Antigos Clássicos Eventos Longform

Encontro de Carros Antigos de Águas de Lindóia: confira nossa cobertura exclusiva (mais de 130 fotos)

encontro-carros-antigos-lindoia-25 Encontro de Carros Antigos de Águas de Lindóia: confira nossa cobertura exclusiva (mais de 130 fotos)

Neste ano o XVII Encontro Paulista de Autos Antigos de Águas de Lindoia aconteceu entre os dias 27 de Abril e 1o de Maio. E eu fui. Pela segunda vez. E digo por que vale a pena.



Belezas do Caminho

Águas de Lindoia, vizinha de Lindoia, a cidade de onde vem a água de mesmo nome, é uma estância hidromineral e fica próxima também a Socorro, Amparo, Serra Negra e Monte Alegre do Sul, cidades que fazem parte do chamado Circuito das Águas Paulista. No meu caso, saí do Vale do Paraíba, segui pela Via Dutra, depois pela D. Pedro I e nesta peguei a entrada para Itatiba. Então segui rumo a Águas de Lindoia, pensando nos carros que ia ver!

Existem outros caminhos, dependendo de onde você vem. Na volta fiz outro itinerário, seguindo até Monte Sião e Jacutinga e de lá enveredando pelo Sul de Minas Gerais – Ouro Fino, Borda da Mata, Pouso Alegre, São Bento do Sapucaí (estado de SP), Sapucaí Mirim (MG de novo) e Santo Antonio do Pinhal até Campos do Jordão, estas duas últimas, estâncias climáticas paulistas, na Serra da Mantiqueira.

Apenas pelo tour já valeria a pena. E para quem gosta de comprar roupas, malhas, tapetes, pijamas, doces, licores, sabonetes, andar numa Jardineira como a da novela Chocolate com Pimenta (Serra Negra), provar águas minerais consideradas medicinais e comer uma boa comida feita no fogão à lenha e doces típicos, seu roteiro é este, tanto na ida quanto na volta.

E os carros? Ah sim, os carros! Já que tudo que falei é acampanhamento. O prato principal da viagem são eles! Veremos a seguir, depois do tópico sobre o local do encontro de carros.

Estrutura do Evento

encontro-carros-antigos-lindoia-24 Encontro de Carros Antigos de Águas de Lindóia: confira nossa cobertura exclusiva (mais de 130 fotos)

Fui à Exposição no domingo. Ponto positivo: A entrada é franca. Ponto negativo: Meu Deus, quanta chuva! Aliás choveu em todo o trajeto, tanto na ida quanto na volta. E pra “melhorar”, durante todo o evento. Mas, sem querer bancar a Poliana, pode ter sido melhor do que um sol muito quente, visto que lá tudo acontece a céu aberto, dentro de um parque com muito gramado, à beira de um belo lago com patos e gansos e com ponte japonesa para cruzá-lo.

As atrações continuam nas ruas internas do parque, de paralelepípedo, e também numa área de chão de terra ao fundo mais voltada à exposição de carros para compra, venda e troca. A praça de alimentação, perto dali, é ampla e coberta e lá se encontram espetinhos, hot-dogs, pratos feitos, yakissoba, doces portugueses e sírios, entre outras opções.

Ao lado da praça de alimentação um amplo playground. E em volta os WCs estilo contêiner. A estrutura é boa. Mas com tanta chuva, acaba-se por molhar os pés na grama, que naturalmente fica encharcada e por sujá-los de lama na área dos negócios, de terra batida. Nesta, talvez mais pedregulhos ou pó de pedra poderia resolver bem o problema.

Os Carros

encontro-carros-antigos-lindoia-30 Encontro de Carros Antigos de Águas de Lindóia: confira nossa cobertura exclusiva (mais de 130 fotos)

É muito interessante poder encontrar num lugar só cerca de 600 carros fabricados desde os anos de 1920 até os anos de 1990. Tanto nacionais, que têm marcado cada vez mais presença, quanto importados. Entre os nacionais, esportivos como Willys Interlagos Berlineta, Bianco, Romi Isetta, Santa Matilde, Miura,VW SP2, Karmann-Ghia, Puma GTB e curiosos como o Mini-Dacon estavam lá.

Queria ter visto um Brasinca Uirapuru. Entre outros ainda, estavam a série Rallye do Fiat 147 e a rara série CSS do igualmente raro Fiat Oggi. Da Chevrolet, Opalas, Picapes Marta Rocha, C10, C14, C1416 (Veraneio) e D10 eram os representantes mais ilustres.

Da Ford, os Maverick em versões como GT e 4 portas, Del Rey. Belina 4X4, Corcel e picapes como F75 e F100 e o utilitário Rural, linha Galaxie e Landau e até um simpático trator, marcavam presença. A Volkswagen foi em família com toda a linha VW a ar (Fusca, Kombi, Variant, TL 2 e 4 portas) e os mais contemporâneos Passat e Gol.

encontro-carros-antigos-lindoia-36 Encontro de Carros Antigos de Águas de Lindóia: confira nossa cobertura exclusiva (mais de 130 fotos)

De outras marcas, AeroWillys e Rural, da Willys Overland e, claro, linha Dodge quase completa, como Dart, Magnum, Charger R/T e Picape D100. Não vi o Polara. E entre os importados, belos representantes da Ford, como o Thunderbird, AeroWillys importado, Fairlane e os Ford 1929. 1937 (incluindo picape), 1942, F100 importadas dos anos 1940, e muitos outros dos anos 1950 a 1970. Incluindo Mustang Boss e Maverick dos EUA.

Também havia modelos das marcas Mercury e Lincoln, pertencentes à Ford. Muscle-Cars do grupo Chrysler-Dodge-Plymouth-DeSotto, como Charger, Dart e Barracuda estavam lá. Bem como picapes do grupo e, num dos stands de autopeças, um Dodge Viper vermelho.

Lindos para a época – e até para os dias de hoje -, os arredondados Studebaker, com designs inspirados em aviões e foguetes exibiam-se no parque. A marca também possuía caminhonetes, belas e cheias de cromados. E um protótipo arrojado, chamado de Excalibur, com os canos de escape individuais aparentes.

encontro-carros-antigos-lindoia-50 Encontro de Carros Antigos de Águas de Lindóia: confira nossa cobertura exclusiva (mais de 130 fotos)

Carros norte-americanos da Chevrolet, como Impala, Nova, Camaro, Corvette e Bel Air não poderiam faltar, não é mesmo? E não faltaram. Bem como exemplares de carros identificados pelo ano como 1941, 1951, 1954 e por aí vai. Outras marcas da General Motors como Buick, Pontiac, Oldsmobile e Cadillac trouxeram cupês, sedãs e conversíveis. Destaque para um longo Cadillac preto ainda maior que um Landau!

Da GMC havia um furgão verde Oliva de 1941 ao estilo Doces Neusa e Bela Vista, com as propagandas pintadas na carroceria. Da Alemanha, além de Porsches reais, havia as réplicas da Chamonix New Generation dos Spyder, Roadster e Speedster, com mecânica VW.

Muito Raros no Brasil

Tempo Matador – Com carinha de Kombi picape, estava lá um exemplar de uma pequena marca alemã. Igualmente alemão e raro, o Borgward Isabella cupê atraía olhares e flashes. E o inusitado anfíbio Schwimmwagen de 1944, produzido pela VW, que já realizou demonstrações no lago.

Vários Mercedes-Benz SL, um BMW Série 3 e ingleses ilustres como Jaguar E-type V12, Rolls-Royce, Bentley , Morris Garage e Mini Cooper podiam ser vistos ali também. Não menos Ingleses, mas nem tão ilustres, modelos da Austin também estavam em exibição.

DMC De Lorean – Sim, aquele do filme De Volta para o Futuro. Da antiga Checoslováquia, o Raríssimo Tatra dos anos 50 chamava a atenção por sua traseira que lembra um Batmóvel. Packard – marca americana de prestígio devido à boa engenharia e confiabilidade sobretudo, foi representada por alguns exemplares. Nash-Rambler – marca norteamericana que já se preocupava com aerodinâmica, espaço interno e soluções mais modernas como tração dianteira. Vi dois exemplares na feira.

