Etc

Estradas: por quê é tão difícil sair da faixa da esquerda?

RODOVIA_BANDEIRANTES_AUTOBAN Estradas: por quê é tão difícil sair da faixa da esquerda?







Texto do membro Caio Ferrari, no fórum NA:

Pessoal, hoje foi o dia. Fui para a baixada de Uno, queria ter ido de carro, mas não deu. Brincadeiras a parte. rsrsrsrsrs Na descida, tudo relativamente tranquilo, andando na média de 100 km/h, só às vezes atingindo uns 120 km/h na faixa da direita na Rodovia Imigrantes,
para não atrapalhar quem queria “pisar e tal”… Aliás, como sempre faço. O detalhe é que percebi que eu estava andando mais que os que estavam na esquerda… Mas, pelo que eu me lembre, a faixa da esquerda é para ultrapassagem, certo? Sei lá, acho que naquele tal de CFC ensinam isso.

Mas estava com a minha mãe do lado, fui na boa… Liderando o comboio que ia atrás de mim (família). Chegando na praia, todo mundo reclamando que eu fui chutado… Os carros? Celta, Palio 1.4 e Corsa 1.0. Na hora da volta, sozinho no carro, subindo pela Rodovia Imigrantes. Olho na placa, limite de 100 km/h. Chuva na estrada, neblina… Mantive uns 80-90 km/h na serra aberta até entrar no túnel… Lá se vão quilômetros e quilômetros de túnel… Visibilidade perfeita. Jogo para esquerda, acelerando para manter os 100 km/h… São 3 ou 4 faixas ali, transito leve, e sobrava espaço.

Só no túnel de 3,4km: Nos primeiros metros, um Civic, na esquerda. Via com raiva o cara, mandei farol desde lá debaixo. No terceiro ele abre… velocidade no painel (bendito painel de 23 andares digital) = 83 km/h… Continuo tocando… um Corsa SS 1.8, se rastejando. No primeiro farol, o cara abriu. Beleza.

Só pra relembrar, eu estava a 100 km/h. Pura e simplesmente o limite de velocidade. NADA além disso. Mais um pouco, um Gol G4, provavelmente 1.0. Abriu passagem também. Mais a frente, um Focus 2.0 16v… Um farol, dois, três… (isso de longe, não
grudei no cara não) Seta para esquerda, outro farol e FINALMENTE o cara abre passagem…

Saindo da serra, pegando a saída para SP, uma curva “fechada” e uma “tia” num Fiesta Sedan 1.6 ao perceber que ela estava acima da velocidade para curva, rebita o pé no freio… Deu para perceber nitidamente o carro da mulher perdendo a trajetória. Abri para a direita e fui embora…

Na pista de N+1 faixas, que cruza Diadema e tal, antes de chegar à Avenida dos Bandeirantes, limite de 120km/h… Mais um suplício para andar aos 120… CHEIO de “roda presa” na esquerda… Até um Xantia (Será que era o Cirdan?) empatando lá a 90km/h, junto com um Astra 2.0… Saí na direita e fui embora…

Meu, resumindo: Estou de Uno, manco, 1.0. Não sou piloto, não estava andando acima da velocidade permitida. TUDO que eu queria era previsto pelas leis de trânsito: Andar na velocidade da placa e encontrar a esquerda livre para a ultrapassagem. Porque isso é tão difícil?

Pessoas com carros N vezes mais potentes, mais estáveis e mais seguros do que o meu, empatando a faixa DA ESQUERDA a 80km/h numa via de 100, 120 km/h. É simplesmente inaceitável, o povo é jumento no volante. É por isso que eu fico morto de raiva quando leio um texto de uma pessoa dizendo que carro mil atrapalha o trânsito. Na boa, enquanto tiver esse zoológico no trânsito, você pode vender carro com motor 6.0 V12 Biturbo que o trânsito vai continuar uma chatisse!

Quer andar devagar, tem medo de andar a 100 km/h? Anda pela direita! Porque essa mania escrota de ficar passeando na pista na velocidade que bem entender?



  • Felipe C

    Já percebi isso também, carros maiores não gostam de dar passagem pra carro popular. Eu não sei o que passa pela cabeça de seus donos, mas parece que se sentem mal em deixar um carro mais fraco passar. E não é distração não, pois é impossível que não vejam tanto farol alto. É preconceito forte com os modelos populares. Resumindo, coisa de terceiro mundo mesmo :down:

  • Guilherme Guimaraes

    Tá cheio de “Zé Oreia” que só anda na faixa da esquerda para atrapalhar mesmo, e quando a gente manda sinal de luz ainda xinga! :bate:

  • Luis.J.R.

    É mesmo!Muitos que tem carro de maior cilindrada, não dá passagem para carro 1.0 e fusca nem a pau!Dá raiva isso, até parece que os motoristas que tem carro 1.8 e 2.0 pensão que está dirigindo uma ferrari.

  • gsmarcel

    enfretei essa experiencia semana passada por pressa.
    Tem gente q fica ofendida quando você seta a esquerda pedindo passagem sem dar farol alto!

    Solução passar os manés pela direita, é claro, indique que você irá para direita, vai saber o q a “véinha” do vectra ou o “véinho” do monza vai fazer.
    O pior qdo vem aqueles 1.0 lotadazzos andando a 90 na esquerda pensando que estar diringo o “Need for Speed” .

