Tecnologia

Escape que reproduz ronco de motor V8 já está em desenvolvimento

PONTEIRA DE ESCAPAMENTO 3R0G2849

Muitos torcem o nariz para carros grandes com motores compactos, especialmente no Brasil. Hoje em dia, os quatro cilindros – turbinados e com injeção direta – estão oferecendo potência similar e torque mais abundante que propulsores V6. Da mesma forma, V6 superalimentados já superam alguns V8. Mas voltando aos pequenos, a má impressão pode não ser em relação ao desempenho, mas ao ronco produzido pelo motor.

Muitos clientes desejam carros grandes e potentes, mas acima disso, que o ronco do motor seja condizente com a proposta, a fim de que não só seus ouvidos fiquem cheios de um som poderoso, mas que seus vizinhos, amigos e os alheios do dia a dia, também possam ficar impressionados.

Recentemente a BMW andou testando o Série 1 (F20) com motor 1.5 TwinPower. O propulsor de três cilindros vibra como diesel em marcha lenta, mas ao ser exigido, produz ronco como de um seis cilindros. O fabricante alemão adotou um sistema de escape com sonorização para reproduzir o som de motor maior, apesar da metade dos pistões.

Algo parecido está sendo desenvolvido pela Faurecia. Ela quer oferecer à indústria automotiva um novo sistema de escape com sonorização, que permite reproduzir roncos de motores V6 ou V8 no escape do veículo. O melhor de tudo é que os fabricantes não precisarão alterar seus projetos de automóveis para isso e o software pode imitar mais de um som de motor “V”. Além disso, o desempenho geral do veículo não é alterado.

A tecnologia consiste em um software de mapeamento do motor e um alto-falante especial integrado ao escape. No caso de motores diesel, ele emite uma vibração no tubo com o ronco de V6 ou V8, mesmo que o propulsor seja menor que quatro cilindros, por exemplo. A Faurecia garante que o som produzido é audível tanto dentro quanto fora do veículo, diferindo de dispositivos atuais que reproduzem o som digitalizado do motor através dos alto-falantes do veículo.

No caso de motores a gasolina, especialmente turbinados, a tecnologia da Faurecia tem uma função a mais, que é eliminar o som da turbina, substituindo-o pelo ronco de V6/V8 no cano de escape, conforme ocorre no diesel. Dessa forma, sons indesejáveis serão trocados por aqueles que o cliente quer ouvir. Se houver interesse das montadoras, o produto estará no mercado em 2017.





  • Acho válido… se for como esse. rs http://www.youtube.com/watch?v=Pmnw18AK_mI

    • FelipeLange

      Deve dar um tesão dirigir um carro com um motorzão e ouvir um ronco desse. Alguém pode me dizer como é essa sensação?

      • EuMeSmObYmYsElF

        indescritível. é a única palavra que me vem à cabeça…

      • granrs78

        Algo que vc precisa experimentar antes de morrer, pois é demais!!

    • careca

      Os mano estão aguardando… só vai dar Celta com rodas de caminhão, pneus de fita isolante, e escape " v8" .

      • Sayd_Jarrad

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • AdrianoYes

        Boa mano, aqui na minha cidade a favela vai comprar de lotes pra por em gol, palio, celta, uno, ahiuahiuahiuaha

      • O_Corsario

        Ia falar exatamente isso, deus me livre… Sò faltou completar: roda de caminhão CROMADA, pneus de fita isolante REMOLD, escape V8 e "farou dimilha xenon"

    • afonso200

      bota no ebay…….v8 sound racer…..é um aparelho que vai no 12v de cigarro e sai nos auto falantes o som v8

      • Rafael

        Tem pra android também, chama-se XRL8 kkkk

        Lembrei daqueles escapes antigos que imitavam o som das ferraris, ou mesmos aqueles turbos virtuais a venda no mercadolivre….

    • alemaotga

      Pega esse entao, dudu http://www.youtube.com/watch?v=zyTTDrOZrDw
      kkkkkk

  • Todas as euipes de f1 comprando em , 3,2,1

  • FelipeLange

    Por que motores com cilindros em V tem um ronco mais agradável que outros tipos de motores?

    • PeriJR

      Acho que tem mais relação com o número de cilindros do que a disposição deles em si. Por exemplo o seis em linha da BMW e o boxer da Porsche cantam que é uma maravilha. Motores em V normalmente são de 6 cilindros em diante.

      • Igor

        "Normalmente"… pq tem os VR 5 da VW! e os V2 de motos.

    • mgbalbo
    • Pedro

      Motores 4 cilindros, em V ou linha, explodem a cada 180 graus de rotação do virabrequim. Motores 6 e 8 cilindros, em V ou em linha explodem a cada 120 e 90 graus de rotação, respectivamente.

      O 6 linha ou V6 tem diferença do som, principalmente, pelo duplo escapamento, que atendem 3 cilindros cada um. Como não temos 8 em linha, não dá pra comparar com o som do V8.

      Essa diferença muda a frequência do som. Particularmente, bem mais agradável, principalmente na subida do giro.

  • Kohlsgrün

    Já estou até vendo os Celtas V8 num futuro não muito distante. Hahaha…

    • Leandro

      Além de Celta "aspirado" para aqueles que andam sem filtro de ar no motor, agora temos também Celta "V8" hahaha

  • Talvez eu seja meio orgulhoso, mas eu teria vergonha de usar um desses… é como um cara usar enchimento no peito e nos braços para parecer musculoso.

    • É como colocar latinha no pneu da bicicleta pra fazer barulho.. kkkkk

      • Edson Roberto

        Depende…. as vezes vc não quer aquele escape que só faz barulho por barulho… quero dizer… as vezes vc equipa seu carro de fato mas nao quer o som original do ronco do motor, mas quer algo mais forte… acho que um barulho de V6 no lugar seria até interessante.

    • wasdyn

      Ou usar aquelas palmilhas no tênis que deixam o cara uns 6 cm mais alto.

    • Froid_Dalton

      Concordo. É a famosa "firula"……kkkk

      Me lembrou também aqueles "turbos virtuais"

      • Filippeyke

        lembrei dos turbos virtuais hahahahaha vai fazer sucesso na vila

    • Concordo . Comprar um carro com este recurso é a mesma coisa que pegar aquela gata na balada que tá usando sutiã e calcinha com enchimento . . . . shaushaushausashauhas . . . . . . . .

    • O_Corsario

      Eu acho que tanto o visual quanto o barulho tem que ser coerentes com a realidade.
      Coisa mais comum é ouvir um ronco forte e ficar procurando, daí notar que vem daquele carro que não sai do lugar. Eu acho bem ridículo.

    • granrs78

      A diferença é que os motores mais modernos andam mais que os antigos V8, portanto o dono não irá passar vergonha em uma aceleração mais forte.

    • Andre Dias

      Essa tecnologia é desenvolvida principalmente para os carros com turbo e injeção direta, que são frequentemente MAIS potentes que os V8 e V6 tradicionais de mesma litragem.
      E eles estão desenvolvendo isso exatamente porque sempre tem aqueles que vem com o papo de que "esses turbos não tem o mesmo som de um V8".

  • Rogerio_R

    Então em 2017 teremos Up's V8 pelas ruas.

  • pumagtb

    Lembrei daqueles jogadores que é só propaganda com barulho na hora do jogo não faz nada. V8 é V8 e ponto final.

    • granrs78

      Depende, pois os motores mais modernos estão andando na frente de muitos V8.

  • afonso200

    falando em V8, hoje no transito vi um oldmobile cutlass acho que era 68, ou 69……azul cor do ceu, metalico,,,,,perto de POA….muito lindo

  • Samuel

    É mais o menos como aquela frase, "comprar algo que não precisa, com o dinheiro que não tem, para mostrar o que você não é para uma pessoa que você não gosta". Triste realidade de muitos.

    • wasdyn

      Da maioria, eu diria. Em maior ou menor grau a maioria age assim.

  • Anderson_sp

    Lembra os escapamentos que imitavam os "espirros" do turbo.

    • Louis

      kkk já vi um auto falante que fazia o espirro do turbo, acionado por um botãozinho colado na alavanca de câmbio!

  • Bruno Alves

    Isso ai vai virar manolagem no Brasil. Lembra disso que eu escrevi em 2018 para vocês verem.

  • Fabricio

    Isso e bom para quem não tem condições de ter um v8 e sonho com som legal

  • AdmSC2003

    Isso, é que nem se exibir com um Veloster de "140 CV"……kkkkkkkkkkkkk

    • wasdyn

      É só adaptar esse dispositivo que o Veloster se torna um V8 de 280 cv (porque os 140 cv são reais e o "escapamento" certamente dobrará a potência).

  • ENVEMO

    Patético.

  • Estou satisfeito com meu escape 4×1, "hater detected" invejosos donos de carro 1.0, 1.4 , 1.6 em 3…..2…..1…..

    • Jason

      Depois que coloquei um dimensionado 4×2 na Caravan, não quero outra coisa.

  • Teodoro

    Em carro normal, não. Acho válido fazer os antigos sons dos motores quando os carros se tornarem elétricos. Tem um filme que mostra isso, um Mustang elétrico com ronco de V8.

  • William

    Isso é querer ser o que não é! kkkk

    • CyborgPilot

      Fato.

  • Journeyer

    E caso você queira economizar têm esse aqui hahahahaha
    http://www.youtube.com/watch?v=5knpTlVBMLw

    (não lembro quem postou uma vez aqui no NA, mas chorei de rir )

  • giovenardi

    os 1.0 pira! haha

  • LeandroL641

    Prefiro um 1.0 com o ronco próprio que um V8 de mentira, não sou pavão pra querer mostrar mais do que eu tenho.
    No mais, continuo com meu 6×2.

  • Jason

    Já que a tendência é o downsizing, e motores com mais de 4 ou 6 cilindros vão ficando cada vez mais raros, o jeito é arrumar um modo de 'emular' o ronco de um V8. Produzir uma sensação artificial que não vai condizer com o resto do carro.

    • Leandro

      Até a F1 entrou na onda no downsizing. Já foi V12, V10, V8 e agora esperamos que o V6 turbo não decepcione.

  • Lorenzo Frigerio

    Moça, Denorex, ó! (para quem passou dos 40)

  • AutoNacional

    Vou instalar na minha moto Biz 125 CC. Hehehehe….

  • A Ford pode colocar isso nos novos Mustang 4 cilindros!!!(Credoooooooo)!!!!!

  • Neanderthal_Man

    Antes de ser tecnologia, isso aí é uma gambiarra de mau gosto. O ronco de um V8 é consequência. Simular este ronco em motores tradicionais como um 4 cilindros em linha me parece o caso de "pobre não pode subir num tijolo que já quer fazer discurso."

  • Sérgio

    Silêncio – quem mora em cidade com mais movimento ou como São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Curitiba e outras grandes cidades, sabe como é precioso o silêncio.

    Depois acaba-se gastando em remédios para dormir ou janelas anti-ruído.

    O som pode ser gostoso, mas o preço é muito alto pela tranquilidade que precisamos.

    E faça uma viagem mais longa ou fique muito tempo no trânsito e verá que o silêncio é o bem mais precioso, onde você pode apreciar a música do seu gosto quer seja um pagode, jazz ou clássica.

  • Leandro

    Achei bastante interessante, principalmente como opção para carros elétricos. Muitas pessoas torcem o nariz (inclusive eu) para carros elétricos devido ao silêncio absoluto a bordo e a falta de emoção por não haver o ronco de um motor a combustão, mesmo em elétricos potentes ou híbridos como da Mercedes, BMW e afins.

    No entanto, a Mercedes estuda ou já adotou um software que reproduz o som de um motor a combustão e o espirro da turbina para um de seus modelos elétricos. Aumentando, assim, o prazer de dirigir, sem estar em débito com o meio ambiente.

  • danilo

    Meu deus, aqui na minha cidade enche de uno e corsa com um escapamento infernal e que não sai do lugar, imagina quando lança um trem desse! Vão compra coloca no motor de bicicleta! Sou da seguinte opinião, motor v8 é para um mustang, corvette onde vc sente o torque e o ronco vindo do motor e saindo no escapamento, agora fazer isso em qualquer carro vai ser o fim! Pra mim até um desrespeito a cultura dos motores v8!

  • Luciano

    Enterrem todos os V8, pra que V8:
    http://www.youtube.com/watch?v=s2UC5H29kg8

  • Francisco

    Em breve, num gol bola xunado perto de você…

    Ah, e ao som de tchu tchu tcha

  • carroca_br

    Isso é o equivalente a conseguirem inventar um escape com barulho de grandes motos speed pra CG! Manolada pira! hahaha

  • To até vendo carrinho 1000 com essa zuera ai. É provavel que só funcione bem em escapamentos com alta vazão de gases como nos motores v6.



Send this to friend