Também americano, repousava numa plataforma um misterioso e enorme carro, coberto por uma capa preta com logotipo da Cadillac. Representando a Itália estavam um antigo Fiat 500 e modelos Alfa Romeo, Ferrari e Lamborghini das décadas de 1960 e 1970.

E do Japão, nada? Sim, havia! Um Datsun Turbo de 1981 e um Toyota Celica GT 1975 na área de negócios. Este último por R$ 19.900,00 ou melhor oferta. Uma pechincha em um ambiente onde a maioria dos modelos tinha preços médios de R$ 150 mil, podendo chegar a R$ 400 mil conforme a raridade do carro. E assim me aproximo de uma das saídas do Evento, próximo à rua.

Aliãs, nas ruas externas, fora do parque, os carros de particulares à venda ou apenas estacionados formam uma mostra paralela. Ali estavam uma El Camino ao estilo Dub americano com motor preparado, um Shelby Cobra americano, um DKW Vemag originalíssimo e uma réplica do VW Fusca como veio ao mundo, com portas suicidas e farois saltados.

Sem contar motos com sidecars, lambretas e caminhões antigos de marcas como Fiat, Mercedes, MACK, Fargo, International e Ford. Os brutos também são uma atração à parte pela beleza, robustez e até por uma certa atualidade.

Palavras Finais

Um encontro de carros como este é um prato cheio não apenas para quem ama carros, mas para quem gosta de curtir a família e os amigos e ver gerações pré e pós-internet confraternizando, trocando informações, relembrando o passado e imaginando o futuro.

Numa conversa informal um expositor me contou que o Encontro de Águas de Lindoia foi idealizado por um casal de antigomobilistas, Nilson e Edenise Carratu em 1996 com o objetivo de criar uma cultura de carros antigos. No primeiro ano, 35 mil visitantes marcaram presença. Em 2009, ano com maior público contabilizado até então, 350 mil visitantes compareceram.

Quem acompanha o evento há mais tempo diz que cada vez mais o foco tem se voltado para negócios e menos para exibição de acervo particular. De qualquer modo, todo um século pode ser repassado através dos carros, brinquedos antigos, máquinas de tocar música tipo jukebox, minicarros, lambretas, bicicletas, réplicas, pôsteres e dvds de filmes e séries antigos à venda. Ainda é possível tirar uma foto com Carlos Miranda, o Vigilante Rodoviário e ver o cão Lobo na foto. Se precisar de peças para seu carro, terá muita chance de encontrá-las na Feira, onde há dezenas de stands comercializando-as.

No mínimo, garanto, você terá um dia diferente e agradável, tomando um sorvete e apreciando as crianças jogarem pipoca para os patos em meio a centenas de belos carros!

Por Gerson Brusco Gonzalez

  • Cássio Luis

    Só os Clássicos, Parabéns as pessoas que Conservam essas Relíquias de Jóias, E Muitos Dignos de Placa Preta

  • Odilon

    Uma pena que choveu durante o evento, mesmo assim imperdível.

    OFF: O que é aquele escort no meio das relíquias? kkkkk

  • Antonio_Brust

    Nunca poderia imaginar que tínhamos no Brasil exemplares do Dodge Charger R/T americano, do Shelby GT 500 e do DeLorean… parabéns aos donos que tem essas jóias com rodas.

    • AventadorMan

      Amigo tem mta jóia guardada em SP q não está ali

    • simoloko

      Delorean são 3. Em 1999, já teve outro exemplar exposto no mesmo evento.

      Chargers americanos são vários por aqui. Já nos anos sessenta, a Nescau sorteou dois 1968, que ainda estão em perfeito estado – um deles restaurado recentemente. Além desses, vieram mais 2 na época, um branco e um verde. De 2000 para cá, foram importadas mais 25 unidades, entre 1967 e 1972, dentre as quais esta 1969 exposta.

      Mustang até perdemos as contas… mas Shelby 500 são poucos, creio que 2 ou 3

      O automovel da capa preta é um Cadillac Fleetwood 7-Passengers Touring ano 1929. Raríssimo e merecia o prêmio de "Best of Show"!

    • afonso200

      challenger ali, ééé´só os cheio do ouro

  • rbergesch

    Muito bacana!
    Pena que choveu!

  • WagnerRalloFerreira

    Curiosidade… A parte mais difícil para as montadoras, é por nomes nos modelos de carros, e muitas vezes elas "importam" os nomes do país de origem ou tentam traduzir. É por isso que existem nomes como Besta, Chana e outros…. Mas o engraçado que o Maverick quase se chamou Pinto, aqui no Brasil…kkk

  • abussade

    Meu sonho de consumo há vários anos é uma camionete Studebaker como a da foto.
    Já pesquisei mas só encontro carcaça para vender ou estilo Hot toda modificada, que eu detesto… descaracteriza o carro.

    Acho que todas as boas estão com o colecionador Ferretti! Aliás essa deve ser dele, possui carros impecáveis e uma desta cor.

    • simoloko

      Você vai ver em breve um Land Cruiser V8 (Studebaker de carroceria grande) ano 1952 que está saindo do "forno"…………rs

      • abussade

        Tá reformando um cara? Que maneiro! Depois libere algumas fotos… abussade@ig

        Esse modelo é um automóvel, certo?

  • mt_com1982

    o Mustang do programa AUTO MAIS jÁ ta la
    acabou a graça

  • BlueGopher

    Este artigo foi bem escrito, ao contrário do outro sobre o mesmo tema…

  • Akira3214

    Caramba! tinha motores edelbrock pra avender lá?

  • JuniorSE

    Parabéns pela matéria.
    Com certeza vale muito a pena ir ao encontro. Foi a primeira vez que fui e achei fantástico.
    Saí de Aracaju – Sergipe, de carro, e fui rumo a Águas de Lindóia. São 2100 km aproximadamente (só de ida).
    De avião é mais barato, mas quis ir de carro pra "garimpar" algo interessante no caminho, como carros antigos e bombas antigas de combustível.
    O encontro foi perfeito, reunindo carros impecáveis.
    Pra mim, os mais interessantes foram os Willys Rural, F75 e Jeep pois tenho uma F75 e sou fã da marca.
    Fiquei no sábado e no domingo.
    Como foi dito na matéria, o domingo foi de muita chuva, mas o sábado foi de tempo aberto.

  • landocar

    NA, obrigado pelas fotos.

  • brnmilk

    queria um cougar *_____*

  • Charger xD, na verdade todos ali são lindos, fico encantado ao ver um carro antigo bem cuidado, seja um fusca, um escort ou uma belina.

  • rafasevero707

    ah meu sou apaixonado pro carros antigos,parebéns a esse evento prova q são amantes de maquinas antigas….

  • mikaelbrian

    carros muito bonitos, e esse viper estranho um carro +/- de 2008 lá.

  • Emanwesk

    Parabéns aos donos! Gosto de carros antigos, e manter qualquer um desses carros não é nada fácil. E parabéns ao NA pela cobertura! =)

  • KzR

    Belos carros antigos.
    O Cadillac Eldorado é imenso, e o Celica tá um pouco surrado pela foto.

  • rhsgol

    Muito bom, parabéns ao NA pela cobertura do evento.
    Obs.: na foto 122 por acaso é o pai da Kombi? heheh brincadeira…

  • rhsgol

    Muito bom, parabéns ao NA pela cobertura do evento.

  • Jason V.

    Dodges chamando atenção, sempre. Carro que ainda é sonho de consumo de muitos.

    Gostei de alguns carros americanos presentes, e algumas raridades por lá. Antigomobilismo é arte!

  • Arnaldo M. domingues

    Gostaria muito de saber quando sera a próxima exposição de carros de 2013,em águas de lindóia
    arnaldomorenod@hotmail.com gratos.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend