Etc

Enchente: saiba o que fazer com seu carro

carro-enchente-enfrentando-a-água Enchente: saiba o que fazer com seu carro

Quando o verão chega, começam os temporais. Nos grandes centros urbanos, as enchentes são grandes ameaças à segurança dos ocupantes de veículos e representam risco de prejuízos. É sempre bom conhecer os melhores procedimentos de segurança nesses casos e como as seguradoras podem apoiar os motoristas em momentos como esses e mesmo depois da ocorrência de um sinistro.



“Em situações como essas, as seguradoras atuam no apoio ao cliente. No entanto, o consumidor deve ter consciência de algumas práticas que reduzem riscos, deve conhecer bem sua apólice e seguir as especificações”, afirma o diretor de automóveis do Grupo Segurador BB MAPFRE, Jabis de Mendonça.

O que você precisa saber sobre seguros e enchentes:

– Ao perceber o início de uma inundação, evite passar pelo local e desvie do caminho, garantindo a sua segurança e o seu automóvel

– Se a água ultrapassar a metade da altura da roda, o veículo já corre o risco de sofrer panes mecânicas

– Acione imediatamente o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da seguradora e explique o cenário para que a empresa forneça as orientações necessárias para o momento

– Se o carro morreu no meio da enchente não tente dar a partida. A ação comprometerá ainda mais o motor, resultando até em sua perda

– Não efetue nenhum tipo de conserto até a avaliação do perito da seguradora. A empresa realizará uma vistoria técnica para avaliar os danos causados

– Os especialistas também avaliam se o condutor colocou o veículo em situações de risco. Fique atento.

– Desde 2004, a Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão que fiscaliza as operações de seguro, determinou que todos os planos se responsabilizem também por submersão total ou parcial do veículo em água doce, inclusive se ele estiver guardado no subsolo

– Entenda todas as especificações da sua apólice e siga as regras. Caso alguma das cláusulas não correspondam com a sua rotina de utilização do carro, avise imediatamente a seguradora para acertar as informações do contrato

Com informações do Grupo Banco do Brasil e Mapfre

  • erickluuh

    Show, valeeu NA, mais que um blogue, um portal de conhecimento e informações!

  • Leandro1978

    "Os especialistas também avaliam se o condutor colocou o veículo em situações de risco". Se não estou enganado, na temporada de chuvas no início deste ano, teve muita seguradora tentando evitar o pagamento da apólice alegando que o condutor "forçou" a situação. É bom ficarem de olho nisso…

    • Tripa-Seca

      Congestionamento na Tietê, carro colado atrás, outro na frente, um de cada lado e o rio sobe…Com certeza o motorista colocou seu carro em risco!

  • ARISTEU

    Aliado ao péssimo projeto como em alguns chevrolet (corsa, astra,celta) que pega o ar pro motor logo atrás da grade dianteira, qualquer chuvisco ja vai pra caixa do filtro de ar, chuva forte então, o risco de dar calço é grande.
    Primeiro saiba como é a entrada de ar do motor do seu carro. Depois se estiver andando e começar a chover forte, pare em algum lugar coberto e coloque a mangueira do filtro de ar bem pra cima, de preferencia pra tras pra dificultar ainda mais a entrada de água por ela

    • MecanicoDigital

      Eu não sei onde que o projeto dos Opel/GM Corsa/Astra (O Celta é nacional, mas baseado no Corsa B) de captação de ar é ruim … Na verdade, é um dos melhores, pois resulta na captação de ar a uma altura superior à da roda do veículo. Agora se você me disser que o projeto do Fiat Tempra é ruim (que capta o ar pela parte inferior da caixa de roda, atrás do farol de neblina), aí sim eu concordo…

      • CharlesAle

        Eu também já vi um corsa B parado em uma leve enchente,mais ou menos na metade da roda,inclusive ajudamos a motorista a sair da enchente,tá certo que ela entrou um pouco rápido,mas outros carros passaram sem problema,abrimos o capô do carro,e vimos que o radiador junto com as laterais de metal formam um"paredão"que faz a água subir e atingir a entrada de água,tipo um rodo,acho que é uma falha de projeto,pois,apesar da captação de ar ser alta,com esse "paredão"a água atinge a captação de ar do filtro,quem é dono de um corsa desses é bom atentar para esse detalhe,e evitar enchentes……

    • DCald

      Já passei por enchentes com um Celta, um Corsa Sedan B e um Corsa Hatch C… em nenhum dos casos tive problema…

      Mas, o rei mesmo de passar por enchentes é o BR 800… já passei por enchente com agua na altura da porta (na verdade fiquei ilhado e foi a unica saida!)… sem distribuidor, carburador e filtro de ar lá no alto… hehe… praticamente um anfibio!

