Matérias NA Sedãs Toyota

Etios Sedan 2019: motor, versões, consumo, preço, ficha técnica

Etios Sedan 2019: motor, versões, consumo, preço, ficha técnica

O Etios Sedan 2019 é um sedã compacto que viu surgiu um rival dentro de casa, o Toyota Yaris Sedan. Pouco antes desse chegar, o três volumes japonês ainda desfrutava de sua posição de único produto de entrada da marca.


Ele recebera modificações importantes, que reforçaram a segurança, apesar das quatro estrelas no Latin NCAP, mas o colocou entre os produtos com melhor conteúdo nessa área entre os compactos.

Na segurança, como já dito, a Toyota adicionou controle de tração, controle de estabilidade e assistente de partida em rampa, um trio que deixou o Etios Sedan 2019 antenado com o mercado nacional.

O conjunto chegou de série no sedã compacto, exceto na nova versão que surgira, a STD-X. Esta foi criada para atender frotistas, taxistas e motoristas de aplicativo.

Tendo ainda cintos de seguranças de 3 pontos e apoios de cabeça para todos, o Etios Sedan 2019 também incluía o Isofix. Por fim, a marca japonesa adicionou pequenas alterações estéticas.

Entre elas grade com acabamento em preto brilhante e o conjunto ótico com faróis e lanternas escurecidos, realçando a proposta do popular da Toyota.

Com o maior porta-malas do mercado, entre os sedãs compactos, depois que o Chevrolet Cobalt deixou de ser produzido, o Etios Sedan 2019 não é um carro grande, mas soube bem aproveitar os espaços.

Tendo 4,369 m de comprimento e 2,550 m de entre eixos, o Toyota é maior que o Etios hatch não só em comprimento, mas também em entre-eixos, com o hatch atendo apenas 2,46 m.

Portando linhas bem retilíneas, num formato quadradão, o parece um carro dos anos 80 ou 90, com traseira bem proeminente e um aspecto simples, externando o baixo custo do projeto, reconhecidamente feito para a Índia.

Enquanto a Hyundai focou na beleza, a Toyota apostou no custo-benefício, mas não se deu bem, visto que o sul-coreano caiu no gosto do brasileiro, enquanto o Etios era rejeitado inicialmente.

Dentro, o painel central anterior era indigesto, mas a Toyota renovou-o com dois displays que são usados no Prius, recheando-o com um computador de bordo “financeiro”, que chega a calcular seu gasto mensal com combustível.

A oferta das X-STD, X, X-Plus, XLS e Platinum, o Etios Sedan 2019 compreendem uma gama interessante de equipamentos, mas o conteúdo bem básico se comparado ao do Corolla e inferior ao do Yaris Sedan.

Lançado no Brasil em 2013, o Etios era para ser um carro mais bem apresentável ao consumidor brasileiro, mas além da aparência não convidativa, pecava em acabamento e qualidade, sendo quase um fiasco no começo.

Melhoramentos foram feitos nos meses seguintes após o lançamento, devido à enxurrada de críticas. Com o tempo, o Etios Sedan 2019 recebeu atualizações que modificaram sua proposta original e o deixaram mais aceitável.

Mesmo após a chegada do Yaris, o Etios não viu seu irmão alcançar o topo. Com a chegada deste, o destino do sedã compacto pareceu selado imediatamente, mas a Toyota decidiu mante-lo como opção de acesso.

Suas versões foram reduzidas na linha 2020 para que o Yaris ficasse mais a vontade no mercado. Atuando numa faixa de preço ainda consistente, o Etios Sedan 2019 teve seu último ano sozinho no mercado e a linha mais completa até então.

Etios Sedan 2019 – detalhes

Etios Sedan 2019: motor, versões, consumo, preço, ficha técnica

O Etios Sedan 2019 é um sedã compacto de linhas simples demais, tendo um aspecto espartano até. Com 4,36 m de comprimento, ele tem o tamanho do Fiat Cronos, por exemplo.

A frente do modelo tem um visual que chama atenção pelos faróis grandes, pouco fluidos e de monoparabola. São escurecidos a partir da versão X, dando um ar mais esportivo ao sedã.

