Elétricos Mercado

Empresa inglesa lança kit de propulsor elétrico para carros antigos

Empresa inglesa lança kit de propulsor elétrico para carros antigos

A eletrificação está chegando para todos. Essa afirmativa poderia ser facilmente aplicada a todos os segmentos de carros novos, afinal, até mesmo picapes e grandes SUVs já estão começando a surgir com motores elétricos e baterias de lítio apenas. Porém, um mercado paralelo vem se formando de forma discreta nos bastidores do setor automotivo.


Antes conversões caseiras, feitas por entusiastas, agora a eletrificação de carros antigos e clássicos vem tomando nova dimensão. A empresa britânica Swindon Powertrain está lançando no mercado um kit de propulsão completo para carros atuais, antigos e clássicos.

Diferente de outras propostas, esta inclui todo o conjunto motriz, não sendo apenas o motor elétrico nesse caso. Além dele, um sistema de transmissão com redução para apenas uma marcha e o diferencial transversal para acionamento dos semieixos das rodas estão embutidos.

Empresa inglesa lança kit de propulsor elétrico para carros antigos


VEJA TAMBÉM:

Pelo menos para carros de tração dianteira, a solução cai como uma luva, pois é compacto e pesa apenas 70 kg ao todo. Para clássicos de tração traseira, que não tenham motorização traseira, a solução é buscar apenas um motor que se encaixe na transmissão antiga. Nos VW a ar, por exemplo, a Swindon parece ter esse sistema que serve também.

A companhia inglesa não revelou o preço do kit de propulsão, que não inclui baterias e nem o sistema de gerenciamento eletrônico, mas que entrega bons 110 cavalos, suficientes para um bom desempenho em qualquer carro compacto. Essa empresa estaria envolvida ainda na conversão do clássico Mini Morris/Austin em elétrico no Reino Unido.

Esse movimento para eletrificação de carros antigos e clássicos também chamou a atenção de fabricantes como a Volkswagen, que iniciou um projeto de conversão do Fusca e, mais adiante, de outros modelos a ar em elétricos. Embora o custo seja ainda alto, para quem não for purista, a solução pode ser uma boa saída.

[Fonte: Jalopnik/Autoblog]

Empresa inglesa lança kit de propulsor elétrico para carros antigos
Nota média 5 de 4 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Diego Lip

    Bem interessante, isso é pra quem tem carros antigos de “estimação”, não pretende vendê-los e sabe que logo terá restrição no por conta da gasolina ou no diesel.

  • El Cabron

    É uma boa opção para quem puder comprar so a carcaça de um antigo, guardar durante algum tempo, coisa de uns cinco anos. Será bem comum este tipo de solução logo logo

  • Rbs

    Quem manda é o preço.

    • th!nk.t4nk

      Bom, depende. O sujeito que tem um Fusca antigo que ama, mas que não é necessariamente peça de colecionador, pagaria esse valor pra converter o carrinho em elétrico sem problemas (facilita manutenção e pode andar com ele no centro das cidades, onde o ICE já estaria banido por conta das zonas de conservação). Em larga escala eu concordo que é difícil, mas no mercado de nicho na Europa tem muita oportunidade pra eletromobilidade.

  • Lucio Adriano Mendonça

    Se a conversão custar 7 mil libras não seria melhor o governo dar subsídio pra essa conversão do que pra carro novo? Acredito que a renovação da frota seria muito mais rápida.

    • Sino Weibo

      Lá o governo já da. Esse seria mais um benefício.

  • Emygdio Carlos

    Matéria muito interessante!
    Parabéns NA!
    Sucesso para as empresas que possibilitam a inclusão das pessoas nessa nova fase do automóvel!

  • Mr Tony

    O maior problema dos carros antigos são os motores com carburador que precisam de gasolina cara e são um inferno para se achar peças e se manterem regulados. Com esse sistema o esforço maior será pro acabamento. Vejo um grande mercado: um carro com ALMA (coisa que os atuais estão perdendo) e propulsão que não dê dor de cabeça.

    • Paulo Lustosa

      Na verdade se acha peça pra carburador e ele queima qualquer gasolina, ao contrário de certos motores de alto desempenho que precisam de gasolina de alta octanagem a ponto de ter pré-detonação se colocarem gasolina de baixa octanagem inclusive europeia. Problema é ter mecânico que saiba mexer com carburador, porque hoje só tem trocador de peças e não um mecânico de verdade.

  • afonso200

    coloca no fusca 110cv, eletrico com torque desde o 0000 RPM, arrebenta na hora o cambio

    • Matuska

      O “câmbio” já esta incluindo.

  • zekinha71

    Pra quem não acompanhou a Fenatran foram apresentados vários tipos de caminhões e cavalos mecânicos elétricos, inclusive carretas eletrificadas independentes do cavalo, e até opção de motores elétricos pra serem colocados em caminhões normais e até nas carretas,
    A eletrificação já chegou nos pesados, já dá pra converter um simples VUC.

  • Fernando Bento Chaves Santana

    O 7 da ilustração ficaria bem interessante. Pra quem tem grana bastaria comprar o kit sem motor da Caterham e montar o brinquedo. Na dianteira haveria espaço para as baterias e um porta-malas bem razoável.

  • Henrique Guedes da Silva

    A pergunta é….que empresa de bateria vai dominar?

  • Fernando Bento Chaves Santana

    Bem que a Chamonix poderia voltar a atividade para produzir as réplicas dos 550, Speedster e 356 utilizando uma tecnologia similar.

  • Edu

    A quem possa interessar: essa empresa vende o Mini “Mr Bean” elétrico (Swind E Classic) pela bagatela de 79.000 Libras (aproximadamente 425.000,00 reais), fora os impostos.

    • Comentarista

      Ou seja, estaria disponível no Brasil a uns R$3.009.653,00 kkkk

  • Jean

    Em Shanghai tem mais moto elétrica do que bicicleta ou moto a combustão juntos, o problema aqui e que o pessoal anda com farol apagado a noite, sobem nas calçadas, e como não fazem barulho e muito fácil ser atropelado por elas. uma coisa que eu vi também era muita adaptação em bicicleta, em Guangzhou existia um kit que encaixava no fundo da bicicleta e ela ficava elétrica. Também vi umas bicicletas comum com motor de portão elétrico e bateria de carro kkkk

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email