governamental/Legal Mercado

Em guerra comercial com EUA, China eleva imposto de carros para 25%

Em guerra comercial com EUA, China eleva imposto de carros para 25%

O governo chinês elevou nesta sexta (23) o imposto de importação para carros americanos em mais uma retaliação contra outra decisão de Washington de taxar produtos “made in China” nos states.


Pequim decidiu elevar para 25% o imposto de importação dos veículos vindos dos EUA. As autopeças americanas pagarão 5%. As novas alíquotas começam a vigorar em setembro. Os carros estão incluídos em um pacote de US$ 75 bilhões em produtos americanos, que serão sobretaxados até dezembro. Os demais itens terão tarifas de 5% a 10%.

Com a nova taxa, as montadoras que exportam para a China a partir dos EUA rapidamente tiveram queda nas ações em bolsas de valores. A BMW, que concentra sua produção de SUVs em Spartanburg, Carolina do Sul, foi a primeira a perder dinheiro com a notícia, tendo queda de 2%.

A Daimler também teve a cotação de suas ações em queda nos EUA, assim como a Tesla com baixa de 2% nas ações. Ford e General Motors, por exemplo, não tiveram tanto impacto com a decisão. O motivo é que as duas possuem sólidas parcerias com fabricantes chineses e fazem volumes bem maiores que as marcas de luxo.


Em guerra comercial com EUA, China eleva imposto de carros para 25%

Mesmo com Mercedes-Benz e BMW tendo também joint-ventures localizadas, importam em boa parte os SUVs vendidos no país asiático a partir dos EUA.

Por isso, o reflexo da guerra comercial com os EUA atinge primeiros as duas alemãs, assim como a americana Tesla, que se apressa em construir uma fábrica em Xangai para se ver livre da disputa entre Trump e Jinping. Essa é a estratégia que muitas marcas adotaram para evitar possíveis aumentos de tarifa de importação.

No começo do ano, a China evitou retaliar novamente os EUA e tentou negociar, segurando a taxa de importação de carros americanos em 15%, mas recentemente Donald Trump determinou uma sobretaxa de 10% sobre US$ 300 bilhões em produtos importados dos chineses, o que levou à decisão de ontem.

[Fonte: TTAC]

Em guerra comercial com EUA, China eleva imposto de carros para 25%
Nota média 5 de 1 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Marcio H. SCOTT

    que comecem os jogos mortais de quem pode mais !!!

  • CarloAndreiDiniz

    E quem paga a conta da brincadeirinha de criança é sempre o povo, esqueceram que vivemos em um globo e que dependemos uns dos outros e que o comércio internacional é o que gera o desenvolvimento e compartilhamento de tecnologias que venham a beneficiar o mundo, não deveria de ter taxa nenhuma, deveria ter livre comércio forçando a competitividade e extraindo o melhor de cada país, cada vez em me convenço mais de que a teoria da evolução é apenas é teoria mesmo.

    • CanalhaRS

      Livre comércio com a China? Que explora seu povo e usa manufatura praticamente escrava?
      Concordo que o comércio global não deveria ter barreiras, desde que os países produzam em iguais condições.

      • Emanuel Martins

        Já foi esse tempo. Era quando minha mãe comprava as coisas de camelo com produtos da China. Hj mão de obra escrava lá são exceções assim como aqui se for comparar proporcionalmente a população. Inclusive o valor do salário mínimo e o poder aquisitivo do chinês já são bem melhores que o da gente. Podem ter um governo autoritário e socialista, mas sua econômia não compartilha todos os pontos dessa ideologia.

        • RPM

          Comentário lúcido….já estive 2x na China,em algumas fábricas…..esse negócio de escravidão já passou….escravo somos nós,que trabalhamos 6 meses pra pagar impostos e os outros 6 meses pra pagar contas…rsrs

          • Luconces

            Comparação sem noção:
            – China com um governo autoritário anti-democrático,
            – Proibição de investir dinheiro no exterior
            – Controle das finanças do cidadão
            – Vigilância 24/7 incluindo aqui rastreio de onde estão e o que fazem/postam no celular…

            Fora o famoso “Crédito Social” que:
            – Pode proibir você de andar de trem, avião ou mesmo se hospedar em hotéis
            – Caso os pais possuam uma pontuação baixa os seus filhos são proibidos de ter ensino superior,
            – Te retira do balaio para determinadas vagas de emprego…

            É realmente um paraíso!! SQN Experimenta reclamar ou fazer qualquer crítica ao governo Chinês para ver o que acontece.

            Em quais partes esteve na China? Como mencionei acima, a empresa que trabalho teve problemas ano passado com mão de obra infantil.

            • RPM

              Estive em 3 cidades…Guangzhou,Ywu e a outra não lembro o nome…

            • Sino Weibo

              Nos temos aqui uma suposta democracia e ja perdemos o bonde pra China ha tempos, eles nos deram baile. E olha que também temos tudo isso, vai no nordeste ou nestes rincões do interior, muitas cidades do Brasil salario minimo é luxo, quem ganha e so aposentados, quando muito. Muitos lugares as pessoas vivem com muito pouco e trabalham igual condenadas. Agora pelo menos a China esta se desenvolvendo rápido, isso traz mais facilidade para uma possível mudança de classes. O Brasil por ex estagnou e a desigualdade nos últimos anos vem aumentado novamente.

              • RPM

                Exato….Em Guangzhou,vi porsche panamera de baciada nas ruas….a impressão que tive,é que existe muita oportunidade pra se prosperar lá….fora que andamos de dia e de noite nas ruas,assalto zero!!
                Temos muito preconceito com a China,acabamos ficando parado dentro de um contexto antigo,ultrapassado….enfim….

              • Edson Fernandes

                Concordo. Estive em Maceio por exemplo epassei por diversas cidades… e o retrato é…. ou vc é pobre ou rico. Não existe meio termo.

            • Sino Weibo

              O sertão nordestino por ex se beneficiaria muito com uma área de livre comercio, como a de Manaus ou as que tem na China, e tambem com a liberação de cassinos, a cidade de Macau na China, que fala português inclusive, ultrapassou Las Vegas ja em turismo deste tipo. Poderia ser aqui.

              • RPM

                Estive em Macau também…rsrs….tem placas lá em português e tal,mas não vi ninguém falando Português….kkk

              • leitor

                No Nordeste, nem adianta. Terão empresas de outros lugares de fachada para terem seus lucros com esses incentivos. Algumas máquinas eram vendidas pra empresas no NE e já iam quase prontas por valores irrisórios, recebiam o acabamento e voltavam com preço mais em conta. Se tiver chance desse tipo de negócio é o que vai acontecer. Tem que fazer produtos na região com insumos também da região. Senão o lucro será quase todo para empresas de outras regiões.

            • TchauQueridos

              Aqui não ta muito diferente. Muitos que reclamaram do atual governo foram exonerados, expulsos e até perseguidos “Democracia”.
              Sem querer defender nem um nem outro, mas a hipocrisia reina!

              • Sino Weibo

                NInguém é exonerado em troca de governos. Apenas perdem cargos comissionados, se tiverem. Ae volta para o cargo efetivo que tiver ou fica desempregado, se não for efetivo.

            • Luis Burro

              Vdd…no Brasil pais 6 vzs menor ainda tem pq um bem maior ñ iria ter???
              Só por aí já se ve q ñ tem certa lógica…e onde tiver pobreza e crianças sem responsáveis ou elas vão estar trabalhando ou roubando pq ou vc compra o alimento,ou ganha ou rouba, ainda tem a opção de plantar mas onde e ainda ter q ter conhecimento sobre isto!

        • Luconces

          Já foi esse tempo não, ainda existe sim trabalho infantil na China. Trabalho em empresa de brinquedos e tiveram problemas no ano passado com uma das fábricas chinesas usando mão de obra infantil.

          China pode ter evoluído bastante mas continua um governo autoritário e altamente tóxico seja no âmbito social como no ambiental.

        • CanalhaRS

          Se o trabalho lá está tão bom assim, porque os prédios da Foxcomm tem redes anti-suicídio?
          É um caso isolado, né? Hehehehe…

          • Henrique Gouveia

            Talvez nunca tenha escutado sobre os casos de suicídio no prédio da Ford
            em São Bernardo. Alguns por ano. Apenas não noticiados. Ou seriam casos
            isolados também?

            • leitor

              Dois paraísos, Chinglândia e Banânia.

      • Sino Weibo

        Se os paises produzissem em condições iguais o que faria uma empresa sair dos EUA ou europa pra abrir fabrica fora? Se os custos de transporte hoje e logística sao baixíssimos, em comparação, com antigamente, nada faria uma empresa abrir fora do seu país de origem.

      • TchauQueridos

        E o brasileiro que trabalha 6 meses do ano para bancar o sistema público precário e ineficiente?
        Seria a evolução da escravidão?