Além disso, tem ainda em forma de “T” com acabamento em preto brilhante, enquanto a grade inferior é preta. O para-choque é bem aberto e tem moldura central preta, imitando grade, contendo ainda os faróis de neblina nas extremidades.

Mais abaixo, outra moldura possui uma abertura para refrigeração, tendo um acabamento superior na cor do carro, que forma spoilers nas laterais.

O Etios Sedan 2019 tem ainda saias laterais na versão Platinum, mas estas destoam totalmente da proposta do sedã, ainda mais com este tendo rodas de liga leve aro 15 polegadas apenas, calçadas com pneus 185/60 R15.

As rodas até possuem desenho esportivo, com acabamento diamantado e preto brilhante, mas não combinam com a proposta do carro, infelizmente. Na traseira, as lanternas triangulares e grandes também foram escurecidas.

Na tampa do porta-malas um defletor de ar estilizado é bem destacado, enquanto o para-choque apresenta pequenas saias envolventes, além da placa, criando um efeito aerodinâmico interessante no sedã.

Os retrovisores possuem repetidores de direção e ajustes elétricos, dependendo da versão. O Etios tem ainda antena no teto. Por dentro, o sedã compacto da Toyota centra suas informações no meio do painel, como na Ásia.

Esse é um método de baixo custo para evitar o desenvolvimento de painéis para os lados esquerdo e direito. Com acabamento preto, sendo brilhante na parte central, o conjunto apresenta difusores de ar circulares.

Uma cobertura curvada passa sobre o cluster digital, que tem duas telas TFT de 4,2 polegadas, que também são usadas no Prius. Elas apresentam um velocímetro digital com conta-giros semicircular.

Este conjunto tem ainda nível de combustível e temperatura da água, além de um econômetro. Posições de marcha e consumo médio são apresentados também, porém, as telas são configuráveis.

Nelas, estão ocultos diversas opções, incluindo gráficos e históricos de consumo, um calculador de custos com combustível e outros registros de desempenho do veículo. As várias funcionalidades foram em parte importadas do Prius.

Seu computador de bordo é bem mais completo que do Yaris ou Corolla, exatamente por utilizar uma programação baseada no híbrido Prius.

Isso permite uma gestão de economia do veículo que os demais nacionais da Toyota não possuem. O ruim dessas duas telas configuráveis é que são manuseadas por botões logo abaixo e não pelo volante.

Este se resume aos comandos de mídia e telefonia, pois, o piloto automático fica em uma haste na coluna de direção, sendo um item que existiu durante décadas na marca japonesa.

No Etios Sedan 2019, a parte central é dominada por um display de 7 polegadas da multimídia, mas existem dois modelos. Um mais simples e antigo, apresenta slot para CD, além de Bluetooth e USB.

Já o segundo dispositivo, presente nas versões mais caras, vem com reprodutor de DVD, além de navegador GPS nativo e TV digital, tendo ainda mais funcionalidades de mídia.

Existem ainda comandos físicos no aparelho, que ao lado tem a presença de dois difusores de ar circulares, um sobre o outro. No Etios, o porta-luvas abre de forma normal, ou seja, de cima para baixo, mas envolvendo a saída de ar lateral.

O ar condicionado é manual, enquanto abaixo existe uma fonte 12V. Logo abaixo, dois porta-copos pequenos. No modelo da Toyota, a alavanca de câmbio automático tem acabamento em preto brilhante, com seletor tipo escada.

Nele, existem as posições normais de um automático antigo, incluindo 1, 2 e 3, além de D, N, R e P. Sem opção de mudança manual, essa transmissão do Etios Sedan 2019 tem a possibilidade de limitar as marchas para uso específico.

Atrás dele, o freio de estacionamento manual. No painel, o sedã da Toyota chama atenção pelo rudimentar botão para destravar o capô, com aparência que lembra o do Volkswagen Fusca.

As portas possuem um desenho fluido na frente, com apoios de braço retos e comandos dos vidros elétricos nas quatro portas, apenas com o motorista em função one touch.

Os retrovisores são ajustáveis no painel, em posição ruim. As maçanetas são pretas ou cromadas, arredondadas também. As portas possuem grandes porta-copos e garrafas.

O espaço interno é muito bom, mesmo atrás, sendo que o sedã tem somente 2,550 m de entre-eixos. O banco do motorista tem ajuste de altura, enquanto o traseiro tem rebatimento para ampliação do já enorme porta-malas de 562 litros.

Maior da categoria, após a saída do Chevrolet Cobalt, ele atende muito bem, levando muita bagagem. Quem vai atrás, não tem difusores de ar ou luzes de leitura, porém, dispõe de cintos de 3 pontos e apoio de cabeça central, além de Isofix.

Os assentos possuem padronagem diferenciada de acordo com a versão, assim como outros detalhes do interior. Com bom espaço interno e alguma versatilidade, o Toyota Etios Sedan 2019 é um produto de bom custo-benefício, mas não atraente.

Etios Sedan 2019 – versões

Etios Sedan 2019: motor, versões, consumo, preço, ficha técnica

  • Toyota Etios Sedan 2019 X-STD 1.5 MT
  • Toyota Etios Sedan 2019 X 1.5 MT
  • Toyota Etios Sedan 2019 X 1.5 AT
  • Toyota Etios Sedan 2019 X-Plus 1.5 MT
  • Toyota Etios Sedan 2019 X-Plus 1.5 AT
  • Toyota Etios Sedan 2019 XLS 1.5 AT
  • Toyota Etios Sedan 2019 Platinum 1.5 AT

Equipamentos

Etios Sedan 2019: motor, versões, consumo, preço, ficha técnica

Toyota Etios Sedan X-STD 1.5 MT – Motor 1.5 e câmbio manual de seis marchas, mais airbag duplo, freios com ABS e EDB, ar condicionado, direção elétrica, banco do motorista com ajuste de altura, abertura interna do porta-malas e bocal do tanque de combustível, retrovisores externos com controle interno, desembaçador do vidro traseiro, rodas de aço aro 15 polegadas com calotas integrais, pneus 185/60 R15, cluster digital com dois displays de 4,2 polegadas em TFT, cintos de três pontos para todos os passageiros, apoios de cabeça nos cinco lugares do carro, Isofix, lanternas escurecidas, bancos em tecido, vidros elétricos nas portas dianteiras e traseiras, travamento central elétrico, chave com controle remoto, preparação para som, computador de bordo, retrovisor interno dia e noite, espelhos nos para-sois, faróis monoparabola, para-choques na cor do carro, retrovisores e maçanetas pretos, antena, banco traseiro rebatível, entre outros.

Toyota Etios Sedan X 1.5 MT – Itens acima, mais faróis com máscara negra, grade com acabamento em preto brilhante, assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e controle de tração.

Toyota Etios Sedan X 1.5 AT – Itens acima, mais transmissão automática de quatro marchas sem opção de mudanças manuais.

Toyota Etios Sedan X-Plus 1.5 MT – Itens do X manual, mais multimídia Toyota Play com tela de 7 polegadas, Bluetooth, USB, CD Player, conexão auxiliar, rodas de liga leve aro 15 polegadas e retrovisores externos elétricos com repetidores de direção.

Toyota Etios Sedan X-Plus 1.5 AT – Itens acima, mais transmissão automática de quatro marchas sem opção de mudanças manuais e controle automático de cruzeiro.

Toyota Etios Sedan XLS 1.5 AT – Itens acima, mais faróis de neblina, saias laterais, bancos em couro, portas com revestimento em couro, volante em couro e acabamento personalizado com detalhes exclusivos.

Toyota Etios Sedan Platinum 1.5 AT – Itens acima, mais grade na cor do carro, moldura traseira cromada, multimídia com DVD/GPS, TV digital, câmera de ré e sensor de estacionamento.

Preços

Etios Sedan 2019: motor, versões, consumo, preço, ficha técnica

 

  • Toyota Etios Sedan X-STD 1.5 MT – R$ 52.110
  • Toyota Etios Sedan X 1.5 MT – R$ 53.240
  • Toyota Etios Sedan X 1.5 AT – R$ 58.270
  • Toyota Etios Sedan X-Plus 1.5 MT – R$ 57.770
  • Toyota Etios Sedan X-Plus 1.5 AT – R$ 62.820
  • Toyota Etios Sedan XLS 1.5 AT – R$ 67.320
  • Toyota Etios Sedan Platinum 1.5 AT – R$ 71.150

Etios Sedan 2019 – motor

Etios Sedan 2019: motor, versões, consumo, preço, ficha técnica

O Etios Sedan 2019 porta o motor 1.5 Dual VVT-i, que faz parte da família NR de propulsores da Toyota, que surgiu em 2008 e designado como 2NR-FBE, sendo essa exclusiva do motor nacional.

