Hatches Matérias NA Toyota

Etios 2019: detalhes, preços, consumo, motor, ficha técnica e fotos

Etios 2019: detalhes, preços, consumo, motor, ficha técnica e fotos

O Etios 2019 chegou com algumas poucas novidades, mas adicionou mais segurança ao hatch compacto de entrada da Toyota. Além disso, pequenas alterações no visual e equipamento foram feitas.


Projetado no Japão para o mercado indiano, o hatch acabou chegando ao Brasil como uma proposta de acesso para a marca japonesa, que até então só atuava acima do segmento médio.

Sua chegada também gerou a construção de uma nova fábrica para produção de veículos compactos em Sorocaba, interior de São Paulo. O Etios hatch surgiu antes da nova geração do Toyota Yaris, sendo a solução temporária até a chegada deste.

Com linhas bem simples e funcionais, o compacto da marca japonesa é um autêntico projeto de baixo custo, focado num mercado cujo preço é essencial. Aqui, ele foi criticado inicialmente pelo extremo corte nos custos.

Desenvolvido sobre uma plataforma que foi utilizada pelo Yaris, mas bem simplificada, utilizando motores Dual VVT-i com 1.3 e 1.5 litro, tendo potências de até 98 no primeiro e até 107 cavalos no segundo.

Tendo transmissão manual de seis marchas ou automática com quatro velocidades, o Etios 2019 ganhou controles de tração e estabilidade, bem como assistente de partida em rampa.

O hatch também ganhou um aplique em preto brilhante, bem como máscara negra nos faróis e lanternas escurecidas. Além disso, o Etios recebeu uma nova versão para frotistas, especialmente para motoristas de aplicativo.

Essa é a opção X-STD, que fez parte de uma mudança na nomenclatura das versões, que agora inclui as versões X e X-Plus no lugar da XS, enquanto a XLS permaneceu, assim como a Platinum.

O Etios Cross saiu de cena e o hatch adotou o pacote de segurança com apoios de cabeça para todos, assim como cintos de 3 pontos em todos os lugares, mais Isofix.

A Toyota adicionou ainda rodas de liga leve aro 15 polegadas e retrovisores com repetidores de direção no Etios X-Plus. As alterações no lineup do compacto ainda não consideravam a chegada do Toyota Yaris.

Com uma faixa de preço de R$ 20.000, o Toyota Etios se posicionou abaixo do Yaris, quando esse chegou, eliminando posteriormente as versões XLS e Platinum.

Tendo recebido muitas mudanças na atualização da linha 2016, o hatch compacto teve diversas alterações desde o lançamento no Brasil, especialmente em detalhes como pintura e acabamento, alvos de críticas no começo.

Etios 2019 – detalhes

Etios 2019: detalhes, preços, consumo, motor, ficha técnica e fotos

O Etios 2019 tem formas bem simples, tendo uma carroceria com 3,777 m de comprimento, que apresenta capô reto com vincos pronunciados na parte central.

Os faróis são simples e possuem máscara negra, tendo ainda na mesma lente, piscas e lanternas comuns. Já a grade é ampla e conta com acabamento em preto brilhante, bem como um recorte abrupto na parte central.

No para-choque volumoso, o Etios tem entrada de ar ampla e com acabamento preto, ganhando um acabamento na cor do carro, que corta toda a parte inferior do protetor. O hatch pode ainda contar com dois faróis de neblina.

As rodas de liga leve têm desenho esportivo, sendo de aro 15 polegadas com pneus 185/60 R15, mas também vem com rodas aro 14 polegadas de aço com calotas integrais, dependendo da versão. Estas possuem pneus 175/65 R14.

Nas laterais, as maçanetas são embutidas e na cor do carro, assim como os retrovisores. A área envidraçada tem vidros climatizados e quase planos para reduzir custo. Sob as portas, saias laterais dependendo da versão.

As lanternas traseiras são verticais e têm bom volume, enquanto a vigia traseira agrega ainda limpador e lavador, bem como desembaçador. Dependendo da versão, o Etios 2019 vem com defletor de ar no teto.

O para-choque traseiro tem um formato bem quadrado e com vincos acentuados na base, sustentando ainda a placa. Já por dentro, o hatch da Toyota dispõe de um ambiente bem simples, que foi renovado com mudanças no painel.

Essas alterações ocorreram na atualização da linha 2016, agregando um conjunto que ainda é estranho para muita gente no Brasil, mas que traz um visual melhor que no produto de lançamento.

O cluster é central e possui duas telas digitais de 4,2 polegadas, as mesmas usadas no Toyota Prius, tendo velocímetro e conta-giros estilizados, bem como nível de combustível e temperatura da água.

Existem várias telas de apresentação e gráficos diversos, inclusive com histórico de consumo e calculador de gastos com combustível. O display requer algum tempo para acessar todas as funcionalidades, mas é extremamente completo.

Logo abaixo, fica a multimídia Toyota Play, que tem tela de 7 polegadas, mas peca por não ter os sistemas Apple CarPlay e Google Android Auto. No entanto, vem com CD, MP3, Bluetooth e USB.

Abaixo, ficam os comandos do ar condicionado, tendo ainda ao lado, os dois difusores de ar circulares, um sobe o outro. No lado do passageiro, o porta-luvas tem tampa que abre de cima para baixo.

O volante pode ser multifuncional com comandos de mídia e telefonia, mais computador de bordo, tendo ainda piloto automático na coluna de direção e acabamento em couro, dependendo da versão.

O habitáculo tem ainda acabamento em preto ou preto brilhante, enquanto as versões XLS e Platinum dispunham de revestimento em couro nos bancos e portas.

A alavanca de câmbio automático tem seletor com base em preto brilhante, não tendo opção de trocas manuais, nem mesmo por paddle shifts.

Elas também traziam vidros elétricos nas quatro portas, mais travamento central elétrico e retrovisores com ajustes eletrificados. Chama atenção a trava do capô no interior, que tem desenho bem rudimentar.

O Etios 2019 tem ainda abertura elétrica do porta-malas e por alavanca no caso do bocal do tanque de combustível. Na renovação da linha, o hatch ganhou cintos de 3 pontos para todos, assim como apoios de cabeça e o Isofix atrás.

Para quem vai atrás, o espaço é mediano, tendo banco com encosto inteiriço. Já o porta-malas é bem pequeno, tendo 270 litros apenas. Ele vem ainda com estepe temporário e iluminação.

Etios 2019 – versões

Etios 2019: detalhes, preços, consumo, motor, ficha técnica e fotos

A Toyota apresentou no Etios 2019, uma gama ainda bem grande de versões, mesmo com a presença iminente do Yaris. Acrescentando a útil versão para frotista X-STD, a marca aposta nas vendas diretas.

Mantendo ainda a versão X, tanto automática quanto manual, o portfólio agregou o motor 1.3 nessas versões, enquanto a X-Plus valorizou mais o propulsor 1.5, pouco elogiado em relação ao 1.3.

Com este, o Etios 2019 oferecia ainda as versões XLS e Platinum, que eram mais equipadas, porém, foram retiradas na linha 2020 por causa do Yaris.

  • Toyota Etios X-STD 1.3 MT
  • Toyota Etios X 1.3 MT
  • Toyota Etios X 1.3 AT
  • Toyota Etios X-Plus 1.5 MT
  • Toyota Etios X-Plus 1.5 AT
  • Toyota Etios XLS 1.5 AT
  • Toyota Etios Platinum 1.5 AT

Equipamentos

Etios 2019: detalhes, preços, consumo, motor, ficha técnica e fotos

Toyota Etios X-STD MT – Motor 1.3 e câmbio manual de seis marchas, mais ar condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e traseiros elétricos, travamento central elétrico, retrovisores elétricos, defletor de ar na tampa do bagageiro, rodas de aço aro 14 polegadas com calotas integrais, pneus 175/65 R14, para-choques na cor do carro, retrovisores e maçanetas na cor do carro, lavador e limpador do vidro traseiro, desembaçador traseiro, cintos de segurança de 3 pontos, apoios de cabeça para todos, Isofix, para-sois com espelhos, banco do motorista com ajuste de altura, abertura elétrica do porta-malas, abertura interna do bocal do tanque, antena, airbag duplo, freios ABS com EDB, chave com telecomando, lanternas escurecidas, entre outros.

Toyota Etios X 1.3 MT – Itens acima, mais controle de tração, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, grade dianteira com acabamento preto brilhante e faróis com máscara negra.

Toyota Etios X 1.3 AT – Itens acima, mais transmissão automática de 4 marchas.

Toyota Etios X-Plus 1.5 MT – Itens acima, motor 1.5, além de rodas de liga leve aro 15 polegadas, pneus 185/60 R15, retrovisores com repetidores de direção e multimídia Toyota Play com CD player, função MP3, entrada USB e Bluetooth.

Toyota Etios X-Plus 1.5 AT – Itens acima, mais transmissão automática de 4 marchas e piloto automático.

Toyota Etios XLS 1.5 AT – Itens acima, mais bancos e portas com revestimento em couro, saias laterais, faróis de neblina e detalhes exclusivos no acabamento.

Toyota Etios Platinum 1.5 AT – Itens acima, mais friso cromado na tampa traseira, molduras da grade na cor do carro, sensor de estacionamento, DVD/CD/Bluetooth/USB, câmera de ré, navegador GPS, TV digital, entre outros.

Preços

Etios 2019: detalhes, preços, consumo, motor, ficha técnica e fotos

O Toyota Etios 2019 tinha preços numa boa faixa, entre R$ 47 mil e R$ 67 mil, mas interferindo bem na faixa de valores do Yaris, o que lhe fez perder as duas versões mais caras.

O compacto estava dentro do esperado em termos de valores, ainda mais por não ser um carro 1.0, algo que a concorrência explora muito entre estes preços.

Nos valores apresentados, o câmbio automático ainda exerce a psicológica diferença de R$ 5 mil em relação ao câmbio manual, algo que já vem sendo praticado no mercado há mais de 10 anos.

O conforto oferecido, contudo, favorece a compra, visto que deixou de ser um equipamento de “luxo” ou para “deficientes”. Aliás, sobre pessoas com limitações motoras, o Etios 2019 se enquadrava totalmente no programa PCD.

  • Toyota Etios X-STD MT – R$ 47.270
  • Toyota Etios X 1.3 MT – R$ 48.400
  • Toyota Etios X 1.3 AT – R$ 53.440
  • Toyota Etios X-Plus 1.5 MT – R$ 54.920
  • Toyota Etios X-Plus 1.5 AT – R$ 59.960
  • Toyota Etios XLS 1.5 AT – R$ 64.440
  • Toyota Etios Platinum 1.5 AT – R$ 67.690

Etios 2019 – motor

Etios 2019: detalhes, preços, consumo, motor, ficha técnica e fotos

O Etios 2019 é equipado com os motores Dual VVT-i 1.3 e 1.5, ambos de quatro cilindros com bloco e cabeçote em alumínio. O hatch da Toyota possui dois propulsores de construção tradicional, como é a especialidade da marca.

Com duplo comando de válvulas variável no cabeçote, os dois motores servem tanto ao Etios quanto ao Yaris no Brasil. No 1.3, o volume é de 1.329 cm3 e com quatro válvulas por cilindro, o propulsor tem 13:1 de taxa de compressão.

Equipado com injeção eletrônica multiponto e tecnologia flex com pré-aquecimento do combustível, entregando 88 cavalos na gasolina e 98 cavalos no álcool, ambos a 5.600 rpm.

No torque, o 1.3 do Etios entrega 12,5 kgfm a gasolina e 13,1 kgfm no etanol, obtidos em 4.000 rpm. Já com motor 1.5, a taxa de compressão é a mesma e o volume chega a 1.476 cm3.

O propulsor dispõe de 102 cavalos na gasolina e 107 cavalos com álcool, igualmente a 5.600 rpm. Também com 4.000 rpm, os torques chegam 14,3 kgfm no primeiro e 14,7 kgfm no segundo combustível.

Os dois propulsores trabalham com transmissão manual de seis velocidades com embreagem de acionamento hidráulico, enquanto a opção automática tem caixa com quatro velocidades e conversor de torque.

Com relações longas, a transmissão automática do Etios 2019 tem uma programação tem posições D (Drive), 3, 2 e L. Estas três últimas, são limitações de marcha para ganhar performance, redução para aclives e declives acentuados.

Etios 2019 – Desempenho

Etios 2019: detalhes, preços, consumo, motor, ficha técnica e fotos

O Etios 2019 é um carro compacto de desempenho mediano, dada a pouca força disponível nos dois motores aspirados da Toyota. Naturalmente, o hatch com câmbio manual tem melhor aproveitamento da energia disponível.

Esta opção, com seis marchas, permite alcançar velocidades mais altas, mas com aceleração ainda contida. No automático de 4 marchas, as relações são bem longas, mas tendo desempenho um pouco melhor, semelhante ao do 1.3 manual.

O Etios 1.3 automático é o que tem pior resultado na aceleração. Como o produto não terá um futuro tão longo, já que o Yaris praticamente dominou o segmento de compactos da Toyota, esses motores deverão ser mantidos no irmão maior.

Ainda assim, a Toyota vai apostar em hibridização nos próximos anos e a limitação de emissão de CO2 pode comprometer a presença dessa dupla no Brasil.

  • Toyota Etios 1.3 MT – 11,8 segundos e 170 km/h
  • Toyota Etios 1.3 AT – 12,5 segundos e 170 km/h
  • Toyota Etios 1.5 MT – 11,1 segundos e 173 km/h
  • Toyota Etios 1.5 AT – 11,8 segundos e 173 km/h

Etios 2019 – Consumo

Etios 2019: detalhes, preços, consumo, motor, ficha técnica e fotos

O Etios 2019 é um carro frugal, mas poderia ser mais. O hatch de inspiração indiana recebera melhoramentos na atualização de 2016 para ficar mais eficiente.

Com câmbio manual de seis marchas, os motores 1.3 e 1.5 chegam juntos a quase 10 km/l na estrada. Bem que poderia fazer uns 11 km/l ou mais, mas os propulsores aspirados exigem mais giros altos para manterem o vigor.

Na gasolina, porém, o compacto é bem mais econômico, tendo médias acima de 12 km/l na cidade e além de 14 km/l na estrada, o que é bom.

Já no câmbio automático, o Etios não fica muito atrás, mesmo sendo uma caixa, cujo conversor de torque rouba potência e aumento o consumo. Mesmo assim, com álcool, manteve-se entre 8 e 9 km/l, tanto na cidade quanto em estrada.

Quando abastecido com gasolina, o Etios 2019 consegue fazer entre 12 e 13 km/l nos dois ambientes, o que também é muito para para oi conjunto oferecido.

  • Toyota Etios 1.3 MT – 8,6/9,8 km/l e 12,6/14,2 km/l
  • Toyota Etios 1.3 AT – 8,2/9,2 km/l e 11,8/13,3 km/l
  • Toyota Etios 1.5 MT – 8,3/9,8 km/l e 12,4/14,1 km/l
  • Toyota Etios 1.5 AT – 8,1/9,2 km/l e 11,9/13,2 km/l

Etios 2019 – manutenção e revisão

Etios 2019: detalhes, preços, consumo, motor, ficha técnica e fotos

A Toyota possui um serviço de pós-venda de excelência, sendo um dos mais elogiados e premiados do setor nos últimos anos, dando muita atenção aos clientes, mesmo os do segmento de entrada, como no caso do Etios 2019.

Isso fez com que a marca conseguisse uma ótima imagem no mercado, com valorização de produto, inclusive. Com revisões a cada 10.000 km, o compacto pode ainda visitar a assistência técnica a cada 12 meses, se preferir.

O bom da Toyota é que ela não diferencia carroceria, sendo hatch ou sedã, nem motorização, com ambos os motores tendo o mesmo custo ao longo de 60.000 km, que é de R$ 3.231,19, sendo um dos mais baixos do mercado.

Inúmeros itens são inspecionados na revisão, assim como substituídos os essenciais para a manutenção das condições de rodagem. Também são indicados outros itens, mas de desgaste natural, como pastilhas, discos e pneus, por exemplo.

