Etios Sedan 2015: fotos, desempenho, consumo, versões, preço

Etios Sedan 2015: fotos, desempenho, consumo, versões, preço

O Toyota Etios Sedan 2015 chegou ao mercado nacional com algumas novidades, que conferiram mais conforto, conectividade e tecnologia ao sedã compacto popular da marca japonesa.


O sedã da Toyota adicionou indicador de consumo de combustível padrão, banco do motorista com ajuste em altura, alerta de faróis e portas acesos e a multimídia com TV digital, DVD, GPS, CD, Bluetooth e câmera de ré na top Platinum.

Lançado no Brasil em 2013, o Etios Sedan surgiu com o Etios hatch, ambos sendo feitos em Sorocaba, interior de São Paulo, sendo que o modelo tem como destaque o porta-malas de 562 litros, um litro a menos que o finado Chevrolet Cobalt.

Desenvolvido em um projeto de baixo custo, surgiu originalmente na Índia em 2011, mas logo foi “transmigrado” para o mercado brasileiro, onde chegou com proposta de Renault Logan, mas com preço de Honda City.

Aqui, era tão simples que não tinha nem ajustes elétricos dos retrovisores, o que ainda permaneceu como uma falha grave no Etios Sedan 2015. Os itens citados no início do texto também são reflexos do projeto ultra low cost da marca.

Quando chegou, o Etios Sedan não tinha o cofre do motor pintado, chegando a estar com prime pós-tratamento eletroquímico do processo industrial, sendo pintado mesmo apenas nas partes expostas ao meio-ambiente.

As caixas de rodas internamente não tinham nenhum revestimento, sendo que a água da chuva produzia som elevado no interior do carro. O acabamento também era bem espartano e com carpete do revestimento mal colado.

De linhas retas e vidros planos, o Etios Sedan era um equivalente mais moderno do Dacia Logan, mas com plataforma bem acertada, tendo suspensão dianteira McPherson e eixo de torção de bom equilíbrio dinâmico.

A direção elétrica era uma vantagem sobre o Renault, permitindo uma condução mais eficiente e melhor resposta ao volante. Os freios também eram bem ajustados, assim como a suspensão. Contudo, o motor 1.5 não era a melhor coisa.

Com quatro cilindros e feito inteiramente em alumínio, o 2NR-FE é um propulsor da família NR de 2008, tendo duplo comando de válvulas com variação na admissão (VVT-i), ele tinha apenas 92 cavalos na gasolina e 96,5 cavalos no etanol.

Isso era muito pouco para um sedã compacto como ele, apesar de não contar com o 1NR-FE 1., que era usado apenas no Etios hatch, conhecido como Etios Liva na Índia. Este tinha 84 cavalos na gasolina e 90 cavalos no álcool.

O modelo então tinha um motor subutilizado e sem o sistema Dual VVT-i, além de apenas transmissão manual de cinco marchas, uma vez que o câmbio automático de quatro marchas com conversor de torque só chegaria mais tarde.

No lançamento, o Etios Sedan tinha painel central bem simples, o que permaneceu no Etios Sedan 2015, que adicionou um display digital maior e colorido para melhorar a visibilidade do nível de combustível do carro.

Antes, o display era tão pequeno que parecia um relógio de pulso da Casio, aquele dos anos 80. O cluster com mostradores semicirculares de conta-giros e velocímetro permaneceram, mas na versão Platinum, o acabamento era em Black Piano.

Mesmo com detalhes tão simplificados, o Etios Sedan tem bom espaço interno, medindo 4,26 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,51 m de altura e 2,55 m de entre-eixos. Sua carroceria monobloco tem boa resistência ao impacto.

No teste do Latin NCAP, o Etios Sedan levou quatro estrelas, o que é um bom resultado para um carro tão simplificado. Por baixo, ele chega a ter a barra estabilizadora atrás do eixo e o para-choque dianteiro suspenso.

Como carro popular, teria tido mais êxito se o projeto tivesse sido executado pelo menos cinco anos antes da Índia, na mesma época do Dacia Logan, sendo fabricado em países como a Turquia, com mão de obra barato e preço acessível.

A única questão, no entanto, seria a marca Toyota, que seria desprestigiada em um mercado de produtos de qualidade, como é o europeu, onde o Yaris local é bem superior ao equivalente fabricado no Brasil ou na Tailândia, por exemplo.

A chegada do Etios foi marcada com duras (e acertadas) críticas da imprensa especializada, mas a Toyota iniciou uma série de modificações nos meses e anos seguintes, para deixar o produto a altura da imagem da marca.

Mesmo assim, a Toyota demorou pelo menos cinco anos para deixar o Etios Sedan em conformidade com o mercado. Nese período, foram introduzidas modificações importantes, como motor 1.5 Dual VVT-i com até 107 cavalos, por exemplo.

Também adicionou um novo painel com duas telas digitais e um computador de bordo com calculador de gastos com combustível e histórico de eficiência, entre outras funções. Com múltiplas telas, era mais moderno que o Corolla.

Apesar de usar o cluster modificado do Prius, o Etios Sedan permanecia simples, evoluindo pouco em conforto, mas adicionando os importantes controles de tração, controle de estabilidade e assistente de partida em rampa, entre outros.

Contudo, a chegada do Yaris Sedan, reposicionou o Etios Sedan para baixo, como seria de se imaginar, mas o forçou a vender pouco, reduzindo o ritmo de sua produção em favor do mais novo.

Hoje, praticamente a produção do modelo está em ritmo de quase parada total, devido ao baixíssimo volume de vendas, sendo que seu espaço na linha de montagem, assim como do hatch, serão ocupados pelo Toyota Corolla Cross.

Com isso, apenas os modelos Yaris e Yaris Sedan deverão ficar em Sorocaba, com o novo SUV de porte médio da Toyota, que será um rival para o Jeep Compass, Ford Bronco Sport e Volkswagen Taos.

Assim, o Toyota Etios Sedan se posiciona como um dos produtos mais interessantes lançados no mercado nos últimos anos, embora com muitos defeitos inicialmente, provando seu valor com o tempo, sendo um carro bem valorizado hoje.

Toyota Etios Sedan 2015 – detalhes

Etios Sedan 2015: fotos, desempenho, consumo, versões, preço

 

O Toyota Etios Sedan 2015 tinha um visual bem simples, fruto de seu projeto. Na frente, os faróis eram grandes, mas de lentes dotados de única parábola, tendo ainda repetidores de direção e lanterna integrados na mesma lente.

A grade curvada tinha acabamento preto, preto brilhante ou cromado, dependendo da versão, portando o logotipo da Toyota e barras curvadas, enquanto o para-choque de desenho limpo tinha uma abertura inferior para refrigeração.

Além disso, o Etios Sedan tinha faróis de neblina em molduras independentes. Com lateral limpa, tinha retrovisores grandes e com repetidores de direção na versão XLS, assim como maçanetas embutidas.

Ambos eram na cor do carro de série, tendo ainda janelas sem quebra-ventos falsos, além de coluna C espessa. Com traseira pronunciada, o Etios Sedan 2015 vinha com lanternas triangulares e tampa do bagageiro com friso cromado.

Este item era presente apenas na versão Platinum, além de para-choque com câmera de ré e suporte para placa de identificação do veículo. As rodas eram de aço aro 14 com calotas integrais nas versões X e XS, tendo pneus 175/65 R14.

Nas XLS e Platinum, o aro era 15 polegadas de liga leve, com pneus 185/60 R15. Por dentro, o ambiente do Etios Sedan 2015 era espartano, mas ainda tinha alguns itens de conforto e conectividade.

O painel central tem acabamento preto ou preto brilhante, com difusores de ar circulares, como esferas, sendo os centrais sobrepostos, além de cluster com grafismos azulados em semicírculos para velocímetro e conta-giros.

Um display digital tinha nível de combustível e hodômetros, além de relógio digital e marcador de consumo médio. O volante podia ter revestimento em couro e era o mesmo empregado no Corolla, com ajuste em altura e assistência elétrica.

O ar condicionado era manual e o porta-luvas tinha tampa envolvente e ampla. No túnel, porta-copos e freio de estacionamento manual, além de alavanca de câmbio de curso adequado.

As portas tinham acabamento em plástico preto e duro, com a parte central em tecido, dependendo da versão. As maçanetas podiam ser pretas ou cromadas, mas os espelhos externos eram ajustados manualmente.

Os vidros eram elétricos com one touch para o motorista, bem como bloqueador dos vidros traseiros. Havia nas portas traseiras travas de segurança para crianças e os cintos de segurança eram de 3 pontos para quatro ocupantes somente.

O quinto passageiro tinha cinto subabdominal, enquanto o banco traseiro era inteiriço e com apenas dois apoios de cabeça. No teto havia alças e espelho interno dia e noite, bem como espelhos nos para-sois e iluminação interna.

Já os bancos eram simples e com tecido nas versões X e XS, enquanto as XLS e Titanium possuíam um formato mais ergonômico, chamado Comfort Drive, com tecido e couro. O assento do motorista tinha ajuste em altura.