O motivo é por conta de sua capacidade de funcionar com dois combustíveis ao mesmo tempo, diferente dos demais propulsor da família NR.

Esse tipo de motor de ciclo Otto da Toyota surgiu como sucessor da gama SZ, mas já foi suplantado dentro da hierarquia de propulsores da marca pelo M15A, que é da família Dynamic Force, ainda não presente no Brasil.

Construído em alumínio, o 2NR-FBE tem quatro cilindros e cabeçote com quatro válvulas por cilindro, acionadas por duplo comando variável com a tecnologia VVT-i, operando apenas no ciclo Otto, diferente do 8NR VVT-iW (Atkinson).

Acionados por corrente, os comandos são gerenciados eletronicamente, permite um bom funcionamento em rotações baixas e altas, embora a característica deste tipo de motor 16V seja os níveis mais elevados.

Tendo assim 13:1 de taxa de compressão, o 1.5 Dual VVT-i do Etios Sedan 2019 entrega 102 cavalos na gasolina e 107 cavalos no etanol, ambos a 5.600 rpm.

O torque de 14,3 kgfm na gasolina, surge a 4.000 rpm, sendo a mesma rotação para o álcool, mas com 14,7 kgfm. Dotado de injeção eletrônica multiponto, possui sistema de pré-aquecimento do combustível para partida a frio no sistema flex.

Esse motor empregado pelo Etios Sedan é o mesmo usado nos modelos Etios, Yaris e Yaris Sedan, sendo que nesses dois últimos, as potências e os torques foram aumentados levemente.

Fabricado em Porto Feliz-SP, ele fica dentro do “triângulo da Toyota”, que compreende ainda as fábricas de Sorocaba e Indaiatuba, próximas da unidade de motores, sendo elas construídas para fazer Corolla e os compactos da marca.

No Etios Sedan 2019, o 1.5 Dual VVT-i trabalha com um câmbio manual de seis marchas, obrigatório para que este motor de concepção superada, possa ter boas médias de consumo e emissão.

Já no automático, a Toyota reduziu os custos com uma caixa antiga, de quatro marchas e conversor de torque, sendo esta bastante limitada para o pequeno sedã, diferente da CVT de sete velocidades empregada no Yaris.

Desempenho

Etios Sedan 2019: motor, versões, consumo, preço, ficha técnica

O Etios Sedan 2019 tem um desempenho mediano, dado seu motor 1.5 não ser tão forte. Mesmo com um peso abaixo de uma tonelada, o sedã compacto da Toyota poderia ser mais ágil com um propulsor mais potente.

Contudo, o foco é oferecer uma performance moderada, visto que o objetivo primordial é o conforto. Tanto com câmbio manual quanto com automático, o modelo tem um condução suficiente para sua proposta.

 

  • Toyota Etios Sedan 1.5 MT – 11,3 segundos e 173 km/h
  • Toyota Etios Sedan 1.5 AT – 11,8 segundos e 173 km/h

Consumo

Etios Sedan 2019: motor, versões, consumo, preço, ficha técnica

Diante de um desempenho moderado, não é de surpreender que o Etios Sedan 2019 tem bons números de consumo. Após receber uma caixa manual de seis marchas, o sedã ficou mais frugal, chegando a passar de 12 km/l na cidade.

Na estrada, alcança a marca de 15 km/l. No automático, que tem duas marchas a menos, o consumo é naturalmente maior por conta dessa limitação e perda de força devido ao conversor de torque.

 

  • Toyota Etios Sedan 1.5 MT – 8,5/10,3 km/l e 12,5/15,0 km/l
  • Toyota Etios Sedan 1.5 AT – 8,1/9,2 km/l e 11,9/13,2 km/l

Etios Sedan 2019 – manutenção e revisão

Etios Sedan 2019: motor, versões, consumo, preço, ficha técnica

Reconhecido mundialmente, o pós-venda da Toyota é considerado muito bom no Brasil, onde as revisões do Etios Sedan 2019 são realizadas com o mesmo atendimento dispensado aos donos de modelos mais caros, incluindo Lexus.

Com paradas programadas a cada 10.000 km, o Etios Sedan não tem mais um custo efetivo até 60.000 km atraente, como no início, onde o modelo tinha um dos menores custos de manutenção entre os compactos, rivalizando com a Hyundai.

Sendo de R$ 3.231,19 para as seis primeiras revisões, o plano de manutenção tem hoje um custo na média do segmento. Nas revisões, óleo do motor, fluido de freio, líquido de refrigeração, filtro de ar, filtro de óleo e filtro de cabine são vistos.

Diversos itens são verificados e inspecionados durante a revisão, que recomenda a troca de outros componentes de desgaste natural, como pastilhas e discos de freio, pneus, alinhamento e balanceamento, entre outros.

Revisão10.000 km20.000 km30.000 km40.000 km50.000 km60.000 kmTotal
1.5R$ 267,19R$ 531,00R$ 429,00R$ 810,00R$ 429,00R$ 765,00R$ 3.231,19

Etios Sedan 2019 – ficha técnica

Etios Sedan 2019: motor, versões, consumo, preço, ficha técnica

Motor1.5
Tipo
Número de cilindros4 em linha
Cilindrada em cm31496
Válvulas16
Taxa de compressão13:1
Injeção eletrônicaIndireta Flex
Potência máxima102/107 cv a 5.600 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo14,3/14,7 kgfm a 4.000 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
TipoManual de 6 marchas ou automática com 4 marchas
Tração
TipoDianteira
Direção
TipoElétrica
Freios
TipoDiscos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
DianteiraMcPherson
TraseiraEixo de torção
Rodas e Pneus
RodasAço e liga leve, aro 15 polegadas
Pneus185/60 R15
Dimensões
Comprimento (mm)4.369
Largura (mm)1.695
Altura (mm)1.510
Entre eixos (mm)2.550
Capacidades
Porta-malas (l)562
Tanque de combustível (l)45
Carga (kg)ND
Peso em ordem de marcha (kg)965 (MT), 999 (AT)
Coeficiente aerodinâmico (cx)0,31

Etios Sedan 2019 – fotos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • André

    Tá bom, é feio, já sabemos. Mas ainda é um carro bom, robusto, tem ESP de serie, bem agradável de se dirigir e principalmente com cambio manual de 6 marchas tem um bom desempenho. O AT4 não é uma maravilha, mas funciona muito bem. Não é uma compra ruim. Pena que não vai ter uma nova geração e vai morrer em breve.

  • DoD

    Uma das melhores opções de sedã compacto pra quem precisa de muito espaço e não compra carro para o vizinho ficar com inveja.

  • Carlos

    Soberba da Toyota em trazer essa tranqueira para o Brasil.
    Ainda que a imprensa pegue leve com a marca – que todas idolatram -, a verdade é que o Etios mesmo sento um Toyota, foi um fracasso.

    • TchauQueridos

      Com Kwid batendo 50k, não dá pra falar mal de Etios.

  • M.W.

    Sabe aquela menina feia que dói da classe,mas todos sabem que ela é de uma boa família e renomada,esse é o Étios.

  • “N”

    Alguns reclamam do painel, mas depois de usá-lo, não vão mais querer saber de outro. Ele é genial!.
    Quanto ao feio, sempre é bom lembrar que, quem ama o feio bonito lhe parece, hehe.
    De ruim, eu aponto os faróis que são extremamente fracos, e os tapetes, que são vergonhosos de tão pequenos. Ruins mesmo!.
    No mais, se daqui quatro ou cinco anos ele ainda existir, comprarei outro.
    Eu tenho um hatch 1,3-l.

  • Luis Carlos Saccon

    Além de ser um ótimo carro para uso na cidade e viagens para lugares não muito distantes , o Hatch é bonito sim …. já o Sedan é feio mesmo

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

Notícias por email