Com ampla rede de concessionárias, a Toyota ainda oferece serviços rápidos, assim como pintura, funilaria e reparos elétricos. Tendo uma oficina moderna e profissionais altamente treinados, a rede promete bom atendimento.

Revisão10.000 km20.000 km30.000 km40.000 km50.000 km60.000 kmTotal
1.3R$ 267,19R$ 531,00R$ 429,00R$ 810,00R$ 429,00R$ 765,00R$ 3.231,19
1.5R$ 267,19R$ 531,00R$ 429,00R$ 810,00R$ 429,00R$ 765,00R$ 3.231,19

Ficha técnica

Etios 2019: detalhes, preços, consumo, motor, ficha técnica e fotos

O Etios 2019 é um carro subcompacto em carroceria hatchback com estrutura em aço estampado, tendo recebido boa pontuação no Latin NCAP, mas não ao nível dos competidores mais fortes.

Com 4 estrelas, o compacto da Toyota ficou devendo maior segurança, mas não está ruim. Sua suspensão é McPherson na frente, tendo barra estabilizadora atrás do eixo, como no Honda Fit de primeira geração.

Atrás, o eixo é de torção, simples e robusto. O Etios tem um tanque de 45 litros, suficiente para suas pretensões. Seu entre-eixos é menor que o do Etios Sedan, tendo 2,460 m contra 2,550 m do sedã.

Baixo e largo, o Toyota Etios é um projeto que antecipou para o mercado brasileiro o Yaris atual, que deve ser substituído por uma nova geração para mercados emergentes, construída sobre a plataforma TNGA (GA-B).

Motor1.31.5
Tipo
Número de cilindros4 em linha4 em linha
Cilindrada em cm313291476
Válvulas1616
Taxa de compressão13:113:1
Injeção eletrônicaIndireta FlexIndireta Flex
Potência máxima88/98 cv a 5.600 rpm (gasolina/etanol)102/107 a 5.600 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo12,5/13,1 kgfm a 4.000 rpm (gasolina/etanol)14,3/14,7 kgfm a 4.000 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
TipoManual de 6 marchas ou automática de 4 marchasManual de 6 marchas ou automática de 4 marchas
Tração
TipoDianteiraDianteira
Direção
TipoElétricaElétrica
Freios
TipoDiscos dianteiros e tambores traseirosDiscos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
DianteiraMcPhersonMcPherson
TraseiraEixo de torçãoEixo de torção
Rodas e Pneus
RodasAço, aro 14 polegadasAço ou Liga leve, aro 15 polegadas
Pneus175/65 R14185/60 R15
Dimensões
Comprimento (mm)3.7773.777
Largura (mm)1.6951.695
Altura (mm)1.5101.510
Entre eixos (mm)2.4602.460
Capacidades
Porta-malas (L)270270
Tanque de combustível (L)4545
Carga (Kg)400400
Peso em ordem de marcha (Kg)945 (MT), 965 (AT)1.003 (MT), 1.008 (AT)
Coeficiente aerodinâmico (cx)0,330,33

Etios 2019 – fotos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Mário Leonardo Pires

    Feio, mas bom… No Brasil o que cola é o “bonitinho, mas ordinário”

    • MarcioMaster

      Feio não, horrivel, bom não sei. Só sei que é bem meia boca na condução, dinamica, acabamento etc. Agora no Brasil, descordando de voçe o que cola é o bonitinho e muito bom, como Onix ,HB20, Argo, Polo, são em geral carros resistentes e belos ao mesmo tempo, nosso consumidor e nossos fabricantes tem melhorado, apenas algumas aberrações ainda sobrevivem mas tem data marcada.

      • Joao Victor

        São tão bons que vendem bastante na Europa e nos EUA. (Ironia)

        • MarcioMaster

          Da uma olhada nos veiculos de entrada de países europeus e inclusive EUA, depois me fale.

          • Joao Victor

            Veículos de entrada na Europa= golf, EUA= Corolla

            • MarcioMaster

              Europa – Dacia – EUA – Versa

              • Joao Victor

                Dacia só tem alguma significa no leste europeu, o golf é disparado o carro mais vendido na Europa (é o Onix deles), e um Corolla nos EUA custa míseros 20 mil dólares (10 salários míninos).

