Ecologia Governamental/Legal Marketing/Propaganda Mercado

Etiqueta de consumo pode dar origem a motores mais economicos

etiquetadeconsumopodedauh3 Etiqueta de consumo pode dar origem a motores mais economicos







Com o Programa de Etiquetagem Veicular instituído pelo governo federal, novas tecnologias poderão surgir para tornar os motores mais economicos. Mas como?

Simples. Uma vez que o sistema irá informar uma estimativa feita por testes sobre o consumo urbano e rodoviário, com álcool ou gasolina, de determinado veículo, estes valores ficarão disponíveis para outros fabricantes, além do consumidor.

Assim, certamente haverá uma guerra de marketing entre as montadoras para oferecerem os carros mais economicos ao consumidor. Hoje, os números de consumo das montadoras ou não são revelados ou são irreais.

Cada uma afere o consumo de seus modelos de um jeito. Assim, com os novos índices obtidos pelo programa de etiquetagem, os números destas começarão a ser parecidos com o do programa.

Além da guerra de marketing para atrair os consumidores, ficará mais nítida a necessidade de se desenvolver novas tecnologias para tornarem os carros mais economicos.

Antes mesmo do programa entrar em vigor, a Fiat se antecipou com seu Mille Economy, agregando soluções para reduzir o consumo. Depois, foi a vez da Volkswagen apresentar no Salão do Automóvel seus modelos Blue Motion do Gol, Fox e Polo Sedan.

Se antes de começar o programa as montadoras já estão se mexendo(certamente em virtude disto), depois de iniciado é que o mercado deve se aquecer com mais novidades em termos de carros mais economicos.

Toda solução viável para se economizar combustível e reduzir o nível de emissões de poluentes, será bem vinda ao mercado nacional.

Estamos em tempos de crise mundial e mesmo que os combustíveis aqui não tenham subido ás alturas como lá fora, economizar é sempre importante!

Fonte: Uol Carros.



  • Luis.J.R.

    Então a gm pode começar a jogar esses powerflex no lixo?E traser os novos ecotec imediatamente.”Nada contra a gm, mais tá louko a gm já tinha que parar de produzir esse motores faz tempo”!Vamos ver se ficarão mais economicos esses econoflex que vai ser lançado no vectra. :hauhau:

  • JDFortuna

    Essa é a melhor atitude em relação a carros, desde tempo que não me lembro.

    Só falta agora um “nCap”

  • pablorocha

    Vamos ver se fazem mesmo alguma coisa…

  • LFSP2

    [Comentario #121876 sera citado aqui]

    Esse motor cachaceiro tem de ir para o lixo, o powertreco é o pior motor do país, dá para entender porque FIAT(para quem a GM fornece motores) e GM tem motores tão ruins, o 1.8 e o 2.0 bebem mais que o Canabrava, sendo que o primeiro é um 1.0 alongado e o segundo um motor de Monza.

  • LFSP2

    [Comentario #121878 sera citado aqui]

    Um provável BR-NCAP deve surgir em 2012, a partir dali todo o carro terá de fazer crash tests para rodar, mal vejo a hora de botarem as carroças nacionais nos testes, é melhor providenciarmos logo o enterro dos bonecos que farão os testes, porque a coisa vai ser brava. :hauhau: :hauhau: :hauhau:

  • JBAFilho

    Quem sabe isso vinga. Vamos torcer!!!

  • Guilherme Guimaraes

    A solução seria o governo liberar o diesel para todos os automóveis e acabar com essa gasolina bixera daqui! Gasolina mundial já!!!

  • JDFortuna

    [Comentario #121886 sera citado aqui]

    Preço baixo e acesso a todos os carros fabricados pelo mundo, seria super honesto e humano.

  • Filipe Augustus

    [Comentario #121876 sera citado aqui]

    Pior que eu li que o Ecotec já está ultrapassado na Europa…
    Imaginem o Flexpower daqui!!!!!
    Acho que a GM deveria criar uma nova familia de motores universal…para toda a sua linha…aqui e na Europa,assim além de reduzir custos de produção,teria alguma coisa mais moderna!!!!Pois o Ecotec tbm é beberrão estou falando isso pois existem algumas reclamações em um blog espanhol que tbm frequento!!!!

    =D

  • Giovanni

    [Comentario #121901 sera citado aqui]

    Pior que é verdade, o Ecotec não é considerado um motor econômico lá na Europa, e nós que estamos na geração anterior nem se fale… Quem sabe com essa etiquetagem a GM resolva se mexer, senão a coisa vai ficar ainda mais feia (imagine ver um “E” estampado no pára-brisas de um Astra).

  • Ferrari

    [Comentario #121876 sera citado aqui]

    Econômico é o motor do Civic 3,5 km/l de álcool na cidade no automático e 5,5 – 6 km/l no manual, isso que é motor moderno, com comando variável e coisa e tal, só que a menos de 3.000 rpm parece que o motor morreu, não adianta pisar que não tem torque, tem que reduzir e pronto. E para não dizer que estou inventando, dêem uma olhada no http://forum.civicclub.com.br/smf/index.php?topic=83.0 . Tem um Forum só sob o “consumo maravilhoso” dos modernos HONDA CIVIC, aclamados pelo dinheiro pago HONDA à crítica. Abaixo alguns comentários de donos de Civic (tenho 2 amigos também iludidos pela propaganda enganosa da HONDA, que confirmam esse consumo). O mais engraçado ainda é que no Vectra Clube, como em qualquer Clube, também encontra-se reclamações sobre o Vectra, mas não chegam nem a 1/3 do que os proprietários de Civic falam mal de seus carros. Não é o que as pesquisas (encomendadas) da Quatro Rodas sob “Os melhores do Ano” demonstram, estranho isso não??? Melhor se informar um pouco mais antes de fazer julgamento errôneo meus caros…

    Re: Consumo NEW CIVIC
    « Responder #7 : 25 Dezembro 2007, 02:31:26 am »

    ——————————————————————————–
    Modelo : Maldito LXS Automático Flex
    ANO:2008
    FABRICACAO:2007
    CONSUMO ALCOOL ESTRADA:(ainda não peguei estrada)
    CONSUMO ALCOOL CIDADE:3 a 4 Km/l(ar desligado)
    CONSUMO GASOLINA ESTRADA

    Re: Consumo NEW CIVIC
    « Responder #11 : 03 Janeiro 2008, 02:16:00 pm »

    ——————————————————————————–
    MODELO: LXS Automático
    ANO: 2007
    FABRICACAO: 2007
    CONSUMO ALCOOL ESTRADA: 6,5
    CONSUMO ALCOOL CIDADE: 4
    CONSUMO GASOLINA ESTRADA: 7,6
    CONSUMO GASOLINA CIDADE: 5,3
    SE JA PROCUROU A HONDA PARA MELHORAR O CONSUMO: Sim
    O QUE ELES RESPONDERAM: ” O carro ainda é muito novo e eles não tem condições de avaliar qualquer problema neste sentido” e “que devo esperar até o carro completar 10.000 km rodados para sentir alguma melhora”
    SUA CIDADE/UF: Rio Claro/SP

    Re: Consumo NEW CIVIC
    « Responder #12 : 07 Janeiro 2008, 05:42:36 pm »

    ——————————————————————————–
    MODELO: New Civic LXS Flex – Câmbio Manual
    ANO: 2007
    FABRICACAO: 2007
    CONSUMO ALCOOL ESTRADA: 6,0 Km/l
    CONSUMO ALCOOL CIDADE: 4,1 Km/l
    CONSUMO GASOLINA ESTRADA: 8,0 Km/l
    CONSUMO GASOLINA CIDADE: 6,1 Km/l
    SE JA PROCUROU A HONDA PARA MELHORAR O CONSUMO: Sim
    O QUE ELES RESPONDERAM: Este consumo era normal !?
    SUA CIDADE/UF: Recife/PE

    Além disto, na estrada e em uma subida, ao reduzir a marcha, ao pessar pelo Neutro a rotação sobe consideravelmente. A concessionário disse que isto é normal ?!
    Últimamente, o carro tem não consegue subir rampas de estacionamento que qualquer carro mil subiria sem problemas. Na horizontal, ele roda bem.
    Perdi completamente a confiança no modelo e na marca Honda. Amanhã, levarei o carro mais uma vez na concessionária pela 5 vez em 5200Km.
    Tenho 42 anos, 24 anos de habilitação, este é o meu décimo-terceiro carro. O anterior era um Civic LXL 2005 que, INFELIZMENTE, troquei aos 20000Km rodados, justamente ao fazer a segunda revisão.
    Vocês acham que há solução para meu problema ou devo trocá-lo por um Corolla?
    Eider do Ó – Engenheiro

  • Ferrari

    [Comentario #121884 sera citado aqui]

    Pior motor do Brasil? Nossa, impressionante seu comentário colega. Com 19,6 kgfm a 2400 rpm, que faz o carro subir serra em quinta carregado com 5 pessoas dentro mais malas, onde os 16V mal sobem em terceira, realmente esse motor é muito ruim…Isso como você mesmo argumentou em um motor de Monza. Considero como elogio à GM, já que seu motor de Monza ainda dá couro em praticamente todos os concorrentes da categoria em torque. Para quem não sabe, o que dá prazer à condução (exigindo menos trocas de marchas e proporcionando força ao motor) é o torque em baixas rotações e não a potência. Para que mais rídiculo do que atingir 192 cv à 8000 rpm como o CIvic Si, às custas de um torque de 19,2 kgfm que praticamente só enche após 4.500 rpm, fazendo o carro ter que rodar constantemente em altos giros? Ainda fico com o motor turbo do Golf que enche mais de 23 kgfm de torque a 1.500 rpm, isso sim é agradável de dirigir, ter força e dar prazer à condução não está vinculado apenas a potência…

  • EduardoMello

    [Comentario #121921 sera citado aqui]

    Já ouvi comentários semelhantes, mas meu Pai tem um Civic LXS, e faz 12 km/l de álcool na estrada com média de 140km/h! Na cidade ele não baixa de 9km/l com ar, mais econômico que o meu Gol 1.0!
    Ele tinha um Vectra 2.2 16v, depois um Corolla e agora o Civic…disse que o Civic é a melhor relação desempenho/ consumo!

  • MarckUs

    legal :cool:

  • eduardo82

    [Comentario #121884 sera citado aqui]

    Eu to achando boa a idéia desse selo. Vai servir para desmistificar algumas lendas do mercado – eu não acredito que o Mille seja tão econômico quanto a Fiat divulga e nem que os beberrões citados frequentemente no fórum bebam tanto assim.

    Não tenho um carro com esse motor da GM, mas com a maioria das pessoas que eu converso e que são proprietárias de um, normalmente elas não reclamam do motor (seja porque bebe, seja porque dá problemas). Acredito que a maioria aqui reclama por puro preconceito ou porque é anti-GM.

    Sobre a Fiat comprar motores da GM: das duas uma, ou o motor é bom e a Fiat quer ele em seus carros, ou a Fiat tá pouco se lixando para os consumidores (considerando que o motor é ruim).

  • Ferrari

    [Comentario #121932 sera citado aqui]

    Com certeza colega é puro desconhecimento do assunto e preconceito contra a GM, pode perceber que os comentários aqui no Forum não são com embasamento técnico e sim “guerrinha de torcida” por uma ou outra marca. Parece torcedor de futebol, que o time tá indo para segunda divisão mas continua o melhor do mundo. Tenho atualmente um Vectra Elegance manual e faço em média 6 km/l de álcool na cidade (tenho pé muiiiito pesado) e já cheguei a fazer 9 – 10 km/l na estrada (com pé alto a 100 – 110 km/h) e o motor é muito agradável, com torque excepcional emm baixa rotação, característica que me agrada muito, além de ser um motor antigo porém muito robusto e de manutenção extremamente barata, com poucos relatos de quebra. Quanto ao 1.8 que a GM usa e vende também para Fiat utilizar na linha Palio, Stilo e Punto, já tive um Palio 1.8 ELX 2003 e era um carro muito bom, andava absurdo e também tinha torque excelente em baixa, aliado ao câmbio curtíssimo que a FIAT usava nele. Mas, realmente nesse caso a crítica tem razão, é um motor abaixo da média, consome muito (meu Palio 1.8 bebia tanto quanto o Astra 2.0 Flexpower e o Vectra Elegance 2.0 Flexpower atual que tenho, que são cerca de 300kg mais pesados ainda por cima) e o pior, são muito barulhentos, com uma relação R/L muito alta, gerando vibração no interior do veículo (coisa que já vi alguns aqui falarem absurdamente do 2.0 Flexpower, que vibra muito pouco). Inclusive fiz um test drive no lançamento do Punto 1.8 HLX e adorei o carro, porém deixei de comprar na época porque o motor parecia uma batedeira, chegava a 3.500rpm começava a vibrar e fazia um barulho ensurdecedor dentro do carro, a réles 80 km/h!!! Achei estranho como esse motor casou mal com o Punto, porque em meu antigo Palio não era assim gritante, acho que também associado ao peso mais baixo do Palio, fazendo com que o motor trabalhasse menos sobrecarregado, exigindo menos esticadas, sei lá. Mas também achei mais estranho ainda porque meu primo tinha um Stilo 1.8 com esse mesmo motor e até no Stilo (mais pesado ainda do que o Punto) o motor não vibrava nem fazia tanto barulho como no Punto. Mais uma vez quanto ao consumo, meu sogro tem uma Megane GT 1.6 a6V e a sogra um Megane Sedan 1.6 16V também, e fazem em média 6,5 – 7 km/l na cidade e 9 km/l na estrada, com pé alto, pouco coisa melhor que meu Vectra e meu antigo Astra Flex, rodando no álcool, isso em um motor bam menor em cilindrada e que anda muito menos, apesar de eu achar o Megane, principalmente a GT, um carrão, muito confortável. Só não comprei uma porque queria flex, mas gosto de motor um pouco mais forte, e a Renault infelizmente não entendeu isso no mercado, deixando de lançar o 2.0 Flex, e condenando seu carro (muito bom por sinal) a vender menos que Fusion, que é um carro bem mais caro…

  • Ambrosio74

    Caros: Eu acompanho esse blog já faz um bom tempo e sempre tenho visto críticas severas aos motores do Vectra e Astra 2.0 que são beberrões, barulhentos, antigos; quanto ao Vectra não posso falar nada, nunca tive e nem ao menos dirigi um, mas possuo um Astra SS apelos a menos 5 meses e até aqui ele está a altura de minhas expectativas. Adquiri por um bom preço (era uma das últimas unidades) completo. Ele faz na cidade (Brasília) uma média de 10,5 km/litro – eu só ando chutado 120 – 130 entre um pardal e outro, não consigo manter 80. O isolamento é excelente, mesmo a 140 não escuto o motor zuncar. A semana passada fiquei com o New Civic LXS do meu cunhado e ele ficou com o Astra. Não quero fazer guerrinha besta entre montadoras, mas sinceramente, não achei a aquilo tudo que falam do Civic – é muito confortável, imponente e confiável de mecânica, mas bebe igual o Astra 10 – 11 km/litro e o motor achei um pouco barulhento acima de 130. Quanto a estabilidade é boa, mas não passa a segurança do Astra. O carro não têm mimos como todos já comentaram – é status. A opinião do meu cunhado é a mesma. Fiquei feliz de pegar meu Astra de volta, é mais divertido dirigí-lo. É apenas minha opinião. A GM têm que melhorar muito, mas não é táo ruim como estão falando.

  • JDFortuna

    [Comentario #121932 sera citado aqui]

    O Mille é econômico sim. E tem até bom torque, mas só pelo peso dele, que é leve. Você tem de maneirar o pé. Nos GM, a mesma coisa. NÃO CONFIE NA INJEÇÃO. Vários sites eu já vi recomendando andar com o pé no fundo com marcha avançada pra reduzir o giro. ERRADO!! REGRE O PÉ!

    Já tive Uno Fire e tive das duas experiências: muita economia e exagero.

    Não se deixe confiar pela injeção. E motores como o GM, têm muito torque em baixa rotação e isso faz GERAL retardar uma redução de marcha, redução essa que permite o carro voltar a trabalhar na mistura correta, e não enriquecida.

    Faça valer o que eu estou dizendo. Economia é respeitar o motor, deixando-o com o menor trabalho possível e aliviado, trabalhando na faixa de mistura mais pobre ele puder.

    Boa sorte

  • fr_amaral

    Isso vai ser otimo! A FIAT vai ter que largar o Power Treco beberrao(o carro da minha mae tem ele e nela nao consome muito pelo que o povo fala, mais consome) e a GM tambem”! Graças a Deus melhores consumos! Ah, o Civic vai ser Classe E! :hauhau: :hauhau: :hauhau:

  • eduardo82

    Ferrari, eu tenho um Corsa 1.8 2007. O motor vibra um pouco sim, mas não é algo que incomode, já que a vibração é mais perceptível quando o carro está parado. Vale lembrar que o seu Palio tinha a 2a geração desse motor. Em 2006, ele recebeu modificações e ficou mais econômico.

    Fora isso, o carro faz 8 km/l na cidade com alcool e 6,5 km/l na cidade com o ar ligado, também com alcool. Pelo tanto que o carro anda, acredito que está “bebendo” pouco (considerando ainda que ele tem um conjuto de rodas de 15″ e pneus 185/60).

  • eduardo82

    [Comentario #121965 sera citado aqui]

    Não estou duvidando de que o carro seja econômico, eu duvido é dos números de consumo – me parecem um pouco exagerados.

  • JBAFilho

    [Comentario #121973 sera citado aqui]

    kakakakakakakaka :hauhau: :hauhau: :hauhau:

  • eduardogege

    Subir serra em 5a com 5 pessoas mais malas. Aham, claro..
    E ainda por cima os outros motores mal conseguem fazer isso em 3a?
    Por favor velho, seja menos ridículo nas suas respostas!

  • Gagliotti

    O GOVERNO DEVERIA SEGUIR O INMETRO E LANÇAR O “SELO DO IMPOSTO” NOS PRODUTOS PARA INFORMAR A O CONSUMIDOR DA MORDIDA DO GOVERNO PARA QUE O CONSUMIDOR ESCLARECIDO PUDESSE COBRAR UM MAIOR RETORNO DO DINHEIRO PAGO OU SOLICITAR A REDUÇÃO DOS IMPOSTOS.
    O POVO TEM DE ESTAR ESCLARECIDO NÃO SOMENTE DE SUAS OBRIGAÇÕES, MAS TAMBEM DE SEUS DIREITOS, COMO OCORRE NOS EUA TODA COMPRA TEM O VALOR DOS IMPOSTOS NO RECIBO NÃO IMPORTA SE É UM LÁPIS OU UM CAMINHÃO.
    :banana: :clapp: :banana:

  • Ferrari

    [Comentario #122013 sera citado aqui]
    Quando quiser colega, pode chamar 4 colegas seus na faixa de 75 kg, comigo dentro, e mais porta-malas cheio, que subo a serra de Curitiba inteira em 5a. Já fiz isso e não foi apenas uma vez. Recentemente fomos em cinco nessas condições de SC a SP no Salão do Automóvel, sem problemas. Para ver como você deconhece a força desse motor. Experimenta primeiro, depois critica…

    Ah, mais uma coisa, não faço marketing pessoal do meu carro, apenas falo o que é verdade. Várias vezes já critiquei o acabamento do Vectra aqui nesse forum, além dos bancos duros, bem como a suspensão muito dura (realçada pelas rodas 17 com pneus 225-45 do meu carro), apesar de ser quase imbatível em aderência em curvas de alta. Não ganho nada defendendo desnecessariamente nenhuma marca nem sou fanático por nenhuma delas. Compro o carro que mais me agrada e oferece maiores comodidades com menor custo, apenas isso…

  • Luis.J.R.

    Caramba?Olha só o que eu provoquei aqui nessa materia!O pessoal, quando falei do motor da gm foi só uma piada!Faz favor voçês leva tudo a serio, só estava brincando.Mais tudo bem, deixa para lá!Agora o motor da gm consome muito mesmo,tem muita gente que reclama que o motor 2.0 faz uns 5,5 km/l na cidade no alcool e 8,5 km/l estrada.O motor não é ruim mais está muito ultrapassado, apesar que tem um bom torque em baixa e dificilmente da problema.Meu irmão tem um astra 2.0 gasola, o carro é muito gostoso de dirigir, o motor responde muito bem quando acelera, mais o bixo bebe que é uma beleza, apesar que tem gnv.Mesmo assim a gm tem que produzir motores mais modernos aqui, não pode continuar usar esses motores para sempre, vamos ver como vai ficar esses econoflex se vai ser mais economicos como a gm diz.Agora o civic, já sabia disso faz tempo, mais não são todos que tem esse problema de alto consumo.Logico que a honda vai fazer alguma coisa.

  • fr_amaral

    O Ferrari ta pensando que tá abafando com o Vecstra dele! :hauhau: :hauhau:
    Preferia levar Linea Absolute(só pra exemplo) por 66k a levar Vecstra por esse preço!

  • gringo

    pois e pessoal este selos de fabrica ja exite aqui no japao a muito tempo,e vem ajudando muito ao comprador japones ao escolher uma marca ,por isso as montadoras vem se esforcando para nao ficarem para traz,e quem sai ganhando e o comprador. os carros ecologicos como o prius da toyota e o fcx clearence da honda sao resultados desta tecnologia carros totalmente hibridos! ou o fit da honda o mais vendidos no japao aqui e ele faz 24 km por litro !talvez a qualidade de gasolina ajude. mais e o mais eco. :ninja:

  • Ferrari

    [Comentario #122058 sera citado aqui]

    Não estou abafando não colega, nem quero, também não paguei 66k no meu Vectra, paguei 61k no Elegance completo manual (ar digital, cpu de bordo, faróis de neblina, espelho eletrocrômico, sensor de chuva, piloto automático, volante de couro com controles do som, levantamento automático dos vidros ao acionar o alarme por controle remoto, 4 vidros com one touch, anti-esmagamento, sensor de despressurização da cabine e timer, ABS + EBD, disco nas 4 rodas, Air Bag duplo, sendo que dessa lista, tirando os 3 últimos, o Civic que o pessoal estava pagando R$ 70.000,00 com ágio, nem sonha em ter…). E se fosse para pagar os R$ 72.000,00 que a GM pede por ele na configuração que comprei, também não pagava, porque também acho que não vale. Só estou dando uma real em algumas besteiras que tenho ouvido aqui no Forum, só isso. Acho que tem fanáticos aqui que endeusam alguns modelos, idolatram como se fossem feitos de ouro, até comprar um e ver que é de lata como qualquer outro, dá defeito como qualquer outro, tem concessionária com péssimo atendimento (e outra muito boas) como qualquer outro, etc, etc, etc… Só isso…

  • tonywalker

    Po, minha Strada 2003 1.5 gasolina que tá fazendo 9, 10Km/l (já passei dos 100.000 Km) tá dando show então! Vou ficar com ela mais um tempo… :banana: :banana:

    é por essas e outras que no máximo pego um motor 1.6. Com o trânsito e os radares de SP, não vejo o porquê de pegar um motor mais potente… Lógico que não tem cabimento um Vectra, Civic ou similar com um motor 1.6, mas enquanto essa palhaçada do consumo rolar, vou no máximo de um Polinho ou Fiesta Sedan até as coisas melhorarem.

  • doctorgarcia

    Até que enfim pessoas mais inteligentes estão comentando aqui, é ridículo ver o comentário de moleques preconceituosos com a Gm e Chevrolet, eu até concordo que os motores não sejam os mais economicos do mundo, mas são super resistentes e confiaveis, tenho certeza que muitos nunca entraram em uma Captiva, em um Vectra, e ficam falando mal do carro…é muito dificil encontrar donos de Chevrolet que fivam bufando para os lados sobre seu carro, pelo contrário, a maioria confia e gostam muito do carro. Eu sou um deles.

  • eduardogege

    [Comentario #122037 sera citado aqui]

    Hmm, mas sendo a Serra de Curitiba não é nenhuma façanha subir em 5a com o carro cheio. E do jeito que você disse, que os outros carros 16v mal conseguem fazer isso em 3a, foi extremamente exagerado. Claro se estiver comparando um Clio 1.0 16v, dai o você não deixa de ter razão, porém fica uma comparação nada a ver.
    E ah, já tivemos um Vectra CD 96/97, com aquele 2.0 que tinha uns cavalos a mais (141cv se não me engano). Realmente, na época, o carro era ótimo. Só que se existe algo melhor no mercado não tem porque a montadora deixar o consumidor com o “velho”.

  • Flexpower

    [Comentario #121932 sera citado aqui]

    Eduardo82, perfeito o seu comentário. Subscrevo-o com prazer. Com esse selo sendo introduzido no mercado, muita lenda urbana que se lê pelos fórum de autos vão ser reduzidos a pó.

    E apenas acrecento afirmando que os motores GM têm níveis de emissões idênticos à concorrência, pois eles atendem às mesmas normas técnicas dos demais.

    [s]

  • fr_amaral

    [Comentario #122092 sera citado aqui]

    Não que os motores da GM sejam ruins, eles tem boa confiabilidade e tal, mais que eles já estão ultrapassados é verdade né?

  • fr_amaral

    [Comentario #122088 sera citado aqui]

    Já entrei em uma Captiva e posso dizer, é um carro completo e potente, só o consumo que não satisfaz, mais é o preço que se paga.
    Já quanto ao Vectra eu não compraria um de jeito nenhum, não gostei do seu acabamento(já andei e bate muito) e o preço é muito caro pelo que oferece, além do motor beber muito. A caixa automatica é muito lerda(problema de quase todos os Sedãs médias) para trocar as marchas e costuma dar problema de vez em quando. Pra mim por 74 mil(Elite 2.0) eu levaria um Focus Ghia completo ou juntaria mais 5.900 e levaria um Azera. Eu preferiria até levar um Linea 1.9 Absolute(ultimo caso) que tem mais itens de série, e que com mais 4.500 vc pega um com 6 airbags e GPS no PC de Bordo e não adaptado como no Vectra.

  • eduardo82

    [Comentario #122058 sera citado aqui]

    Por questões estatísticas, eu levaria o Vectra ainda. A Fiat tentou com o Tempra e com o Marea – em ambas tentativas a montadora não muito foi feliz. Com acabamento ruim dá p/ conviver, agora com mecânica pouco confiável, é um pouco mais complicado.

    Não estou dizendo que o Linea é ruim. Pode até ser um carro bom. Mas é cedo para dizer.

  • tonywalker

    Não posso me queixar dos motores 1.6 da GM….

  • Ferrari

    [Comentario #122130 sera citado aqui]

    Falou tudo colega, e foi um dos fortes motivos para eu ter comprado o Vectra, segurança quanto a mecânica, que pode ser ultrapassado e tal, mas é resistente e barata. Já não compro carro automático primeiro porque não gosto, segundo porque encarece horrores a mecânica, usado aautomático fora da garantia então nem pensar, roubada pura. Já vi colegas perderam os fundos das calças para bancar câmbio automático quebrado. Tô fora. Seguro morreu de velho. Não suporto perder dinheiro, portanto, só compro carro com 3 anos de garantia a partir de agora, e acabou a garantia, vai-se o carro. Já tive Tempra, baita carrão, um dos melhores que tive até hoje, mas perdi 30% do valor do carro em 9 meses, vendi antes que tivesse que dar o carro de presente (se alguém aceitasse). Infelizmente o mercado não aceitou muito bem os sedans médios da Fiat, e a mecânica ruim e cara colaborou para essa negação do mercado. Fico ainda com a tradição do Monzatech como dizem alguns aqui… Ah, mais uma observação, o 2.0 Flex da GM é realmente muito canabrava, como o pessoal adora chamar por aqui, quando equipado com câmbio automático, pois é um câmbio bastante ultrapassado de apenas 4 marchas que faz o motor render muito mal. Já com câmbio manual em minha opinião, inclusive de proprietário e ex-proprietário desse motor (tive um Astra Advantage e tenho um VEctra Elegance no momento), considero plenamente na média dos demais modelos do mercado que já dirigi (Civic, Mégane 1.6 etc…). O Mégane além de ser flex apenas no 1.6, o que já falei em outros comentários, me inibiu de comprá-lo, uma vez que gosto de carros com motor um pouco mais fortes, também desisti da compra por ser um fiasco no mercado de usados, com desvalorização absurdamente alta, apesar de ser um excelente carro. Infelizmente, como já disse, odeio perder dinheiro…

  • Nelson

    UMA VERDADEIRA GUERRA DE TORCIDA, QUE FEIO, NÃO SOU FANATICO POR MARCA DE CARRO, NÃO TENHO NADA A GANHAR. AGORA OS MOTORES E CARROS GM SÃO MUITO CONFIAVEIS, TENHO UM CORSA HATCH 1.4 ECONOFLEX E TO SATISFEITO COM O SEU CONSUMO ONESTO E ANDA MUITO BEM. É MAIS ECONOMICO QUE ALGUNS 1.0 DE ALGUMAS MARCAS, SÓ TEM UM DETALHE, O CONSUMO VAI DO PÉ E DA SABEDORIA DO MOTORISTA.


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