Etc

Etanol até 70% do preço da gasolina? Esqueça essa fórmula e veja aqui uma bem melhor

Etanol até 70% do preço da gasolina? Esqueça essa fórmula e veja aqui uma bem melhor

Quando é melhor rodar com álcool e quando é melhor rodar com gasolina?

Muitos falam de uma fórmula mágica para encontrar o melhor combustível, mas será que ela funciona? Para esta pergunta, todo mundo tem uma resposta na ponta da língua, dizendo que a fórmula é ótima.


Mas, segundo nosso leitor Neto Musumeci, que é engenheiro automotivo formado na FEI, esta fórmula de álcool custar até 70% do preço da gasolina é péssima, nada mais do que isso.

E vendo os argumentos dele, realmente notamos que esse cálculo nunca dá muito certo, pelo menos na maioria dos modelos. Para que nossos leitores também possam fazer cálculos corretos a fim de descobrir qual combustível utilizar a cada tanque cheio, no caso específico do carro que tem na garagem, disponibilizamos aqui uma planilha feita pelo Neto:

Planilha de Cálculo de custos – Álcool x Gasolina, qual é melhor?

Segundo Neto, a planilha é muito simples, e leva em conta não só o preço do combustível na sua cidade, que é o que a maioria das pessoas pensa, mas sim vários fatores, como autonomia do tanque quando se roda com etanol e quando se roda com gasolina, o preço do combustível naquele momento, o valor para encher o tanque e ainda por cima o custo por km rodado.


Então, a planilha mostra com a cor verde qual é o melhor combustível a ser usado naquele momento, o que pode variar muito de uma pessoa para a outra e cada situação de condução. Pode ser que em uma mesma cidade, uma pessoa veja que no seu carro o combustível que será mais econômico é o álcool e outra veja que é mais vantajoso usar gasolina.

É claro que você precisará descobrir dados que talvez não saiba de imediato, como por exemplo quantos km seu carro roda com um tanque.

De qualquer maneira, não se baseie em achismos, busque a informação concreta. Só assim você escolherá sabiamente qual combustível usar!

Etanol até 70% do preço da gasolina? Esqueça essa fórmula e veja aqui uma bem melhor
Nota média 5 de 1 votos

  • RafaelRabeloo

    A planilha nao abriu aqui no meu ! deu isso com alguem.

    • LuizVieira

      A planilha está salva na última versão do Office.

      • tiago pereira

        abre em qualquer office que tenha suporte para xlsx

    • Almeidaplx

      A planilha está em Docx e só abre nas versões mais recentes do Office.

  • JosePedrosa

    Nunca acreditei nessa fórmula de "etanol até 70% o preço da gasolina". Tem muito carro Flex que nem com milagre sai mais barato abastacer com o etanol.

    • hudson

      Eh 0.89 agora, eh q os engenheiros de internet não sabem nem fazer uma simples regra de 3

  • cristian_sp

    Bonita planilha …mas a conta básica é Valor do Litro dividido pelo km por litro ….seria o custo do km rodado …o mais baixo é o que vale a pena….simples….

    Então alguma coisa do tipo:

    Gasolina:

    Litro = 2,80 / 10 km/l = 0,28 custo por km

    Alcool

    Litro = 2,30 / 7 km/l = 0,33 custo por km

    Logo rodar com gasolina é melhor ..rs….

    Agora só trocar os valores dos litros pelo qual vc's pagam nos postos de preferência e também trocar o consumo médio por litro conforme seu possantão ..rs…

    • YoOdEx

      Sim, de fato, tem que ver direitinho o consumo do carro com Gasolina, e ver o consumo com alcool. O problema é que minhas circuntancias não permitem saber exatamente. Tem semana que rodo 3km pra ir 3 pra voltar e motor funciona sem tar na temperatura ideal. Tem dia que eu viajo 200km, tem dia que ando 40km sem transito nenhum! Minhas condiçoes são totalmente despadronizadas! uhaehaeu

      O melhor mesmo seria as fabricas divulgarem exatamente a relação de cada motor de acordo com a curva de potencia e torque, temperatura ideal, compressão.. Mas isso elas não fazem por nós!

      • fredggp

        YoOdEx, faz a média do teu FOX. A média já contempla o seu uso variado.

      • DCald

        Faça a média das médias!

    • TudoParaEmpresas

      É isso que a planilha faz. Só que de traz pra frente. Dá no mesmo.

    • ALEZAO2

      também acho, não precisa de planilha para isso

      é simples, a relação padrão de 70% representa a diferença média de autonomia entre alcool e gasolina

      • Guilherme_M

        Na verdade, diferença média de 30 anos atrás. Pode ser que o seu carro renda com etanol, 82% do que ele rende com gasolina, e você pode ter gastado mais com gasolina por causa dessa conta defasada. Hipotéticamente falando.

        • cristian_sp

          sim na verdade é uma proporção muito genérica que alcool rende 30% a menos que a gasolina ….mas cada um tem que analisar seu caso específico para tomar a decisão.

        • hudson

          Poiseh a vá décadas atrás deveria ser esses 70% , hj a gasolina tá pior ainda, até por conta de estar terminando o petróleo.. então tem MTS substâncias até enxofre, presente na gasolina. Tudo pra enrolar os trouxas q poem gasolina..
          O.calculo eh no min 0.8

      • B.Bettooo

        Carros com taxa de compressão mais altas rodam melhor com álcool, alguns ganham até 10cv! O certo mesmo é cada um descobrir quanto seu carro consome e fazer as contas

    • hudson

      Tem ND haver esse cálculo.

  • lyafh

    Aqui abriu legal. Bem prática e rápida.

    • Wellison_

      Pra mim não abril, alguém consegue ela em PDF aí???

      • douglasmartins1

        PDF seria impossível, visto que o PDF não tem como Editar, nem inserir valores!

      • lndnfsu2

        PDF?

        ela ta cheia de formulas cara, mas facil padir para alguem upar uma versao em XLS antigo ou em formato OpenOffice

  • macumba_online

    Não precisa fazer engenharia nem montar uma planilha pra calcular o custo por km de um veículo né…
    ê saudades do lápis tabuada….

    • MattTr00

      sou engenheiro mas tem horas o arigó ganha

      • hudson

        Oq mais tem eh engenheiro burro. Aquele falsos, particular. Compram o diploma, mas na prática ou teoria, são mais leigos q um técnico

  • bittcorp

    Não consegui abrir a tal planilha.
    Como meu carro é Diesel, usarei o Fiesta de D. Patroa como referência:
    Consumo c/ Gasolina: 12,5 km/l
    Consumo c/ Alcool: 9 km/l
    Ou seja, o consumo com gasolina é 28% melhor que com etanol. Logo, etanol será vantagem se o preço for abaixo de 72% da gasolina. Se empatar, continuo com gasolina, que dá autonomia maior.
    Portanto, a regra dos 70% é válida para ela.

    • Guilherme_M

      Cara, esses 2% podem fazer bastante diferença no final do mês.

      • bittcorp

        Dona Patroa roda pouco… Um tanque por mês, em média. O último abastecimento foi em 18/03. xD

    • Delson_Silva

      Gostei da Planilhinha, bem simples! A lógica é quase a mesma do 30% … quase! A diferença é nessa vc sabe exatamente quantos km vc anda para cada real colocado daquele combustível, assim fica matematicamente comprovado qual é o "melhor" combustível para encher o tanque!
      Se bem que aqui no DF, com gasol a 2,94 e etanol a 2,74 nem é preciso fazer muita conta né!!!

  • MarlonJean

    Funcionou Bem Aqui, é Boa a Tabela.

  • BSBDriver

    A regra do 70% é, como gostam de dizer os economistas, uma "regra de bolso" e, como tal, nunca teve a pretensão de ser precisa, mas serve como referência.

  • RafaelRabeloo

    Abriu galera Obrigado !

  • Renato_Valente

    Achei muito Tosca, pq se for pra levar em consideração outros fatores, o que nós vamos gastar de tempo não compensa. Como por exemplo, eu estava lendo uma reportagem e um engenheiro da GM disse que, o carro abastecido com etanol, dura em média 5% a menos que o abastecido com gasolina. Ou seja um motor de Corsa que é feito para 150000 km dura 142500 no etanol

    • Não totalmente, não dá para complicar que dai ninguém vai entender mesmo… Essa formula leva em conta o consumo de combustível apenas, qualquer outra variável cada um pode adicionar… Mas para as pessoas comuns é uma formula bem fácil e funcional.

    • 000000000000000

      Também não gostei dessa planilha, afinal, para saber o que compensa do ponto de vista econômico, só a conta dos 70% já basta, além de ser milhões de vezes mais fácil de fazer…

      • Guilherme_M

        Cara, é melhor você fazer a conta do custo por km. Pois você pode estar gastando mais dinheiro com essa conta defasada de 70%.
        Simples, preço do combustível / média de consumo.
        Por exemplo: 2,50 / 20 km/l.

        • 000000000000000

          Não tem como perder dinheiro, isso só aconteceria se meu carro tivesse um consumo maior que 30% em relação a gasolina e eu utilizasse a conta dos 70% para abastecer. Então eu não preciso saber o quanto vou gastar com cada combustível, mas sim o qual será mais vantajoso, não importando se essa vantagem será de 1 centavo ou de 10 centavos. Não concordei com a matéria que diz ser um método mais fácil, pois o calculo dos 70% chega a mesma conclusão e é bem mais rápido e fácil, pois costumo faze-lo de cabeça numa conta bem simples.

    • CharlesAle

      Olha renato,em 1995,a firma aqui comprou 2 fiorinos 1.5 i e,a gasolina fez o motor com 352 mil km,a alcool já está com 390 mil e só raja de leve de manhâ,mas não fuma e tá com pinta de rodar mais uns 50 mil tranquilo,tudo bem que ambas foram para reserva técnica,mas provou que motor a alcool dura mais que gasolina,pelo menos no motor 1.5!!!!

  • Boblop61

    Prezado amigos, não sei para Vcs, mas meu Polo para compensar no álcool os descontos precisam ser bem maiores, pois, a diferença de consumo da gasolina para o álcool é muito grande. Na cidade com ar,na gasolina, meu carro faz até 8,5 km por litro, no álcool, não passa de 5 Km. Faz muito tempo de deixei de utilizar álcool… Abraços a todos.

    • fredggp

      BOBlop, estes valores de média variam com o trecho que tua andas. O seu carro não tá bebendo acima do normal. Que apostar? Dá uma olhada na tua velocidade média (no PC de bordo) e me diz. É bem capaz de estar abaixo dos 20 km/h. Nessa velocidade amigo, até o mille bebe acima da média. Sei por que tenho um Fox 1.6 igual ao seu. O problema é o trânsito infernal que estais pegando.

      • Boblop61

        Fredggp, boa noite! De fato a média está em 27 Kms, na cidade, mas como viajo bastante, sinto grande diferença de consumo. Do Rio a SP, algo em torno de 460 Kms rodados, faço tranqüilo na gasolina, fazendo média de 110/120 kms/hora e chego em SP com 1/4. No álcool, tenho que parar para abastecer no "Frango Assado" da Ayrton Senna, pois, está quase na reserva, faltando 80 kms para o destino. A diferença é muito grande. Com gasolina, não sei se me acostumei, o carro é silencioso e com baixo ruido de motor e por essa razão parei de usar álcool. Abraço!

  • Eu faço um calculo parecido com o dele, pego quantos Kilômetros eu faço com um 1L de combustível e divido pelo o preço do combustível. Ao usar o álcool eu divido o preço do álcool pelos kilometros que eu faço por litro com esse combustível.

    Assim você tem o quanto você vai gastar por kilometro rodado com certo combustível, é bem mais útil do que essa formula fuleira que passa na tv.

  • Tempero

    no momento, a fórmula que está valendo em quase todo Brasil é USE GASOLINA E PONTO FINAL.

    • DSilva

      Alcool só era vantajoso abaixo dos 2 reais atuais (média em SP)

      Não tem como fugir, é gasosa e pronto!

  • luizkessler

    Essa planilha tá com erro! Não é 70%? A diferença tá dando 85%.

    • Guilherme_M

      Não é a planilha que está com erro, é a formula de que o etanol rende 70% do rendimento da gasolina que está defasada. Se seu carro rende com etanol 85% do que ele rende com gasolina, então pode ser que compense mais usar álcool. É só multiplicar o preço da gasolina por 0,85, e o preço que estiver mais em conta, é o que será melhor para abastecer.
      Essa diferença varia de carro para carro. Pode ser que em modelo X seja de só 55%, mas em carro Y seja de 90%.