Com airbag duplo e freios com ABS e EDB, o Toyota Etios Sedan 2015 tinha ainda cintos dianteiros com pré-tensionadores e ajuste em altura. O sistema de som tinha quatro alto-falantes e antena.

O rádio padrão 2din tinha CD, MP3, Bluetooth, USB e auxiliar, tendo comandos de mídia e telefonia no volante. O mesmo se dava com a multimídia com tela de 7 polegadas, mais câmera de ré, GPS, DVD e TV digital, além dos itens mencionados.

Esse era o maior diferencial interno do Etios Sedan Platinum, que tentava compensar o baixo nível de conteúdo das demais versões. Já o porta-malas tinha ótimos 562 litros, tendo abertura interna ou na chave com telecomando.

Toyota Etios Sedan 2015 – versões

Etios Sedan 2015: fotos, desempenho, consumo, versões, preço

  • Toyota Etios Sedan X 1.5 MT
  • Toyota Etios Sedan XS 1.5 MT
  • Toyota Etios Sedan XLS 1.5 MT
  • Toyota Etios Sedan Platinum 1.5 MT

Equipamentos

Etios Sedan 2015: fotos, desempenho, consumo, versões, preço

Etios Sedan X 1.5 MT – Motor 1.5 e transmissão manual de cinco marchas, mais ar condicionado, direção elétrica, freios ABS com EDB, airbag duplo, rodas de aço aro 14 polegadas, pneus 175/65 R14, para-choques na cor do carro, retrovisores e maçanetas na cor do carro, abertura interna do porta-malas e bocal do tanque, para-sois com espelhos, retrovisor interno dia e noite, vidros elétricos nas quatro portas, travamento central elétrico, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores, volante com coluna de direção ajustável em altura, cluster com conta-giros, alças no teto, cintos de 3 pontos para todos os passageiros, Isofix, banco traseiro rebatível, apoios de cabeça, retrovisores externos com controle interno, vidros verdes, desembaçador traseiro, para-brisa degradê, bancos em tecido, banco do motorista com ajuste em altura, acabamento em tecido nas portas, maçanetas com detalhes cromados, relógio digital, função one touch para o vidro do motorista, alarme para portas abertas e porta-malas aberto, preparação para som com 4 alto-falantes e antena, entre outros.

Etios Sedan XS 1.5 MT – Itens acima, mais bancos com tecido e couro, sistema de áudio com CD/MP3/USB, Bluetooth, volante com comandos de áudio e telefonia, e alarme com controle remoto.

Etios Sedan XLS 1.5 MT – Itens acima, mais faróis de neblina, retrovisores externos com repetidores de direção, volante em couro, rodas de liga leve aro 15 polegadas, pneus 195/60 R15 e bancos Comfort Drive.

Etios Sedan Platinum 1.5 MT – Itens acima, mais multimídia com tela de 7 polegadas, DVD/GPS/TV digital, Bluetooth, USB/auxiliar, câmera de ré e detalhes externos cromados.

Preços

Etios Sedan 2015: fotos, desempenho, consumo, versões, preço

  • Etios Sedan X 1.5 MT – R$ 42.470
  • Etios Sedan XS 1.5 MT – R$ 45.190
  • Etios Sedan XLS 1.5 MT – R$ 48.880
  • Etios Sedan Platinum 1.5 MT – R$ 51.780

Toyota Etios Sedan 2015 – motor

Etios Sedan 2015: fotos, desempenho, consumo, versões, preço

O Toyota Etios Sedan 2015 era equipado com o motor 2NR-FE de 1.5 litro, que ainda não era a versão com Dual VVT-i. Ou seja, sem a dupla variação de abertura e fechamento de válvulas com gerenciamento eletrônico.

Construído em alumínio, o propulsor tinha arquitetura antiquada, mas com duplo comando no cabeçote e quatro válvulas por cilindro, acionadas por corrente, o que amplia sua vida útil e reduz a manutenção.

Tendo 1.496 cm3 e taxa de compressão de 12,1:1, o 2NR-FE ainda era importado do Japão no modelo 2015, mas tinha tecnologia flex por tanquinho de gasolina para partida a frio com álcool no tanque.

Com injeção eletrônica multiponto, o 1.5 16V entregava 92 cavalos na gasolina e 96,5 cavalos no etanol, ambos a 5.600 rpm. Já o torque era o mesmo nos dois combustíveis, sendo 13,9 kgfm a 3.100 rpm.

A vantagem desse motor era o torque em baixa rotação, embora no hatch parecesse o 1.3 (1NR-FE) mais esperto que este 1.5. Para trabalhar com isso, havia uma caixa manual de cinco marchas com embreagem de acionamento mecânico.

O Toyota Etios Sedan 2015 era equipado apenas com esse motor, mas o hatch tinha ainda o 1NR-FE 1.3 com 84 cavalos na gasolina e 90 cavalos no etanol, que entraga 11,9 kgfm no primeiro e 12,8 kgfm no segundo, nas mesmas rotações.

Na Índia, ele foi equipado com o 3NR-FE 1.2 com 88 cavalos e até 11 kgfm, mas havia o 1ND-TV, um quatro cilindros diesel com turbina de geometria variável, intercooler e injeção Common-Rail, entregando 68 cavalos e 17,3 kgfm.

Por aqui, a atualização do 2NR permitiu ao Toyota Etios Sedan chegar a 102 cavalos na gasolina e 107 cavalos no etanol, além de até 14,5 kgfm. O câmbio automático Aisin de quatro velocidades, conversor de torque e trocas manuais foi bom.

Sem nunca ter tido uma versão 1.0, o Etios Sedan foi um produto que permitiu à Toyota atingir um consumidor de menor poder aquisitivo e fidelizá-lo com custo de manutenção baixo, bem como pós-venda de qualidade.

De mecânica simples, o sedã da Toyota apresenta robustez e a confiabilidade que deu fama aos carros da marca japonesa, conquistando assim um grande número de fãs com um carro básico, porém, de boa condução e economia.

Desempenho

Etios Sedan 2015: fotos, desempenho, consumo, versões, preço

  • Toyota Etios Sedan 1.5 MT – 0 a 100 km/h  – 11,3 segundos
  • Toyota Etios Sedan 1.5 MT – Velocidade máxima – 186 km/h

Consumo

Etios Sedan 2015: fotos, desempenho, consumo, versões, preço

  • Toyota Etios Sedan 1.5 MT – consumo urbano com etanol e gasolina – 8,4/11,9 km/l
  • Toyota Etios Sedan 1.5 MT – consumo rodoviário com etanol e gasolina – 9,3/14,0 km/l

Toyota Etios Sedan 2015 – manutenção e revisão

Etios Sedan 2015: fotos, desempenho, consumo, versões, preço

O Toyota Etios Sedan 2015 está envolvido num plano de manutenção da marca com revisões a cada 10.000 km ou 12 meses, tendo o custo geral até 60.000 km de R$3.371,67, o que está dentro da média.

Nas revisões, são trocados óleo do motor, filtro do motor, filtro de combustível, filtro de ar do motor, filtro de ar da cabine, fluido de freio, velas, correia em V, líquido de refrigeração, entre outros.

A rede Toyota ainda faz inspeção em diversos itens de suspensão, direção, freios, motor, câmbio, rodas e pneus, parte elétrica e itens de segurança. Além disso, conta ainda com pintura e funilaria, bem como alinhamento e balanceamento.

Nas concesionárias Toyota, o padrão de excelência é elevado, com atendimento universal – independente do modelo de carro do cliente – e serviços como troca de discos, pastilhas, amortecedores, molas, buchas, pivôs, batentes, etc.

Com serviços agendados, a rede Toyota tem ainda itens de acessórios originais e também peças de substituição da cesta básica, incluindo faróis, limpadores, entre outros. Também está plena em atender os casos de recall com agendamento.

Revisão10.000 km20.000 km30.000 km40.000 km50.000 km60.000 kmTotal
1.5R$ 257,67R$ 561,00R$ 462,00R$ 837,00R$ 456,00R$ 798,00R$ 3.371,67

Toyota Etios Sedan 2015 – ficha técnica

Etios Sedan 2015: fotos, desempenho, consumo, versões, preço

Motor1.5
Tipo
Número de cilindros4 em linha
Cilindrada em cm31496
Válvulas16
Taxa de compressão12,1:1
Injeção eletrônicaIndireta Flex
Potência máxima92/96,5 cv a 5.600 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo13,9 kgfm a 3.100 rpm (gasolina/ etanol)
Transmissão
TipoManual de 5 marchas
Tração
TipoDianteira
Direção
TipoElétrica
Freios
TipoDiscos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
DianteiraMcPherson
TraseiraEixo de torção
Rodas e Pneus
RodasAço ou liga leve, aro 14 ou 15 polegadas
Pneus175/65 R14 ou 185/60 R15
Dimensões
Comprimento (mm)4.265
Largura (mm)1.695
Altura (mm)1.510
Entre eixos (mm)2.550
Capacidades
Porta-malas (L)562
Tanque de combustível (L)45
Carga (Kg)ND
Peso em ordem de marcha (Kg)965
Coeficiente aerodinâmico (cx)ND

Toyota Etios Sedan 2015 – fotos

https://www.youtube.com/watch?v=-N2jCnfKXgE

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.