                • MarcioMaster

                  Veiculo de entrada, não veiculo mais vendido, ta misturando o assunto

                  • Joao Victor

                    Na Europa o golf é um carro de entrada.

                    • marc west

                      O Golf é (era) o carro mais vendido, mas isso não significa que seja de entrada. Mesmo em países muito ricos na Europa, ele não é de entrada. Entrada, na VW, são UP e Polo. O Corolla nos EUA, sim pode ser até considerado de entrada.

                    • Sino Weibo

                      Na Europa a Toyota tem o Aygo de entrada, e custa baratinho, e depois o Yaris. O Aygo da um banho em design nesse Etios, é até ruim comparar que dá desgosto.

                • Sino Weibo

                  Na verdade não no ultimo ranking tanto o Duster quanto o Sandero, de lá, entraram no top 15 europeu, e o Duster já figura em listas de top 10 na Alemanha.

                • André

                  Engano seu, Sandero e Duster vendem muito bem na Europa ocidental, em alguns países inclusive no top 10. como na França por exemplo. O Duster é o SUV mais vendido na Europa e o segundo carro mais vendido no geral. O Sandero é o carro mais vendido para pessoa física na Europa. Os maiores mercados da Dacia no mundo são 1. França 2, Alemanha 3. Itália 4. Espanha 5. UK. Nos top 10, só tem Polônia como pais da Europa oriental em nono lugar.

                  • Joao Victor

                    Na Europa a dacia vende menos da metade do que a Skoda, e grande parte é pro leste e Rússia, tem pouquíssima significa (talvez nem esteja no top 20 de marcas), e mesmo se vendesse bem, desde quando no Brasil o Duster e o Sandero (o Europeu é diferente) são veículos de entrada?

          • Sino Weibo

            Toyota Aygo? Vi aqui em Portugal tem ele, é bem mais bonito que o Etios, nem é 7×1 é 10×0 mesmo.

      • Angelo_RSF

        Desculpe mas não deu pra segurar: O “descordando de voçe” ardeu os olhos….

        • MarcioMaster

          Sem problemas, apenas a pressa

    • Henrique12

      “Feio, mas bom”, é a versão 2020 de “rouba, mas faz”?

      • Mário Leonardo Pires

        Não diria isso, acho que não é o melhor em tudo e não é o pior quase tudo…

    • Sino Weibo

      Na Europa e nos Eua também, por lá vendem a duplinha Aygo e Yaris, estão bem longe desse Etios no quesito design e modernidade.

  • Henrique12

    Feio não, horroroso formado! Pior que seu Corsa B.

  • Pode não ser bonito, mas é excelente.
    Meu sedan faz 12,5 na cidade e até 16,5 na estrada com essas médias pouco variando desde 2016.
    Manutenção muito mais baixa que vários concorrentes.
    Se o acabamento é plastico, custa metade do preço de vários na faixa de 100 mil, o que não é demérito dele, e sim de quem cobra alto pra fornecer plásticos ruins no acabamento.

    • Sino Weibo

      Não sabia que os concorrentes dele eram modelos na faixa dos 100 mil. Seriam o que Cruze, Virtus, Jetta, Sentra, Cerato, Arrizos 5 e 6?

  • Ótimo carro, tudo mundo fala bem, mas o design é complicado, não teria um somente pelo design

    • konnyaro

      Também, realmente é um produto bom mas de design péssimo! A culpa é do Japonês que desenhou o carro, visto que lá no Japão carro feio e exótico é normal e ainda por cima faz sucesso, mas no resto do mundo o gosto é outro.
      Se custa o mesmo fazer um carro bonito ou feio, por que fazer um feio que agrade apenas uma pequena parcela da população?

      • Sino Weibo

        Esse carro foi desenhado no Japão? Não é um projeto indiano? Se tu entra no site da Toyota no Japão e ve os Key cars, a maioria hibridos e elétricos, com interior excepcional, vc nem lembra que esse ae existe, e muito menos que é da mesma marca.

        • konnyaro

          A equipe que criou e desenvolveu o carro na ïndia era composta basicamente por japoneses, sendo que o chief engineer que comandava tudo era o Yoshinori Noritake.
          Não consigo achar mais o nome do designer do Etios no google, pois antes tinha quem era, e tinha até uma entrevista dele. Talvez foi uma mancha tão grande em seu currículo que ele deve ter pedido para retirar todas as referências relacionando ele como responsável pelo design desastroso do carro.

  • Marcos Villela

    Esse painel continua horroroso!

    • Rick Wakeman

      Eu acho o painel excelente, com muitos recursos e mostradores digitais modernos, bem mais apresentável que os concorrentes. O fato do mostrador ficar no meio TB deixa a visão do motorista mais livre.

      O problema é a barulheira que o painel começa a fazer depois de um tempo.

  • Rick Wakeman

    Tenho um, automático 2017. Minha esposa passa sempre correndo em buracos e quebra molas, e a suspensão aguenta. Aos 60 mil km fui trocar pneus e não tinha nem saído do alinhamento. Por isso que Toyota é elogiada.

    É o único carro do mercado que câmbio automático em sua versão de entrada.

    Versão de entrada tem vidros elétricos nas 4 portas, coisa que a concorrencia não tem. Forro de tecido nas portas, ar gelado no porta luvas, mostradores digitais completos, coisas que os concorrentes não tem.

    Direção ótima, câmbio adequado ao motor.

    Problemas: barulheira no painel, alto falantes só na dianteira, péssimo atendimento Toyota, lançaram um modelo 2018 em janeiro de 2017, total desrespeito com quem comprou o modelo 2017 em dezembro de 2016, por ex . Ou seja, em 2 meses meu carro ficou 1 ano mais velho.

    Em relação ao atendimento, posso ter tido azar na css, mas é a única que tem próxima de casa e eu moro na região metropolitana do Rio. Por duas vezes, já tentaram incluir serviços desnecessários nas revisões, tentando me enganar. Fico puto com isso!!!!

    • Sino Weibo

      Que desrespeito, achava que só as chinesas faziam coisas do tipo, como dizem aqui, jamais imaginaria que a endeusada Toyota faz. E acho que ninguém aqui também, pq só sabem falar mal dos chinas e bem da japasiada.

      • Rick Wakeman

        Fiquei puto. Eu estacionei o carro e fui esperar ser atendido. Poucos minutos depois o atendente me chamou, com o filtro de ar do meu carro na mão. Ele foi lá e retirou o filtro. Veio dizendo que o filtro estava sujo. Eu disse: ainda bem né, sinal de que está funcionando. Aí ele falou: vamos trocar né..aí eu perguntei por que, pois a regra é trocar de 20 em 20 mil, se o carro não andar em poeira. Mandei recolocar no carro imediatamente. Nem foi o mecânico que viu, foi o atendente!

        Da outra vez, tinha acabado de sair da vistoria do Detran naquele dia, e o atendente disse que eu teria que trocar os 4 pneus pois o carro assim está inseguro.

        Outra: o carro está com um barulho rettivel no painel. Levei na Toyota, ainda na garantia, e eles disseram que teriam que abrir o painel pra ver. Se a garantia cobrir, eu não pago nada, mas se a garantia não cobrir, eu teria que pagar 250 Reais de orlamento, caso eu não fizesse o serviço com eles. Muita sacanagem isso!

        E outra vez eles me ligaram dizendo que estavam com uma promoção de valorização do usado, somente naquele FDS. Levei o carro lá e ofereceram 70% da FIPE, e na Fiat, ao lado, ofereceram 75%. Pilantragem!!!!

        Nunca passei por situações assim nem na Fiat e nem na Nissan (na Renault tb tive alguns stresses).

  • Lucas Mattos Azevedo

    Muito bacana a matéria, bastante informação útil.
    Mas precisava ter fotos?

  • Carroça BR

    Prius, Etios, Etios Sedan, Etios Cross, Yaris… são muitos carros horrorosos para só uma montadora… Livrai-nos, amém!

  • Gabriel Parachen

    Olha, estava com um 1.5 automático versão sedan alugado na semana passada e, meu Deus, que carro lento. Aceleração pífia e desempenho bem aquém do que eu esperava. A única coisa que achei bacaninha foi o painel digital. Fora isso, obrigado mas não quero não.

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