Ecologia EUA Governamental/Legal Mercado

EUA: Califórnia proibirá venda de carros a gasolina e diesel em 2035

EUA: Califórnia proibirá venda de carros a gasolina e diesel em 2035

Ele é governado como uma república e é o estado mais rico dos EUA. A Califórnia há muitos anos luta contra a poluição atmosférica e já comprou briga até com Washington por causa disso.


Agora, o “governator” Gavin Newsom emitiu um decreto estadual que permite apenas a venda de veículos com emissão zero no país, ou melhor, no estado a partir de 2035.

O decreto nem menciona carros híbridos plug-in, sugerindo que serão apenas os elétricos mesmo. Isso significa também que todos os carros a gasolina e diesel, incluindo as picapes, deixarão de ser vendidos na Califórnia daqui a 15 anos.

EUA: Califórnia proibirá venda de carros a gasolina e diesel em 2035

VEJA TAMBÉM:

Seguindo os passos britânicos, os californianos estão determinados a acabar com as vendas, mas não se livrarão facilmente dos milhões de veículos com combustíveis fósseis que ainda rodam por lá.

Newsom garantiu que os consumidores poderão manter seus carros e comprar usados, mas os novos serão deliberadamente elétricos. Já os caminhões leves e médios deverão ser eletrificados a partir de 2045 ou “antes disso”.

Também não se falou em hidrogênio e dado o pouco avanço do mesmo na terra de Aztlán, provavelmente também estarão fora. Isso não será prejuízo para os fabricantes desse tipo, visto que a China está bancando seu retorno.

EUA: Califórnia proibirá venda de carros a gasolina e diesel em 2035

Contudo, a indústria automobilística americana sofrerá um grande impacto, visto que a Califórnia é o maior mercado de carros do país e sua decisão vai afetar todo ele. Praticamente todas as marcas deverão ter não um ou dois produtos, mas uma gama para poder vender no state.

Isso sem contar que outros estados americanos podem seguir Sacramento e também fixar data para remoção das vendas de carros a gasolina e diesel.

O “efeito Califórnia” deve acelerar a eletrificação da “América”. Com alguns dos locais mais poluídos dos EUA, o estado defende que o processo cortará 35% dos gases do efeito estufa e 80% de óxido de nitrogênio, o vilão do Dieselgate.

Quanto ao custo, Galvin Newsom diz que até 2035, os preços dos carros elétricos estarão até menores que aqueles movidos por combustão.

[Fonte: Carscoops]

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

                          Quem somos

                          O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

                          Notícias por email