Montadoras/Fábricas Tecnologia

Esclarecimento sobre o câmbio automatizado

Esclarecimento sobre o câmbio automatizado

OBS.: O Metal Omega entrou em contato com a Quatro Rodas e eles reconheceram o erro:


Caro leitor,

Você tem razão quanto ao erro de informação sobre o câmbio automatizado no Correio Técnico. Pedimos desculpas pelo deslize e publicaremos uma correção na próxima edição.

Atenciosamente,


Equipe Quatro Rodas

Na edição da Revista Quatro Rodas nº 611 de dezembro de 2010, na seção Correio Técnico, o leitor Carlos Eduardo Pinto Almeida pergunta ao engenheiro mecânico José D’Elia se é possível selecionar alguma marcha no câmbio automatizado para manter o carro estacionado em um declive ou aclive, caso o freio de mão venha a falhar. Não sei qual foi a base teórica para a resposta do José D’Elia.

Apesar do sistema ser desenvolvido pela Magnetti Marelli, cada marca é responsável pelo desenvolvimento em conjunto com a Magnetti Marelli. Sendo mecânico da rede VW, não tenho conhecimento técnico do sistema Dualogic da Fiat e nem do Easytronic da GM. Segundo José D’Elia há “um sistema de segurança que não permite que o carro fique estacionado com uma marcha engatada”.

Posso afirmar que José D’Elia equivocou-se, afinal ele generalizou os diversos sistemas automatizados. Saindo da teoria, e entrando na prática, o sistema automatizado da VW (I-Motion) não há sistema de segurança para desengatar o carro se você o desligar com o câmbio engatado, seja em drive ou em marcha à ré. O carro permanecerá engatado. Portanto, em condições normais, sempre acione o freio de mão.

O câmbio automatizado I-Motion possui um sistema de segurança que não permite que o carro dê a partida com marcha engatada. Para isso é necessário pisar no pedal de freio e colocar a alavanca do câmbio em neutro. Outro detalhe é que não é preciso segurar a chave para dar a partida, como é comum nos carros. Nos veículos com câmbio I-Motion basta girar a chave até o fim e soltar, que o sistema acionará o motor de partida até que o motor entre em funcionamento.

Quero deixar claro que José D’Elia tem muito mais experiência e conhecimento que eu, mas foi infeliz em fazer tal afirmação generalizada. Afinal, todos somos passíveis de erros.

Esclarecimento sobre o câmbio automatizado
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email