  • Giovanni do Fusca

    KKK! Tá f… mesmo! Eu trabalho na área Grande Rio (Rio de janeiro) e que mas vejo é isso, eu trabalho com uma Kombi 1.4 Flex, a Kombi com esse novo motor ganhou bastante fôlego e de vez eu tenho que recorrer ao Farol alto, o bom que farol da Kombi pelo seu formato e por novinho é bem forte (original) e tamanho da Kombi as vezes assustas os mais destraídos. Não é mesmo caso, mas hoje eu tava no Fusca (1968) na Linha Vermelha e depois na Dutra, vcs agreditam que mesmo velho de guerra e dexei alguns carros “zeros” (isso em relação ao meu de 40 aninhos) pra trás, e olha que tava andando somente a 80 Km/h (na faixa da direita, OK!!!, usando a faixa da esquerda somente para ultrapassagem. Ainda zoei a minha namorada que tem sonho de ter uma Cherokee, e na Linha Vermelha tinha uma no acostamento inguiçada, hahahaha. vlw.

  • pedrop

    Bem, aqui no Pr está ficando foda isso!

    Tem cara que acha que esta em Ctba e fica a 80Km na pista da esquerda e acha ruim e fica gesticulando. Outros ainda, sem nada na pista da direita e o cara acha que a pista da esquerda é dele! Tem alguns ainda que quando vão para a pista da direita, afundam o pé direito no asfalto para dificultar o máximo a ultrapassagem, estava à 80Km/h e depois começa a subir para mais de 120Km/h só porque vc foi ultrapassa-lo.

    Existe o oposto tambem, que é aquele sujeito que não pode esperar as pessoas fazer sua ultrapassagem pela esquerda e uns 100m atras de vc começar a dar sinal alto ou buzinar e quando chega em vc fica uns 3cm de seu carro!

    Outro problema é daquele cara que fica quase 5 minutos para ultrapssar um caminhão com o carro e empaca todo mundo. Isso relatado acima de ultrapasar pela direita é roubada, pois se o cara resolve ir para direita tambem e vc se envolver em um acidente a culpa será toda sua, pois é proibida a ultrapassagem pela pista da direita em qualquer situação.

    O problema disso em grande parte que toda o curso de é voltado para transito urbano e muito pouco é sobre rodoviário. Quando dá feriadão e enche de motoristas de cidades nas estradas sempre ocorrem esses problemas. Alem disso, nossa grande policia só serve para verificar quem esta acima do limite de velocidade, pois já vi muitas vezes carros da propria policia rodoviária fazendo essas M… em estradas.

  • WDA

    Andar devagar na faixa da esquerda é muita mancada… Moro no Vale do Paraíba e utilizo muito a Dutra, onde o limite é 110km/h… Uso um Corsa VHC e vazio chega a 120km/h fácil… Quando estou na esquerda e no limite permitido só passo para a direita se for seguro… As vezes você está no limite e chega um “piloto” e começa a dar farol só porque ele quer andar a 140km/h e acha que você deve freiar e entrar atrás de um caminhão para ele passar… Isso eu acho muito errado e, pelo menos da Dutra, é o que mais vejo acontecer, quem mais dá farol alto é quem quer andar acima do limite permitido, aí chega no radar reduz para 80km/h… Isso se chama ignorância!!!

  • Felipe

    Falta simancol em algumas pessoas, já cansei de ver aquelas kombis de mil novecentos e nada caindo aos pedaços indo pra esquerda e segurando a faixa toda.

    Fora que as vezes que é tanta gente querendo ficar na faixa da esquerda que as outras chegam a ficar vazias…

    Acho que ficar na faixa da esquerda deve dar orgasmo

  • Ricardo

    “É simplesmente inaceitável, o povo é jumento no volante. É por isso que eu fico morto de raiva quando leio um texto de uma pessoa dizendo que carro mil atrapalha o trânsito. Na boa, enquanto tiver esse zoológico no trânsito, você pode vender carro com motor 6.0 V12 Biturbo que o trânsito vai continuar uma chatisse!”

    Muito ilário….mais disse tudo….hahahahaha

  • Lauro

    onde moro raramente ultrapasso alguem pela esquerda…
    é quase que impossivel…
    o povo so anda lerdo e nao abre pra nada… a pista da direita vive livre…

    o pq disso ?

    vai saber…
    e olha que na auto escola so t ensinam a andar na direita, e ainda t metem medo dizendo que se no dia da prova vc ficar na faixa da esquerda irá reprovar…

    acho q o povo sai meio revoltado do detran e começa a andar so na esquerda.

  • delnb

    [Comentario #132500 sera citado aqui]

    Não interessa a que velocidade o “”piloto”” que você se referiu pretende andar. O que interessa é que ele estava numa velocidade maior que a sua, e pediu passagem, seja silenciosamente pelo farol alto, ou com o “sai da frente” oficial que é a dupla buzinada.
    Você tem de ter em mente que não sabe o que se passa no carro de trás, nem muito menos o motivo da pressa.
    O que se chama “ignorância” é não dar passagem.
    Não importa se estou a uma velocidade absurda, ou se estou em velocidades mais brandas, se me pedem passagem, dou seta indicando que vou iniciar manobra à direita, aguardo o momento oportuno se houverem caminhões ou carros na pista da direita, e pronto. O cidadão passou, volto e saio do meio dos caminhões.
    Simples assim.

    Mais “Civilizado” e menos “ignorante” que sua forma de pensar.

    PS: meu carro tem mais de dois litros, e nem por isso fico empacando a pista da esquerda.
    Só como curiosidade, quando tinha um carro mil aqui em casa eu fazia as viagens o mais rápido possivel, interessante que com o mais potente geralmente eu vou nessa média de 100 a 120. Tempo de viagem nem importa muito, se forem 10h, tranquilo.
    (é muito bom você ter reserva de motor se preciso pra fazer uma retomada ou ultrapassagem, sem ter de andar “embalado” como em carros mil)

  • tscarani

    Verdade seja dita, a maior parte dos motoristas brasileiros não tem a MENOR noção do que estão fazendo nas ruas.

    Trafegar em estrada na faixa da esquerda é uma: Ela é pra ULTRAPASSAGENS e pronto, não pra ficar circulando. Ela deve ficar livre, para facilitar a fluidez do trânsito.

    Mas essa é apenas uma das muitas regras que são desrespeitadas e geram a maioria de nossos imensos engarrafamentos, dores de cabeça e estresses com o trânsito.

  • Kokokil

    carro mil atrapalha o trânsito!
    :banana:
    Agora, falando sério: essa situação é causada basicamente
    por dois fatores:
    1) Má formação do motorista;
    2) Individualismo. Muitos dirigem como querem, ignoram as
    regras de trânsito, não ligam para os outros – “Eu dirijo
    como quero e os outros que se danem”.
    .
    E não é só nas estradas não.
    Em São Paulo muitos motoristas, especialmente os mais jovens,
    andam acima da velocidade permitida, dão fechadas, dirigem em
    zigue-zague, enfim, acham que estão jogando um videogame.

  • DuSponda

    ACONTECEU COMIGO:

    Fato 1) Imigrantes lotada, todas as faixas cheias, eu na esquerda. Vejo que tem um Golf antigo atrás. Por questões de segurança, eu mantenho distancia do carro da frente. O imbecil do Golf antigo tira pra direita e entra no seu espaço de segurança. Dou farol! O ignorante não sabe o porque! 1 km depois o transito para! Um Corsa Sedã acertou um Sienna, batida leve. Provavelmente pq o Corsa não conseguiu parar nas bruscas paradas na Imigrantes quando está muito transito. E o ignorante do Golf antigo não deve ter se ligado!

    Fato 2) Novamente a imigrantes cheia, eu na esquerda a 120, dessa vez era a faixa que andava mais. Um Bora novo cola atrás de mim dando farol! Não havia a possibilidade para que eu jogasse o carro para direita e deixar me passar. Eu mesmo não gosto de ficar na esquerda, prefiro ficar na faixa dois no limite de velocidade e deixar os fora da lei e matadores de inocentes, andando na faixa da esquerda. Só entro para ultrapassar. Voltando ao Bora… dei pisca alerta, para avisa “pega leve!” e ele deu mais farol! Impressionante a ignorância do cidadão! Fiz de tudo para deixa-lo passar quando deu espaço. Parecia carro roubado! 2 km após ele me passar o transito para… e ele estava ali. Há dois carros na minha frente!

    Resumo: Poxa, se o cara bater em mim, ele paga… mas não quero sinistrar meu carro, pois desvaloriza na hora da venda!!! Sem falar que esses ignorantes são os causadores de morte de inocentes! Mas não se dão conta!

  • renato

    [Comentario #132522 sera citado aqui]

    vc está completamente enganado.
    primeiro: ninguém é obrigado a dar passagem pra alguém q esteja acima da velocidade permitida para a pista. eu dou, mas não sou obrigado.
    segundo: ninguém deve deixar de efetuar uma ultrapassagem ou mesmo colocar o pé no freio pra poder voltar pra faixa da direita, pq tem alguém querendo passar. vc termina sua manobra e volta pra direita. imagina só, ter q se enfiar no meio de dois caminhões, meter o pé no freio e tal, pq tem alguém achando q é piloto atrás de vc…., fala sério.
    terceiro: se o cara tá com algum problema sério, ele deve chamar uma ambulância, a polícia ou os bombeiros, samu, resgate etc. aí sim, pra esses caras, vc dá passagem sob qq circunstância, inclusive estacionando o carro no acostamento se necessário.

  • DuSponda

    É complicado mesmo dar passagem para um fora da lei, principalmente quando vc está em via congestionada. É até inseguro!

    Sem falar que se dá algum problema esse cidadão não consegue parar e sinistra seu carro!

    O correto era que esse cara fosse punido! Mas…

  • DuSponda

    Volta aos radares móveis!!! Quem não deve, não teme!!!

  • sef

    tb tem uma coisa roda presa qualquer pessoa tem direito d ser + ñ pode negar passagem.

  • Eu pego a Piaçaguera todo dia…quando o pessoal tá indo sentido Guarujá, eles pisam mesmo, bem acima dos 80km/h permitidos. Mas, quando o transito neste sentido está alto, nem 80km/h dá pra fazer porque as duas faixas estão ocupadas. Na volta, a morosidade é pior, isso em fins de semana devido do alto trafego. Mas, durante a semana, quase ninguem respeita os 80km/h, sempre estao à 100, 120km/h..ou mais! Claro, sempre na esquerda. Ah! Já vi Porsche Turbo rodando à 70km/h! Neste trecho de 80km/h! Fico imaginando como ele andou na Imigrantes…hehehe

  • Polara

    [Comentario #132545 sera citado aqui]

    exatamente.
    não existe essa de só porque o cara está acima do limite não somos obrigados a dar passagem.
    falta é educação e senso de civilidade e coletividade.
    fácil é ficar falando, ter atitudes é outra coisa: “faça o que eu digo mas não faça o que eu faço”

  • WDA

    [Comentario #132539 sera citado aqui]

    Foi isso que eu quis dizer: SEGURANÇA!!!
    A velocidade limite é para ser respeitada, não é porque a pessoa tem uma Ferrari que ela vai andar a 200 km/h, se há um limite legal ele deve ser respeitado, pelo jeito o delnb é mais um que acha que porque o carro dele anda mais todo mundo tem que sair da frente… Ultrapassagem é uma atitude que deve ser feita com SEGURANÇA. Se você não respeita a lei problema é seu.

