EUA Finanças Governamental/Legal

EUA: “Czar automotivo” poderá ser ex-repórter do The New York Times!

eua-czar-automotivo-podera-ser-ex-reporter-do-the-new-york-times EUA: "Czar automotivo" poderá ser ex-repórter do The New York Times!







Depois de receberem os vultosos US$17,4 bilhões de ajuda do governo americano e respirarem aliviadas, agora GM, Chrysler e também a Ford, tem outra preocupação na cabeça.

Steve Rattner. Alguém conhece? Provavelmente não. Mas, este ex-repórter do The New York Times, poderá ser o tão falado “czar automotivo”! Rattner nunca trabalhou no setor automotivo e isso é a maior preocupação das “Big Tree”.

O medo dos executivos das gigantes americanas, é que Rattner não se parece nem um pouco, com o estilo de administrar de Lee Iacocca ou Jack Welch, executivos que já salvaram Chrysler e GE no passado.

Nenhuma das três montadoras quer comentar o assunto, mas informalmente já declararam-se preocupadas com a indicação. Rattner, se for “coroado czar automotivo” pelo governo americano, terá inúmeros poderes.

Entre as prerrogativas do czar, está a supervisão dos empréstimos, avaliação dos planos de reestruturação e até mesmo poderá pedir a falência de qualquer uma que não tenha planos concretos para dar lucro.

Rattner, ex-repórter do NYT, fundou com três colegas um banco de investimentos, o Lazard Frerès e depois uma privaty equity, a Quadrangle.

Por negociarem ações de empresas para fundos de pensões, executivos de privaty equity tem grande habilidade em reestruturar empresas, na visão do governo americano.

Por isso, Rattner tem grandes chances de se tornar o novo e de fato “czar automotivo”, cargo cujas funções está atualmente nas mãos de Henry Paulson, secretário do Tesouro americano.

Fonte: Gazeta Mercantil/Bloomberg News.



  • Flavio Faria

    Opa Eber, tudo bem?
    Tem erro no texto, diz que “executivos que já salvaram Chrysler e GE no passado.”, não seria GM em vez de GE?

  • Luis.J.R.

    Eu hein!Nem imagino o que iso vai dar.

  • LFSP2

    O Jack Welch é a GE mesmo, o erro que eu vi no texto foi estar escrito “impréstimo” em vez de empréstimo.

    Esse czar automotivo é necessário, mas o que eles tem na cabeça pra colocarem um ex-repórter do NYT?

  • tiago brito

    [Comentario #133791 sera citado aqui]

    [Comentario #133801 sera citado aqui]

    Nossa que povinho chato e perfequicionista,isso aqui e um blog não tem edição de texo como um site ou revista,e as vezes por ter muitas noticias e por ter que dar uma agilidade maior, o eber acaba digitando algunha coisa errada mais eu acho que vcs deveriam dar mais importancia ao conteudo não ficar procurando pelo em ovo :humpf:

  • Hans

    Perfeccionista

  • Ciro

    [Comentario #133825 sera citado aqui]

    era uma piada…

    e porque o czar vai se meter com a ford, se ela nem tocou no dinheiro do acordo?

  • Pedro

    [Comentario #133879 sera citado aqui]

    Acho que o “czar” não irá mexer com a Ford agora. A não ser que seja uma exigência do governo até pra liberar a linha de crédito pedida pela Ford caso a crise automotiva se agrave.
    Porque a principio a Ford já disse que não necessita de dinheiro público pra se reestruturar.

  • ary

    nunca vi ninguem ,com passagem pelo mercado financeiro,levantar uma empresa.e bom lembrar que foram eles(executivos financeiros)que criaram a atual crise.senão todas.essa turma e a parte doente do capitalismo.


Send this to a friend