      • Assista no YouTube alguns vídeos do canal pula muralha, vc vai perceber que a China tá na frente do Brasil. Também há outros canais sobre a China e é impressionante o desenvolvimento do país.

        • leitor

          Enquanto isso HongKong não quer saber de China.

      • Hodney Fortuna

        Concordo! Se há uma coisa que diferencia os EUA da China é a forma de trabalho por lá. Na China ainda há e muito trabalho escravo. Carga diária que ainda beira as 16h e salários baixíssimos na china.

      • Triton

        O engraçado é que esse argumento foi “fabricado” pelo ocidente (capitaneado pelos EUA, claro) para tentar afetar a “consciência” do consumidor e frear um pouco o avanço chinês. E outra, vc acha que esses países desenvolvidos de hj cresceram como? Vc acha que na época da Revolução Industrial as condições de trabalho eram ótimas? Vc acha que a política imperialista americana poupou os povos que foram por eles atacados e saqueados? Hipocrisia pura!

      • leomix leo

        A China testou um modelo capitalista em uma cidade, e já pretende implantar em outras, socialismo não leva ninguém a lugar algum.

    • Rodrigo Pasini

      Livre comercio?
      ahahahah
      Isso nó eqsiste!
      Eu lembro quando aqui um monte de gente reclamava que o Brasil era um país fechado, que taxava os importados com a desculpa de proteger o emprego nacional. Isso é ser diferente do que é nos outros países? Não é! O mundo é uma selva e o maior engole o menor.

    • Sino Weibo

      Mas nós podemos ganhar com isso, pense, eles vendendo menos para um país gigante como os EUA, irão se voltar pra quem? Podemos ter promoções e desova de muita mercadoria a preços módicos.

    • Luis Burro

      Ah sim seria muito justo pra um pais recem formado concorrer com um de 800 anos e q já está estabelecido… com certeza eles gostariam de equilibrar suas balanças comerciais em prol dos menos desenvolvidos!

      • Luis Burro

        Aliás é o q ocorre hj no atual sistema já!

    • leitor

      Se um esquece de ser bom o outro continua vai pagar o preço com todos os seus. Ou divide a conta ou paga tudo sozinho. Das duas formas a conta chega. Eis o problema, gente boa e gente ruim estão em todos os níveis das sociedades. Alguns chegam ao comando fazem as maldades com maior alcance.

  • CarloAndreiDiniz

    Os EUA nunca vão vencer essa guerra comercial, toda taxa que eventualmente o Trumposo possa criar sobre os produtos chineses, basta os chineses desvalorizar a moeda que compensa o imposto criando logo a china não perde nada, sem contar as reservas para manipulação da china são gigantescas, ela é detentora de bilhões de títulos da dívida pública americana se a Tromposo continuar a bater pezinho desse jeito vai se ferrar bonito, parece uma criança.

    • Triton

      Quem paga essas taxas é o próprio consumidor americano. Os agricultores de lá estão tudo de “pires na mão” depois que a China parou de comprar produtos agrícolas.

    • SDS SP

      O principal é o fato do presidente chinês ter mandato vitalício, não precisa passar por esses devaneios populistas. Tanto faz se a economia vai ou não para o buraco, pois eles vão continuar no poder.

  • SDS SP

    Quem paga a conta é o consumidor.

    • Sino Weibo

      Na China isso nao surte o msm efeito que acontece aqui, como foi na época do Inovar Auto. Como eles tem uma variedade de marcas, vão é se beneficiar com mais produtos sendo feitos localmente pelas marcas citadas, nas fábricas de suas parceiras locais.

      • SDS SP

        Na China, o partido comunista tem mandato vitalício e não precisa de devaneios populistas para se eleger. No frigir dos ovos, tanto faz se os efeitos serão bons ou ruins.
        Na minha percepção essa guerra já está perdida para os EUA.

  • konnyaro

    A China é a segunda economia do globo e logo logo passa os States. Essa briga do Trump com os china vai apenas acelerar esse processo.

    • Hodney Fortuna

      Vai não meu caro! Enquanto o Trump estiver no Poder a Chna não passa nem sonhando! Eles estão muito mais prejudicados que os EUA nessa guerra. Basta ver a gritaria do Xin Xing Ling Ping. A China está desalecerando a economia de modo mais forte, mas a mídia podre não vai divulgar isso para dar destaque aos EUA. Os indices que não estão sendo divulgados já mostram o crescimento do PIB chinês no último semestre na casa dos 5,3%. Vou procurar esses índices e posto aqui. Vi isso no YOUTUBE.

      • Triton

        Está crescendo menos (lógico), mas está crescendo. E ainda cresce muito mais que os EUA. Quem é bom de gogó mesmo é o Trump.

        • Hodney Fortuna

          Não entendo mesmo é esse deslumbre borra botas de carniceiros chineses onde o sistema de governo é considerado um “deus”e que o xing lingo xi jin ping pong muda por completo a legislação política do país desejando ser um novo Mao Tsé Tung. Se é para discutir política vamos para outra plataforma. Creio que derrubo seus argumentos desenhados em sua cabeça por aquele “professor” esquerdista e a midia de cada dia. Aqui não vou discutir sobre política com vc por se tratar de um site automotivo e que tem moderadores.

          • Triton

            Vc que começou a discussão. Meus comentários vieram depois. Parece aquela criança mimada que é dona da bola, quando está perdendo quer acabar com o jogo. Isso é o típico comportamento dos EUA, talvez por isso vc se identifique tanto com eles.

            • Hodney Fortuna

              Seus comentários infelizmente vieram como forma de desqualificar e não discordar.
              Sim! Me identifico com eles se é o que vc quer saber! Sou a favor da liberdade de empreendimento e menos amarras de estado. Sou liberal nesse ponto.

              • Sino Weibo

                Eu não to nem ae com EUA e China, quem ganha quem perde, quero saber que quero meus produtos baratos e bons, na minha mesa já! hahaha Que diferença faz pra mim se o que importa é poder comprar um bom celular Xiaomi ou outra marca chinesa no lugar de um Iphone básico, ou se posso pegar um Tiggo 5x por quase 20 mil a menos que um Compass flex. Isso que é o importante pra nós.

          • Triton

            Para os termos “carniceiros chineses” e “xing lingo xi jun ping pong”, devo lembrá-lo que, no Brasil, xenofobia é tipificada como infração penal, conforme art. 20, § 2º, da Lei 7.716/1989.

            • Hodney Fortuna

              Isso! Só permite um lado. Mas pode dizer tudo contra os “estadunidenses” que aí não tipifica xenofobia. Tens razão! Isso não soa RELATIVIDADE?

            • Toyo_Highlander fan

              Um cara mais acima chamou o presidente do EUA de Trumposo! Então essa conduta é xenofobia e é conduta eventualmente tipificada como infração penal, nos termos do art. 20, § 2º, da Lei 7.716/1989. (aproveitei sua mesma linha da constituição aqui).

              • Triton

                Xenofobia é um sentimento de repulsa relacionado à procedência nacional. Trumposo é um termo que se refere ao Trump, que não se confunde com o povo dos EUA e nem soa tão pejorativo assim.

            • Murilo Soares de O. Filho

              O politicamente correto é um saco, e isso se tornou insuportável nos governos anteriores.

      • Sino Weibo

        A China ira fazer na antiga rota da seda o maior corredor logistico do planeta, e esta fazendo acordos de livre comércio com o mundo todo praticamente. A partir de 2022 a China será completamente livre de taxas e acordos e imposlções para as empresas se instalarem. Se isso não é um sinal da confiança deles na economia, não sei o que é.

        • Toyo_Highlander fan

          Sei o que eles desejam com o One Belt, One Road. Mas é uma rota que não pode obter o sucesso a longo prazo como queiram. As políticas internacioais da china são muito discordantes e selvagens no que tange o futuro. Ela quer usar isso como forma de dominação geo-política. Penso que dentro de uns anos após a conclusão dessa rota, ela vai ser que nem o estreito de Ormuz com algun ou alguns países tentando prejudicar tal comercio ao longo do caminho com a China. Não pense que um poder de cunho imperialista de um país todos irão aceitar pacificamente. Isso não existe! Nenhum país se tornou um império mundial pleno sem resistências.

          • Sino Weibo

            O acordo de livre comércio com a Europa a partir de 2023 já foi costurado e é o que irá garantir isso, Índia, Rússia, Oriente Médio, ÁFrica e sul da Ásia hoje são os maiores mercados para os produtos chineses fora da China, e eles pretendem avançar com estas parcerias. Claro que de ambos os lados alguns países irão ganhar outros perder, mas é a realidade do livre comércio.

      • MonHoe

        Viu no Youtube, deve ser uma fonte confiável…

        • Toyo_Highlander fan

          Ok! Vejo no YT e vc assiste Globo. Hahahahah…

          • MonHoe

            Vc é tão limitado que acha que só existem essas fontes de informação

            • Toyo_Highlander fan

              Agora vc se entregou! Não apenas assiste Globo como também lê Carta Capital, Caros Amigos, Folha de São Paulo e outras Red Informations! Cara! Agora diz quem é o limitado aqui!!!

              • MonHoe

                O nível de esquizofrenia é tão alto que você imagina o que os outros fazem

                • Toyo_Highlander fan

                  Pois é! Vc de fato é um e esqueceu de tomar o gardenal!

                  • MonHoe

                    Quem tá supondo coisas ouvindo as vozes da cabeça é você

  • Sino Weibo

    O Brasil pode se beneficiar tanto pra vender mais pra China sem taxas , o que os americanos iriam vender, quanto para comprar produtos importados chineses, pois terão de fazer uma “desova” em algum lugar a preços baratinhos

  • Marcelo Braga

    Não entendo por que um país que é a segunda economia do mundo ainda é classidicado como emergente como ensina as escolas com o BRICs (Brasil, Russia, India, China e Africa do Sul).

    • CanalhaRS

      A China é atrasada em diversos aspectos, ainda tem muita miséria no interior. O IDH deles é abaixo do Brasil, por exemplo.
      Riqueza financeira não quer dizer muita coisa se ela é mal distribuida.

      • Marcelo Braga

        Que imbroglio.

      • Hodney Fortuna

        Exatamente! No meio rural lá eles vivem com menos de 20 dólares por mês. A miséria é similar a dos piores países africanos.

      • Sino Weibo

        Mas o termo emergente era usado para países que estavam se desenvolvendo industrialmente, não se refere a questão de qualidade de vida. Países que tinham sua indústria dependente de tecnologia e capital estrangeiro, como o Brasil, o que não é o caso da China hoje.

    • Sino Weibo

      Sua indagação é pertinente visto que os termos 1º mundo e 3º estão em desuso mas ainda muita gente fala (era usado quando existia a URSS, que seria o 2º mundo). E outra, o termo emergente é quando sua industria é recente e dependente, e no caso da China já não se aplica.

    • th!nk.t4nk

      Marcelo, já visitou a China? A área desenvolvida das grandes cidades é de cair o queixo, mas os bairros no entorno são paupérrimos. O povo vive na miséria, com péssimas condiçoes sanitárias. Pra isso virar primeiro mundo ainda vai muuuito tempo. Ter um PIB gigantesco infelizmente não se traduz de forma automática em desenvolvimento.

    • leitor

      Uma boa economia pra 1/4 de uma população como da China seria suficiente pra ser bem mais forte que muitos países. Mas outros 3/4 da mesma população pode sofrer mais que o normal de outras. Não sei da proporção se é essa, mas a filosofia é perto disso aí. Senão seria melhor ser chinês que francês, alemão, inglês ou suiço.

  • Maycon Farias

    Olhei rápido na foto da matéria e achei que era o Fiat Fastback.

  • RicardoVW

    A Globalização é uma furada!

    • Henrique Gouveia

      Sem a globalização nem estaria digitando neste dispositivo eletrônico. Poucos teriam acesso as comunicações. Só pra citar um exemplo.

      • MonHoe

        Rapaz, parece que esses governos “de direita” so tem gente que incita a burrice, eu acho que ficaria com vergonha de estar no mesmo barco ideológico que o Trump e os palhaços do PSL. Esse povo não sabe o que é a direita e muito menos liberalismo

      • RicardoVW

        Para algumas coisa é boa, para outras, não!

  • Natán Barreto

    Fazendo América grande de novo. E enquanto isso a recessão aponta no horizonte após essas políticas estapafúrdias que ainda tem gente que defende

    • Hodney Fortuna

      A crise está sendo estabelecida não pelo governo e sim pelo Estamento metacapitalista que controla o FED americano. Lembrando que o FED é privado e por ele os globalistas podem derrubar qualquer governo que não esteja em acordo com eles. Basta implodir o sistema financeiro do país. Com a ajuda da midia partidária fica fácil incutir na cabeça do povo que quem fomentou toda a crise financeira foi o governo. E digo que o governo Trump corre grande perigo sim.

      • Jr

        Agora a culpa é do FED, piada, o sujeito faz uma política idêntica da estocadora de vendo de cortar impostos e aumentar os gastos do governo e a culpa da crise que ta vindo é do FED né? Em uma coisa o Trump é muito bom, quando ele enxerga que vai da m*rda ele já vai tirando o corpinho fora dele bem antes do acontecido

        • Toyo_Highlander fan

          Mesma opinião da Globbels. Impressionante como essa emissora globalista incute suas ideias falhas na cabeça dos incautos.

          • Jr

            Não preciso da globo para enxergar o obvio

            • Toyo_Highlander fan

              Então ela te influencia por telepatia? A narrativa de embuste é muito parecida!

              • Jr

                Mais uma vez, não preciso nem que a globo ou qualquer pessoa me influencie a ter minhas próprias percepções e opiniões, pessoas burras e sem personalidades costumam ser influenciadas por terceiros, esse não é o meu caso. E mais uma vez não é necessária a globo ou qualquer outra dizer o obvio do que vai acontecer com a economia americana daqui a 2 anos

                • Toyo_Highlander fan

                  Suas opiniões só mostram o quanto és recalcado. E ainda para fugir resolve mudar o nome do perfil, só para mostrar o quanto é um covarde e esquizofrênico. Termino por aqui.

  • Matheus Girelli

    Estou contando as horas pra laranja mecânica dos states fazer cagada é f@der toda a população.

    • Hodney Fortuna

      Estou contando as horas para os chinagadas comecarem a invadir os países litorais com o mar da china para ver a merd@ que vai ser. Já estão inclusive querendo atacar Taiwan.

      • Triton

        Taiwan, que não é reconhecido como país pelas Nações Unidas, sempre fez parte do território da China. Dizer o contrário é o mesmo que dar ouvidos aos movimentos separatistas do sul do país e achar que o Rio Grande do Sul não é Brasil. A China tem sido pouco enérgica no tratamento dos intentos separatistas de Taiwan, já deveria ter adotado uma postura mais firme há tempos.

        • Hodney Fortuna

          Mais uma vez: Taiwan de fato não é reconhecido justamente para não alimentar conflitos com a China, ainda mais nos dias de hoje, apesar de Taiwan já ser totalmente independente do país chinês em termos de geração de riquezas e político próprios. Mas pensando bem a ONU hj desempenha um papel muito diferente do que foi criado. ONU para os dias de hoje não é mais base de “pacificação”. Eles estão terminando de moldar uma agenda para subjulgar a todos os seres humanos em detrimento a uma elite.

          • Triton

            Só porque vc é insatisfeito com o sistema político de um país não quer dizer que vc possa pegar parte do território dele e dizer que ali é um novo país. Não existe direito à secessão, isso em qualquer lugar do mundo. A República Popular da China foi fundada em 1949 por vias revolucionárias, pelas mãos do próprio povo que não aguentava mais dos desmandos da elite política do país. Então essa elite, insatisfeita, se deslocou para a Ilha de Formosa (popularmente conhecida como Taiwan) e disse que ali seria estabelecido o governo da República da China (vem daí o termo “duas Chinas”). A ONU só reconhece a República Popular da China como a única China e, por óbvio, a Ilha de Formosa (Taiwan) faz parte do território da verdadeira China.

            • Hodney Fortuna

              Creio que se vc vivesse sob uma tirania sanguinária e visse um grupo desejando fundar um país livre disso tudo, vc iria fugir também, não é? Sim! Taiwan, apesar de independente de recursos chineses ainda pertence, segundo a constituição chinesa a China. Mas uma coisa é certa: os taiwaneses tem o mesmo espirito guerreiro dos chineses (afinal eles também são) e não irão se entregar facilmente. Basta virmos como eles estão se armando fortemente para se defenderem futuramente da invasão chinesa. Vão ganhar? Hipotese alguma, mas não vão se entregar facilmente.

              • Sino Weibo

                Tem duas empresas de Taiwan que hoje pertencem ou se integram totalmente a China, a Foxconn, que tem maior fábrica em Shenzen, e a Luxgen, que hoje faz parte do grupo DongFeng Yulon. Assim como em Hong Kong, estas tensões políticas não afetam os países comercialmente.

                • Toyo_Highlander fan

                  Ao menos por enquanto não , mas a grande raiva que a China tem de Taiwan é porque algumas empresas recentemente tem se mudado para a ilha e isso foi um dos motivos, apesar de ocultos, levar a China a querer anexar oficialmente a ilha a dominação chinesa pleno.

                  • Sino Weibo

                    Quais empresas? Pq pelo que sei o movimento foi o contrário, a mudança de várias para Shenzen e outras ZNE, as zonas de livre comércio chinesas.

  • Hodney Fortuna

    Os chineses importam muito poucos carros americanos, então para os EUA não farão muita falta tal queda nas vendas dos modelos Made In USA por lá.
    Sempre nessa guerra comercial ficarei ao lado dos EUA, mesmo sabendo das consequências. Quem diz que os EUA perdem mais do que a China é só mais um chinolatra! Os EUA ainda tem muito mais dinheiro que os “chinas”;

    • Triton

      EUA só tem PIB maior quando a mensuração é feita em Dólares. Por óbvio, quando vc converte Yuans em Dólares, sempre o resultado será melhor para os EUA, visto que a moeda da China é desvalorizada (até propositalmente para favorecer exportações). Quando vc mensura o PIB por Paridade de Poder de Compra, que é um critério desenvolvido para eliminar essa distorção decorrente do câmbio, o PIB da China já passou o dos EUA há anos. É, inclusive, maior do que o de toda a União Européia. Vc pode comprar, por exemplo, uma água mineral nos EUA com 1 dólar e uma água mineral similar na China com 1 Yuan, embora o dólar seja cotado em quase 7 Yuans. Essa mesma distorção eu vejo quando matérias jornalísticas querem cotar salários de trabalhadores chineses em dólares para sustentar que são salários baixos. É uma visão completamente equivocada.

      • Hodney Fortuna

        Nem adianta se basear em yuans por ser uma moeda tipicamente local. Se for para usar em cifras os venezuelanos poderiam ser considerado “bilionários” já que um quilo de frango lá custa 58 milhões de bolivares. Outro argumento absolutamente delirante ao meu vê! Aqui não se discute política. Não é plataforma para isso.

        • Triton

          Ihh, vc não entendeu o que eu disse. O exemplo do frango aí foi nada a ver, ele expressa justamente o baixo poder de compra na Venezuela. No Google vc encontra muita matéria explicando sobre Paridade do Poder de Compra.

          • Hodney Fortuna

            Meu amigo, essa questão de paridade de compra entre dois países é perfeito para se comparar os EUA com o brasil, mas com a china a coisa é mais complexa. Lá na China não se iluda na questão de ganhos e propriedade privada. Hoje os chineses tem acesso mais fácil que os brasileiros para comprar produtos de tecnologia como smartphones e computadores, assim também como carros. Mas isso tange apenas nos bens de consumo. Você, sua pessoa como cidadão chinês é só “MAIS UM”. Vc só tem valor quando se dedica ao trabalho, muitas vezes escravo ao seu salário. E quem pensa que os impostos na china são mais baratos, negativo! O governo fica com 50% do seu ganho. Os chineses vivem enclausulados em apertamentos de 20 metros quadrados mas, com um BMW na garagem. Falo isso aquele chinês de classe média alta. Nos EUA vc pode comprar um imóvel (independente do tamanho e valor) e ficar por gerações, na China vc só tem direito de posse do imóvel até 70 anos de propriedade. Veja bem: na China vc não compra o imóvel e sim o direito de posse de uso. Lembra da antiga concessão de linhas telefônicas do brasil quando era gerida totalmente por estatais? É a mesma coisa! Enfim isso acabou por aqui. Há falhas? Sim, mas a atual situação hoje é “infinitamente”melhor do que naqueles tempos. Por que cheguei a isso? Porque na China a propriedade e a aquisição é um tanto discussivo pois tudo age de acordo com o que manda o partido. Na china só é barato o acesso a bens de consumo comuns, mas confesso a vc, através de canais que assisti que o item básico de sobrevivencia chinesa que é a comida, por ser barata é um coquetel de veneno. As pessoas precisam se atentar o que é de fato a qualidade de vida naquele país e não ficar “maravilhado” com a vida chinesa! Da mesma forma que os esquerdistas tem “fetiche” pela coreia do norte e cuba e não desejam ir morar nesses países, convido também aqueles chinólatras a ir tentar a vida na China
            Outra! Essa questão de “materias explicando isso ou aquilo da china é preciso ver o tipo de fonte, qual a ideologia que ela segue e que tipo de informação tenta passar! Assisto um canal no YT chamado 2 a Mais de um casal de brasileros que mora em Shenzen e eles destrincham muito bem o que é a vida de um cidadão chinês. Vá lá, acesse!

            • Triton

              Acho que vc é bem iludido com os EUA, mas blz, cada um acredita no que quer. Já assisti muitos vídeos do canal Dois a Mais na China, eu acho que eles até ajudam muito a desmitificar essa visão negativa da China que foi construída pela contrapropaganda dos EUA. Só porque alguém tem uma forma diferente de fazer as coisas daquilo que vc está acostumado não quer dizer que seja pior. O que eu sei é que as políticas adotadas na China ajudou a tirar mais de 800 milhões de pessoas da extrema pobreza, em um movimento nunca antes visto no mundo. É um país que está muito avançado em tecnologia e infraestrutura e que está elevando a níveis sem precedentes seus indicadores sociais. Ao menos a China não se demonstra um país beligerante, tal como os EUA. Os EUA, quando querem uma coisa, sempre arrumam alguma desculpa para fazer uma guerra e invadir um país, comportamento este que eu abomino.

              • Hodney Fortuna

                Meu amigo! Desiludido não sou. Tenho amigos que moram por lá, brasileiros e me repassam tudo de lá em termos de informações. Vc sim é que está desiludido pela china por conta da grande propaganda chinesa. Não é bem assim! Te expliquei em um “textão”, mas aquela informação de “paraíso xing ling” não sai fácil de sua cabeça. Os EUA não são e nunca serão um país perfeito, afinal é um país constituído por humanos e que tem seguido princípios morais muito questionáveis ultimamente, mas em questões de qualidade de vida material eles permanecem imbatíveis, para o ódio das extrem left people the world.

              • Sino Weibo

                Este tipo de discussão é inutil visto que ´o que importa pra nós não é qual país é melhor pra se viver e sim qual nos oferece os melhores produtos, pelos preços mais baratos. A não ser que tu irá imigrar para um destes países, qual relevancia de saber que na China se come cachorro ou não, se tem favelas ou não? Nos Eua não tem favela? Nos Eua não tem assassinatos em escolas continuamente? Mas isso faz diferença aqui? Não! O que diferencia aqui é quanto custa um Ka sedan frente a JAC ou Chery, Lifan, ou se um Xiaomi tem custo benefício melhor que Samsung ou Iphone. O brasileiro gosta de criticar a China por razões inúteis, pois não muda nada aqui.

            • Sino Weibo

              Mas ninguém aqui fala em ir morar na China, a gente quer é os modelos chineses de eletronicos, smartphones, carros etc.. por serem hoje em dia de qualidade boa e baratos, frente a concorrência. Isso não afeta o que ocorre na China. Nos Eua também os cidadãos são espionados, existe aquele negócio de terrorismo e tal, mas o que isso muda pra nós aqui? Nada. A única diferença é qual produto é melhor e mais barato hoje, um Iphone ou um Xiaomi, um Prisma ou um Arrizo 5? É só isso que o consumidor brasileiro tem de se importar e não se na China se come cachorro ou se mora em cubículo em Hong Kong (a preocupação é até válida, mas vai mudar o que lá ou aqui que temos tantos problemas quanto?).

              • Toyo_Highlander fan

                Sim! Também nesse ponto penso como vc, ainda que não confio na única marca deles que é a Huawei, marca estatal do governo. Gosto muito dos produtos da Xiaomi (tenho alguns inclusive) e dos carros como os Cherys (Arrizo 5 sou fã por ser o melhor custo benefício e que custa o mesmo que um Voyage). Quanto a produtos sou sim adepto deles, só não concordo e JAMAIS concordarei é com a política de controle populacional exagerado deles. E vigilancia estilo Black Mirror deles.

                • Sino Weibo

                  Nossas relações com a China, assim como qualquer outro país, tem de ser estritamente comerciais, isso que importa. É igual chamar quem gosta de produtos chineses de comunista e esquerdista kk Não tem nada a ver, a China hoje é mais capitalista e tem muito mais livre mercado que o Brasil jamais teve, e estas obrigações todas de joint-venture e taxas irão todas cair a partir de 2022. Estão se tornando uma economia muito livre e madura.

  • Sino Weibo

    Nenhum efetivo é exonerado quando muda de governo. Somente os cargos comissionados que são, ae a pessoa perde aquele cargo e se for efetivo volta ao seu cargo anterior, se não for, fica desempregado.

  • Luis Burro

    Bom já ia galar q pra Ford deveria ser muito bom de forma irônica mas acabei de ler q ela ñ foi afetada nas ações, mas msmo assim ñ está nd boa a situação dela no país com quedas de 50% nas vendas

  • hinotory O

    Se o Bolsozinho for esperto, até dá pra tirar uma casquinha.

    • Miguel

      Não é..rs

    • Leonardo

      Acho que ele tá mais preocupado em ficar lacrando no twitter…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email