      • SeuCanalha

        Luizkessler, seu carro tem taxa de compressão alta (mais de 10:1), acertei ?

  • Sias

    Lá…quando eu ainda abastecia com álcool, a conta que fazia é o custo do km/l, já que sabia qual era o consumo do meu carro com os dois combustíveis. Esta fórmula dos 70%, pelo menos pra mim, nunca funcionou.

  • fkas

    Para mim a conta é simples: Para o alcool valer a pena ele tem que ter um custo por Km uns 20% MELHOR que o da gasolina, para compensar a encheção de saco de ficar indo em posto para abastecer. Como isso NUNCA acontece, deixa eu com minha boa e velha gasolina mesmo…

  • douglasmartins1

    Joguei a planilha no meu Nokia 5800 e agora também insiro os valores por lá!

    Parabéns ao autor da Planilha!

    • MatheusFR94

      hmmmm, riquinho… tá de Nokia 5800…
      enquanto isso eu aqui com meu Moto W270 quase-pé de boi, só tem musica…
      mas é a grande sacada, usar a planilha, saber o rendimento do seu carro e adicionar outras variáveis a gosto… tipo variação de durabilidade do motor…

      • douglasmartins1

        Muitos tem celulares com Office instalado, e não sabem!

        Não tem idéia de Quantos Nokia N95/Android já vi na mão de gente que só usa celular pra falar;

        • MatheusFR94

          é mesmo, às vezes o cara tem o equipamento com a última palavra em tecnologia, mas usa só pra falar, quando muito ouvir música…

  • JuniorSza

    aqui pra mim não abriu.

  • Eduardo Costa

    Kkkkkkk. Voltamos ao tempo do plano cruzado, onde as pessoas faziam fila nos postos para encher o tanque pq no dia seguinte tinha aumento.

    • cristian_sp

      PUTZ…nem me fale nisso …rs…..está estável a economia, ou pelo menos não temos hiperinflação….

      autonomia pode ser vantagem em viagens para evitar as paradas….que sempre envolve além do posto custos adicionais nas lanchonetes..kkkkkkkkk

      • SeuCanalha

        ausehuahse verdade, fora o combustivel de qualidade nao tao confiavel . . .

  • ARISTEU

    Isso muda de carro pra carro. No civic do meu cunhado, faz 6km/l de álcool e 7km/l de gasolina
    O melhor é você colocar um determinado valor de álcool e ver quantos quilometros você andou. Depois abasteça o mesmo valor com gasolina e veja qual combustível rodou mais.

  • jpcasella

    Uma dica muito boa é pra quem tem iPhone, o aplicativo Brasil Flex faz todos esses cálculos pra vc, dessa maneira, inclusive com dados pré cadastrados dos veículos ou você pode editar esses dados para o mais próximo do seu.
    É muito bom e prático, o melhor de tudo? É GRATUITO NA APP STORE!

  • Phanton

    Senhores, quem tem iphone, existe um aplicativo bem legal para isso chamado Brasil Flex. Ele já tem uma tabela com uma media de varios modelos, mas você pode alterar o do seu veiculo.

    Não vou ficar aqui fazendo propaganda dele, mas ele tem histórico de abastecimentos e manutenções, eu gosto muito

    No meu caso eu tive que dar uma ajustada, mas ele já faz este calculo baseado no consumo do seu carro.

  • Diggo

    Eu sempre fiz minhas próprias contas aqui e o consumo do álcool é equivalente a 67%… não precisa ser engenheiro pra fazer essa conta.

  • FabianoSR

    Por favor, gravem a planilha em formato "XLS" para que todos possam abri-la!

  • X11auto

    De fato o carro que faz um pequeno percurso com etanol terá maior consumo ao contrário do que anda médio ou longo percurso!
    A melhor forma de conhecer seu carro é saber quanto faz com cada tipo de combustível e depois comparar os valores de cada, ai voce terá a base de qual esta mais vantajoso!
    No caso do amigo ai em cima que um dia roda 3 outro roda 50 e outro roda 300, ai o etanol será vantajoso quando estiver numa faixa considerada bem menor que os 70%!

