EUA Manutenção Mercado

EUA: furacão Harvey destrói um milhão de carros só em Houston

texas-harvey EUA: furacão Harvey destrói um milhão de carros só em Houston

O furacão Harvey já passou – embora Flórida e Caribe voltem a se preparar para o Irma, que já está em categoria 4 – mas deixou um rastro de destruição e morte pelo sul dos EUA. No tocante aos automóveis, a supertempestade destruiu pelo menos um milhão de carros, mas esse número não é uma estimativa nacional, sendo referente apenas à cidade de Houston, Texas.



A cidade foi uma das mais atingidas pelo furação que, destruiu pelo menos 40 mil casas na cidade de pouco mais de 2 milhões de habitantes, mas Houston tem uma área metropolitana com 5,9 milhões de pessoas e milhões de carros em circulação. O número de carros danificados – em sua maioria por alagamento – pode ser ainda maior, visto que muitos moradores ainda estão retornando para suas casas e muitos veículos ainda podem estar submersos.

Houston é uma das cidades americanas onde os habitantes mais dependem do carro. Por anos, políticos locais tentam implementar um sistema de transporte mais eficiente, mas 94,4% das famílias da mais populosa do Texas – considerada a quarta maior dos EUA – possuem pelo menos um carro. A média é de 1,8 carro por habitante.

Em apenas um dia, 100 mil pedidos de seguro foram feitos em Houston, sendo que 75% de perda total. Especialistas dizem que os números ficarão ainda maiores nos próximos dias. Já se calcula o impacto no mercado automotivo da cidade de US$ 2,7 bilhões a US$ 4,9 bilhões. Sem muitos de seus carros, a cidade parou e até os serviços de emergência e assistência estão sofrendo com déficit em suas frotas.

Por isso, locadoras dos EUA estão enviando milhares de carros alugados para a região. Serviços como Uber e Lift não dão conta do recado. Com o desastre, muitos estão mesmo é colhendo frutos com o aluguel de veículos, pois a maioria dos proprietários com carros danificados inicialmente alugarão automóveis até que os seguros cubram as perdas e entreguem um carro novo.

Embora a previsão seja de um impacto negativo nas vendas de carros nos EUA em 2017, por conta desse furacão, o mercado de usados e frotas de aluguéis, que estavam em níveis elevados e gerando prejuízos de milhões de dólares agora poderão respirar aliviados com a crise automotiva do Texas. Mas as marcas de automóveis também estão de olho em Houston. Pelo menos Ford e Volvo já começaram a dar bons descontos para seus modelos na região.

Uma pesquisa apontou que apenas 15% dos carros do Texas não possuem seguro, mas entre os 85% restantes, pelo menos três quartos tem seguros que cobrem danos por inundação. Assim, estima-se que uma pequena parte dos proprietários de veículos terá de arcar com os gastos para reparar ou adquirir um carro novo. Mas, há outra preocupação: fraude. A Carfax, consultoria automotiva, estimou em 2014 uma frota de 800 mil carros fraudados em seguros, sendo que 650 mil deles por inundação. Mas, uma coisa é certa, os seguros em Houston irão subir enormemente nos próximos meses.

[Fonte: Wired]Foto: Marcus Yam/LA Times]

 

 

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend