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Equinox tem produção reduzida no México e Canadá – SUV já no limite?

Equinox tem produção reduzida no México e Canadá - SUV já no limite?

A produção poderia ter sido paralisada para atualização de máquinas ou por conta de férias coletivas obrigatórias dos funcionários. Talvez até uma greve teria efeito parecido, mas não uma queda de demanda…


Pois é, esse é o motivo pelo qual a General Motors teve que tomar a decisão – preocupante para o mercado americano – de cortar a produção do Chevrolet Equinox no México e também no Canadá, conforme informado pelo site Auto News Canadá.

As duas plantas, localizadas em San Luis de Potosi e Ingersoll, respectivamente, terão um período de linha de montagem parada para a famosa “adequação do produto à demanda de mercado”.

Isso significa que o irmão GMC Terrain dará uma pausa em sua cadência mensal. No México, um dos turnos (três…) de trabalho será cortado a partir de 12 de agosto, enquanto os canadenses param por uma semana depois de 30 de setembro.


Equinox tem produção reduzida no México e Canadá - SUV já no limite?

Jacqueline Thomson, porta-voz da GM Canadá, disse ao site: “Em consonância com a estratégia da GM de alinhar a produção com a demanda do mercado, no dia 1º de agosto os funcionários da CAMI foram avisados ​​de uma semana de baixa. Nenhuma decisão de agendamento adicional foi confirmada no momento”.

No caso mexicano, a motivação são “variações na previsão do setor em diferentes mercados de exportação”. A preocupação é que o mercado americano está apontando queda nas vendas de carros novos e o reflexo disso em crossovers e SUVs é imediato, já que é o segmento que disputa a liderança de mercado, hoje das picapes, naquele país.

O Equinox teve alta de 11% nos EUA em 2019, mas caiu 17% no Canadá. Isso soa como um alerta? Será que o SUV atingiu seu ponto máximo de demanda? Com o mercado inundado de opções, talvez até mais do que deveria, em algum momento haverá baixas entre os players, pois se a demanda geral não cresce, então, alguém tem que perder.

Equinox tem produção reduzida no México e Canadá - SUV já no limite?

Algumas marcas simplesmente ignoraram os demais segmentos e estão mergulhando de cabeça no SUV, especialmente Ford e a própria GM, que praticamente eliminarão dos states todos os hatches e sedãs, assim como minivans e outros modelos que não se encaixem no perfil de compra do consumidor.

Enquanto o Equinox tem que pisar no freio para não acumular nos pátios, o mercado americano recebe mais ofertas de SUVs e de todo tipo, ignorando até mesmo o perfil clássico do cliente local, que prefere carros grandes. Há pouco tempo, um utilitário esportivo com apenas 4 metros seria considerado apenas um produto de nicho nos EUA. Hoje, não mais…

[Fonte: Auto News Canadá via Carscoops]

 

Equinox tem produção reduzida no México e Canadá – SUV já no limite?
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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Acho cedo para se falar em fim da febre dos SUVs, mas se isso ocorrer, vai ter um grupo alemão que vai se encontrar em sérios apuros, não só os americanos.

    • Bruno Silva

      Que grupo alemão? Fiquei curioso, porque a maioria das montadoras alemães continuam oferecendo sedãs e hatchs.

      • Creio que seja a Porsche, se essa empresa não tivesse Cayenne e Macan simplesmente iria a falência. Mas pessoalmente não acredito no fim dos SUVS.

        • Aristênio Catanduva

          nem a Porsche visto que essa aproveitou a Cayenne e diversificou o seu line-up antes restrito ao Boxter e 911

          • Luis Burro

            Os utilitários da Porsche são o q sustenta a marca ainda!

        • Chap

          Os 911 e cia são muito rentáveis para a Porsche.

      • VW e os seus “50 novos modelos de SUVs” que pretende lançar ao redor do mundo. A diferença entre ela e as americanas é que a alemã está mantendo o seu portfólio de modelos tradicionais, já GM e a Ford não.

        • Luis Burro

          Ñ está mantendo nos EUA,na europa Focus e Fiesta continuam à todo vapor!

      • NYC_Man

        E as SW tb

    • Victor Hugo

      Qual grupo ?

    • João Senff

      Acho que ele se referiu a VW com seus T

  • João Senff

    Não sei o pq mas olho pra Equinox e me parece um carro já com anos de mercado uma coisa que já cansou . Isso falando por fora. Por dentro andei uma única vez em um modelo test drive e não consegui gostar do carro tanto que minha mulher estava dirigindo e me perguntou se eu queria dar uma volta respondi na hora que não o vendedor olhou com uma cara pra mim kkkkkkkk. Por dentro ela não me agrada e por fora me parece velha. A mas ela tem um motorzão. Sim porém nossas estradas são uma maravilha e quase não se tem radar. Hoje em dia acredito que não precisamos carros com mais de 200 cavalos no Brasil em SUV .

    • Lucas Duarte Martins

      E se não o Equinox, qual a opção do mercado que te agrada?

      • João Senff

        Na Categoria dela já tive Sportage 2013 ( nunca gostei minha mulher que escolheu ) Compass 2018 ( porta malas pequeno ) 3008 Griffe PacK 2019 (até agora em lua de mel com 20 mil km rodados. O Compass rodamos 12 mil km . Só lembrando que não sei se é um bom carro ou não a Equinox mas não me agradou.

        • Guilherme Souza

          Por que não gostou do Sportage?

          • João Senff

            Não tinha um pós venda a Kia é problemática quanto a isso. Consumo enorme 3.5km/l na gasolina chegando no máximo a 5 . E desvaloriza muito . Mas muito mesmo .

        • Acho que a maior qualidade da Equinox é o motor pelo preço do carro. Quem anda com o carro carregado e usa em serra faz diferença.

          • João Senff

            Não sei se a questão do consumo iria compensar a pessoa pagar o preço pra ter um motor bom em Serra. Posso dizer do 3008 carregado só minha sogra leva um monte de coisa mais o cachorro o filho da minha mulher eu e a minha mulher as vezes acho que falta um pouquinho de motor nela aí aperto o Sport e resolve rapidinho . Lembrando que a cada 15 dias viajo com ela e tenho que subir a serra entre SC e PR e lá nem isso faz muita diferença cheio de radar e pasmem a velocidade máxima para carros é 60 km/h

            • Vinícius Sza

              Qual rodovia aqui do Paraná vc pega ?

              • João Senff

                376

            • Roberto

              Sem contar que 99% destes carros são automáticos. Uma terceira ou quarta já da conta do recado, como o câmbio escolhe sozinho, o motorista nem precisa se preocupar.

          • Nem sei se isso faz diferença. Pois o desempenho da Equinox é inferior ao Tiguan RLine

        • Eric PB

          partilho do seu pensamento, carro com mais de 200cv para usar 90% em cidade, na minha opinião, é desnecessário. Me sobraria 10% de uso em estrada e o ex carro da minha exposa (408 thp) dava conta do recado ou minha s10 diesel com 200cv é mais que suficiente. Sou mais o 3008 com seu interior e acabamento bacana à cavalaria do equinox. Mas cada um com suas necessidades.

        • Lucas Duarte Martins

          Concordo que o 3008 seja a melhor opção.
          E ainda: Ele envelheceu em 4 anos todos os concorrentes da categoria.

          Entre o Compass e o Equinox, vou de Equinox.
          No Compass só andei de carona, mas não achei tudo isso.

          Abraço!

          • João Senff

            Também andei apenas de Carona na Equinox já a Compass usava no dia a dia e a qualidade do acabamento da Compass era muito a frente da Equinox na minha opinião . Já não acho que a 3008 envelheceu seus concorrentes porém acho que ela consegue tranquilamente deixar o grupo de SUV médio “nacional” e brigar diretamente com a X1 Q3 anterior nem vou por a GLA aqui pq é pequena .

          • João Silva

            Pelo preço da equinox, temos que deixar a comparação para um Compass a diesel ou a top dos flex, a Limited.
            Aí o acabamento da Jeep que já é superior, deixa a Equinox para trás também nos equipamentos. Fora o design mais bonito do Compass.
            Se a Equinox custasse uns 20/25 mil a menos até poderia incomodar a Jeep, na faixa de preço que ela briga, aí a Jeep mata. E a melhor opção, a que eu iria seria, o 3008 mesmo!
            Enfim, o grande problema da Equinox não é o produto, mas o posicionamento de preço!

            • Vitor C

              A equinox é mais refinada e equipada que o Compass diesel, que só recebe equipamentos equivalentes na versão S de quase 200 mil, a equinox e a Tiguan tem um custo benefício bem melhor.
              Lembrando ainda que ambas trazem mais espaço interno, muito mais desempenho.
              Quem concorre de verdade com estas é a cherokee.

              • João Silva

                Desculpe mas não concordo com você! Equinox não é mais refinada! Ela tem mesmo acabamento de Cruze, bem inferior ao Compass. O acabamento do Cruze é justo para a categoria dele, não para o Equinox. Essa é a grande deficiência, por isso já deveria cobrar bem menos.
                Em equipamentos vejo muita similaridade entre Limited e Premier e LT e Longitude.
                Reafirmo, se brigasse direto com Compass por uns 20 mil menos que o preço praticado(Equinox LT = 130, +- mesmo preço de Compass Longitude) , venderia!
                Pelo preço praticado (LT = 151) a GM só queima o bom produto como fez anteriormente com o Tracker.
                Mas o melhor ainda é o 3008 para mim, design, equipamentos, melhor conjunto e ainda custo x benefício.

  • Natán Barreto

    É um carro excelente e com custo beneficio bem legal. Não sei se os concorrentes nesses locais estão se sobressaindo como aqui. O Tiguan já tomou a frente do Equinox faz tempo por aqui

  • Chap

    Não agora, talvez num futuro próximo lá no primeiro mundo o pessoal vai se dar conta da roubada que é esses crossovers: carros ineficientes, aerodinâmica ruim, ruins de dirigibilidade, visibilidade, gastões e tudo mais…

    Mas nos países bananeiros, são carros que vieram para ficar, porque em lugares pobres a ordem é ostentar e a ostentação vale mais que tudo.

  • Gran RS 78

    A GM mesmo teve culpa nesse declínio nas vendas do Equinox, pois lançou a Nova Blazer, que é mais bonita e tem praticamente o mesmo porte que o Equinox.

  • Lucas de Lucca

    Seria engraçado acontecer com a febre das SUVs o mesmo que aconteceu com a febre das peruas. Se acontecer a diferença vai ser o fim das peruas eu lamentei, já dessas SUVs…

    • Dherik

      Torço, mas acho difícil. As mulheres costumam preferir estes carros altos desde sempre (por diferentes motivos) e agora eles estão mais acessíveis. E como ocorre em quase todo mercado, são elas que correspondem pela maior parte das decisões de venda.

      • Lucas de Lucca

        Tem razão. Mas a moda está forte mesmo entre os homens. Vamos ver o que virá no fututo.

  • Luis Burro

    Eita q matéria tendenciosa,no meu ver é pela queda das vendas q até ano passado cresceu (uma parte podem agradecer direto ao Trump q ao pressionar as taxas de importação e produção local das montadoras simplesmente os modelos ficaram 2 mil dólares mais caros em média),mas comparando a participação de suvs com o de sedãs os utilitários devem ter diminuído bem menos!

  • Danilo

    amigo meu comprou uma zero, vendeu 3 meses depois. bateção pra tudo lado e consumo alto.

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