Ecologia EUA FCA Governamental/Legal Mercado Montadoras/Fábricas

EUA: governo entra com ação civil contra FCA por emissão de NOx

grand-cherokee-ecodiesel EUA: governo entra com ação civil contra FCA por emissão de NOx

Parece que o programa de correção para o motor V6 3.0 diesel da VM Motori, usado pela FCA na picape RAM 1500 e no Jeep Grand Cherokee não resolveu para impedir uma ação civil do governo dos EUA contra a montadora ítalo-americana. Através do Departamento de Justiça, Washington entrou com o processo nesta terça (23), alegando que a empresa utilizou um software fraudulento para manipular os dados de emissão fora dos testes.

Arquivado no Tribunal Federal de Detroit, a ação pode levar à punição da FCA nos mesmos termos da Volkswagen, mas naturalmente com um volume de dinheiro a ser pago como multas e compensações menor, já que são 104 mil veículos contra mais de 550 mil da alemã, que deve desembolsar US$ 25 bilhões no total. A FCA, de acordo com uma estimativa, pode ter de pagar US$ 5,6 bilhões apenas em multas por veículo.

No caso da VW, o acordo foi possível porque a empresa reconheceu que fraudou o sistema, diferentemente da FCA, que nega veementemente que utilizou qualquer programa para adulterar resultados de emissão de NOx. A empresa se diz decepcionada com o jurídico americano e irá “vigorosamente” se defender das acusações. O processo envolve também a italiana VM Motori, fabricante do motor e que pertence ao grupo. As ações da FCA caíram 4,1% nesta terça na Bolsa de Nova Iorque.

[Fonte: Reuters]

Agradecimentos ao Saulo Gomes.

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Send this to a friend