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Estepe fino pode ser proibido no Brasil

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O deputado federal Pompeo de Mattos (PDT-RS) é autor de um Projeto de Lei que visa proibir o uso de estepe fino em automóveis vendidos no Brasil. O equipamento é de uso limitado e tem banda de rodagem bem estreita, suficiente apenas para o veículo ir com alguma segurança até uma borracharia.

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O parlamentar entende que o procedimento de substituir uma roda padrão por uma menor suscita dúvidas em relação à segurança, podendo assim causar prejuízos ao consumidor. A penalidade pelo descumprimento da lei é indenização ao proprietário é de 10% do valor do carro em no máximo 30 dias.

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Por ora, o PL do estepe fino tramita na Câmara em caráter conclusivo, aguardando análise das comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Viação e Transportes; de Constituição e Justiça; de Cidadania e de Defesa do Consumidor.





  • Alexandre

    Então vai ter que acabar com o Run Flat tb.

    • Roberto

      Já tive dois pneus furados em estrada, os runflat me levaram com segurança para casa e apenas no dia seguinte fui resolver o “problema”. A última vez foi em pleno natal, estava retornando da casa da avó da minha namorada que fica em outra cidade, 120km da minha cidade. O pneu furou na metade do caminho devido ao impacto com um buraco, havia muita chuva, muita mesmo, estava impossível ver qualquer coisa. Imagina a minha situação na BR a de madrugada apenas com minha namorada e muita chuva. Se não fosse o runflat eu teria que parar, trocar o pneu, perderia minha noite de natal pois não chegaria a tempo na casa da minha família ( passamos o natal uma parte na casa da família dela, outra parte na minha ), correria perigo de ser atropelado, assaltado ou pior. Enfim os 300 ou 400 reais a mais pago por pneu na MINHA opinião compensam e muito.
      Outra vez estava voltando de uma viagem também mas era dia e o pneu furou a bem mais de 100km/h mas comecei a escutar o barulho e fui reduzindo, nenhum problema, consegui andar mais 100km até chegar em casa sem problemas também.

      Enfim, como usuário, digo que os runflat valem e muito a pena. Não gosto de consertar ou remendar pneu. Minha segurança não tem preço.

      • GPE

        O problema é que o runflat é uma tecnologia que exclui o estepe em 90% dos carros que vem com esse tipo de pneu.

        O runflat deveria ser algo para somar.
        Vamos imaginar outra hipótese: a roda trinca devido a um buraco ou acontece um rasgão na lateral do pneu (que não é incomum), o que fazer se não tem estepe?
        Mais uma: no meio da viagem o pneu estoura e vc não acha nenhum pneu pra repor na cidade que vc tá, o que fazer? E se lembre que mesmo em capitais não é fácil achar runflat em estoque.

        • kravmaga

          Pois é, não sou contra os run flats, mas se tivessem quefazer alguma lei seria para colocarem também pelo menos um estepe fino no porta-malas de carros que tem pneu run flat. Pelo menos no caso de algum rasgo grave a pessoa não ficaria na mão.

          Mas acho mesmo é que governos não devem se meter nesses assuntos porque geralmente não entendem nada e quem paga o pato é sempre o consumidor.

          • Marcus Fenix

            A Ferrari por exemplo na Europa e EUA já dispensou o uso de estepes em seus carros por causa do run-flat, já aqui na Bananalândia os carros ainda vem com pneus finos, não sei o caso da BMW!

            • kravmaga

              BMW vem com run flat.

              Estepes finos já são realidade em qualquer carro médio para cima, mesmo de marcas nacionais. Estou no meu segundo carro com estepe fino.

              • Marcus Fenix

                Exatamente, o que eu disse. As Ferraris lá de fora já vem sem estepe, mas as Ferraris vendidas aqui ainda vem com estepe! Os sedans médios Corolla e Sentra vem com estepes de tamanhos nornais, já o Cruze de um colega vem com a medida 115/70 16R e o Civic também vem com estepe de bike!

        • Gabriel Daveran

          Coloca ai também a questão de que essa merda de pneu ser tão duro que as rodas facilmente trincam quando se passa em um buraco mais profundo. Tive esse problema nesse ano passado.

          • Roberto

            Se você está se referindo aos runflat, eu não tive problemas até hoje, mas eles são de fato mais duros sim, se isso aumenta o índice de rodas trincadas ou não desconheço. Mas acredito que não, se fosse o caso BMW, Mercedes etc, não usariam esses pneus.

            • marisa lourdes

              leia o longa de 60k da quatro rodas do mercedes A 200 urban, foram mais de 10 mil gastos por causa de bolhas, valor 7 vezes maior que todas as revisões e gastos do carro nos 60 mil quilômetros… para eles runflat não é para BR, mas isso é a quatro rodas, tem que ver várias opiniões

              • Roberto

                Olha eu não tive esses problemas, graças a deus. Até agora não tenho do que reclamar dos runflat.
                Agora bolhas, eu já tive muitas com outros carros, não sei se é porque eu conduzia de modo diferente, ou se tive mais azar com os buracos. Mas quando fui vender meu antigo carro tive que comprar dois pneus novos pois os antigos estavam com bolhas.

            • Gabriel Daveran

              Sim isso aumenta , é algo simples e lógico. Parte da força do impacto vai para as rodas , pois os pneus são muitos duros. O que piora mais ainda a situação é que no brasil boa parte dos veiculos dessas marcas são blindados , ou seja …. sempre andam com sobrepeso. Isso piora mais ainda a situação.

            • Gabriel Daveran

              a bmw principalmente sabe sobre essa situação aqui no brasil e simplesmente não faz nada. Nem uma simples alteração para tropicalizar o produto adequadamente.

          • GPE

            Todo mundo fala que é mais duro, porém, preciso andar no mesmo carro com e sem runflat para perceber a real diferença

            • Gabriel Daveran

              foi colocado pneus pzero não runflat . A vida melhorou absurdamente

        • Roberto

          Eu não sou especialista mas se a roda rasgar de lado os pneus runflat continuam funcionando, na primeira vez que tive problemas com o carro o rasgo foi na lateral, você conseguia ver dentro do pneu, mesmo assim ele não ficou baixo a ponto de pegar na roda. Existe um reforço em todo pneu para ele rodar mesmo rasgado. O barulho era enorme quando eu andava a 60/70km, mas deu pra seguir viagem.

        • Mauro Vieira

          Imagina a seguinte situação então: o seu radiador fura e você “esqueceu de levar um “reserva” para trocar…precisamos pensar o que é mais barato: todo mundo andar com 5 pneus no carro é um consumo 25% maior que o necessário – e tem um grande impacto ambiental. o mais racional é ter um sistema de socorro que possa resolver o problema do pneu furado, do radiador, da correia, da bateria, etc.

          • GPE

            Um estepe aumenta em 25% o consumo de um carro? Entao se eu botar 2 pessoas no carro vou ter um consumo por volta de 100% pior, nao é isso?
            Se muito aumentar nao deve ser coisa de 1 ou 2%. E a lógica de ter um pneu reserva é pq é mt mais comum ter um pneu furado ou cortado do q um radiador/bateria/correia danificado. Bateria da sinal de q ta começando a ficar ruim. Correia tem um prazo estipulado com grande margem de segurança. Radiador,caso nao bata uma pedra e fure, é coisa p fazer manutenção após 5 ou 6 anos nos carros novos.

      • GPE

        Outro motivo que sou contra o pneu fino é que vc não tem onde colocar a roda furada. Eu estava viajando com um amigo (viagem de 2 dias) e tinhamos apenas 2 malas médias.

        Meu pneu furou e o estepe é temporário. Após trocar, fui colocar o pneu original na mala, no local do estepe e ele não entrou. Ou melhor, entrou no diâmetro, mas ficou uns 10cm mais alto que o nível da mala. Resultado: tive que jogar as 2 malas para o banco da frente. Deu pra fazer pq eram apenas 2 malas e 2 pessoas. Meu carro é sedan e o pneu (aro 17) inviabilizou praticamente a mala toda. Cabia ainda algo (como roupa, tênis), desde que fora da mala. Agora isso num hatch não tem santo que ajude a organizar as coisas.

        Imagine se eu estivesse com gente atrás? E se eu estivesse com a mala cheia, como é normal numa viagem com 3, 4 ou 5 pessoas, iria jogar fora o pneu original ou parte das malas?

        • Roberto

          Eu sou contra os pneus finos, ou são runflats ou deve haver step. Pneus finos são perigosos, principalmente em viagens longas onde você vai levar muitos km até encontrar um borracheiro, com relação ao que você falou que em algumas cidades não há runflat, eu concordo, mas um amigo meu que é do interior ficou usando um pneu comum até chegarem os runflat dele na loja. Qualquer borracheiro tem aqueles pneus velhos só pra rodar 2 ou 3 dias. Ele andou sem problemas. Claro que ele sabia que não poderia viajar, ou andar muito rápido.

          • “…Qualquer borracheiro tem aqueles pneus velhos só pra rodar 2 ou 3 dias. Ele andou sem problemas..”

            Mas isso não vale também para quem tem estepe fino?

            • Roberto

              Sim, mas uma coisa é andar na cidade, trabalho-casa, outra coisa é na estrada. No caso do meu amigo ele estava dentro da cidade andou poucos km/dia. Eu me refiro a trocar no meio da BR o pneu por um fino e por ter a “sorte” de acontecer outro imprevisto com o pneu, ele mais fino torna mais fácil rasgar, não?

              • Então, está aí uma pergunta interessante. Não sei a relação de resistência entre o pneu maior e menor. Mas um dano que eventualmente pudesse afetar um pneu mais fino também teria potencial de afetar o pneu com a mesma medida que os outros e o problema persistiria independente da solução.

          • GPE

            Eu sou a favor que tenha runflat e estepe, seja ele fino ou comum, mas que tenha. Como falei no texto, prefiro que seja do tipo normal por causa do problema do pneu original entrar no lugar do estepe fino no porta-malas.

        • Se fosse pneu normal a capacidade do seu porta-malas já seria reduzida desde o começo da viagem.

          • GPE

            Reduzir a capacidade por causa do estepe ter a medida do pneu original é uma coisa. Porta-malas inviabilizado é outra bem distinta. Faz o teste pra ver como fica e dps me diz se é legal…

      • vidgal

        Descendo a serra de Teresópolis RJ à noite, fui passar por Magé, caí na po##@ de um buraco na estrada que estourou minha roda e pneu!!! Se eu tivesse com ” Run flat ” estaria fu&i%o…troquei o estepe em ”10 minutos” e segui viagem.
        Estamos no Brasil meu camarada!!!

        • Roberto

          Como assim estourou a roda? Ela quebrou? O pneu rasgar eu entendo, mas pra roda “estourar”, eu nunca vi.

  • Baralho

    Se deixar na mão destes deputados seremos obrigados a produzir o fusca de novo…..

  • Zergling

    Nossos deputados são tão inteligentes! Estamos em ótimas mãos!

    • Clovislauro

      A saúde anda tão bem, a educação também está excelente, no congresso é todo mundo super direitinho e honesto, não há impeachment nenhum para ser votado, então realmente o Brasil precisa se preocupar agora com o estepe fino, não há nada mais urgente. Nem mesmo cinto de 3 pontos e encosto de cabeça para todos ocupantes, Isofix, e outras coisas básicas de segurança são mais importante que a segurança caso precise usar um estepe fino. Importante é as pessoas irem para a fila quilométrica do SUS de carro sem estepe fino.

  • Tosoobservando

    DePuTados sempre atentos as nossas necessidades e querendo ajudar a melhor nossas vidas, estão de parabens nossos parlamentares!!

  • Mardem

    Até porque o parecer do deputado é muito mais apurado do que o do corpo de engenheiros e o do time de P&D de qualquer montadora. É 2016 começando muito bem, com nossos políticos trabalhando duro em prol da nação!

  • Gustavobrtt

    Provavelmente ele comprou um carro com este pneu, a esposa pegou o carro, o pneu furou e recebeu uma ligação da esposa falando que não dava pra trocar pois o estepe era diferente do pneu normal… srsrrs

    • Ou já que não dava para usar mais a desculpa da manicure ela usou a do Borracheiro.

      • Gustavobrtt

        kkkk

  • Fernando S.

    Eu, particularmente, prefiro que meu estepe seja idêntico ao pneus q estão rodando. Aliás, gostaria de saber qual vantagem real de ter um estepe de bicicleta no carro. Só por conta do espaço?

    • BillyTheKid

      Acredito que espaço e corte de custos para as montadoras.

    • zekinha71

      Também menos peso morto.

      • Fernando S.

        O peso não deve chegar a um saco de arroz, sinceramente. Se vc esquecer uma mala do trabalho lá deve pesar mais kkk. Abraço

        • Luis_Zo

          Em carro pode não fazer diferença percebível, mas pense na frota inteira… é bastante economia de combustível para o país não ter esse peso morto.

    • Jad Bal Ja

      Sim a vantagem é “apenas” o espaço. Me diga onde vc colocaria um estepe de tamanho normal do porta-malas de um Picanto?

      O que esse deputado idiota esta propondo é simplesmente impedir a venda de alguns modelos de carros por causa do modelo de estepe, pois não há como fazer uma “adaptação”. Simplesmente não cabe.

      Quem não quiser carro com estepe menor, compre outro modelo!! Simples assim.

      • Fernando S.

        Jad, tenho um colega q tem um Ka modelo antigo e o estepe é original e fica debaixo do carro. Sim, é terrível tirar ele de lá, mas é idêntico aos q estão rodando. E discordo da parte em q diz q se não quer estepe menor, não compre. Não acredito q seja por aí, com todo respeito. Abraço

        • Mas aí o carro tem que ser projetado para ter o estepe ali levando em conta tipo de suspensão, teste de impacto traseiro… Não dá para pegar uma solução e falar “só colocar o espaço do estepe de dentro para fora do carro”…

          • Fernando S.

            Sim, de acordo. Não estou dizendo que é pra fazer isso da noite pro dia, mas poderiam sim estudar formas de acomodar o estepe original dentro do veículo.

            • Fernando, a questão é a proposta do veículo… E alguns detalhes são feitos de acordo com essa proposta.
              Lembra o “calombo” que tinha no porta-malas da PathFinder? Era para abrigar um kit de primeiros socorros! E na frente do Gol, porque o motor 2.0 16V não cabia no cofre? O motor do Ká 1.6 tinha que ser tirado por baixo do carro, porque por cima ele não saía. Porque estou escrevendo isso? Porque é fácil falar que o carro devia ser um cm maior para lá, um cm maior para cá, que o cofre do motor devia ser maior… Mas ao projetar um modelo tem que se ter na cabeça que as concessões feitas influenciarão diretamente em custo, segurança… Já pensou que o estepe menor pode ser por uma questão de segurança também? Certa vez eu li que alguém deixou de comprar o Sandero porque o estepe vinha embaixo do carro (Ou era o Logan? Não lembro). Mas como foi dito, a área e tamanho do estepe foram determinados tendo em vista vários quesitos. O fato de preferirem sacrificar o estepe segue o jogo de ganha-perde do projeto de um produto.

          • leomix leo

            Achava o do uno lá na frente junto ao motor pior que esse do Ford Ka.

            • Em termos de manuseio era mais fácil até dos que tem estepe dentro do porta-malas… Mas quanto a segurança..

        • Jad Bal Ja

          Como assim “não é por ai”? É claro que é “por ai”.

          Carro é um produto, existem varias opções no mercado. Se vc quer um modelo com estepe normal, compre um assim oras. Não precisa um mentecapto em Brasília tentar regulamentar o que não precisa.

          Eu tenho um Picanto, simplesmente não cabe o estepe normal, mesmo embaixo do carro.

          Eu gosto do carro assim, pois queria um carro pequeno mesmo e a solução do estepe fino ajuda a melhorar o tamanho do porta malas. Não quero um estepe grande que ocupe meu porta-malas e tampouco vá debaixo do carro pegando lama.

          • Fernando S.

            Certo, vc gosta do carro assim e eu não. Ou seja, um de nós teria que abrir mão de comprar o carro por conta disso. Não acho que devemos seguir essa linha, o ideal seria tornar optativo ao consumidor o tamanho do pneu que ele quer, mas isso é simplesmente impossível, até pq montadora não respeita cliente nesse país. Fora que isso pode se tornar uma tendência, já que um pneu fino é mais barato que um pneu de tamanho original e a montadora já cortaria mais uns gastinhos com os pneus originais. Vivemos num país em que a montadora (e empresas em geral) NÃO respeita o consumidor

            • Fernando, na verdade a questão dessa vez não é “nesse país”. Estepe fino é uma questão em outros países também.

              • Fernando S.

                Certo, mas nesses outros países os carros vem completo de série, isso inclui controle de tração e estabilidade. Não adianta dizer que pneu fino é vendido fora e fica por aí, aqui é diferente, nosso mercado depena carros apenas pq vende de qualquer jeito.

                • Rafaelprado

                  Você acha que o step fino, não confunde o controle de tração??? Alias se alguém que estiver usando step fino estiver chegar ao ponto do sistema de tração entrar em ação, está acelerando um pouco demais até para quem está com todas as rodas normais.

                  • Fernando S.

                    Vou desenhar. Ele diz que roda fina é tendência no mundo inteiro, eu estou dizendo que também é tendência controle de tração, estabilidade, mais airbags entre outras coisas. Aqui no Brasil, eles cortam isso tudo, por isso eu estou dizendo que as empresas não respeitm o cliente.

                    • Marcus Fenix

                      Mas você esqueceu que nas rodas de estepes vem um aviso para não ultrapassar a velocidade indicada!

                    • Rafaelprado

                      Não sei a lista de quais carros possuem ou não step fino, mas garanto que a grande maioria são os importados logo, praticamente todos tem roda fina.

                      O meu carro um new March SL, originalmente é um 195/55 R16. no Estepe é um 175/60 R14, sim tem uma diferença, mas está longe ser gritante como alguns importados que usam 205 ou maior e no estepe vem um 135/145.

                      Já tive que usar o estepe respeitando o limite de velocidade não há problema algum.

                      Não acho desrespeito algum, afinal sei que se tivessem que colocar um pneu identico ao de rodagem, o preço do carro não subiria apenas a diferença entre os penus e sim 3 ou 4 vezes.

                    • Marcus Fenix

                      Eu acho que em carro popular é economia para baratear, já que as medidas são bem próximas! O que deve ter revoltado o deputado é justamente as medidas que vem em carros importados, muito mais estreitos! Dos nacionais o que eu conheço que vem com estepe bem fino é o Cruze 115/70 R16.

                • Fernando, lá pneus temporários também tem seus limites de velocidade menores tal como aqui. Eles capam os carros na segurança? Ok, isso é errado, mas exigir por causa disso que eles adaptem a carroceria de um carro projetado para usar estepe temporário para vender aqui é piorar o quadro, favorecer mudanças de projeto por um gosto do brasileiro ou impedir que alguns modelos venham para cá. Isso é fechar mais o nosso mercado! Mas o principal disso tudo: ISSO NÃO TEM QUE SER POR LEI. Não preciso que o governo decida o que é melhor para mim, apenas cuide do seu papel que seria garantir a concorrência para que você pudesse optar por um carro que tivesse o estepe na configuração que quer… E não posso deixar de citar que toda vez que eu vejo 3 rodas de liga e uma de aço eu penso que o estepe ainda não foi consertado e a pessoa está rodando. Sei que ela pode ter consertado o pneu furado e optado pela roda diferente mas não é a impressão que passa. O temporário obriga a pessoa a corrigir rapidamente o problema.

                • Jad Bal Ja

                  O que tem a ver uma coisa com outra?

                  • Fernando S.

                    Simples. Você seleciona outros países e fala que lá tem (no caso, estepinho). Só que esquece que lá o carro vem completo de tudo, aqui o carro é capado ao máximo, basta usar o Corolla de exemplo. Então a pessoa fala que na Europa tem estepinho (como se com ele fossemos ficar igual a Europa), porém esquece que de lá pra cá existem uma diferença abissal na construção veicular. Ou seja, vc pega um dado isolado e usa isso como verdade absoluta.