  • delnb

    [Comentario #132559 sera citado aqui]

    Então, acho melhor voltarem a ler o CTB (código de trânsito Brasileiro…. Alias, essa é uma das questões da prova para fazer a renovação da carteira de habilitação (para aqueles que não fizeram o curso de condutores, isto é, habilitados antes de 1998)

    Renato,
    Pelo código de trânsito, não importa a velocidade que o motorista vem atrás de você. Se lhe foi solicitada passagem, você simplesmente libera a via. Não importa se atrás de você esteja vindo um carro “civil” ou um carro se “serviço” como uma viatura.
    Coloco meu carro tranquilamente no meio de dois caminhões enquanto qualquer pessoa me peça passagem. Não vejo problema nisso, não me sinto incomodado. Se me sentisse assim, trabalharia mais ainda e colocaria um motorista particular para evitar minha “preguiça” ao volante.
    Outra coisa que você se esqueceu, é que no caso de um problema sério, pode ser que o motorista do carro que está pedindo passagem seja a solução do problema… seja o médico do Samu, ou plantonista à distancia, ou mesmo indo atender a algo que pode ter acontecido em qualqer lugar. Ou ainda, pode ser polícia a paisana, entre um sem número de outras possibilidades.
    Outra coisa, lembre-se que por segurança mesmo, qualquer ultrapassagem é feita em velocidade acima do limite da via. Então, por questões mais do que óbvias, o carr que te pede sinal de luz, está numa velocidade acima da permitida para a via.

    Ao WDA,
    Não tire conclusões precipitadas, tenho plena consciência de que ultrapassagens devem ser feitas com segurança sim. Só estou atentando ao fato de que não cabe a ninguém ao volante de um carro se “intitular” autoridade de trânsito. Isso sim causa acidentes. Se quer ser “certo” seja por você, simplesmente por você.

    É por essas e outras que o trânsito é caótico, questões básicas de comportamento no trânsito não são sequer seguidas (como dar passagem). O que será que se passa na cabeça de um “cidadão” desses? – será: “Estou no limite da via, tô certo e pronto, não vai andar mais rápido que isso. Não vou sair daqui.-
    Aposto e ganho que muitos aqui, quando trafegam durante o dia em estradas e vêem um carro com os faróis acesos, dão sinal de luz para “avisar” que o outro motorista “esqueceu” o farol aceso. (vivo recebendo esses “avisos” na estrada)

  • eduardo82

    Sobre o “problema” com a Imigrantes, digo que é uma verdade. No início de dezembro, desci para o litoral em uma sexta-feira a tarde. É mais fácil manter os 120 km/h nas 2a e 3a faixas do que na 1a (considerando a esquerda como referência). Na Bandeirantes isso também acontece, mas é menos “intenso”.

    Se você está na velocidade máxima permitida, acho que você não é obrigado a sair da faixa da esquerda, entrar atrás de um veículo mais lento, só porque existe um animal querendo andar em velocidade maior que o permitido. Dizer que é direito do cara andar na velocidade que ele quer não é valido, já que ele coloca a vida dos outros em risco – se fosse só a dele, aí sim não haveria problema nenhum.

  • gsmarcel

    [Comentario #132522 sera citado aqui]

    de acordo. Os carros precisam de uma folga ao andarem.

  • Kokokil

    Se nem neste site, frequentado por experts, conseguimos chegar
    num acordo, imagine no trânsito real, com analfabetos, tiozinhos
    tiazonas, recém “formados”, etc

  • rodrigoneves

    Problema é a educação mesmo. A maioria acha que, por ser pista da esquerda, pode andar a 200km/h. O legal é que, quando esses apressados batem, quase sempre morrem. :drinkk: A merd@ é que levam um bocado com eles. :asner:

    Deviam colocar controles via satélite nos carros, blindados de fábrica e com vistoria obrigatória de 3 em 3 meses, além de diversos radares espalhados pela pista. Só assim pra esse povo de merd@ respeitar os limites de velocidade. :teeth:

  • Felipe C

    [Comentario #132526 sera citado aqui]

    Não concordo… Quem atrapalha o trânsito é o motorista, não o carro. Os modelos 1.0 atuais têm mais fôlego do que muita gente imagina, o problema é que o dono não pisa. Além disso, o que mais tem é gente com carrão e andando devagar. O problema é o motorista. Outra coisa: se tem carro 1.0 e vê uma subida forte pela frente, tem que se ligar e ficar na direita quando vem carro atrás. Portanto repito, o problema não é o carro, são os motoristas manés.

  • Felipe C

    [Comentario #132628 sera citado aqui]

    Aliás, eu entendi que você disse em tom de brincadeira… Até porque também odeio carro mil, só queria deixar claro que às vezes a gente culpa o carro, enquanto o problema tá no motorista. É o que você disse: a formação é péssima, as pessoas são individualistas e no final impera o “cada um por si”. Quantos por aí dão sinal pra mudar de faixa ou fazer uma conversão? A maioria quer que se dane.

  • Felipe C

    [Comentario #132543 sera citado aqui]

    Uma curiosidade… Em muitos estados nos EUA é comum que os motoristas “policiem” as estradas. Quando veem alguém andando acima do limite, não dão passagem de propósito. E mesmo que o cara consiga ultrapassar pela direita, lá na frente outro te bloqueia. É realmente impressionante. Não estou dizendo que eu seja a favor ou contra isso, até porque a cultura americana tem pontos bem controversos, mas nota-se que existe uma preocupação grande em fazer a lei ser cumprida, com a atuação do cidadão no policiamento inclusive.