  • daniloporta

    galera o certo é fazer o seguinte, a maioria das pessoas que conheço nunca fizeram uma media de consumo no carro.
    enche o tanque com etanol e faz uma media , deixa anotado em uma planilha, depois de fazer a media exata, faça o mesmo com gasolina, entaum faça a conta da planilha, divida o valor do combustivel pela media tirada, e veja em qual seu carro gastou menos, vc vai gastar um pouco pra fazer isso, pois vai encher o tanque, e ainda roda com ele, e ainda vai completar pra tirar media, mais vc conhecera melhor seu carro e sabera qual melhor opção

  • bittcorp

    com o inicio da safra de cana, a tendência é o preço dos combustíveis baixarem…
    Veja o preço hoje e compare com o valor daqui 30 dias e 60 dias.
    Só pra constar, aqui a gasolina está por R$ 2,629 e o etanol por R$ 2,129.

    • MatheusFR94

      G-ZUIS…
      aqui tá naquela mesma, gasosa 2,99 e cachaça 2,40…
      e pior, aquela gasolina Super-Ultra-Blaster Podium da Petrobras tá 3,49…

  • PedroGeraldes

    Ribeirão Preto o alcool já está a 1,89!

    • douglasmartins1

      Parece que agora vai abaixando aos poucos…

  • dumaluf

    Não abriu a planilha, apenas arquivos XML …

  • FabianoSR

    Segue link para baixar a planilha em formato "XLS": http://www.megaupload.com/?d=X86NPXCM
    Também fiz uma planilha no Google Docs onde se informa o preço dos dois combustíveis e a autonomia do veículo em Km / Litros e a mesma informa qual combustivel é melhor usar. Mas vale lembrar que se deve usar o ponto "." como separador decimal: https://spreadsheets.google.com/ccc?key=0Akjq4Bg8

  • Fox_Recife

    Galera, é só clicar com o botão direito do mouse no link e "salvar como…". Depois, é só abrir no Excel.

    Com a gasolina a R$ 2,60, como mostrada na planilha, se usássemos a fórmula utilitária corrente (a dos 70%), só valeria à pena escolher álcool se este custasse até R$ 1,82. Na planilha, o álcool está com preço de R$ 2,20 e ainda assim seria a melhor escolha!

    Esta tabela é paradigmática e sua lógica deveria ser mais divulgada mesmo. Parabéns e obrigado.

  • DCald

    Eu sempre fiz as contas considerando o custo por km… simplesmente divido o preço de cada combustivel pela autonomia por litro correspondente. Dai, o que der o menor $/km eu abasteço… nunca fiz a conta baseado em % dos preços…

  • Lucas_B

    Eu nem calculo mais, do jeito que o combustível só sobe, e o fator da gasolina estar pouca coisa apenas mais cara que o álcool, me faz simplesmente nem sentir o cheiro do Álcool..

  • fschulz84

    Segundo a planilha (e meus cálculos de custo por km) o alcool deveria custar exatamente R$ 1,92 para começar a valer a pena…

    Isso levando em consideração a gasolina a R$ 2,50 (em SP).

    A relação de consumo no meu caso não é de 70% mas sim de pouco menos de 80%.

    No meu a média de consumo (em trajeto misto) é de 8 km/l no alcool e 10,2 km/l na gasolina, sob as mesmas condições.

    Mas o que me deixa receioso é que as poucas vezes que meu carro viu alcool, o combustível estava aparentemente "batizado", pois ao invés de ganhar a força que o combustível teoricamente deveria dar, fica manco que dá dó…

  • poa141322

    Realmente sem muita utilidade. Esta planilha só serve para alguém verificar a relação do seu próprio veículo e do seu estilo de dirigir… Mas com os valores de hoje, nem precisamos calcular….

  • edmilsom

    qual a media do excel hyundai 94

  • Pedro Galhardo

    Anunciou a materia mas a bloqueia, grande trapalhada…

  • Thiago Leão

    O meu abriu no WPS Mobile.

  • Cristian Alves

    Eu tenho uma dúvida nesta conta de 70. É se valor já está incluso os quase 30% de Etanol na gasolina?No final das contas em grandes quantidades você pagam o preço de gasolina por um litro de Etanol .

  • marco

    o aplicativo snapfuel 09 no android faz todos esses calculos desde qeu seu carro esteja na tabela de eficiencia do imetro

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email