Argentina Brasil Elétricos Pickups

Empresa argentina desenvolve veículo elétrico rural para o Brasil

Empresa argentina desenvolve veículo elétrico rural para o Brasil

Uma empresa argentina está desenvolvendo um veículo elétrico para uso rural no Brasil. A Amperion Motors tem emm seu portfólio, uma pequena picape elétrica chamada Rastrojero, mas uma versão desse produto deve chegar ao país até 2026.


Trata-se do Projeto Tapir (Anta), um pequeno veículo elétrico do tamanho de um ATV para uso agrícola e também para turismo ecológico, onde geralmente se empregam carros de transporte sem emissão de CO2.

A Amperion Motors foi contatada por um grupo brasileiro, não revelado pela empresa. No Brasil, a empresa tem acordo com a Ibrave (Indústria Brasileira de Veículos Elétricos), que fica sediada em Goiás.

Empresa argentina desenvolve veículo elétrico rural para o Brasil

Este companhia já divulgou na imprensa que o projeto do Rastrojero será feito no Brasil até 2025. A diferença entre os dois projetos é que o Tapir é bem menor, podendo operar facilmente em locais restritos.

Já o Rastrojero (foto abaixo) é uma picape compacta de 4,64 m de comprimento, 2,00 m de largura, 1,87 m de largura e três opções de entre eixos, que pode levar até 1,3 tonelada de carga e rebocar até 4 toneladas.

Empresa argentina desenvolve veículo elétrico rural para o Brasil

Esse negócio deve ficar em R$ 500 milhões, mas o Tapir ainda não teve valores divulgados. Por ser um veículo mais simples, o tempo de desenvolvimento é menor, uma vez que a legislação brasileira não exige airbags ou ABS para esse modelo de aplicação.

Já o Rastrojero necessitaria de mais tempo de desenvolvimento por ser mais difícil de homologar no curto prazo. Então, o Tapir surge para uma necessidade mais imediata, algo em torno de três anos, como querem os investidores brasileiros.

Empresa argentina desenvolve veículo elétrico rural para o Brasil

O projeto da Amperion Motors é totalmente feito na Argentina e prevê um veículo com motor elétrico de 10,2 cavalos e um bom torque, distribuído para as quatro rodas.

O Tapir terá versões Heavy Duty e Rental, tendo ainda uma interface conectada com nuvem de dados. Essa iniciativa argentina não é a primeira envolvendo carros elétricos no Brasil. A Sero Electric tem intenção de produzir carros urbanos por aqui também.

[Fonte: Autoblog/ABC do ABC]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Tosca16

    Que audácia de nossos hermanos.

    • th!nk.t4nk

      Bom, se os brasileiros não fazem nada alguém tem que fazer.

    • Felipe Alves

      Se fosse da Grecia iria falar que um cavalo de troia

  • Fernando Bento Chaves Santana

    Eu aposto que a empresa brasileira é a Agrale. Pois:
    -Ela costuma terceirizar projetos, vide o primeiro TX, a cabine da linha S, a cabine da linha A é o Marruá
    -A Argentina é um mercado importante para a Agrale.

  • Baetatrip

    ….Interessante esse carrinho….!
    Gostei…. Espero novas informações!

  • Augusto

    Eu queria era aquela picape Jimny que uma concessionária de um país estava produzindo! Pra minha realidade cairia igual uma luva! Só o preço q não!

  • Lucio Adriano Mendonça

    Não era melhor um ATV elétrico só pra uso no campo? Pra uso no campo tem que homologar?

    • Rama Ini

      Toda maquina precissa de homologacao pra ser produzida. Nao importa se vai registrar ou nao.

    • Fernando Bento Chaves Santana

      Mas na prática é um ATV.

  • dallebu

    Parece inspirado nas “aranhas” que tem aqui na roça do ES, que são basicamente chassis de fusca com uma carroceria artesanal.

  • André Martani

    Achei pequeno, lembra as antigas picku-ps da Fiat derivadas do 147…

    • El Gato!

      Lembra mesmo! Achei legal esteticamente. Um brinquedo para ter na praia ou sítio. Não sei se a aplicação prática é tamanha assim com essa caçambinha diminuta…

      • André Martani

        A aplicação é bem restrita. Coloca 10 melancias na caçamba e já era…🙄🤭

      • Fernando Bento Chaves Santana

        Acho que não é pra carregar cargas volumosas. É pra ser um carro de apoio pra circular pela propriedade fazendo vistorias, carregando ferramentas. Uma versão CD pode transportar uma pequena equipe. E pra carregar basta haver uma garagem com painéis solares e um gerador diesel para emergência.

        • Henrique Gouveia

          Justamente entendo que seja para suporte a outros equipamentos da fazenda, levando pequenas cargas.
          Seria bem útil por exemplo para levar 2 pessoas para fazer a assistência numa colheitadeira por exemplo.

  • Marcio Souza

    Rivian latino americana!

  • Diego Honorato

    kkkkk…Não conseguiram nem tirar o Rastrojero do papel na Argentina, e ja querem expandir pra ca?? hahahahaha

  • zekinha71

    O cara vai com um veículo elétrico no meio do pasto e do canavial fazer queimada, ou derrubar a floresta pra mais pasto.

  • Marco

    Olha aí Suzuki. Há mercado aqui. Façam uma pickup com o Jimny.

  • Fernando Bento Chaves Santana

    Esse nicho de utilitarios rurais deve ser promissor. Pois ja é o segundo que vimos aqui no NA. O primeiro, o Kaiyun Pickman, ja está a venda por 50k.

  • Zé Mundico

    Depois que essa gripezinha passar, espero que a América Latina (Argentina e Brasil particularmente) desenvolvam mais parcerias industriais e comerciais, a começar por um sistema de investimentos públicos e privados que resultem em mais pesquisas, mais produtos, mais tecnologia, mais mercado interno…..enfim, temos que aprender a nos virar sozinhos e não ficar dependendo de EUA, Europa, China e outros abutres que só querem comer sem pagar e manter o mercado mundial cativo e domesticado.
    Depois dessa gripezinha os grandes vão ter que tirar o prejuízo de algum lugar e adivinha onde eles vão buscar produtos e commodities a precinhos camaradas para levantar a economia deles…..do lombo dos países pequenos e subdesenvolvidos!
    O mundo não será mais o mesmo e muita coisa vai mudar. O tempo do sorriso fácil passou, gente!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email