  • A melhor dica é "não arrisque". Se um carro conseguiu passar pelo alagamento, isso não quer dizer que o seu vá conseguir passar pelo mesmo lugar. Certos modelos de carros passam tranquilamente por uma enchente, isso porque a tomada de ar é alta. Já tem carros que se afogam em qualquer "poça", isso porque a tomada de ar é baixa ou em local muito exposto. Dizem que o Fiesta e o Ka são os piores carros para se enfrentar uma enchente…

    • bedotRJ

      Olha, talvez vc já tenha ouvido falar de um lugar aqui no Rio chamado Praça da Bandeira. É conhecido por ser o local que mais enche e que enche mais rápido. Pois bem. Eu estava em uma rua interna da Tijuca (bairro vizinho) com minha ex, pegando filme em uma locadora. Me distraí e passou uma meia hora sem que eu visse a chuva chegar. Na saída, chuva forte, mas ainda não dava certeza que ia encher. Entrei no carro e segui prá casa da ex, justamente nessa tal Praça. De uma hora para outra, me vi rodeado por ruas em que a água chegava à metade das portas dos carros. Prá chegar em um lugar mais alto, eu teria que encarar uma delas. Encarei. Cheguei a sentir a frente do carro flutuando. Deu um cagaço danado. A única consequência foi a infiltração de um pouco de água pelo fundo do carpete (tive um certo trabalho prá tirar o cheiro de mofo). Mas consegui chegar a um posto mais alto onde aguardei por 3 horas até a enchente passar. Veículo aprovado com louvor: Ford Ka 1.6 2009.

      • Pedro_Rocha

        Já passei por situação semelhante com um Fiat Uno 95, mas o resultado não foi dos melhores. Além da água que entrou, dias depois a 5ª marcha parou de funcionar (dava um monte de estalos e rangidos quando engatada), além de estalos quando da mudança da 2ª para a 3ª. Na oficina, quando o mecânico abriu a caixa de câmbio saiu mais água do que óleo. A caixa foi lavada por dentro pela enxurrada!

      • Snapsark

        Olha rapais eu tive um ford ka 2008 que deu todo tipo de problema… porém em Niteroi passei por uma situação como a sua, com água nos faróis da frente por algum tempo e o carrinho foi que nem um Troller hehehehe. Não deu nada só perdi a placa da frente e um pouco de água no tapete.

      • Tripa-Seca

        Caramba!! Que relato!! Você estava na locadora com sua ex? Sei, sei…hehehe…E ainda ficou meia hora distraído!! …Bedo: Vai ver isso aí…

    • CharlesAle

      Meu irmão também passou com seu fiesta "tristonho"em um alagamento aqui no piraporinha,diadema,e foi sem problema,só ficou um pouco de água no carpete,na parte de trás,mas foi beleza!!!!

  • andre_0102

    Amigos do "NA", durante a compra de um usado tem algum macete p/ identificar um carro que já navegou?
    Algo, digamos assim, "irreparável".

    • Readgis

      Santo Google está lá para te ajudar…

      Auuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuum…
      http://www.zap.com.br/revista/carros/antes-de-com

      • andre_0102

        Valeu, vou olhar.
        É mais curiosidade, pq não pretendo trocar de carro tão cedo, mas é sempre bom apreender sobre carros.

  • Readgis

    Enchente: Quem salvará nossos filhos? XD

    O que fazer com seu carro em caso de enchentes?

    Transformar num anfíbio? Por que se for pra esperar nossos governantes fazerem alguma coisa, é melhor aderir a idéia do carro descartável feito de fécula de batata.

    • I3YOB

      Não tempos que esperar, temos que forçar.

  • Julio_F

    O grande problema nessas situações é não portar um arrais armador.;)

  • CanalhaRS

    Aqui no sul, os picaretas trazem carros de outros estados aos montes para vender e com preços bem mais em conta que aqui. estranho né?

    • Castle_Bravo

      "Carro de Paulista", né? já ouvi este termo pejorativo mais de uma vez, mas não é privilégio só dos carros de fora não, embora tenha diminuído (na capital pelo menos…) muitos carros daqui também já "nadaram" em alagamentos.

      • Tripa-Seca

        Conhecia a expressão carro de praia…

    • andre_0102

      É a mais pura verdade, mas o preço tb sai prejudicado, a pouco comprei um carro, placas de fora do estado 1-2 pila a menos. Não arrisquei. Além de alagamento, pode haver clonagem, dificuldade de acompanhar o histórico do carro, etc…

  • Castle_Bravo

    Já tive meu carro "nadando" mais de uma vez, mas felizmente pelo menos na região da cidade que moro tem diminuído e muito os alagamentos.

    Fosse apenas o motor a estragar, tão ruim quanto é entrar no carro no outro dia, e aquele fedor impregnado por tudo, frustrante demais. =/

  • rafthehay

    Nessas horas, nada mais conveniente que um Schimmwagen :D

    • Pedro_Rocha

      Se for na Praça da Bandeira é melhor um CLANF.

  • Diego Casagrande

    Antes de começar a preocuparem com os seus devidos carros visitem as câmaras municipais, investiguem os projetos dos Planos Pilotos de suas respectivas cidades e cobrem por limpezas de rios e sistemas pluviais canalizados fazendo isso reduzirá em 60% o índice de enchente. Se não tiver sistema de captação de água pluvial cobrem para a instalação se a cidade for de planície, é um direito nosso.
    Não sou da capital paulista mas andei olhando os projetos urbanos e estão mais fracos que andar pra frente. Então pessoal vamos fazer a nossa parte e evitar a ter os nossos próprios gastos e fazer estes governantes gastar nosso dinheiro corretamente.

    • Tripa-Seca

      Aqui em Campinas casas em regiões de risco foram demolidas….Aí, quando não acontece nada, o pessoal fala que foi "sorte"…Onde não há planejamento, a culpa é da falta de sorte….

      • Diego Casagrande

        Geralmente governantes fazem isso para a reeleição mas é uma boa iniciativa, onde moro aqui em Curitiba tem um rio que passa perto de casa e de um tempo pra cá tava transbordando da calha em dias de muita chuva, fizemos um baixo assinado aqui no bairro encaminhamos para o vereador 1 mês depois eles limparam a calha nunca mais ocorreu enchente, agora eles vão deslocar os moradores de ribeirinha que tem neste rio. Cara foi só a gente do bairro aqui se mexermos que resolvemos um grande problema e o pessoal ficou num grande alívio, muita gente perdeu móveis aqui por causa das enchentes antigas. Agora a prefeitura está com um projeto de revitalização do rio.
        Tripa-Seca, desculpe pelo jeito mas estou citando um exemplo pessoal meu que por uma pequena iniciativa vai melhorar em todos os sentidos a vida aqui do bairro.
        Agora ficar preocupando-se com idéias para evitar não inundar o próprio carro é tolice, na minha opinião, não tem como evitar a natureza, o melhor que se pode fazer é tentar arrumar a fonte do problema.

  • rutra

    A uns 8 anos atras estava eu e meu irmao jogando ConterStrike em uma LAN, começou a chover, e nem percebemos a proporção da chuva, quando vimos que a coisa tava feia, fomos ver o carro, que estava estacionado em frente da LAN, tentamos segurar o carro (Fiat TIPO) kkkkk era impossivel la se foi o carrinho com a correnteza da av. cupece. Deu PT.

  • mikaelbrian

    se eu morasse em sp eu compraria um troller msm se fosse um 2004

  • AlexandreCE

    A chuva ficou forte, eu paro em qualquer lugar que sei não irá alagar… não importa o dia ou a hora… paro, desligo o carro, saio dele, travo e vou andando até encontrar gente… já tive preju num carro (Classic). Por sorte só entrou água na embreagem e precisei trocar colar e buchas.

  • RenePOA

    Em Imbé-RS um pedalinho cruzou a frente do meu Kadett,num alagamento em 1994.
    Quem conhece o Braço Morto sabe do que estou falando.

  • Acho que a melhor dica é: se ver o tempo fechando evite de passar por locais onde você sabe que vai encher d'água.
    Impressionante como em 2, 3 minutos a água sobe… no mais só esse aqui para deixar o dono tranquilo: http://www.youtube.com/watch?v=ZDsxbUpaQ0k

    Carro anfíbio, diziam os repórteres :S

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend