China

Entrevista com dono de um Effa M100

effa-m100-entrevista-dono-1 Entrevista com dono de um Effa M100

Paulo Estrada é dono de um Effa M100. Já foi dono de Opala, mas hoje ele procurava um carro com boa altura de teto. Sem ter preconceito com carro chinês, e sabendo que a Suzuki ficou responsável pela supervisão, ele aguardou o novo lote de veículos chegar. Uma curiosidade sobre o veículo é que ele colocou o símbolo da Suzuki, o banco do passageiro tem porta-objetos quando você levanta a espuma do assento chamado Underseat Container, e o manual do veículo veio em inglês, e a versão em português ele teve que brigar para adquirir.



Com boa autonomia (chegou a fazer 18 km/l), bom espaço, e apesar de ter um engate de marchas semelhante ao da Kombi, ele está satisfeito com seu veículo.

effa-m100-entrevista-dono-2 Entrevista com dono de um Effa M100

Vamos ao relato:

NA: A quanto tempo você possui esse veículo?
PE: Comprei o M100 tem 5 meses, não comprei antes pois estava esperando chegar ao Brasil a cor preta (os antigos não tinham preto) e o modelo já supervisionado pela Suzuki.

effa-m100-entrevista-dono-3 Entrevista com dono de um Effa M100

NA: Qual a quilometragem do veículo?
PE: 5.361 Km

NA: O que o motivou a aquisição?
PE: Além do preço foi o tamanho, a altura do carro é muito boa, e como meu anterior foi um Scenic que também era alto procurava um zero com essa característica.

effa-m100-entrevista-dono-4 Entrevista com dono de um Effa M100

NA: Qual o foi fator predominante para a compra desse carro?
PE: Após fazer o test drive, vi que o carro respondia bem no trânsito do Rio de Janeiro, com boas retomadas e frenagem segura, além do conforto por ser um carro muito espaçoso internamente.

NA: Quais outros veículos que você já teve?
PE: Chevette 1981, Opala 1988, Tipo 1998, Palio 1998, Focus 2003, Fiesta 2005, Scenic 2000.

effa-m100-entrevista-dono-5 Entrevista com dono de um Effa M100

NA: Como você enfrentou o preconceito de adquirir um veículo chinês?
PE: Na verdade não existiu preconceito pois a primeira coisa que fiz foi colar um símbolo da Suzuki na lataria, então todos que não conhecem o carro e são muitos quando se deparam com o símbolo abrem um sorriso e ficam surpresos quando falo que o valor e mostro todos os acessórios.

NA: Qual foi a reação das pessoas ao verem seu veículo (familiares, amigos e as pessoas no trânsito)?
PE: Ainda acontece de parar no sinal e ficarem olhando, por isso e também por morar numa cidade violenta coloquei insulfilm bem escuro, mas todos ainda olham procurando descobrir que carro é, os amigos gostaram ao entrar no carro, ao ver de fora acharam pequeno.

effa-m100-entrevista-dono-6 Entrevista com dono de um Effa M100

NA: Qual a imagem que seu carro passa nas ruas?
PE: Passa a imagem de novidade, muitos perguntam se é o novo Idea.

NA: Qual o principal tipo de uso do seu veículo?
PE: Uso para trabalhar e passear com a família.

effa-m100-entrevista-dono-7 Entrevista com dono de um Effa M100

NA: O que você achou do espaço interno? O porta-malas é suficiente?
PE: O espaço interno é muito bom, realmente bom, o porta-malas é grande, e como uso muito no trabalho precisava, já carreguei 10 torres de computador sem precisar abaixar o banco traseiro.

NA: O ar-condicionado gela bem o interior da cabine?
PE: No calor 50 graus do RJ nos dias mais quentes ele demora a gelar, mas quando gela fica perfeito, bem gelado dentro a ponto de precisar diminuir a potência.

effa-m100-entrevista-dono-8 Entrevista com dono de um Effa M100

NA: O que você achou da ergonomia?
PE: A mesma do Scenic, posição de dirigir alta, sinto muita diferença quando dirijo carros mais baixos, sinto falta de ficar sentado e não quase deitado como normalmente os carros são!

NA: Qual sua opinião em relação ao desempenho do motor?
PE: Primeiramente demora a se acostumar, e eu mesmo tive um preconceito, 47 cavalos é pouco, mas ele responde bem na cidade, com boas retomadas e é potente mesmo em ultra passagens, claro que precisamos “encher” mais o motor que em outros carros, mas é igual a qualquer 1.0 nacional, ou melhor, dos 1.0 que dirigi considero só o Fiesta melhor.

effa-m100-entrevista-dono-9 Entrevista com dono de um Effa M100

NA: Os engates da alavanca do câmbio são precisos e macios? Podemos comparar com algum outro veículo?
PE: Não não são, é preciso se acostumar com a terceira imprecisa, comparar com outro veículo tirando os chineses não, aliás, sim, a alavanca parece de Kombi, considero esse o defeito do carro!

NA: Qual a autonomia cidade/estrada?
PE: Na cidade com ar 12km/l, sem ar 15km/l e na estrada 18km/l

effa-m100-entrevista-dono-10 Entrevista com dono de um Effa M100

NA: Destaque os principais pontos positivos.
PE: O espaço interno, a retomada do motor, vir completo inclusive com rodas de liga leve, os alto falantes que vem no carro são bons, a economia com combustível é um ponto super positivo além de ter um porta malas grande mesmo sem o banco estar rebatido.

NA: O que poderia melhorar no seu veículo?
PE: A rede de oficinas autorizadas, pois os Effa são muito mal tratados no Rio, e o estofamento, o tecido e as costuras são frágeis, não tem boa qualidade, mas já vi um com bancos de couro que ficaram excelentes.

effa-m100-entrevista-dono-11 Entrevista com dono de um Effa M100

NA: Seu veículo já apresentou algum defeito? Destaque.
PE: Sim, o cabo do acelerador prendeu com o carro acelerado, a porta com regulagem imprecisa, e um amortecedor que vazou.

NA: Os defeitos foram resolvidos?
PE: Sim, 100% deles.

effa-m100-entrevista-dono-12 Entrevista com dono de um Effa M100

NA: O que você achou do valor das revisões?
PE: Fiz a primeira paguei R$126,00 achei o valor bom, mas o local da autorizada é muito ruim, os donos de M100 no reclamam por só ter uma opção, longe do centro e em uma oficina muito cheia.

NA: Como você avalia a pós-venda da concessionária?
PE: Péssima, fiquei quase um mês para receber o manual, a equipe não é treinada, eu sabia mais do carro no ato da compra do que os vendedores.

effa-m100-entrevista-dono-13 Entrevista com dono de um Effa M100

NA: Você recomendaria esse veículo?
PE: Sem dúvida alguma, mas somente para quem gosta de carros pequenos e com a consciência que é um carro para cidade, “pilotos de corrida” das cidades não vão gostar.

NA: Qual é o valor do seguro no seu perfil?
PE: R$1.100,00 completo até com serviço para casa na Porto Seguro, a melhor do RJ.

effa-m100-entrevista-dono-14 Entrevista com dono de um Effa M100

NA: Qual é o valor do seu carro no mercado?
PE: No Rio de Janeiro R$26.000 fora do Rio aproximadamente R$25.000.

NA: Você compraria outro carro chinês, mesmo que de outra marca?
PE: Sim, comprarei com certeza, daqui a uns 4 anos e estou convencendo amigos a comprar um Lifan ou JAC.

effa-m100-entrevista-dono-15 Entrevista com dono de um Effa M100

NA: Esse modelo enfrenta bem nossas ruas lunares?
PE: Sim, acredito que o Rio de Janeiro é a capital das ruas lunares, e ele resiste bem, com 5 mil rodando nessas ruas não apresenta barulhos.

NA: O Notícias Automotivas agradece a sua participação. Há algo a mais que você queira relatar sobre o veículo?
PE: Agradeço o convite, e lembro que possuo um blog falando de Effa, e Lifan, agradeço a visita no blog www.effatech.blogspot.com

effa-m100-entrevista-dono-16 Entrevista com dono de um Effa M100

effa-m100-entrevista-dono-17 Entrevista com dono de um Effa M100

  • Romulo_Max

    Eu acho o visual desse carrinho bem interessante, melhor q o do Chery Face, por exemplo, mas ainda fico com pé mto atras no quesito segurança e acabamento dos carros da Effa, apesar da Suzuki está supervisionando o M100. Tenho menos confiança na Effa do q na Chery, Jac, e Lifan.
    Qm sabe com um interior escuro e bancos de couro ele passasse uma impressão melhor. Gostei do carro, mas não sei se teria coragem de comprar…o preço é tentador.

    • FernandoBeck

      Melhor foi ele dizer que não tem preconceito, e que logo colocou a marca da Suzuki na lataria.

      Se isso não é preconceito, desculpa, ele não sabe o que significa…

  • davidwroclaw

    não comprava um trem desse nem a pau. prefiro mil vezes um usado em bom estado a um carro chines.

    • Pedromachado

      olha o preconceito…..carros chineses…um dia vc vai ter um…

    • Eddu13

      Eu vi um vermelho na rua quase vomitei. =]

    • V8_sempre

      Eu estou pasmo !

      O cara cola um logotipo SUZUKI… Ou seja, ele mesmo é preconceituoso !

      Se ele acha que o FIESTA 1.0 anda bem… Tá muito por fora do desempenho dos 1.0 nacionais (Como Mille, Celta ou Gol G4) !

      Parei de ler no: "…cabo do acelerador prendeu com o carro acelerado, a porta com regulagem imprecisa, e um amortecedor que vazou" . Putz ! O carro é praticamente novo !

      Só pra exemplificar… Meu último zero, foi um Prisma 1.4, e fiquei 3 anos com ele… Sem um único problema ! Só tive que trocar os pneus a cada 15.000 km ! heheh ! Pois meu pé é pra lá de pesado, seja na cidade ou na estrada (Só ando abaixo dos 140 km/h, qdo tem radar) !

      Mas infelizmente… Já não posso dizer o mesmo do meu Fiesta 1.6 atual ! Prestes a ser trocado novamente !

      • L.

        Que pneu era esse? Nem Civic SI gasta tanto pneu, e olha que o original dele é extremamente macio…dura uns 20 mil km andando bem.

        • V8_sempre

          Goodyear Eagle !

          Mas eu fico na minha… Pois realmente ando no pau o tempo todo ! Não foi só o Prisma que teve os pneus detonados ! heheh !

      • clock31

        Qual o problema com seu Fiesta 1.6?

        O Meu 2009 tá voando e .. o único problema é o barulho da correia quando liga em dia frio que some só depois de 1 ou 2 minutos, quando o motor esquenta…
        A Concessionária falou que se eu não me importasse com o barulho não precisava trocar pois era não tinha problema mecânico…
        Pelo menos só apareceu isso as 38.000km
        Fora isso nada paga ele a 120km/h e 3100 RPM… show de carro fiquei muito satisfeito!
        Atualmente : 44.300 km rodados

        Como ando muito em estrada de 120 km/h considero ele mais econômico que meu antigo 1.0…tem feito 12km/litro 60% estrada, 40% cidade

        Abs,
        Ricardo

    • marcelofalves

      2….. desculpe o dono, mas esse carro é um lixo, melhor pegar um usado, com 25 mil da pra comprar um bom usado e completo sem duvida alguma, pelas fotos da pra ver a pessima qualidade das peças e do carro, ja vi um pessoalmente…. o banco dele é mais fino que banco de onibus urbano

  • O_Corsario

    LEgal esta série, só repito, até uns 20.000km é difícil qualquer carro dar problema ou coisa do gênero. Seria interessante ter uma continuação daqui a uns quilômetros…

    • vonask

      tambem acho que as reposrtagens estao com carros com muito pouca quilometragem. Fora o picanto azul os outros não dão base para saber de problemas, que não seja cronico ou venha de fabrica. Bom fazer uma continuação ou pegar carros com mais de 20mil km.

      • pfcmacedo

        realmente… 5mil é quase zero, creio que apos uns 20 de pra perceber legal os defeitos. E um detalhe, cambio com engates comparados ao de uma kombi é terrivel. Não compraria em hipotese alguma, os engates são defeito até na kombi que é jurassica

      • Entendo que isso seja questionável, mas você sabe o quão difícil é conseguir entrar em contato com alguém que tenha esses tipos de veículos?
        Mas estarei acompanhando ;-)

    • V8_sempre

      Pior é que segundo o teste (Que era pra ser) de 60.000 km da 4R !

      Até o motor SUZUKI foi muito mal !!!

  • GUiGoBH

    A diferença dos carros que ele já teve é enorme, opala, Scenic, M-100….

    Os designers da FIAT devem ficarem muito putos com essa comparação com o Ideia.

    No mais é um carro pra se pensar, pra quem está procurando um carro nesta faixa de preço, acho que se eu tivesse R$26000,00 ecolheria um carro nacional semi-novo, mas se fosse pra ser um 0km, talvez preferiria esse M-100 completo do que um Mille, ka ou celta pelado.

    • O_Corsario

      Essa coisa de comparação com idea… Não dá para levar a sério pq as pessoas viajam demais!
      Para ter uma idéia, tenho Polo, e mais de quatro pessoas já me perguntaram se "era o novo gol"… E não foi se sacanagem, é falta de noção mesmo.

    • Uber

      Sabia que o carro na verdade se chama IDEAL e a Fiat ameaçou entrar na justiça por causa da semelhança do nome e daí mudaram para M100?

  • aleneo2

    A entrevista foi bacana mas eu pessoalmente nao tenho coragem de comprar esse effa. das chinesas gosto mais da chery, pq a JAC ta se achando uma toyota com o preço q ta cobrando.

  • brunoly_bh

    Muito legal a entrevista, não tenho nada contra os chineses, acho que, só o tempo dirá se serão duráveis, apesar de que nossos carros não estão lá grandes coisas. Agora uma coisa me chamou a atenção, colocar adesivo da Suzuki ? Como assim ? tá enganando a si mesmo ? tá com vergonha ? outra coisa, esse carro parecido com o idea ? kkkkkk, Mesmo assim acho válido esses carros aqui, porque estimulam a concorrência e quem ganha com isso somos nós, mas nesse caso acho que não tem concorrentes, kkkkkk.

    • Cil

      Eu vi um na rua e a primeira vista lembra o Idea sim de costas.

  • CARnivoroBH

    O Problema deste M100 né que ele foi bem queimado pelo primeiro lote do modelos que dava muita dor de cabeça à todos… Agora que ele é supervisionado pela Suzuki parece estar bem melhor.. o dificil agora será recuperar a imagem dele… como a Effa não investe muito em Marketing e tem uma rede de cs bem restrita acredito que ele será eternamente um mero quadijuvante me nosso mercado…

    • akrobatos

      Conquanto que ele salve uma montadora de CKd da falência iminente, os uruguaios estão felizes da vida.

    • matheusfr94

      não seria coadjuvante? (quadijuvante??????)

      • CARnivoroBH

        é mesmo…. foi a correria porque tõ de ferias e estou usando lan house.. rsrsrsss…

        Obrigado…

  • Cezarskinner

    Ele já teve Opala, Palio, Focus, Tipo, e depois disso compra um chinês ruim desse, eu é que não teria coragem.

  • BrunoMulsane

    Para onde possui concessionárias creio eu ser uma boa compra, pelo custo/beneficio. O design é bem agradável, mas prefiro esperar alguns anos para ver se os chineses são duráveis mesmo. E a questão da reposição das peças, principalmente de acabamento me preocupa.

  • Caetano2010

    Esse carro depois daquele teste interrompido da 4 rodas em que não aguentou chegar nem aos 50.000km eu fico meio receoso em adquirir um e parece que o carro melhorou msm,pois achei o interior mais bonito que o anterior e tbem havia muitas reclamações da rede de concessionárias que não achavam os defeitos e colocavam peças de outros carros do estoque por falta de peças,então por esse motivo eu não compraria um desses,mas posso mudar minha opinião se o carrinho e assistencia técnica melhorar com o tempo,o que acho que vai acontecer,pois é uma marca nova ( effa) que ainda vai aprender muito com as já instaladas por aqui e no começo é dificil msm e já deu um bom passo,pois o carrinho perto dos primeiros lotes melhorou bem,e para mim duas coisas neste carro fazem falta;
    1- limpador traseiro
    2- maior potencia do motor.
    Resolvendo esses dois problemas estará de bom tamanho,e qto ao dono do effa desejo uma boa sorte com o carrinho e que este atenda as suas necessidades de acordo com a sua vontade.

    • LEOFX182

      "Compra por que qué, por falta de aviso que não é!! " rsrsrsrss!!! Eu também acredito que possa evoluir essa marca, mas até lá to passando longe dela. E desejo boa sorte para os compradores, tomara que de tudo certo no final.

    • YukiOhashi

      Uma amiga minha comprou um desse, foi o 1º da cidade… rs
      Por enquanto ela ta gostando, tirando o câmbio.
      Eu adicionaria mais coisa que faz falta, ainda mais se tratando de Brasil:
      Reparei que o dela veio sem protetor de cárter! Será que todos vêm sem? o.O

  • spok

    "o cabo do acelerador prendeu com o carro acelerado"

    TENSO o.O

  • vinicarioca

    não sei o que dizer… não compraria um carro desses,mas não me imagino comprando um carro pelado tbm

    enfim… entre os chineses sou mais a chery

  • ambrosio1974

    Sobre achar o Fiesta 1.0 melhor… a experiência é pouca, pois todos reclamam exatamente desse motor 1.0 da Ford no Fiesta que é mais pesado do que um KA.

    • lfsm

      mas ele pode tido um daqueles fiesta supercharger q tinham uma aspiração diferente 95cv e pelo fato de talvez ele n ter dirigido outros 1.0, pois concordo com você os ford 1.0 comuns sao ruins msm

    • DCald

      O cara não tem coerencia nos comentarios… cita o Fiesta 1.0 como referencia de bom desempenho (!?) e cita ergonomia da Scenic (todo mundo sabe que Scenic é o pior em termo de ergonomia… se bobear perde até para os Ladas com volante central! huahaua)

      • fabioalisson

        Isso é fato, dos 1.0 atuais que eu dirigi, Ka e Fiesta são de longe os mais manco, e o Celta, foi o mais esperto.

        • V8_sempre

          Fiesta (E Ka) além de serem realmente muito "mancos"… Em geral, ainda bebem bem mais que os concorrentes !

          • fabioalisson

            Esqueci de citar esse detalhe, além de não andar, bebe horrores, e se você liga o ar condicionado (que não funciona bem) aí já era.

    • BrunoMulsane

      Esse motor no novo ka é ótimo!

      • fabioalisson

        Ótimo? Em que? Pois bebe demais e anda pouquíssimo.

  • Felipe_Henrique

    Sob a supervisão da Suzuki, fica menos complicado confiar nos Effa. Mas o defeito no cabo do acelerador prendeu com o carro acelerado me preocupou. Por esse e outros motivos eu não tenho um Corolla em casa.

    Apesar de que se alguém ficar procurando defeito crônico em um carro, anda de ônibus, existem outros modelos com defeitos crônicos menos graves do que a aceleração involuntária por algum motivo.

    De qualquer forma, parabéns pelo carro!

    • DCald

      aceleração involuntaria não é problema.. só pisar no freio ou na embreagem… em ultimo caso, desligar a chave…

      Todo carro (saido da fabrica) tem mais potencia nos freios que nos motores…

      • V8_sempre

        Na verdade…

        Os freios, qdo novos, demoram uns 300 km para atingir sua máxima eficácia !

        Costuma estar no manual de qquer carro !

