EUA Governamental/Legal Motos Segurança Trânsito

EUA: Califórnia aprova lei que permite trânsito de motocicletas entre os carros

corredor-de-motos-california

A Califórnia tornou-se o primeiro estado americano a aprovar uma lei controversa. Ela permite que motocicletas transitem entre automóveis nas estradas. O chamado “corredor” passa a ser legalizado na região, mas somente sob algumas regras.

A lei prevê que as motos não devem ultrapassar uma diferença de velocidade de 24 km/h em comparação com os automóveis, utilitários, caminhões ou ônibus. Além disso, o limite para o trânsito entre os carros é de 80 km/h, considerado muito baixo por associações de motociclistas da Califórnia.

Ainda assim, o governo e defensores da proibição do “corredor”, dizem que o risco de acidente para o motociclista nessas condições continua é grande, independente da velocidade. Com a determinação, a famosa polícia rodoviária da Califórnia não poderá mais multar motociclistas dentro das condições impostas pela lei estadual.

[Fonte: LA Times]





  • Belzebu

    Road rages à vista…

    Eu quero ver é a turma das supermotos andar mesmo a 24 km/h acima dos 80 permitidos
    É provável que andem 120 km/h acima, no mínimo

  • vicegag

    Lá apesar dos carros serem grandes, normalmente existe um bom espaço entre os carros.
    Eles deveriam dar uma olhadinha aqui, para ver como as coisas funcionam no inferno.

    • Poperon

      Ou olhar a Russia :D

    • leandro

      E o pior é que aqui no BR uma moto que não vai no corredor acaba atrapalhando o trânsito. Já em rodovias o cara da 125 é melhor não arriscar

  • vicegag

    Lá a esmagadora maioria cumpre as leis de trânsito, pois qualquer detalhe pode te dar uma notificação ( se for coisa leve na primeira, te avisam, na segunda te multam), meu amigo foi parado porque fez alguns movimentos transversais com carro dentro da faixa de rolamento.

    • Louis

      Também acredito que não será o caos que vemos aqui, mas se os motociclistas lá começarem a andar como os motoboyolas daqui, vão se arrepender de ter alterado esta lei.
      Aqui, andam em velocidade 50% superior aos dos carros, e se você fizer algum deles frear, acham ruim.

      • João Cagnoni

        50%? Aqui perto de casa os carros estão parados e as motos andam próximo dos 100km/h.

  • CharlesAle

    Será que os motociclistas vão quebrar os retrovisores como os idiotas fazem por aqui! Acredito piamente que não..E muito menos acéfalos andando a 200 por hora entre os carros só para fazer filminho para o Youtube!!!Arriscando a vida de meio mundo..

    • leandro

      Meu já foram 3 retrovisores, sempre com carro parado no trânsito.
      Chega a dar vontade de adaptar lâminas de barbear nas bordas dos retrovisores, assim ele leva meu retrovisor e eu fico com os dedos deles.. hehe

    • João Cagnoni

      Você que pensa… Olha quanto imbecil americano tem no YouTube.

  • Fanjos

    Acho que foi a Califórnia que proibiu gordura trans nos alimentos.
    Tinha que ser a Califórnia, acho que o sol anda fritando o cérebro dos governadores de lá -_-

    • João Cagnoni

      O governador da California ainda é o Arnold Swatchsahsdkoeninissegnegger?

      • Gran RS 78

        Acho que agora é o Stalone.

  • vi.22

    incrivel como as pessoas julgao motociclistas como animais irracionais, como se nao tem nocao dos riscos, como se nao tem o minimo de experiencia no manejo do veiculo, como se nao tem familia,vontade de voltar pra casa no fim do dia, como se estao no transito por baderna e nao estando indo para o trabalho,etc….
    essa historia de quebrar retrovisor e um enorme equivoco, uma vez que sao extremamente resistentes e nao ha como serem quebrados por um guidao comum simples toque,quando acontece de quebrar e acidente na certa,.. considerando o numero de motos que andam nos corredores chega ser aceitavel, eu pelo menos nunca tive um sequer, e ja perguntei amigos e os mesmos tambem nao,e raro acontecer…
    se olharmos pela logica,a cada moto no no transito e praticamente um carro a menos na pista, o que e vantajoso a todas, nesse quesito deveriamos agradecer do cidadao esta em cima de uma moto…
    os motoboys entao,sao considerados os piores, mas caso sejam extintos como o ignorantes acreditam qeu deveria acontecer, que sera os entregadores de gaz, pizza, remedios,documentos, passagems, pecas, carne,etc.. queiram ou nao o beneficio da existencia deles e mto maior que algum maleficio… e todos nos estamos indiretamente ligados a eles como estamos comos caminhoneiros.. deveriam e ser mais valorizados,, eu nao sou motociclista antes que questionem…
    quanto ao comportamento temos motoristas com comportamento tanto quanto ou ate pior,nao e exclusividade de motociclistas e camioneiros como a maioria aqui julga…

    • Louis

      Sim, em todas as categorias tem assnos no volate / guidão, mas os motoboys se superam.
      50% deles pilotam como loucos. Mas acho que tem diminuído ultimamente os que pilotam como suicidas, acho que muitos deles já morreram ou ficaram pernetas, por isso estão sumindo.

      • vi.22

        mas o mundo dos motociclistas nao se resume aos motoboys…o mercado de motos idem,.. assim como o mercado de veiculos nao se resume a taxistas… sendo esses uma parcela minima… considerando que existem milhares de cidades de medio e pequeno porte o transito das cidades grandes ta longe de ser a maioria..contudo tais afirmacoes sao completamente rrelevantes…

      • João Cagnoni

        Não há como conduzir uma moto no corredor “racionalmente” e dentro dos limites de segurança sem andar bem próximo da velocidade dos carros ao lado. Andando assim, o corredor não faz mais sentido. Enquanto os corredores existirem nós continuaremos assistindo a milhares de acidentes.

    • O pior é que o sujeito considera os moto Boys imprudentes. Mas quando pede uma pizza liga para a pizzaria que fica a 30 km da casa e aí do moto boy demorar mais de 10 minutos.

      • Edson Fernandes

        Olha mas faz tempo que isso não ocorre já que existem pizzarias bem proximas de casa. (ao menos em SP é assim)

        Agora… eu acho que existe tato da pizzaria em avisar o tempo médio. Se sabe que está cheio, fale a realidade. Num sabado depois das 20 horas, não tem como esperar uma pizza por menos de 40 minutos.

        Mas em SP é um defeito ainda maior: As pessoas são tão aceleradas no dia a dia (por pressão do trabalho) que consideram que todos os ramos devam ser assim. Eu já prezo pelo capricho e logo, digo que prefiro qualidade, mesmo que espere. Felizmente é algo que uma pizzaria perto de casa faz, mas tem tato com o cliente e esse além de satisfeito sabe o porque da demora.

    • Ubiratã Muniz Silva

      o mesmo pessoal que reclama de motociclista fica teclando ao celular enquanto dirige em vez de prestar atenção na rua, aí é foda…

  • Eduardo

    Art. 29 – O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas: IX – a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, obedecida à sinalização regulamentar e as demais normas estabelecidas neste Código, exceto quando o veículo a ser ultrapassado estiver sinalizando o propósito de entrar à esquerda;

    Art. 192 – Deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade, as condições climáticas do local da circulação e do veículo: Infração grave e multa.

    Art. 170 – Dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública, ou os demais veículos. Infração gravíssima; multa e suspensão do direito de dirigir

    Art. 188 – Transitar ao lado de outro veículo, interrompendo ou perturbando o trânsito. Infração média e multa.

    Art. 192 – Deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade, as condições climáticas do local da circulação e do veículo. Infração grave e multa.

    • rogeriuslima

      Aqui a lei é clara ao proibir as motos de trafegar no “corredor”.
      Também é clara a intenção de agentes de trânsito de fazer cumprir a lei e dos motociclistas de não estarem nem aí pra ela.
      A justificativa é que se cumprir a lei o trânsito vira um caos. Não seria o caso de alterar a lei e regulamentar?

      • Roger Rosato

        De que adianta? A absoluta maioria das pessoas não obedece nem 10% do CTB. Vai ser só mais uma lei só pra ver no papel.

  • Angelo_RSF

    “A lei prevê que as motos não devem ultrapassar uma diferença de velocidade de 24 km/h em comparação com os automóveis, utilitários, caminhões ou ônibus.”

    Gostaria de saber como vão controlar esta diferença de 24 km/h…

    • pedro

      Tecnologia pra isso existe e os norte americanos são mais competentes do que nós em muitas coisas.

      • Angelo_RSF

        Imagino que deva ter…mas qual?? Em São Paulo a CET usa radares-revolveres que detectam a velocidade das motos nos corredores…Mas vão ter que medir a velocidade média dos carros no entorno para determinar se o motociclista está ou não dentro da velocidade. O próprio motociclista não terá como controlar isso…o que talvez seja a intenção para obrigá-lo a não correr demais….Sei lá.

        • Edson Fernandes

          Aí fica facil… se o cara em um “traffic jam” (transito) identificar a lentidão da via, se calcula alguns carros na passagem e vê uma média. E em cima dessa média aplica se o motorista de moto for imprudente.

          E o curioso no Brasil é que quando um motociclista quer andar com prudencia em um corredor desse, se vir um “vida loka” atrás, ele começa a buzinar chegando a encostar o pneu no pneu da moto a frente. É triste isso porém realidade.

          • João Cagnoni

            Como as motos ocupam um espaço bem menor que os carros, eu defendo que existam faixas exclusivas para motos, assim como acontecem com os ônibus. Entretanto, os corredores precisam acabar, muitas pessoas estão perdendo a vida assim.

            • Edson Fernandes

              Nos EUA isso seria bem possivel. Mas assim como já houve em SP na região do Paraiso, duvido que respeitem. Enjoei de ver motociclista usam sua faixa mas andando também junto aos carros.

    • O que mais impressiona é os 24 km. Podiam arredondar para 25 km? Mas de fato controlar isso é inviável. E outra , se o motociclista estiver no corredor onde o carro da esquerda estiver a 80 km é o da direita a 70 km qual é a velocidade a ser considerada pelo motociclista?

      • Angelo_RSF

        24 km/h deve se referir ao arredondamento de 15 milhas/hora que é normalmente usado nos EUA

      • Leo

        Nos EUA a velocidade é medida em milhas por hora, não Quilômetros por hora e 24 km/h equivale a exatamente 15 mi/h, o q o torna um número redondo e mais fácil de controle.
        Se fosse 25 km/h ficaria 15.625 mi/h… aí sim inviabiliza.

  • pedro

    Certamente os acidentes vão aumentar muito, é uma pena pois a motocicleta ajuda muito no trânsito, ocupando menos espaço que o carro. Pena que as pessoas não têm bom senso.

    • João Cagnoni

      Este bom senso das motos é impossível de se obter. O único bom senso seria andar devagar, principalmente nos corredores. Andando devagar, não vale a pena andar de moto.

  • Navaman

    Acho isso o fim da picada. Sou contra o uso do corredor por motocicletas enquanto os veículos estejam em movimento. Qualquer movimento dentro da margem da faixa, onde deveríamos estar salvaguardados de trânsito lateral, dentro de seus limites, é um potencial acidente com a competição do espaço pelas motos.
    Deveria ser proibido ou, no máximo, permitido apenas quando os veículos estiverem parados.

    • Peuooo

      quando estão parados que é o pior, pois um quer sair da faixa dele, ou outro quer sair tb.. enfim, é uma bagunça com o transito parado. Acho justo essa parte que fala que ele podem estar apenas 24km/h acima da velocidade dos carros. ja na marginal, tudo parado, vem os motociclistas tudo a mais de 50km/h, os carros tem que se virar para poder mudar de faixas, enfim. Aqui no Brasil tb deveria ter essa lei! 24km/h acima da velocidade média dos carros! ai sim, as coisas seriam bem melhor e teriam bem menos acidentes com eles. imagina, a situação, que maravilhosa? daria tempo para mudar de faixas, não ter que ficar ouvindo as benditas buzinadas deles, enfim… um transito muito mais solidário.

      • Leo

        Peuooo, acredito q vc esteja confundindo trânsito parado com trânsito lento e isso é uma confusão significativa. Como o carro vai trocar de faixa parado? O motorista coloca ele nas costas e joga na outra faixa? rsrsrs
        Brincadeira a parte, muitos são contra o corredor com TRÂNSITO LENTO e a favor com TRÂNSITO PARADO como o sr. mas não confunda as duas coisas pq causa complicação para o entendimento.
        Abraço

        • Peuooo

          Então Leo, mesmo estando o Transito parado, não concordo das motos passarem do seu lado a 50km/h. tinha que estar no máximo a 24km/h. E se uma pessoa tiver passando mal? ai tem que ver o retrovisor se uma moto louca esta vindo do seu lado? ai tem que passar mal dentro do carro? são muitas coisas. E outra, SP mais tem transito parado do que lento e mesmo assim, com ele parado, tenta mudar de faixas, sendo proibitivo, por causa destas motos loucas que passam entre a gente.

          • Navaman

            Concordo que passar a 50 km/h com trânsito parado é perigoso. Teria que haver também um limite neste sentido. Apenas parado e a 20 km/h ou menos, talvez, ou até proibir completamente, como você acha. Teria que ser algo baseado em estudos prévios.
            A quantidade de acidentes com motociclistas (fora as colisões e retrovisores arrancados sem B.O.) evidencia que algo esta errado hoje.

  • LondrinaMatsuri

    eu acho perigoso

  • GPE

    Lá eu imagino que boa parte das pessoas vão respeitar. DO mesmo jeito que se um motociclista estiver na faixa da esquerda e der seta, o carro vai abrir.

    Aqui, além da galera da moto ser muito sem noção, os carros também não abrem para as motos nas estradas. Por isso elas andam entre eles. Erro duplo

    • Martini Stripes

      acho que vc vai concordar com meu comentário aqui embaixo.
      Abraço

    • Edson Fernandes

      Além disso, quando o motoqueiro está dirigindo o que considero correto, muitos carros jogam para cima da moto desrespeitando o espaço de direito dela. Isso também é outro fator pelo qual eles fazem isso. Quando eu vejo um motoqueiro nessas condições eu posso tomar farol alto ou buzinadas, mas vou respeitar o espaço da moto.

      Tem motoqueiro que até estranha essa minha atitude, porém respeito.

      • João Cagnoni

        Aqui em SP as faixas encolheram depois das faixas de ônibus e ciclofaixas (nada contra elas), sendo que em algumas avenidas o meu carro não cabe nas faixas, e mesmo assim um motoqueiro acelera na frente com a certeza de que eu vou dar passagem pra ele.

  • Martini Stripes

    Sempre tive moto. Corredor vc anda quando o trânsito está parado, se está lento, é onde tem maior risco de levar uma fechada de alguém mudando de faixa. Não vejo problema nenhum trafegar no corredor, acho perigoso e não ando como louco, mas uso bastante sim, e quando estou de carro deixo até espaço para que passem logo, facilita pra ele, evita acidentes, e nunca sei pq ele está com pressa. Assim como dou passagem quando alguém pede sinal de passagem de carro, mesmo sabendo que ele está mais rápido do que deveria.
    A maioria que não tem moto confunde motociclista com motoqueiro cachorro “loko”, mas quando pede a pizza reclama se demora 5 min a mais, ou nem tem compaixão naquele dia de chuva e vc pede seu China inbox.
    Tem muito retardado que brinca de corrida nas rodovias, concordo, mas tem muitos que fazem o mesmo de carro, o problema aí não é o veículo, e sim o humano conduzindo seja o veículo que for.

    • Felipe Faria

      Não tenho problemas com motoqueiros e o uso do corredor… Pego anel rodoviário de BH todo dia, onde tem um grande fluxo de motoqueiros e sempre procuro deixar espaço pra eles. Óbvio que tem alguns que parecem suicidas no trânsito, mas grande parte deles, só querem fazer o seu trabalho e chegarem em casa inteiros.
      Muita gente reclama do uso do corredor, mas ja presenciei pessoas buzinando pra motoqueiros que transitavam no meio da faixa, o que seria o ”correto”.

    • Edson Fernandes

      Eu só acho que assim como existem motoristas imprudentes existem motoqueiros imprudentes. O unico tipo que eu tenho vontade de esganar são aqueles que estão em qualquer lado e simplesmente te fecham sem cerimonias freando e passando a sua frente como se fosse de direito.

      E eu já vi esse tipo de motoqueiro tomando uma cutucada porque o motorista não esperava tal atitude.

    • Louis

      A maioria dos motoqueiros anda muito acima da velocidade dos carros (pelo menos aqui na minha região), e acham que os outros motoristas são obrigados a prever a velocidade que eles vêm. Às vezes, numa via de 60km/h, você a cerca de 60km/h resolve mudar de faixa, vem um acéfalo de moto a 100km/h e ainda acha ruim se você entrar na frete dele, mesmo que haja espaço suficiente, nem falo em “fechada”.
      Repito, a grande maioria dos motoqueiros acham que são donos do transito.

      • Martini Stripes

        Não é a maioria, é que vc só repara quando algum te passa assim. Aí vc generaliza

        • Eduardo Santos

          Que comentário extremamente inteligente. Exatamente isso, as pessoas, quando irritadas, não analisam estatísticas de quantos passaram corretos, mas apenas lembram dos poucos idiotas que apareceram no caminho (e deram muita raiva).

          • Martini Stripes

            As pessoas tendem a gravar informações em momentos mais irracionais do que quando tem a razão. É um comportamento animal bem comum, vale pra sobrevivência.
            Mas precisamos ser mais racionais do que emotivos e saber discernir algo sem levar a emoção em conta.

  • Jaspion

    agora é só a gente mandar uns cachorro loco pra lá…

    • leandro

      Kkkkk

  • Um detalhe. Na Califórnia, e em outros estados americanos, o uso de capacete não é obrigatório.

    • João Cagnoni

      Então eles estão querendo acabar com os motoqueiros liberando o corredor sem capacete obrigatório rsrs… Boa idéia!

  • João Cagnoni

    Voltem enquanto há tempo! Escutem o que eu digo!

  • Alexandre Monteiro

    Uma das mais sensatas leis sobre motociclistas nos EUA é a obrigatoriedade do condutor ter plano de saúde privado e dessa forma não superlotar hospitais públicos com motoqueiros inconsequentes e que não respeitam a própria vida e que joga toda a conta para os outros contribuintes.

    • Vitão

      Lá até o seguro do carro é obrigatório em sua grande maioria dos estados. Se não tiver seguro, não emplaca….

  • Nando380

    O que mais tem é doido de moto, no EUA e eles não respeitam as leis tão certinho assim não o que tem de gangues lá é fora do normal e também quebram retrovisores, fecham os motorista no sinal andam aos montes nas rodovias só olhar no youtube. Coisa ruim e doidos tem em todo lugar só muda as lais.

  • Augusto

    Quase não tem moto andando no dia-a-dia por lá mesmo

  • Gran RS 78

    E aqui existe uma lei que proíbe o tráfico de motocicletas entre os carros, mas ninguém fiscaliza e eles andam como loucos protegidos pela impunidade.



Send this to friend