Mercado

Em queda, Brasil é ultrapassado pela Índia

tata-bolt-zest-4

O Brasil reduziu seu ritmo de crescimento nas vendas e apresentou queda de 1,8% no primeiro trimestre – e agora de 4,63% no quadrimestre – de 2014. O mau desempenho de um dos principais membros do BRICS fez com que a Índia chegasse à quarta posição mundial. Detalhe: o país asiático ainda teve queda de 4,8%.

A Índia emplacou 796 mil veículos no período, enquanto o Brasil vendeu 775 mil. China, EUA e Japão continuam nas três primeiras posições no ranking mundial. O mercado global cresceu 4,5% no trimestre, sendo que março foi o 30º mês seguido de alta, mostrando que 2014 deverá ser um ano bastante positivo de forma global.

Abaixo, o ranking dos maiores mercados de veículos no primeiro trimestre de 2014:

País – volume – variação nas vendas

1) China – 5.894.556 unidades – (8,5%)
2) EUA – 3.742.319 – (1,5%)
3) Japão – 1.840.877 – (22,4%)
4) Índia – 796.505 – (-4,8%)
5) Brasil – 774.437 – (-1,8%)
6) Reino Unido – 768.039 – (13,9%)
7) Alemanha – 756.649 – (5,2%)
8) Rússia – 602.473 – (-2,3%)
9) França – 534.479 – (1,6%)
10) Itália – 404.217 – (5,8%)

[Fonte: Focus2move/Automotive Business]





  • GPE

    Montadoras/fabricantes, o choro é livre!
    Abaixem os preços que o mercado melhora!

    • Marcos Vinicius Bittencourt

      Eu já acho que baixar o preço não é mais a solução.
      A verdade é que o brasileiro está tão endividado que se baixar 5mil no valor do carro, a parcela vai continuar não cabendo no bolso.
      Eu acho que esse ano e ano que vem iremos passar apenas por uma recessão de consumo, não chegando ao ponto de uma crise econômica.

  • Liu Carvalho Bittencourt

    Na realidade, se tirar as carroças da lista, o Brasil deve ter vendido uns 20000 carros no trimestre.

    • afonso200

      verdade

    • Bruno Wendel Marcolino

      falou tudo

    • automotivo

      Andas de quê? Mesmo?

      • Liu Carvalho Bittencourt

        Tenho um FIAT 500 e uma GSXR 1000.

    • mmcinza

      Só vai sobrar os carros importados (excluindo Mercosul e China).
      O resto é carroça.

    • JCS_2000

      O Liu, responda a pergunta. Andas de que? Eu tambem acho que todos os carros de entrada produzidos no Brasil, ainda estão no conceito afirmado pelo nosso ilustrissimo ex-presidente Fernando Collor. São realmente carroças, mas é o que dá para comprar. Não dá para esticar de 40.000 para 100.000 para andar de BMW, MB ou Audi de entrada. Hoje a minha esposa anda de VW- Fox 1.0 2013 (Zero) com DH, trava e vidro eletrico sem ar-condicionado e eu ando de VW-Bora 2.0 Automático, completo 2011 (semi-novo). É o que deu para comprar, pois a prioridade é a educação dos nossos filhos. Infelizmente neste pais, tudo a gente paga em dobro e só leva carroça para casa. Veja a segurança, Educação, Transporte, Saude etc…

      • Liu Carvalho Bittencourt

        Já respondi.

    • 4lex5andro

      mas outros paises como russia, china e mexico, tbm consomem muitos ‘carros para emergentes’ ..

      enfim, vender menos carros nao seria necessariamente uma noticia negativa, se isso fosse reflexo de uma opçao por um transporte publico barato, eficiente e moderno ..

  • Marcelo Nascimento

    Esses números mostram como o mercado do Brasil é ridículo! O Japão, com uma população pouco menor, sem ter espaço pra mais nada(!) emplacou 150% a mais. O Reino Unido, com população semelhante aos Estados de SP e MG emplacou a mesma coisa que o Brasil.
    E tem gente satisfeita…

    • Fanjos

      Mas a cada 3 carros vendidos aqui eles ganham 1,quero ver ganhar assim em qualquer parte do universo =p

  • torinog7

    Ainda bem, e que Reino unido e a Alemanha ultrapassem também, espero q as ”Lixosas” aprendam a lição e abaixem os preços (algo muito difícil).

    • duhehe

      Não vão abaixar tão cedo, primeiro eles mandam uma penca de gente embora para adequar a estrutura a demanda, quando esta chegar ao minimo viavel, ai eles vão para Brasilia, se nada sair ai sim eles reduzem os preços a conta gotas.

      Com a inflação no BR a níveis absurdos e preços das matérias primas subindo a cada dia, acredito que não tenha muito para onde correr.

  • Cléber_V

    E que continue caindo!

  • Adriano

    Eu quero é mais :D
    Incrivel que ja ja teremos aqueles aumentos de preços quinzenais, como assim nao tem demanda, mas aumentam preços? Que conceito é esse?

    • Rodrigo Pasini

      Manter os lucros a qualquer custo. No caso o custo quem paga somos nós.

    • Guest

      Chama-se margem de lucro. O Brasil é ótimo pra eles. Quanto mais você poder lucrar por item melhor pois não precisa investir em estrutura para atender ao volume.

    • duhehe

      Você tem 3 funcionários que custam 10 mil por mês.
      Eles fazem 3 carros por mês e todos são vendidos, logo cada carro precisa ter de lucro R$ 3,34 mil,
      Por alguma razão agora você só consegue vender 2 carros, e não é viavel mandar ninguém embora.
      Logo cada carro precisa ter uma margem de lucro de 5 mil. Você só vai mexer nessa conta se você não conseguir vender esse carro com esse lucro.
      Ai você ao invés de mexer no lucro, você manda gente embora.

  • Castle_Bravo

    Não é a primeira nem a última vez que as vendas do carros caem e os preços brasileiros sempre foram altos, nunca baixam. Quem espera queda nos preços pode esperar sentado, isso não vai acontecer, ao menos não de maneira significativa.

    • Louis

      Concordo, carro na Banânia nunca foi barato, nunca.
      Mas o único problema é que o resto do mundo evolui. Já a Banânia…

  • Antoniokings1

    Por esses números a Índia já estava na frente e não ultrapassou o Brasil. Se a Índia caiu mais (-4,8%) e está na frente, é porque ano passado já vendia mais.

  • Maycon102

    Uma das melhores noticias do ano!

  • Thomas

    Seria mais interessante fazer o ranking da lucratividade, certamente os 3 milhões de carros vendidos nos EUA ficariam abaixo dos 774 mil vendidos no Brasil.

    • As montadoras apresentam seus relatórios trimestrais para quem quiser ver.
      Um exemplo é a Ford, que apresentou os resultados há pelo menos uma semana. Brasil/América do Sul deu prejuízo, enquanto a matriz nos EUA deu lucro violento.
      Melhor se informar, pois este resultado da Ford se reflete nas outras montadoras instaladas no Brasil!

      • CignusRJ

        Rodrigo. Entenda.
        Brasil não deu prejuízo, deu lucro, vide as remessas de dinheiro enviado ao exterior pela montadora. Acontece que a América do Sul como um todo deu prejuízo. A Venezuela deu um baita prejuízo e, se não me engano, Argentina também. Isso puxou o lucro da região p/ baixo.

      • FabioH

        É sério isso Rodrigo? Esse “prejuízo” não poderia ser porque a Ford investiu bastante na planta em Camaçari (BA)?

        • Não.
          E a questão do rapaz acima desconfia de que os outros países, como os EUA, que venderam muito mais que o Brasil não tiveram lucro maior… Sabe lá de onde tirou isso…
          Por isso comentei da informação da Ford, que foi a última que eu vi disponível.

          • FabioH

            Eu li algo a respeito da Ford ter prejuízo grande com a Venezuela, pois eles tem dinheiro “congelado” lá, que não podem mexer, além de desvalorização artificial da moeda, e que os investimentos no país seriam reduzidos drasticamente.

            • Eu acho que prejuízo maior é na Venezuela. apenas isso.

            • Correto! Além da Argentina, que não anda muito bem das pernas. E no Brasil, o câmbio também não ajuda.

  • Roger Rosato

    Pela sua população, o Brasil teria mercado para algo em torno de 2.000.000 de veículos no período. Dificilmente conseguiremos manter a Índia atrás de nós. Mesmo sendo um país miserável, tem uma população gigantesca e que continua a crescer. Daqui uns 15 anos, vejo China em primeiro, seguida de EUA, Índia e Brasil.

  • protestor

    produção de motocicletas/carros nao contam….

  • moncorongo

    Se todas as montadoras fizerem como a dona GMB, vão vender mais que o japão até. Basta subir o preço, mais uns 15% pra galera desesperar e fazer promoções de taxa zero, ai todo mundo vai correndo comprar o seu antes que aumente mais o preço. Fácil né!

    • Vattt

      kkkkkkkkk, isso é verdade, brasileiro gosta mesmo é de comprar carro zero pelado pra mostrar pro vizinho. E chega a pagar caro pra mostrar que pode com a doce ilusão de que ganhou desconto por baixo do pano!!!!!! kkkkkkk…
      Papo de vendedor:
      “olha esse desconto é só por que gostei de você, não conta pra ninguém” kkkkkkk…

      • Ramom Alencar

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkklkkkkkkkkk

  • ALVIN_1982

    Como pode um país com 1/4 da população brasileira vender tanto carro em 1 ano? Isso porque dizem que seus meios de transporte são eficientes e mesmo num ritmo tão alto como sempre foi, não houve congestionamentos nas vias como há em outros países. Estou falando da Inglaterra. Talvez seja o caso de que os veículos usados podem ser exportados livremente, coisa que no Brasil só pode exportar usados de coleção, ficando assim nossas ruas cheias de tralhas ambulantes…

    • automotivo

      Eles podem estar contabilizando os carros vendidos pra outros países da Europa. Se aqui com essa dimensão continental já tem muito carro. Imagina na INglaterra.

  • Bruno Wendel Marcolino

    de que adianta tentar melhorar o ranking se não tem mais estrada pra botar carros, por mim que vá pra ultimo no ranking se não vai ficar que nem a india e a china, sem espaço pra nada nas ruas.

    • automotivo

      Boa!!!!!!!!!!!!!

    • FabioH

      Brasil tem cerca de 1/3 do número de veículos por 1.000 habitantes que os EUA, por exemplo (a Índia e a China menos ainda), ou seja, tem ainda muito mercado a ser explorado pelas fabricantes. A realidade de algumas (poucas) cidades não pode ser espelhada para o restante do país.

  • Freaky Boss

    Eu quero carro bom e barato, como na europa e nos eua. Agora o lugar que o Brasil vai ocupar no ranking não me interessa muito não.

  • Fabio Pasche

    Tomara que caia pra sempre ate começarem a oferecer carros, porque não é isso que se vende por aqui .

  • Ao menos ainda está entre os cinco maiores mercados do mundo.

    • GreatU2

      Cara, isso parece muito discurso de político falido.
      Cai pra quinto? “Estamos nos Cinco Maiores”

      Cai pra sexto? “Ao menos estamos entre os Seis Maiores”.

      Q beleza…

      • É apenas um comentário, lembrando que durante muito tempo nós sempre ficávamos entre décimo e oitavo ou muitas vezes, abaixo disso. então pelo menos ainda está entre os cinco maiores.
        Agora vamos ver como as coisas vão andar….

      • Felipe Lange

        Os mercados mais sacanas do mundo.

    • Tosoobservando

      entre os maiores mercados de carroças sim kkkk

  • Vattt

    As montadoras vão chorar pra o Governo baixar o IPI, mas o lucro já é garantido, pois os preço só aumentaram nos últimos meses. É chorar pra mamar e depois correr pra galera! Palhaçada Brasil.

  • zekinha71

    Na china no trimestre foi vendido quase que a frota total da cidade de SP. Em um ano dá quase a metade da frota do Brasil.

  • Jeff Beck

    Fiquem tranquilos pois o governo já está preparando e, em breve, divulgará novo saco de bondades para beneficiar as montadoras e o mercado automotivo. Assim voltaremos a superar a Índia novamente.

  • Marcelo Arakaki Guimarães

    Só eu me impressiono com o volume de vendas no Japão? Quase 2,5x o número de vendas aqui no Brasil

  • Junoba

    Por mim os carros podiam mofar no pátio das montadoras.

  • Joildo Dias

    Se depender de mim logo em ultimo, ninguém aguenta comprar carro tão carro assim, para de roubar que logo voltarás ao seu devido lugar……………

  • marcio rodrigues

    como sempre nosso país é um piada,ninguem não consegue ficar,sem compra carro.pois se todo ficasse um mês sem compra,elas abaixariam o preço.



Send this to friend