  • Gustavo Miranda

    Aqui em Curitiba o negócio é feio também, nunca vi zé-povinho tão preocupado com terceiros como aqui, todos andam devagar na pista da esquerda, muitos dão passagem, mas aceleram ao lado prontamente e se distanciam até te segurar novamente atrás dele, como se ele fosse seu condutor…

    Poxa, se eu quisesse um carro maior, teria um, não tenho inveja de quem anda de 1.8, 2.0, mas como eu sou meio “fora do quadrado”, acelero meu Celtinha, se o motorista ao lado começa a acelerar também, trato de fazer o arco e ocupar a frente imediatamente, pois já me acostumei com os limites máximos de aproximação do meu carro com objetos ao redor, e aí lá vem buzinaço, histeria, zigzira, e tudo mais, mas quem busca conflito, acha rapidinho.

    Estou errado? _Erradíssimo! Mas eu trato todos com reciprocidade, quem é civilizado, trato com amor e respeito, quem é equino, trato com coice também. Además, o 0 a 100 do Celta é suficiente para alcançar fazer isso com quem sofre de complexo crônico de inferioridade e precisa se autoafirmar fazendo pouco caso dos outros. :angre: :angre: :angre:

  • WDA

    [Comentario #132567 sera citado aqui]

    Pelo jeito o dono da verdade aqui é vc… E só para você saber, na minha opinião os carros deveriam ser como as motos: motor ligado = farol aceso. É uma prática que aprendi e recomendo para quem eu conheço, pois melhora muito a visibilidade do carro para os outros veículos!!!

  • Marcelo_LP

    Uma coisa que não entendo é o cara que se ofende com outro querendo ultrapassar e daí acelera mais. Nesse caso quem diz a que velocidade tu vai andar é quem quer te ultrapassar? Eu gosto de escolher a que velocidade ando. Então se alguém quer passar dou passagem e sigo andando na velocidade que EU quero.

  • Fernando27

    Ah é isso mesmo sempre tem umas pessoas q ficam na esquerda segurando principalmente na imigrantes tem alguns q não mudão de faixa mesmo dando farol ai o unico jeito é passar pela direita mesmo

  • gabriel torquato

    [Comentario #132474 sera citado aqui]

    “pensão que está dirigindo” pegou pesado né amigo?

  • Caio Ferrari

    Pessoas (em especial WDA e renato), consultem o código de trânsito brasileiro. Lá diz que o condutor É OBRIGADO A DAR ULTRAPASSAGEM! Não interessa se o cara está a 100, 120, 200 ou 300km/h, você É sim obrigado a dar passagem.
    E mais, a faixa da esquerda é faixa de ultrapassagem. Se você está realizando uma ultrapssagem, termine e dê passagem para quem vem atrâs. Caso contrário, volte à direita e dê passagem para quem vem mais rápido.
    Se você se sente incomodado com quem anda acima, cobre dos políticos mais fiscalização, mas tenham em mente que é obrigação dar ultrapassagem e negá-la é infração, dá multa e pontos na carteira, independente da velocidade de quem vem atrás.
    É impressionante, vocês são habilitados, se interessam por carros (caso contrário não estariam aqui) e mesmo assim, desconhecem o código de trânsito. Isso é lamentavel.

  • WDA

    [Comentario #132689 sera citado aqui]

    Amigo a questão não é acima da velocidade ou não, apesar de ser errada andar acima do limite… Mas eu não tenho que colocar minha vida em risco porque tem alguem acima da velocidade achando que as nossas rodovias são Autoban… O código de trânsito brasileiro é muito bonito no papel, mas na prática tem muita coisa irracional la…

  • fexperts

    [Comentario #132711 sera citado aqui]

    bom senso eh fundamental msmo e nao pode faltar…
    mas q tem q da passagem nao importa a velocidade tem sim…. ai vai da kbça d cada um
    mas parabens pelo artigo o pessoal da faixa da esquerda tem q c toca msmo

  • Gabriel

    Código Brasileiro de Trânsito
    Art. 198 – Deixar de dar passagem pela esquerda, quando solicitado.
    Infração Média.

    Não é pq o carro que vem atrás está errado ao andar acima da velocidae permitida que vc tb pode errar ao não dar passagem.

  • eduardo82

    [Comentario #132720 sera citado aqui]

    Andar acima da velocidade máxima permitida também é uma infração e ainda por cima, grave/gravíssima. Acho que não há certos nessa história. Porém, o condutor que está acima da velocidade permitida está colocando a vida de terceiros em risco.

  • Danilo Fróes

    [Comentario #132723 sera citado aqui]

    Ele havia citado que a velocidade máxima permitida era de 100km/h, e os jumentos andando a 80km/h na faixa de velocidade. Acho errado tb, ainda mais quando não dão passagem!

  • rota666

    Além de todos esses fatos lamentáveis relatados a que todos nos sujeitamos, há ainda a figura que, ao invés de sinalizar que necessita ultrapassar, prefere colar atrás do motorista da frente de maneira ameaçadora a agressiva, ignorando completamente os riscos a que está suibmetendo a si e aos outros na via. O que falta na estrada é um pouco mais de cordialidade, tolarância e educação. Com esses atributos, talvez as mortes nas estradas ocorreriam em número menor.

  • Felipe

    [Comentario #132723 sera citado aqui]

    Sim, só que não é função de quem ta segurando a faixa ensinar o apressado de que ele ta errado. O certo é dar passagem em qualquer condição, o apressado que se ferre no próximo radar, até pq merece por andar acima do limite.

  • Diego

    Quando estou na pista da esquerda no limite da rodovia 120 km/h, andando, passando os carros que estão na direita a 80 ou menos e vem um atrás e da luz, eu boto pra direita deixo o cara passar colo na traseira e empurro o carrinho dele pra ele ver que o que ele dirige não anda é nada.
    Detalhe: Tenho um Omega 4.1 aspirado (quem já dirigiu um original sabe que pra acompnhar esse bicho na estrada precisa ter muito folego)

  • SAS7

    Regra do Código de transito:
    A FAIXA DA ESQUERDA É PARA ULTRAPASSAGENS , DEVENDO O CONDUTOR , APÓS REALIZADA A MANOBRA, RETORNAR PARA A FAIXA DA DIREITA .
    Outra questão :
    para quem não conhece de aferição, os velocimetros normalmente apresentam erros que podem chegar até 10%.Desta forma , se voce esta trafegando a 80KM por hora, pode ser que um outro veículo atrás de você esteja enxergando no velocimetro dele que voce está por volta de 72 Km .

    REPETINDO : DEIXEM A PISTA DA ESQUERDA LIBERADA ! ESSA HISTÓRIA DE QUERER BANCAR VIGILANTE RODOVIÁRIO NÃO COLA , MESMO PORQUE A MAIORIA DAS PESSOAS PREFERE NÃO FAZER SUA PARTE DE CIDADANIA E DENUNCIAR QUANDO VÊ ALGO ERRADO NO DIA A DIA , PORQUE DE UMA HORA PARA A OUTRA SE REVESTEM DESSA AUTORIDADE ?

    DE NOVO ,PARA VER SE OS ESQUERDISTAS APRENDEM :

    ULTRAPASSE E VOLTE PARA A DIREITA , ULTRAPASSE E VOLTE PARA A DIREITA .

    OBS: TENHO UM CARRO 1.0 E ODEIO AQUELES QUE TEM CARRÕES E COLAM NA ESQUERDA .

  • SAS7

    APARECEU UM DOS IMBECIS CITADO PELO AUTOR DO TEXTO !

  • Filipe Augustus

    Me lembro uma vez…eu e meu pai…por volta de 1996….
    A gente em uma Omega Suprema 3.0 diamond vinho!!!!!
    Se não me engano a rodovia era a Castelo Branco!!!!
    170 km marcando no velocimetro…quando vejo meu pai depois de tantos farois altos para vários carros sairem da frente….ele abre passagem para alguem mais rápido ainda!!!!!
    Quando olho…vejo um vulto preto a uma velocidade que fez com que parecesse que estávamos a 80 km e alguem passou pela gente a 200!!!!!
    Resumindo…a S500 preta deve ter passado a gente no limite do seu limitador a 250km!!!!!!Um momento que nunca vou me esquecer!!!!!!!!

  • vitor_vieiralves

    confesso que nunca na minha vida havia comentado um post em um blog, mas pela primeira vez eu realmente me identifiquei com a noticia lida, todos os dias que estou nas ruas eu penso a mesma coisa, porque as pessoas nao respeitam a norma de que a esquerda é para ultrapassagem, quem ultrapassa? quem esta em velocidade maior certo…
    entao por que os de velocidade inferior ficam na direita?

    eu vi aqui nos comentarios os que tentam arrumar desculpas para atrapalhar o transito, dizendo que as pessoas querem ultrapassar em uma velocidade acima da permitida… mas que seja… se eu estou acima da velocidade permitida eu devo ser multado, eu posso me acidentar, eu eu eu e nao os outros tem que me impedir de andar… ultrapassar, é inacreditavel como em todos os cantos do Brasil os motoristas sao egoistas, nao usam nenhum dos 3 retrovisores que recebem em seus carros… tres, tres, tres retrovisores

    otimo post!

  • DanBh

    [Comentario #132476 sera citado aqui]

    Mas “setar” para a esquerda pedindo passagem é errado, a seta indica que você vai sair a esquerda em algum lugar, então ele nao tem obrigação de dar passagem, já piscar o farol é o modo correto.

    Mas o que me incomoda mesmo são aqueles que mesmo em carros potentes andando a velocidades limites, não saem da pista da esquerda por nada, e se você esta dirigindo corretamente na da direita, e tem um caminhão na sua frente, você sinaliza que vai ir pra esquerda, muda de faixa, o cidadão do carro potente ainda a 1 km de você, não te respeita fazer ultrapassagem e fica piscando farol, como se fosse para você entrar de baixo do caminhão e dar passagem pra ele. O que eu faço numa situação dessas? reduzo meu carro pra velocidade do caminhão ao lado e o motorista que aprenda a dirigir corretamente, irrita muito isso. :asner: :asner: :asner: :censor: :censor:

  • JRV

    São coisas diferentes:

    1º) Se o motorista está trafegando pela esquerda em uma pista que só tem DUAS FAIXAS por exemplo e está no LIMITE DE VELOCIDADE (80 Km/h) por exemplo. ELE NÃO TEM QUE DAR PASSAGEM PARA NINGUÉM E SE ENFIAR ATRÁS DE CAMINHÕEs, etc Só para alguém exercer sua liberdade de infração:
    Motivo: O mesmo CTB que foi citado como OBRIGANDO A DAR PASSAGEM parte do PRESUPOSTO que NINGUÉM por MOTIVO NENHUM PODEM ANDAR ACIMA DESTE LIMITE(Salvo Ambulância, Polícia, etc … em carros DEVIDAMENTE SINALIZADOS E com uso de sirene e lâmpadas apropriadas)e ponto final.
    se alguém quer andar acima do limite da rodovia que compre uma só para ele.

