Antigos Carros Conceito Cupês EUA Ford Segredos-Flagras

Esquecido até pela Ford, Mustang com motor central quase existiu

Esquecido até pela Ford, Mustang com motor central quase existiu

As montadoras desenvolvem diversos projetos ao longo dos anos e alguns fabricantes fizeram tantos protótipos e conceitos, que alguns deles jamais foram exibidos ao público.


Outros, porém, até caíram no esquecimento dentro das próprias empresas. Com o passar dos anos, alguns projetos acabaram tendo seus dados simplesmente perdidos por diversos motivos, como o caso do VEMP da Volkswagen, por exemplo.

Esquecido até pela Ford, Mustang com motor central quase existiu

Nos EUA, coisa não é diferente e a Ford descobriu recentemente que existem segredos que nem mesmo ela sabe que existem. Pela Ford Performance, surgiram imagens inéditas de um estranho Mustang prototipado em 1966.

Diferente do clássico pony car que todos conhecem, esse Mustang tinha motor central. A descoberta histórica foi feita pelo chefe de arquivos da Ford, Dean Weber, que encontrou quatro fotos desse estranho carro.

Esquecido até pela Ford, Mustang com motor central quase existiu

Weber não soube identificar que carro era e pediu ajuda a um especialista em Mustang, que sabia qual carro era, mas que nunca havia visto as fotos. Feitas em um estúdio de design no dia 2 de maio de 1966, as fotos mostram um carro em formato de cupê com propulsor localizado logo atrás do espaço para os ocupantes.

Dean Weber consultou até o ex-designer chefe da Ford na época, Jack Telnack, mas nem ele sabia do que se tratava. Hal Sperlich, chefe de produto da Ford, também não soube responder, mas acredita que o veículo tenha sido feito como um estudo de design para se contrapor ao Mustang da época, algo que algumas marcas fazem.

Esquecido até pela Ford, Mustang com motor central quase existiu

Contudo, Gale Halderman, designer do projeto original do Mustang, revelou que o Mustang I Concept de 1962, era um parecido com este em conceito, mas não derivado do modelo que foi colocado em produção, diferente do que sugere as fotos.

Diante da incerteza, a Ford pede ajuda a qualquer um que tenha conhecimento desse projeto através do e-mail ClubHub@Ford.com. Quem conseguir (e tiver provas) resolver o mistério, ganhará um prêmio especial e será lembrado na cronologia da marca. Se você sabe de algo, responda lá e comente aqui depois.

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • zekinha71

    Vendo esses pneus com bastante borracha, me lembrei da etapa no México no começo do ano da fórmula E com o Jaguar I-Pace.
    Eles usam fita isolante como pneu e nessa etapa quase todos os carros tiveram pneu furado, se em um circuito fechado com asfalto bom e liso os pneus sofreram, imagina o que acontece com esses pneus nas nossas crateras, e o pessoal gosta pois são “bonitos”.

    • Paulão

      Pneu balão é vida! rsrs
      Tem diversos carros que eu deixaria de comprar só por causa da “fita isolante”!
      Comentei a tempos atras e repito aqui, fiz test-drive do Compass S e do Compass Trailhawk, o trajeto foi perfeito, buraqueira pura, até linha de bonde e tudo mais que se tem de direito em SP! rsrs O trailhawk se saiu muito melhor, tanto em ruido como em conforto de marcha.
      No fim acabei dando o Compass Trailhawk para meu Pai, custou a mesma coisa do S mas sem o teto panorâmico, tudo por culpa da “fita isolante” do S…

  • Luis Burro

    Praticamente um Ford GT, q coincidência pq foi bem nesta época q os dois foram idealizados!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email