            • Jad Bal Ja

              Seu raciocinio esta funcionando ao contrario cara. Se vc não gosta do estepe assim, vc tem a opção de comprar um modelo com estepe normal. Eu posso comprar um carro com o estepe menor. Com a essa lei. Eu não poderei comprar o que eu quero. A opção foi retirada.

          • Depende , creio que o estepe fino é mais barato que um normal. Logo todas as montadoras vão colocar o estepe fino no lugar do normal mais carro. Havia uma época em que espelho retrovisor era somente de um lado , o outro era opcional. Logo veio a lei obrigando dois espelhos retrovisores em todos os carros. Se não fosse a lei até hoje teríamos carros com um só espelho. Sabe porque? Porque é mais barato para as montadoras produzirem carros com um só espelho. O mesmo vale para abs e airbag.

            • Se tivesse carro com espelho apenas de um de lado, fácil, compra o concorrente que tem espelho dos dois. Quem precisa do governo para dizer o que é melhor para você são os comunistas!

        • Name

          “Jad, tenho um colega q tem um Ka modelo antigo e o estepe é original e fica debaixo do carro. Sim, é terrível tirar ele de lá, mas é idêntico aos q estão rodando. ”

          Cara, por essa sua teoria, qualquer problema seria solucionado apenas colocando o pneu socorro debaixo do carro. Lá tem um espaço onde possa colocar qualquer pneu (com medidas normais) sem perder espaço no porta mala.
          Imagine! Daria pra colocar o aro 20 da Evoque Dynamic tech e continuar com o porta mala atual (que já é bem pequeno)

      • sheldonDS3

        eu tb não sei se cabe um estepe maior no ds3, sem que o pneu fique saltado no porta malas

    • Marcos Souza

      Já tive carro com pneu idêntico ao original e outros dois carros com estepe fino(temporário) e ja tive que trocar o pneu 1 vez de cada carro e te digo…1000 vezes melhor o estepe fino. Primeiro, muito mais espaço no porta malas… Da uns 100 litros a mais. Pq o estepe ocupa “um andar inteiro”.
      Segundo, o temporário é mais leve e mais fácil de trocar. Vc faz menos força pra levantar ele, colocar no lugar.
      Terceiro, acaba com a mania de brasileiro de ter pneu careca como estepe. Todas as vezes que eles furaram eu estava viajando e andei até 40km com o temporário e só tive que maneira na velocidade(até 80km/h.
      E só pra concluir, meu pai tinha uma tucson com estepe de roda idêntico ao original, o porta malas ficava raso por causa da roda…pra viajar, as malas ficavam socadas pq não dava pra por uma mala em cima da outra q dificultava a visão. Se for um carro com roda 13 ou 14, não da diferença, mas um com roda 16, 17… Pneu 205, 215 de largura…aí fu….

      • Luiz

        Coloquei 4 pneus novos e um deu defeito, rodei 500km com uma vera cruz lotada. O pneu era realmente fino comparado com os demais, mas deu para fazer a viajem normalmente. Esse projeto e um absurdo como os carros de roda 19, 20, 22, vão ter um estepe normal?

    • Marcus Fenix

      O difícil será você comprar um carro com estepe com a mesma medida do jogo. Acho que só carro popular com rodas de ferro hoje em dia vem con estepe do tamanho do jogo, também estepe com medida menor que as que vem nos carros populares só de bike!

    • saulo

      Espaço, peso e custo….

    • Gustavobrtt

      menor peso, mais fácil do cliente retirar do porta malas, menor consumo de combustível.
      Aro 13 ainda é leve, 14 mais ou menos.
      Em carro 1.0 já dá diferença de desempenho vc andar com meio tanque ou vazio. Qualquer peso que tire do carro é lucro.
      Aí vc parte para modelos com aro 15, 16, 18… é pesado pacas.

    • Rafaelprado

      1 redução de custo
      2 peso
      3 melhor aproveitamento do espaço
      4 Menos preocupação com roubos

      lembrando que não é só pneu tem a roda também.

      A pergunta, voce prefere ter um step similar ao original porque? A segurança é a mesma voce precisa do step até realizar o conserto ou troca do pneu.

      A ideia é economizar quando precisar trocar o jogo, comprar só três ao invés de 4?

      saiba que isso é pior ainda…

      • Fernando S.

        Vamos lá

        1 – redução de custo para a montadora, que jamais é repassado ao cliente
        2 – o peso deve ser inferior ao de um saco de arroz
        3 – espaço é a resposta mesmo, como eu disse no comentário
        4 -não consegui enxergar a parte de roubos com estepe. estacionamento em que deixa a chave ou arrombamento na rua mesmo?

        E não, a segurança não é similar. Coloque uma rodinha dessa numa EcoSport da vida e veja a diferença em uma curva.

        • Marcus Fenix

          Tá bom cara, compra um carro popular com rodas e pneus pequenos, mas que vem do mesmo tamanho do estepe e seja feliz! Mas o cara que compra uma Mercedes não está preocupado se o pneu fino não é do mesmo tamanho que vem equipado em sua viatura!!!

          • Fernando S.

            Até o momento não estou faltando com educação com ninguém, estou me posicionando. Seu comentário parece daquelas crianças mimadas que não sabem argumentar.

            • Marcus Fenix

              É que não tem lógica ficar discutindo algo que não é do nosso conhecimento. Pesquise sobre as medidas dos pneus e rodas que vem equipadas nos carros, principalmente em carros maiores e mais seguros, você vai ver que por segurança carros maiores e mais potentes vem com rodas e pneus mais largos que não cabem em compartimentos de estepes! Aí você questiona, aumenta a mala do carro, mas qualquer centímetro a menos ou mais mexe na arquitetura e com isso no projeto, segurança…
              Parece realmente ser uma economia em prol das montadoras, mas é questão também de lógica!

          • Mas creio que deva ter limite. Tipo o carro tem roda 20 até pode ter um estepe roda 15. Eu vejo problema mesmo quando é muito fino. Opinião minha.

        • Luiz

          Fernando rodei 500km em uma Vera cruz com a roda fina, só respeitei a velocidade e deu tudo certo. Você já imaginou um veiculo importado com roda 18, 20 ou 22? uma Bmw top de linha praticamente perderia o porta malas.

          • Rafaelprado

            Não sei como vai ser a lei, mas eles obrigarem a ter o estepe na medida do pneu de rodagem. Como vai ficar as ferraris, lamborghinis, que não tem estepe?

        • Daniel Bezerra

          Governo NÃO deve se meter nesse tipo coisa. Meu carro tem rodas de 19″ com pneus enormes (SUV), se não me engano, 235/55. Meu portas malas já é minúsculo com o estepe fino. Onde vão enfiar um estepe de 19 polegadas 235/55 no meu porta malas? Vai virar porta estepe. Mais um projeto de lei sem pé nem cabeça de um ignorante eleito pelo povo ignorante. Estepe debaixo do carro?! Esse eu já não compro.

        • Cesar Mora

          Por isso acho que muito além da moda, SUVs devem ter o Estepe na tampa do porta malas, vc consegue levar outra roda e pneu grande como o original e ainda não perde espaço no porta-malas, porque vejo muitos SUVs bem grandes, com um portamalas extremamente raso por conta do “Estepão” hahahaha

      • Rodrigo

        Menor preocupação com roubos, aí já discordo.
        Um estepe temporário novo (roda + pneu) custa próximo dos R$500, que não é um valor baixo. Dá uma olhada no Mercado livre e procura por estepe Onix, vai ver a quantidade de anúncios sobre isso. Duvido que todos tenham sido adquiridos de forma legal (se é que me entende)…

        • Rafaelprado

          Será mesmo, o peugeot 208 vem com roda de liga no step, mais o pneu original o total vai berar uns 1.000,00.

          E um estepe fino no máximo uns 300,

      • ONE HIT MAN

        1. Redução de custo pra quem mesmo??
        2. Qual a diferença de peso? 2, 3, 5 quilos? Sério MESMO que você usou isso como argumento? O motor do seu carro tem 25 cavalos, pra você se preocupar com essas besteiras?
        3. Ok.
        4. Já estou no meu terceiro carro com estepe normal e nunca me preocupei com roubo. Aliás, nem sabia que os ladrões eram seletivos a ponto de escolher que tipo de estepe vão roubar.

    • CharlesAle

      Uma vantagem, indireta vamos dizer assim, é que esse tipo de roda não interessa aos malditos marginais..Ou seja, Carros com esse pneu de fábrica não corre o risco de ter o porta malas arrombado!!!

    • kravmaga

      – Economia de combustível pelo peso menor
      – maior facilidade para retirar da mala e colocar (especialmente no caso dos pneus enormes e pesados de SUVs)
      – economia de espaço no porta-malas

    • Eder Rodrigo Bialeski

      eu tbm prefiro, tanto é que troquei, mas nao preciso de uma lei pra isso, alias quero ter o direito de usar o pneu de carrinho de mao se quiser. uma sugestao de projeto pra esse deputado é remover os órgãos reprodutores de políticos corruptos.

  • zekinha71

    Políticos fazendo politiquice.

  • Francisco

    Os ladrões de estepe agradecem ao deputado!!!!

  • Julio

    Se ele gastasse o tempo dele (pago por nós) para diminuir os buracos nas ruas e rodovias o número de vezes que seria preciso do estepe seria infinitamente menor.

  • Mario

    Como é o estepe da Ferrari??? Antigamente, se não me engano, era menor. Se for, eles pribirão a venda delas aqui? Tem deputado que vai xiar! Acho ótima a idéia da roda menor.

  • Thiago Lamim Matos

    Quero é saber de onde ele tirou os dados sobre segurança.
    Isso vai aumentar custo de produção, aumentar os roubos de estepe e diminuir tamanho dos porta malas.

  • Marcus Fenix

    Meu Deus, esses deputados são uns idiotas mesmos! Ele deveria estudar mais sobre o tema antes de propor uma idiotice dessas! Carros do mundo inteiro tem estepes mais finos! Imaginem um Dogde, Camaro, Mustang… Com estepes da largura de uma roda que vem equipado nos carros!

  • Rodrigo Monteiro

    Achei a lei boa, estranhei a reacao da galera meter o pau… sem olhei como economia porca isso… O.O

    • Marcus Fenix

      Não é economia porca! No mundo inteiro EUA, Europa, Japão… carros vem com estepe com medidas menores que vem equipada no jogo. É questão do tamanho, peso! Tem carros, principalmente os americanos uma roda com os pneus que vem equipados nos carros mal cabe na mala!

      • Hélio

        “EUA, Europa, Japão.” só onde tem estradas boas

        • Marcus Fenix

          Mas aí a culpa não é da largura do pneu e sim das condições das estradas! E que fique bem claro que a velocidade máxima com estepe é 80km/h!

          • Mauricio

            Tive um Palio por quatro anos e nunca usei o estepe, agora estou a três anos com um Civic e usei uma única vez para andar umas 8 quadras. Se for ver pelo lado da economia, o estepe fino deve pesar menos da metade do estepe normal, o que acarreta em menos peso no carro e menor consumo de combustivel.

  • Fábio Henrique

    Como as coisas mudam: a glr aqui até pouco tempo atrás adorava criticar os primeiros carros que chegaram aqui com o step fino “bla bla bla pneu de bicicleta” “Economia porca”, somente depois que se deram conta que isso é uma tendência internacional e que não necessariamente é mais barato.

    • Marcus Fenix

      A tendência nacional sempre foi de colocar rodas de ferro no estepe ao invés da de liga. Essa de rodas mais finas é questão de espaço!

  • Sassá

    Pior é parar no meio do nada e na hora de trocar o estepe um maniaco de parafuso apertou demais os malditos…..

  • Hugo Borges

    Olha o povo querendo criar novas jabuticabas. Essa raça de político é tudo analfabeto? Agora é “tira estepe, coloca estepe”.

  • André Flandres

    Muitos têm imensa dificuldade de entender o problema de coisas desse tipo virarem lei, independentemente do mérito do assunto.

    Se tudo aquilo de que eu gosto, acho bom, me é agradável, facilita minha vida, atende aos meus caprichos etc. virasse lei, a vida do resto do mundo (e talvez até a minha própria) viraria um verdadeiro inferno!

    Quer um estepe igual aos demais pneus do seu carro (e nem sempre os pneus são iguais entre os eixos)? Então compre um carro que venha com o estepe assim ou adquira um pneu extra. Mas não queira, literalmente, reinventar a roda para toda a indústria automobilística e seu mercado consumidor apenas para que a sua magnânima preferência seja atendida impondo-a a todos os demais, os quais – oh, surpresa! – podem preferir algo diferente!

    • Rodrigo

      O eterno anseio do Estado querer controlar tudo nessa vida…

  • Rodrigo

    Eu particularmente detesto esse tipo de estepe, mas não concordo que deveria virar lei.
    Tanto que é o segundo carro que tenho com esse tipo de pneu e, pra contornar, sempre ando com uma lata de reparação rápida.
    Tanta coisa tão mais urgente pra cuidar, se preocupar com o tipo de estepe é de uma incoerência sem tamanho.

  • Mais uma lei idiota, feita por idiotas.

    Depois na campanha vem o autor da lei com o discursinho: “fui autor da lei do blá-blá-blá, fui autor da lei do blé-blé-blé, vote em mim que vou fazer a lei do bló-bló-bló e do blú-blú-blú e f#der ainda mais com a sua vida.

  • EuMeSmObYmYsElF

    o estepe de tamanho normal só serve pra um tiipo de pessoa: aquele preguiçoso que o pneu fura e só vai resolver quando der na telha… o estepe mais fino é temporário. feito pra rodar até a borracahria em velocidade limitada e fim de papo… a grande maioria aqui fora roda ou no run flat ou tem estepe fino. coisa mais normal do mundo. e aqui neva 6 meses por ano. nunca colocaram a segurança do estepe fino em dúvida… agora esse cara vem com essa historinha pra boi dormir… na boa, isso é falta do que fazer

  • Henrique12

    Curioso ver os temas em que os deputados se ocupam…

  • Danilo

    aaa vei para com isso. a propria materia diz… estepe eh pra rodagem temporaria. nos carros aqui em casa, acho que se usamos 2 vezes em mais de 30 anos foi muito. poderia ter a opcao igual eh na europa: kit reparo (tambem pra curta duracao), estepe temporario (estilo bike) e 5 roda de liga leve. Bom pelo menos Audi, VW e MBenz oferecem, a BMW ja nao por causa dos runflat.
    enfim, ao inves de pressionarem pra obrigatoriedade de cinto central traseiro 3 pontos e 3 encosto de cabeca atras, isofix de serie em todos veiculos produzidos foram atras disso. Acho meio farrrrta do que fazer e querer mostrar alguma coisa. ESP que era pra 2017 e prorrogaram pra 2020 ninguem peitou as montadoras neh…. elas que se virassem pra ajeitar isso. mas o governo esta de 4 com as calcas arriadas e as montadoras bem atras, porque os precos praticados meus queridos, tao absurdamente fora da realidade deste mundo.
    Carro basico a 34mil? sendo assim salario minimo deveria ser na casa de 2-3mil reais e ainda sim, esses carros sao beeem aquem da atual realidade tecnologica automotiva Americana e Europeia, que sao os mais avancados.

    • Daniel de Ávila

      Cara.. pra ter uma ideia o sistema Isofix não é regulamentado no Brasil.. Nem se pode usar é passível de multa.. Isso sim é atraso.. tenho um carro com e nem posso usar, por dois motivos: 1- não é permitida a venda de cadeirinhas no Brasil.. e 2- mesmo importadas, se o agente de trânsito quiser (e tiver conhecimento na hora de fiscalizar) pode multar..

  • pedro rt

    cada vez pior essa politica brasileira, deveriam se importar com coisas mais importantes como parar com tanta corrupcao, dar aumento de salarios ao povo principalmente aos professores…

  • Carlos

    Deus do céu. Nem me lembrava que o Pompeo tinha sido eleito deputado federal. Achei que era so estadual ainda. O cara eh uma nulidade que nao serve nem pra sindico. Bom, isso explica por que o Rio Grande do Sul está ladeira abaixo nos ultimos 35 anos

  • vidgal

    Tinham que proibir os pneus ”Run flat”…que não são adequados para rodar em solo lunático brasileiro!!!
    Quem compra BMW está trocando por convencionais…e por aí vai!!!

  • Guilherme Batista

    “O parlamentar entende que o procedimento de substituir uma roda padrão por uma menor suscita dúvidas em relação à segurança, podendo assim causar prejuízos ao consumidor. ”

    Odeio essa coisa do estado tratar as pessoas como idiota, se o cara não sabe que o estepe é temporário e que se deve andar com cautela, o cara nem deveria estar dirigindo.
    Pelo amor de Deus gente, vamos acertar nas eleições desse ano que ta dificil viu

  • Vattt

    kkkkkkkk, vai criar lei que reduz os gastos público e auxilio paletó deputado estranho!!! Bonitinho é ver muitos carros rodando com o estepe e o pneu furado na mala que só será lembrado quando o estepe furar!
    E já vi um Fusca 2013 capotado com o estepe fininho, creio que o proprietário não teve tempo de trocar e esqueceu do limite de velocidade que esse tipo e pneu tem. Nem por isso eu discordo do uso dele!!!

  • João Carlos

    Esse deputado tem na cabeça o mesmo que pneu tem dentro…

  • Bartolomeu

    Esse é o nosso Brasil, na base no “achometro” de alguém criam-se leis que interferem na vida de todos por decadas ou para sempre. O principio basico de um trabalho cientifico é tomar decisões baseados em dados (nesse caso dados estatísticos) e não em achometro. Em um pais onde 3 em 4 não consegue ler um texto e entender e apenas 1 em 50 vereadores em uma cidade como Campinas SP conseguiu responder qual o papel de um vereador, temos que escutar essas baboseiras da Camara como um incompetente sem base tecnica nenhuma criando leis para estepe de carro, insulfim, farol, etc. pura falta do que fazer.

  • André Martani

    Países da Europa já fazem uso de estepe desse tipo a anos! Justamente para que o motorista se preocupe com a segurança e substitua rapidamente o estepe. Aqui no Brasil, o povo roda com estepe vários dias, até substituir num borracheiro. Sem contar que muitos usam pneus ressolados ou remoldados, que na minha opinião, estes sim, deveriam ser banidos para sempre.

  • Castle_Bravo

    Pompeo poderia cuidar de seus albergues que usa para comprar votos, ao invés de se intrometer no que certamente não entende.

  • Victor Lago Sabatti

    Gostaria de saber onde eu colocaria um estepe do tamanho normal no porta malas do meu Picanto 2010!!

  • Agnaldo Gastaldi

    Ainda bem, essas rodas de bicicleta são uma falta de respeito com o consumidor. O estepe tem que ser idêntico à todas as outras rodas, mesmo que seja liga leve

  • wilsonkikawa

    Isso é falta de procurar o que fazer na Camara dos Deputados, quer dizer…Existem coisas mais importantes pra ele se preocupar, e quer ficar se metendo onde não sabe, deixando isso pára os engenheiros aprovarem, aliás em paises onde a segurança é mais avançada que no Brasil esses pneus estão dentro da lei…Por isso eu falo é falta do que fazer mesmo!!!!!

  • Felipe

    Está mais que aprovado o uso destes pneus, sobretudo na Europa, onde as leis sobre os automóveis são rígidas… Era justamente nesta terra de colonos que tinha que aparecer alguém com uma certa influência, pra ir contra.

  • Mauro Vieira

    Eu nem me lembro a última vez que precisar trocar o pneu do carro. Acho que já fazem bem uns 10 anos.
    Há 10 anos que levo um pneu sem serventia (cerca de 40kg sem serventia) ocupando espaço e gastando combustível adicional, além do “capital empatado”.
    Mas aí alguém pode provocar : – “você vai se lembrar disso quando tiver um pneu furado na chuva numa estrada reserva…!” Sim, pode acontecer, mas a qual chance? muito pequena!
    E – ainda mesmo assim – eu chamo o socorro do seguro, e é por isso que eu pago.
    Aliás, ha dez anos atrás, quando tive meu “último” pneu furado – foi a “porto seguro” que trocou pra mim.



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