Energica Experia: aventureira elétrica roda 420 km

energica experia 4

A eletrificação vai assumindo novas formas e uma delas é a motocicleta aventureira Energica Experia, que surge na Itália como uma alternativa com zero emissão num segmento totalmente abastecido com gasolina.


Numa proposta semelhante ao da Ducati Multistrada, por exemplo, a Energica Experia parece pronta para subir os Alpes, Andes, Mohave ou Himalaia, por exemplo. Seu preço é de € 25.880.

energica experia 1

Classificada como uma Green Tourer, a Experia tem porte grande, com dois faróis de LED separados, para-brisa elevado, suspensão dianteira invertida com bengalas douradas, com suspensão traseira monoamortecida.

A Experia tem ainda discos de freio de 330 mm na frente e um disco traseiro de 240 mm, tendo pinças da Brembo com sistema ABS.

Com pneus da Pirelli 120/70-17 na frente e 180/55-17 atrás, a moto da Energica tem ainda amortecedores da Sachs.

energica experia 2

Equipada com motor elétrico PMASynRM de 103,4 cavalos de pico, a Experia tem torque nominal de 11,8 kgfm, porém, na roda, o pico chega a 91,44 kgfm!

Isso é um torque absurdamente alto, equivalente ao de um carro superesportivo híbrido com algo em torno de 1.000 cavalos, por exemplo.

Para controlar toda essa força a Energica Experia tem 7 perfis de uso, sendo 4 de fábrica e 3 customizáveis.

energica experia 5

Isso sem contar 4 modos de condução (Eco, Urban, Rain, Sport) e 4 níveis de regeneração de energia (Alto, Médio, Baixo, Desligado).

A Experia tem até marcha ré em baixa velocidade, além de seis níveis de intervenção nos freios ABS e um “controle de cruzeiro que usa o freio eletrônico para manter a velocidade e aumentar a energia de frenagem”.

energica experia 3

A aventureira italiana tem baterias de polímero de lítio de 22,5 kWh, que garante autonomia de até 420 km na cidade, 256 km no ciclo combinado e 208 km apenas em estrada.

Indo de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e com máxima limitada em 180 km/h, a Experia pesa 260 kg (o mesmo que uma BMW R 1250 GS) e vem com duas malas laterais e um bauleto, totalizando 112 litros.

Autor: