Europa Governamental/Legal Tecnologia Trânsito

Espanha quer eliminar baliza para quem for dirigir carro com Park Assist

Novo Passat - Park Assist

Parece piada, mas aparentemente não é. O DGT – Departamento Geral de Trânsito da Espanha – quer eliminar o teste de baliza para candidatos que pretendem dirigir carros com Park Assist, o conhecido sistema de estacionamento automático, de acordo com o jornal El Mundo.

A eliminação do teste, no entanto, impede que o condutor dirija carros que não tenham o dispositivo. A ideia parece maluca, mas a DGT entende que deve adaptar-se às novas tecnologias. A medida ainda não é oficial. A medida não surpreende, já que atualmente é possível tirar habilitação apenas para carros automáticos no país, sem ser deficiente físico.

[Fonte: El Mundo]





  • Lobo

    Ai o park assist da problema e a pessoa não consegue fazer uma baliza.
    Achei ridícula essa decisão, a pessoa tem que saber fazer independente de ter ou não o equipamento.

    • th!nk.t4nk

      Cara, nem tanto. Aqui na Europa tem muito carro com park assist, e funciona bem. É como carro automático: quem tira a habilitaçao com um, também nao pode dirigir um manual. É uma escolha, baseada em uma evoluçao tecnológica já bem estabelecida e acessível para todos (tem opçao de park assist em modelos a partir de 15 mil Euros aqui). Já no Brasil sim eu concordo que seria um absurdo total, já que com as calçadas quebradas nem sequer o park assist funciona direito.

      • Rmx

        Vou te dizer uma coisa meu carro tem e o da minha mulher tambem o meu reconhece a vaga do prédio o dela as vezes 80 % delas não. O meu é um Golf 2014 o dela uma Espace 2016. Ou seja o sistema novo do carro moderno e mais caro não reconhece.
        E ai oque fazer ???
        Sorte que a patroa dirige tudo sem medo de BUG a Sprinter kkkkkk.

        • th!nk.t4nk

          Putz é, aí é pisada na bola da Renault mesmo… Eu sei que o sistema não é perfeito, em carro nenhum, mas na maioria sempre me pareceu aceitável… O negócio é ver a realidade de cada país e da confiabilidade do sistema né. Até porque daqui a pouco já estão liberando carros autônomos e a gente ainda tá descrente até de um sistema pra estacionar :)

        • GPE

          Ta aí mais uma razão p eu ter meu pé atrás com os franceses…

          • Edson Fernandes

            Por conta de um sistema que não é tão bom qto o Golf?

            Bem… veja outras coisas e verá que carros franceses estão longe ser os masi problematicos.

            • GPE

              Já tive uma péssima, horrível, bizarra (sei nem como descrever) experiência com um Megane 2000. Dps disso, nunca mais quis ver um

              • Edson Fernandes

                Eu acho que nessa epoca, a fabricante carecia de pos vendas de forma absurda. Alias, se eu não me engano era o sr. CAOA que cuidava da Renault na epoca.

                O mesmo mal na Citroen com o sr. Habib. (que ficou até 2003 importando)

  • Lucas Irrthum

    Acho que é uma medida razoável. As pessoas têm que entender que nem todos são pilotos ou nasceram com aptidão plena para dirigir. Pretendem, apenas, se locomover de um local para outro. Então deve sim haver um tipo de habilitação específica para veículos equipados com transmissão automática, bem como os que possuem Park Assist.

    • ObservadorCWB

      Quero ver vc entrar em um avião onde o cara “não nasceu para ser piloto.”..ou com aptidão plena para voar…..Tá errado e pronto. É uma habilidade mínima. Ou tem, ou anda de transporte coletivo, carona, etc.

      • Lucas Irrthum

        Essa comparação que você fez é completamente esdrúxula. O que um avião tem em comum com um carro? Quantos passageiros cabem em um avião? Qual é o potencial de desastre que uma aeronave pode causar? E outra, você está levando para o lado literal. Quando disse que “não nasceu para ser piloto”, não quer dizer que a pessoa não tenha nenhuma habilidade. Ao menos, senso de direção tem que ter. Vou além: o exame prático feito pelo Detran exige baliza, controle de embreagem e diversas outras coisas. Com todas essas exigências, ainda vejo pessoas que não conseguem colocar o veículo em uma vaga, que tem dificuldade de arrancar em subidas (e são habilitadas). Quero ver você convencer alguém que tem dinheiro para comprar um carro, a andar de transporte coletivo porque não é “piloto o suficiente”. Talvez a pessoa não dirija tão bem quanto as outras, mas apesar das limitações, consegue se deslocar do ponto A para o B sem maiores problemas. Se a tecnologia pode oferecer maior praticidade, e o indivíduo pode pagar por ela, ao ponto de somente poder dirigir aquele determinado tipo de carro, qual é o problema?

      • invalid_pilot

        Piloto daquele voo da TAM que se arrebentou em Congonhas era um desses… Só ler o relatório do Cenipa pra ver

  • Isso não seria o mesmo que um adolescente querer seguir a profissão de advogado e ser dispensado de disciplinas como química e física ?

    • Marcelo Nascimento

      Sim. Nâo faz sentido? rs

  • Rafael Torres

    Melhor saber estacionar mesmo sem precisar, do que precisar e não saber.

    • ObservadorCWB

      Bem por aí….

  • Lucas086

    A espanha consegui ser mais zuera que o braziu

  • kravmaga

    Com a popularização dos câmbios automáticos no Brasil, eu seria favorável que houvesse uma carteira de motorista que só permitisse dirigir carros automáticos.

    No Brasil os testes de direção, tanto para carros quanto motos, exigem muito mais que a pessoa seja um malabarista do que um bom motorista de verdade. O de motos então parece teste de circo, que só mede a habilidade da pessoa em fazer malabarismos com a moto. Acho que o teste de carros também dá enfoque demais no teste da baliza e não mede a habilidade da pessoa em andar no trânsito pesado e em velocidades mais altas, que é o caso das estradas.



Send this to friend