    2º) SE O MOTORISTA ELE TRAFEGANDO EM RODOVIAS do tipo as de SP com 3 ou mais faixas e sentidos separados (o que não é comum no Brasil, exceto em SP) aí já passa a ser FALTA DE EDUCAÇÃO E BOM SENSO mesmo não dar passagem.
    Mesmo assim, se já está no limte da rodovia (110 Km/h, por exemplo) NÃO É OBRIGADO A DAR PASSAGEM NÃO …
    O Motivo é mesmo: NÃO DEVERIA EXISTIR NENHUM VEÍCULO TRAFEGANDO ACIMA DA VELOCIDADE MÁXIMA, PORTANTO isto é um PRESUPOSTO, está intrínseco no CTB, portanto NINGUÉM É OBRIGADO a dar passagem a veículo infrator, acima da velocidade da via.

    Não é questão de policiar o outro …. É questão de não se expor a riscos e manobras às vezes desnecessárias …

    Agora PARA QUEM ANDA A 80 Km/h em rodovia de 110 Km/h e não dá passagem é um ABSURDO MESMO … e este sim está cometendo infração …

    AGORA IMAGINEM O CASO DA MAIORIA DAS BR’s DO BRASIL: Pista de mão dupla e uma única faixa apenas … Quando muito aparece a 3ª faixa …

  • SAS7

    [Comentario #133048 sera citado aqui]

    Caro JRV , partir do presuposto não é lei .A lei diz que :
    Regra do Código de transito:
    A FAIXA DA ESQUERDA É PARA ULTRAPASSAGENS , DEVENDO O CONDUTOR , APÓS REALIZADA A MANOBRA, RETORNAR PARA A FAIXA DA DIREITA .

    Então essa é a lei ! Quem não a cumpre está errado ! Voce agora dispõem de radar móvel em seu carro para aferir que o outro está acima ? Lembre-se de que velocimetros diferentes apresentam divergências de até 10% .Portanto a lei não parte de presuposto.Lei é lei .A lei aqui em discussão é sobre não ficar fixado na pista da esquerda .Desta forma , se voce está andando na velocidade limite na esquerda, voce já está errado, pois o código diz (não presupõem) que após a ultrapassagem o veículo deverá retornar para a faixa da direita.então porque voce fica invocado se voce está lá colado na esquerda de maneira errada ? mesmo que voce esteja na velocidade limite , é tratar de retornar para a faixa da direita .O texto para discussão é este e não se andam acima da velocidade, se a Kombi é velha, se o pneu está careca, atente ao assunto : Passou , liberou , ok !?

  • Ednei

    SAS7 disse tudo. Ultrapasse, volte para a esquerda.

    Não entendo porque tanta complicação. Como muitos já disseram, o condutor é obrigado a dar passagem ao carro que solicitar. Evidentemente que se você estiver ultrapassando uma fila de caminhões ou outros veículos mais lentos e não tem onde entrar com seu carro, você deve terminar a ultrapassagem respeitando o limite da via. Você não pode exceder o limite da via, por exemplo, para conseguir dar passagem para o outro veículo. Permanecer na esquerda sem estar realizando ultrapassagem é infração. Sua infração não é anulada pela suposta infração do outro veículo. A partir do momento que você não está mais realizando uma ultrapassagem, é o obrigado a dar passagem aos mais rápidos.

    O problema todo é falta de educação e bom senso. Muitos andam acima do limite de velocidade e vêem aqui bancar de santos. E sem criticar o motivo do cara estar acima do limite. Ele também tem que entender que o veículo da frente não tem a obrigação de exceder o limite de velocidade para lhe dar passagem. Em estrada livre já andei acima do limite e já encontrei muitas vezes carros mais lentos à esquerda. Se o carro a frente está realizando um ultrapassagem, eu reduzo a velocidade e espero ele terminar a manobra. Se ele continuar a frente, aí sim pisco os faróis. Se o carro está sozinho na esquerda, reduzo a velocidade do mesmo jeito e na mesma velocidade dele eu pisco os faróis. Ele tem que ver que me aproximei e saber que desejo passar. Se está realizando ultrapassagem, devo respeitá-lo. Se não está devo respeitar do mesmo jeito. Simples assim. Caso contrário pode acontecer algum acidente fatal como vários que já vi perto de onde eu morava. O carro que vinha mais rápido deu sinal de luz pro carro da frente, o carro da frente não saiu na hora, aí o cara resolve ultrapassar pela direita (pecado mortal) e o outro resolve mudar de faixa por não ter calculado a velocidade do outro. Um fecha o outro que é jogado fora da pista. E outro, quem é de Brasílai deve lembrar. O caminhão SEM FREIO deu sinal de luz, estava a 80 km/h dentro do limite da via, mas um cara passeando a 60 km/h na esquerda se achou e não deu passagem. O caminhão não conseguiu desviar. Bateu no carro da frente que acabou invadindo a outra via na contramão. Acho que nunca morreu tanta gente num acidente no DF. Isso porque quando dois errados se encontram, o desastre é certo. Errado o cara que ficou passeando na esquerda a 60 km/h abaixo do limite e errado o caminhão sem manutenção.

    Então, mesmo que o outro esteja errado, faça sua parte. Para terminar esse longo post. Tenho visto vários acidentes ônibus x moto. Sempre fatais. E alguns têm chamado a atenção. Em cruzamentos com semáforos. Aí parei para observar. ônibus é o veículo campeão de furar o sinal vermelho assim que ele fecha. Não fazem questão de parar. Por outro lado, podem observar, motoqueiro adora sair assim que vê o outro sinal fechar e não espera o seu abrir. Um que passa depois que fechou e outro que passa antes de abrir. Parece mantra, mas repito, quando dois fazem merda, o resultado é catastrófico. E antes que os motoqueiros/motociclistas se exaltem. Eu tenho moto e quando o semáforo abre, normalmente só sobra a minha moto para sair. Quase sempre, todos as outras motos já sairam no vermelho mesmo.

    Não precisaríamos de leis e limites se todos se respeitassem. Infelizmente essa não é a realidade.

  • Ednei

    Eu de novo. Lembrei de uma situação que aconteceu comigo. Estava na estrada e havia uma viatura da polícia militar por volta dos 80 km/h na esquerda sozinha enfeitando. Fiquei um tempo atrás, não me lembro se dei sinal de luz, acho que não, mas aí fui pra direita e fui passando a viatura tranquilamente (o meu velôcimetro marcava por aí uns 85 km/h). Aí o policial deu um toque na sirene. Olhei pra ele com aquele cara de qual era o problema. Ele me disse que eu estava acima do limite de velocidade. Aí retruquei que não, pois dado ao erro do velocimetro, eu no máximo estava no limite e ele que poderia estar abaixo. Aí ele calou por um instante e retrucou que era proíbido ultrapassar pela direita. Aí lembrei ele que trafegar na esquerda sem estar ultrapassando também era e ele não havia dado passagem. Problema resolvido, ele me passou, voltou para a direita e eu pude finalmente fazer minha ultrapassagem pela esquerda. E não ganhei nenhuma multa “vingativa” depois. ;)

    E NÃO respondendo a pergunta de um colega mais acima, mas tem a ver. Alguém certa vez escreveu que o motorista brasileiro é o mais errado que ele conhece, pois inverte as coisas. Na cidade corre feito louco e na estrada anda devagar. Se pararmos para pensar, esse motorista que passeia a 80 na esquerda na via de 120. Muitas vezes na cidade é o mesmo que andar a 80 em vias de 40 / 50. É alguém que acha que a velocidade é absoluta e não julga o volume e fluxo do trânsito. Eu mesmo tenho um amigo assim. No trânsito livre de estrada é uma tartaruga. Nas ruas de BH voa a 60 KM/H cortando no trânsito!!!

  • mariostefa

    aconteceu comigo na castello branco. um tiozinho na esquerda, e eu me aproximando dele,dando sinal de luz, buzinando, e nada dele sair. Ultrapassei-o pela direita e gesticulei, e ele resmungando.Sugeri de pararmos no posto rodoviário de Araçariguama,para tirarmos as duvidas de quem estava errado.Expliquei ao policial rodoviário o que estava ocorrendo.O policial rodoviário disse ao tiozim que ele era obrigado a dar passagem, independente da velocidade do carro que vinha atras, e o tiozim continuava insistindo que vinha a 120 km/h na pista da esquerda.Então gente, quem quiser passear na estrada,mantenha sempre que possivel,a pista da esquerda livre e deixe que os apressadinhos,como eu,se dane.Esse tipo de problema encontro praticamente em todos os estados por onde ando, sp,rj,mg,pr.sc.rs.Então vamos aproveitar este espaço aqui,para que outros motoristas utilizem mais a pista da direita.

  • Robson Levy

    Aqui em Natal é a msm picuinha… Eu q só ando chutado fico poco puto!! :censor:

  • Alexandre

    Ontem mesmo entrei numa discussão sobre esse assunto com a minha irmã.
    "Recém formado", estou com a carta há quase um ano. Ontem, estava na Rodovia Castelo Branco e tenho o costume de sempre andar no limite da velocidade permitida.
    Como muitos sabem, na pista central ou meia-esquerda (no caso da castelo branco, são 3 ou 4 faixas na maioria de sua extensão) a galera não costuma andar no limite de velocidade (100, 110 ou 120 km/hr, depende do ponto da rodovia).
    Sendo assim, eu sempre ficava na faixa da esquerda, onde a galera sempre (ou quase sempre) anda no limite ou um pouco acima.
    Estava eu sempre no limite de velocidade e, às vezes, percebia pelo retrovisor a presença de um carro se aproximando acima da velocidade que eu estava. Imediatamente, já ligava a seta para a direita e, assim que fosse possível e seguro, abria a passagem para o cidadão que vinha atrás. Assim que ele me ultrapassava, voltava à pista da esquerda sem maiores problemas.
    Vendo isso, minha irmã me perguntou o porquê de eu estar abrindo passagem mesmo estando no limite da via. Eu expliquei pra ela que, independentemente da velocidade que a pessoa que está vindo atrás esteja, eu sou obrigado a lhe ceder a passagem.
    Ela ficou indignada e disse que eu estava errado. Ao chegar em casa, pesquisei no CTB e mostrei a ela que eu estava correto.
    Sinceramente, eu acho que o que faltam duas coisas para a maioria dos motoristas brasileiros: Informação e, PRINCIPALMENTE, cordialidade no trânsito.
    Não é porque a pessoa está te pedindo passagem com um toque no farol e seta que ela vira o seu maior inimigo nas pistas. Ela está acima do limite? não cabe a você julgá-la. Apenas abra a passagem e continue sua viagem.
    Sobre o carro ser 1.0 ou não, a galera infelizmente tem preconceito quanto a isso.
    Estava na minha Classe A 160 e, à minha frente, neste mesmo dia, estava um Jetta 2.5 seguindo o limite da via. Por várias vezes, dei passagem para carros populares 1.0. e pude observar que o Jetta raramente deixava esses carros passarem fácilmente.
    É uma idiotisse.

  • jorge jose macedo

    ola pessoal eu vou viajar talvez nessa semana vou pegar a castelo, eu sei que terei qu e andar na boa aos 100 km por hora ou até mesmo a 90 rsrsrs pois eu já peguei a castelo umas duas vezes nessa eu tive uma experiencia eu não dei passagem ao motorista pois eu estava um pouco aprenssivo!!! masi agora estou de boa queria uma dig a pessoal obrigado


Send this to a friend