        • DCald

          Mesmo assim são mais potentes que o motor… experimenta pegar um carro 0km e testar acelera ele até uns 40km/h… dai pisa no acelerador com tudo e pise no freio… o carro vai parar e morrer…

      • Cl_audio

        Não é problema? Diga isso para esse motorista que deu PERDA TOTAL no carro por causa da aceleração involuntária:
        http://pitstopbrasil.wordpress.com/2010/02/12/bom

        Também existe um caso nos EUA de um motorista que chegou a cumprir pena por ter atropelado e MATADO uma pessoa devido a esse problema no carro. (esse eu não achei o link).

        • L.

          Se cumpriu pena é pq a culpa foi dele, não do carro. Claro que aceleração involuntária é um problema, mas como disseram os freios sempre são mais potentes do que o motor.

          • Cl_audio

            Na verdade, não.
            Nesse caso, quando o problema se tornou público, a decisão da justiça foi revista. Mesmo assim, o motorista cumpriu uma parte da pena.

            Além do mais, eu queria ver na prática, quando esse problema ocorresse e você não tivesse mais que uma fração de segundo para reagir, se iria lembrar que "os freios sempre são mais potentes do que o motor". Sinceramente, se fosse comigo, entraria em pânico antes de lembrar dos freios.
            Quando se está no conforto do lar na frente do computador, tudo é muito mais fácil. É fácil até ser o melhor e mais tranquilo motorista do universo.

            • DCald

              Panico é sempre o problema…
              se o carro tá acelerando vc esquece dos freios? dai é complicado… comigo já aconteceu isso, ta relatado logo abaixo…

        • DCald

          Me expressei mal… problema é, certamente… só que esses acidentes e tudo mais com o corolla só mostram como esses motoristas são "sem noção"…

          Eu mesmo ja tive problema de aceleração voluntaria… estava com uma caravan que meu pai teve e o acelerador travou acelerado… eu simplesmente pisei na embreagem, dei seta para a direita, e encostei o carro com a inercia dele e depois desliguei o motor…
          Abri o capo, vi que uma molinha tinha escapado, coloquei no lugar, liguei o carro e segui viagem…

      • Felipe_Henrique

        Frear é a primeira reação… Mas com o carro acelerado ao máximo?
        Ninguém (fora pilotos de teste) nunca recebeu treinamento pra uma situação dessas… Você recebe treinamento teórico pra evitar acidentes e tem um pouco de prática de rodagem no trânsito… é o habitual! Certamente um acidente é mais facilmente evitado pelo condutor "comum" quando o veículo está em condições normais de uso, ou seja, aceleração involuntária é um problema sim, amigo… aliás, um não: milhões de problemas dos grandes no Brasil e no mundo!

        • DCald

          me expressei mal ao dizer que não é problema… claro que é um problema mecanico ou eletronico…

          O que eu quis dizer é que não é tão grave qto parece… qqer pessoa com bom senso (e não são só pilotos de teste que teriam esse dom) ao perceber que o carro acelera mais do que deveria vai tentar fazer de tudo para conter isso:

          Reação 1 – pisar no freio (só isso já seria suficiente, se estiver com o freio em dia, o freio "ganha" do motor, o carro para e morre)

          Reacao 2 – pisar na embreagem… com isso vc desacopla o motor do sistema de tração e o motor pode gritar a vontade que não vai levar o carro para lugar nenhum

          Reacao 3 – vc esta num carro automatico com freio zuado e a alavanca travou no D… simples, desligue a ignição… sem energia nas velas o motor nao vai queimar combustivel e vai morrer… (isso pode nao ser tao simples num motor a diesel)

          • Felipe_Henrique

            Parar um carro acelerado involuntariamente realmente é um procedimento simples. Não é tranquilo pra quem vive a situação, mas os passos a serem seguidos não são muitos, nem complicados de serem executados.
            Mas pense comigo na quantidade de pessoas que seguiriam com tranquilidade esses procedimentos, tendo um número de veículos e condutores cada vez maior nas ruas.
            Não culpo os condutores, muitos com anos e anos de carta e outros – não em número pequeno – com uma permissão renovável de um ano para dirigir.
            De toda a população ativa de condutores, duvido que 10% (sendo camarada nesse número) tenham o reflexo de seguir o procedimento correto pra parar um carro acelerado. Se a maioria não faz o que é ensinado… Quiçá o que é uma incógnita na hora do problema aparecer. Mas eu entendo seu ponto de vista DCald.

  • LuizVieira

    Boa sorte, você é um cara corajoso!!!

  • Robe_ert

    Passa a imagem de novidade, muitos perguntam se é o novo Idea. O que? eu heim! O.o

    • DCald

      normal… em 2002 qdo compramos um corsinha sedan, o pessoal chamava de vectra! huahuaha…

      • matheusfr94

        AFFFF…..
        e eu pensando que dizerem que o voyage do meu pai é de luxo porque tem ar e vidro eletrico já bastava…

      • Cl_audio

        E até hoje perguntam se o meu é um Astra.

  • AJPINHEIRO

    "…NA: Você compraria outro carro chinês, mesmo que de outra marca?
    PE: Sim, comprarei com certeza, daqui a uns 4 anos e estou convencendo amigos a comprar um Lifan ou JAC…."

    não é azarando meu caro, mas acho melhor vc ir logo procurando de agora outro chinês, pq vai que o m100 não dura…

  • tiards

    Deu para ver que o dono andou para tras…

  • Filipe Augustus

    Eu que estou vendo coisas ou na 12º foto o banco está soltando a costura?

    • LEOFX182

      É parece mesmo, mas não linga não po, compra esse carro ai é igual comprar tênis na feira duram uns 5 a 6 meses se for bonzinho :)

  • Vin_T

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Acho q o simbolo da Porsche se recusaria a "colar" na lataria desse carro.

  • Vin_T

    Na boa, não tenho preconceito contra marca nenhuma, sou totalmente tolerante a acredito na competencia das montadoras, ate que elas me provem o contrario. Mas esse carro aí eh ultrajante. A 4R ja mostrou que ele eh tao seguro quanto um velotrol, e de repente dizem que ele passa a ser "supervisionado pela Suzuki" e tá tudo certo! Que tipo de supervisão é essa? Até acredito que a qualidade geral de montagem possa ter melhorado, assim como o acabamento, mas as questões relativas á segurança estão na essencia do projeto do carro! Quando ele foi lançado, se gabavam de ele ter um motor Suzuki. Agora, se gabam de ter um supervisão Suzuki. Quando terao a seguranca dos Suzuki?

    • X11auto

      A segurança dele é a mesma de um Mille, Celta, Gol G4 e outros conhecidos nossos!rs…

      • V8_sempre

        Celta e Gol G4 possuem nível de segurança bem razoável, caso não saiba !

        Inclusive no crash-test que a 4 Rodas promoveu uma vez (Com antigo Corsa, Celta ainda não existia)! O Gol G4 foi o melhor… O único reprovado, foi o PALIO !!

        Agora o Mille, projeto dos anos 80, onde mal existia computador… Aí é outra história realmente !

        • marcelo

          pessoal, maldade comparar os básicos tupiniquins com essa coisa asquerosa… Não temos, nem de longe, os melhores populares, mas esse enguiço aí nem conseguiu chegar aos 43mKM nos testes da revista 4 rodas!!! Olhando hj no mercado livre, tinham 2, do ano de 2007, sendo vendido por menos que 10 mil Dilmas!!! #ehPraAcabar!

          outra coisa: o feliz proprietário disse que consegue mais de 20 contos nesse carro, na revenda?? Eu truco os 8 dele!!! hehehe

  • davi_auto

    Não tenho preconceito com carro chinês, eu compraria!

  • VictorBusnello

    como que ia sofrer preconceito, se a primeira coisa que fez foi esconder que o carro é chines.

    no mais, é um carro modesto, aparenta ser fiel ao que propõe, só o tempo pra dizer se vale a pena ou não.

  • Alexdebrito

    Que porcaria de carro, não compraria nunca, deve ser supervisionado pela suzuki sim, uma vez no ano vai um cara da suzuki dar uma olhadinha. motor 58cv, acabamento pessimo, pior que mille.

    • tiago90j

      na verdade são 47 cv.

      • matheusfr94

        se o torque for o mesmo de outros 1.0 as acelerações podem ser comparadas, mas a velocidade final vai ser menor…

        • V8_sempre

          Por ele ser alto… Vai sofrer muito mesmo na estrada com apenas 47 cv !!

          • Alexdebrito

            E torque 6,8, o palio tem 9,5

            • matheusfr94

              aff, então não adianta, vai sofrer mesmo…

            • DCald

              O motor Enertron da Gurgel, de 2 decadas atras, tinha 36cv e tinha 6,6Kgfm! com um unico carburador longe dos cabeçotes…
              Detalhe que os carros que usavam esse motor pesavam no maximo 650Kg…

  • lfsm

    trocar umn scenic q por mais q tenha saido de linha é um carro excelente em qualquer versão e um focus 2003 ele andou p-ara tras com certeza imagina largas os 110 cv no minnimo do sceni e pegar 47??? hjdiudshia

    • matheusfr94

      para felicidade geral da nação, espero que ele tenha trocado a scenic porque estava dando muito problema, pq dá raiva ver gente com um carro bom, conservado, funcionando de boa, trocar numa porcaria nova, só porque é nova!

      • DCald

        exatamente! Dá muita raiva disso… o cara troca só pra se aparecer! E isso inflaciona o mercado!

        • marcelo

          ow melhor o Scenic fundindo o motor, do que essa jaca aeww… Carrinho de bate-bate… Aliás, bate-bate tem mais estrutura que essa encerradeira aí!!!

  • DCald

    como se o simbolo da Suzuki resolvesse alguma coisa no carro… hehehe…

    Pra vc ver como as pessoas não entendem de carro e valorizam apenas a marca!

  • Bruno_Blu

    Prefiriria o QQ.

    Ele pode até ser um pouco menor, principalmente em termos de porta-malas, além de que possivelmente não virá com rodas de liga leve. Mas de resto é bem superior ao M100, além de ser mais barato.

  • fabioalisson

    Gostaria de ver a mesma entrevista quando o carro tiver com uns 50, 60 mil km.

  • KVF

    Meu Deus!!! Este tem coragem. Compraria um carro chinês, mas esse não dá p/ encarar. Olha a largura do banco traseiro!!!

  • Prime_rafael

    Eu ainda tenho um pé atrás com carro chinês, vendo esse carro e toda fragilidade que ele apresenta eu digo, não teria um carro desse nem ganhado, 47 cavalos imagine só com ar ligado. O estofamento aparentemente com acabamento ruim, além da espessura, o conforto deve ser zero.

  • paulMAIA_BH

    O colchonete que levo para acampar é mais espesso do que este Banco!! kkkkkk

  • X11auto

    Ele compro um Chines, mas colocou um logo da Suzuki né, porque será?
    Quanto a pilotos da cidade citado pelo mesmo, isso não existe, aqueles que correm na cidade são apenas infratores ignorantes, pois piloto só em pista em condições devidas!

  • JJS

    Se for comprar um carro novo com esse valor realmente esse é tentador, melhor doq os nossos populares 2 portas básicos, mas eu prefiro comprar um semi-novo completo.

  • YoOdEx

    Eu respeito a opnião do proprietário! Mas não concordo quando ele fala que dos 1.0, só o Fiesta tem o melhor desempenho!
    Eu tinha um Fiesta 1.0, 2003.. Pelo amor de deus! Foi o carro mais manco dos 1.0! Não adianta, o ZetecRocam 1.0 não aguenta as mais de 1000kg do Fiesta… Todos os carros andam mais! Uno, Gol, Palio, Fox, Corsa, 206, Clio, etc.. Pra mim os campeoes de desempenho são Celta e Clio 16v.

  • LEOFX182

    Sei la o carro ta zero e da esse problema de acelerador isso é grave, desde o inicio eu ja nao gostei muito desse carro eu prefiro pegar um Chery Face ou melhor um semi novo, e ele teve uns carros interessantes, Focus, Scenic, que só perde para esse carro hein idade, manutenção, peças e consumo, mas ficaria com eles apesar do Scenic ser feio para baralho!!!!!!!!!

  • bruno_cruz

    Galera, não é questão de preconceito… Sou assinante da Quatro Rodas, e foi com espanto que eu li que o teste Longa Duração do Effa M100 foi o ÚNICO DA HISTÓRIA da Quatro Rodas que foi interrompido no meio por falta de segurança! Os freios superaqueciam tanto que as calotas derreteram, um absurdo! Acho que nossa vida é um bem precioso demais pra arriscar desse jeito, economizando alguns milhares de reais comprando um carro sem confiabilidade.

  • deleted1368354

    ah isso de sabe mais q os vendedores sobre laugm carro não é muito raro nao… aushaushuasuhasuha

    mas eu tava de olho num Effa M100 pra minha esposa, agora estou mais motivado mesmo

    • DCald

      Cara, se quer o divorcio, pq não faz de modo amigavel… hehehehe…

      • DuDuShocK33

        hahahahahaha morri de ri…

        sabia q ela tmb tem um New Beattle q ela escolheu pra mim da pra ela??

        tu é o tipico preconceituoso brasileiro, pq nao pega tem gol recall e vai se feliz…

        • DCald

          cara, não é ser preconceituoso… poderia dizer isso se estivessemos falando de um J3 ou Cielo… no caso do M100, ele já provou ser inseguro (e é erro de projeto, não montagem ou qualidade das peças!), manco (pra cidade até que vai) e com acabamento ruim…
          Se quer agradar gastando pouco com algo "diferente", tem o Lifan 320 que a mulherada tem gostado (apesar de o carro não ter me convencido tecnicamente)…
          Mas, pra agradar mesmo, é bom saber o que ela quer (talvez não perguntando diretamente, mas conversando sobre carros vc pergunta o que ela acha de tal modelo e tal)… depois de descobrir quais os que ela gosta, aplique o criterio financeiro selecionando os que vc pode comprar… depois disso aplique o criterio tecnico e leve o melhor dentre esses que sobraram… pronto, mulher feliz, mulher segura e casamento garantido… :)

          Lembro até hoje o dia que meu pai me chamou pra sair… fomos ver um BR800 (meu pai sabia que minha mae tinha gostado do carro)… meu pai disse pra não falar nada pra ela… dai ele negociou e acertou com o cara que ia levar minha mae pra ver o carro… no outro dia meu pai desvia o caminho, sem falar nada pra minha mae, para na frente do casa do cara, mostra o carro e fala: "Se vc gostar, é seu!"… minha mae deu uma volta com o carro, gostou e dai trouxemos o carro pra casa… isso foi em Jan/90, o carro era um Gurgel 89 com pouco mais de 700km no hodometro… o carro está até hoje conosco, todo original, e minha mãe não pretende vende-lo!

      • marcelo

        huahuauauhauhauhauha

  • Ga_Jr

    Está se criando uma hierarquia dentro das marcas chinesas presentes no Brasil: a TOP é a JAC (BEM estruturada, com produtos BEM adaptados e de qualidade padrão ao que existe no mercado); a Chery (estruturada, bons produtos, mas de qualidade ainda não comprovada); a EFFA, CHANA e Lifan com produtos BEM convidativos pelo custo/ benefício (esqueça estética), nada preparadas para entrar no mercado e carregadas de dúvidas.

  • Potiguar

    "o cabo do acelerador prendeu com o carro acelerado"

    Segurança ZERO. Feio o carrinho não é, já vi um branco desses da nova safra aqui em Natal e ele até que é simpático. Externamente engana mas internamente é bem simples, mas acho que do mesmo nível do Mille. Se a Effa passasse mais confiança, seria uma boa opção, mas parece uma coisa meio improvisada.

    • V8_sempre

      Se fosse numa montadora conceituada…

      O carro ficaria preso na concessionária, até os engenheiros da fábrica o analizarem… E provavelmente, passaria por um recall !!!

      Aconteceu comigo num Celta 2001 (Tirado zero)… Um cinto de segurança traseiro não estava prendendo ! A concessionária disse que a fábrica pediu para lacrarem o carro até a chegada dos engenheiros… Depois descobriram que meu filho tinha enfiado um pedaço de plástico dentro suporte do cinto ! heheh !

      Isso… É muito grave ! Dependendo da ocasião onde o acelerador travar… É acidente na certa !

    • Duílio_Ferrari

      Sem preconceito nenhum: o Mille é bem melhor em acabamento que esse Effa.

      Andei uma vez, no Effa da "primeira safra" e o carrinho é bem mal acabado, o encosto dos bancos, parecem ser de guardanapo de secar pratos amarrados em arames, é muito frágil, os plásticos do painel, dão a impressão de que vão quebrar se vc, tipo, se apoiar naquilo, e muitos "etc.".

      Sem contar que dpois dos 10mil km (segundo o dono me falou), o M-100 faz mais barulho que o Gol.

  • Cil

    Curioso. Esse prendeu o cabo do acelerador, o outro entortou um pedal, a outra tem reclamações demais para o meu gosto e para uma empresa que se instalou por aqui efetivamente vai fazer um ano. Fica complicado quando novas marcas chegam, quaisquer que sejam elas, e não tomam conta da satisfação do consumidor. Assistência péssima não dá em qualquer marca… mas numa que está chegando é pior ainda.

  • GMV

    Aparência interna que parece dos anos 80. Credo.

    Eu prefiro um Chery, Lifan ou um JAC do que isso.

  • DouglasGT

    Pelo menos nao tem calotas, o novo Corolla de 63.500 o modelo de entrada tem calotas. Li hj no jornal Extra

    • Potiguar

      Ah vá, então só por isso esse Effalido é melhor?
      Prefiro um Corolla com pneu balão e rodas de Fiat 147 do que um xing-ling com aro 20 diamantado.

  • HelioReis93

    Colar o emblema da Suzuki demosntra claramente a vergonha que ele sente do carro. Ou será que ele acha que se colar "um cavalinho em pé" , vão pensar que trata-se de uma Ferrari?

  • L.

    Esse é o típico carro chinês que faz com que as pessoas tenham preconceito contra os carros chineses. Até o próprio dono tem vergonha do carro e tenta disfarçar fingindo que é um Suzuki…

    Existem bons carros chineses … e este NÃO é um deles.

  • kikofar

    "não existiu preconceito pois a primeira coisa que fiz foi colar um símbolo da Suzuki na lataria"

    Tradução: o preconceito existe sim, porque só "aceitou" o carro após mudar o símbolo para uma marca japonesa. hehehehehe

    47 CV… nossa… um Vemaguete tem isso!!!

    • matheusfr94

      kkkkkk, os primeiros Corsa B 1.0 tinham 50cv!
      e mesmo lembrando do torque, isso é outra coisa q ele n tem: 6,6kgfm? diz aí se anda! (aí o referencial é o dono mesmo…)

  • kikofar

    Feito à base daqueles colchonetes para acampamento!!!

  • kikofar

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Não mesmo!

    Obs: Chery e JAC eu até tenho opiniões mais positivas. Mas esse EFFA aí… pqp!!!!

  • FAlniezi

    Carro Chinês que me chama a atenção é só a JAC e a Chery.

    Eu vi um um desse na cor prata na rua, e é feio bagarai, não compraria.

  • clock31

    O proprietário que me desculpe, mas isso é jogar dinheiro fora.

    Fatos:
    – Ele colou adesivo da Suzuki, logo, nem ele quer ver a marca;
    – Ele admite que pós venda é ruim/péssimo;
    – Ele fala que anda menos que o Fiesta 1.0, um dos mais lentos 1.0;
    – Ele fala que teve "apenas" 3 defeitos, quando os nacionais apresentam defeitos mais sérios la pelos 50.000km (ou bem mais);
    – Ele NUNCA pegará 26k nesse carro;

    Cade o custo X benefício?

    Prefiro um UNO Fire a esse.

  • ericsp

    q macaquice esse negocio de colocar o logo da suzuki! nada a ver… isso só reforça que o carro não presta! o dono precisa disfarçar o carro… afff

    quem nasce p lagartixa não chega a jacaré!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend