EUA Mercado

EUA: marcas japonesas de carros tem o maior índice de lealdade dos consumidores

toyota-camry-2018-2-1024x553 EUA: marcas japonesas de carros tem o maior índice de lealdade dos consumidores

O site americano Edmunds publicou seu Loyalty Report 2018, uma pesquisa completa mostrando o índice de lealdade dos consumidores norte-americanos às marcas fabricantes de carros.



O documento mostra que em 2018 o mercado automotivo dos EUA está em um período cheio de transformações, com montadoras tentando antecipar demandas futuras por carros elétricos, desenvolvendo veículos autônomos e híbridos. Por outro lado, as mesmas empresas se adaptam às mudanças que andam ocorrendo nas preferências de compra, deixando de lado sedans e focando nos SUVs.

O custo baixo do combustível tem feito com que cada dia mais e mais consumidores deixem de lado sedans e outros modelos mais compactos, chamados de “passenger cars”. A lealdade das pessoas a estes carros menores, ou seja, entregando um sedan na loja e comprando outro, ficará ainda menor até o final do ano de 2018.

Apesar de vários modelos de SUVs estarem sendo lançados recentemente nos EUA, a fama de uma marca não é algo que impacta tanto as compras como antigamente. Com isso, aquelas empresas que conseguem ter consumidores leais tem uma grande vantagem mercadológica em suas mãos, tanto no segmento dos SUVs como nos de carros menores.



Lealdade do consumidor ao segmento do veículo

Antes de falar da lealdade dos consumidores americanos a marcas específicas, podemos citar a lealdade ao segmento do veículo comprado.

Se em 2007, pouco mais de 10 anos atrás, em uma época de preços estratosféricos de gasolina nos EUA, a lealdade de uma pessoa ao segmento de SUVs era de menos de 57% e a lealdade a segmentos de modelos mais compactos era muito maior, de 70%, hoje as coisas se inverteram, e a lealdade aos SUVs é de 75%, com a porcentagem de pessoas que vendem um sedan para comprar outro está em apenas 57%.

Lealdade a marcas de carros

O relatório do Edmunds fornece dados completos a respeito das marcas com consumidores mais leais, ou seja, aqueles que vendem um Toyota, por exemplo, com o objetivo específico de comprar outro Toyota.

Veja a lista:

  1. Toyota 63% (58% em 2007)
  2. Subaru 61% (45%% em 2007)
  3. Honda 60% (55%% em 2007)
  4. RAM 54%
  5. Chevrolet 54% (50% em 2007)
  6. Hyundai 52% (53%% em 2007)
  7. Kia 51% (42%% em 2007)
  8. Nissan 48% (48% em 2007)
  9. Ford 48% (44% em 2007)
  10. Mazda 44% (23% em 2007)
  11. Jeep 41% (30% em 2007)
  12. VW 37% (34% em 2007)
  13. GMC 35% (37% em 2007)
  14. Buick 29% (35% em 2007)
  15. Mini 24% (9% em 2007)
  16. Fiat 22%
  17. Mitsubishi 21% (24% em 2007)
  18. Dodge 19% (37% em 2007)
  19. Smart 19%
  20. Chrysler 16% (29% em 2007)

E você, acha que se essa pesquisa fosse feita no Brasil, quais seriam as marcas que os consumidores mostram maior lealdade? Dê sua opinião nos comentários!

COMPARTILHAR:
  • Magnamox

    No Brasil… Toyota com 98,7% de lealdade…

    • Vinicius Lima Santos

      Tava lembrando agora, que só em 2018 ganhou controle de estabilidade no Corolla.
      wtf…

      • JOSE DO EGITO

        Logo vem alguem aqui dizer que AMERICANO nao sabe escolher carro,que é um povo alienado,e outras bobagens mais.TOYOTA é qualidade e robustez e manutençao barata esse conjunto serve para consumidor do mundo todo do rico ao pobre

        • T_101

          Toyota americana. Poe Etios pra vender lá e ver o que acontece. Manutenção barata tb só la

          • Ernesto

            Cada mercado com suas características, infelizmente.

  • FearWRX

    Isso é incontestável. Só ver que Honda, Subaru e Toyota mesmo aqui no Brasil são o público mais leal que tem. Eles tem um carro dessa marca e, se saem de uma, vão pra outra japonesa em boa parte dos casos.
    E aí entram vários fatores, pois são marcas que tem produtos para todos os públicos e que são marcadas por não só serem marcas de confiança, como também para o moleque de 18 quanto para o senhor de 65, coisa que outras marcas também tem, mas talvez não tão forte quanto os japoneses conseguiram.

    Eu estou no meu terceiro japonês. E nunca foram carros caros e, se um dia eu for sair, é pra ficar nesse triângulo. Os Subaru são carinho de manter, mas Toyota e Honda são outro mundo, peças baratas, manutenção simples, seguro barato e carros com potencial pra se “destacar” dos outros, tudo que o povão quer.

    Anos e anos de trabalho dos japoneses se pagam assim, são produtos robustos e com percepção de qualidade visível.

    • Tive um HRV que vendi com 56 mil km. Na hora da compra, a vendedora sabia tudo sobre o carro, além do nome do próprio fundador da marca. As revisões sempre eram pelo preço da tabela (nunca nem discutiam isso), o horário de entregar e retirar o veículo sempre foi respeitado. Nunca troquei nenhuma peça (além de óleo e filtros), apenas troquei os pneus preventivamente antes de vender. A própria oficina é impressionante: o rapaz que me atendia sabia responder aos mecânicos até a gaveta onde estavam as peças. Anunciei a venda e vendi em menos de uma semana. Foi meu primeiro carro “japonês”, e posso garantir que não é só lenda. As outras marcas ainda estão há quilômetros de distância. Se todas tivessem o mesmo nível de pós venda, Honda e Toyota não cobrariam tanto a mais pelos seus veículos.

    • el punidor

      Eu concordava com tudo isso até o lançamento do Etios. Plásticos risíveis espalhados por fora e por dentro. Um exemplo é o “parachoques ” traseiro do sedan. Desencaixa das laterais com qualquer esbarrão e não para mais encaixado, borrachas das molduras dos vidros das portas sao muito finas e sem pressão para se manterem fixadas,basta bater a mão para saírem das molduras, cabo da embreagem (pode isso ?) Que arrebenta com baixa km, baixa durabilidade da embreagem, só para dar alguns exemplos. Para mim, nem é um Toyota. É um projeto indiano deprimente que a Toyota em um momento de insensatez resolveu colar seu emblema e colocar no nosso mercado na base do: vai que cola!

  • 🅰🅽🅳🅴🆁🆂🅾🅽 – 🆂🅿® ✅

    Os japas trabalharam muito para ganhar a simpatia do americano, lá carros japoneses sofreram o mesmo preconceito que já houve com carros coreanos e atualmente com chineses por aqui, se fizeram o dever de casa em manter seu clientela fiel, é ponto para eles, enquanto outras estavam pensando fazer volume de vendas sem pensar no futuro, eles foram trabalhando o lado de cativar o cliente para que o mesmo fosse fiel a marca e agora colhem frutos disso.

  • Mauro Banqueiro

    Toyota 99,9 % o resto seriam para os Honda . 😂😂😂😂😂😂

  • Ricardo

    Engraçado isso para um povo tão patriota!

    • Robinho

      pois é…

    • Freaky Boss

      americanos são patriotas mas são MUITO pragmáticos (e isso brasileiro é muito pouco) e dão MUITO valor aos seus suados dinheirinhos.

      • Ricardo

        Menos suado que o nosso e muito mais valioso!

    • Gran RS 78

      É um povo patriota mas não é idiota. Se marcas importadas oferecem mais qualidade que as tradicionais pelo mesmo preço, eles abrem mão sem medo, e o mais interessante é que o governo não se mete nisso, não aumenta impostos para as marcas importadas ou coloca cotas como acontece por aqui, bom, pelo menos isso não ocorria antes do Trump, que está começando a se intrometer nisso por lá agora.

  • Maycon Farias

    Tive 2 Corolla e 2 Civic seguidos. Fora as duas as vezes sinto mais atração por uma chinesa do que as tradicionais.

    • Louis

      Eu sinto muita atração por uma chinesa, Dilraba Dilmurat hehehehe

      • Maycon Farias

        kkkkkkkkk besta …. se o caso for esse prefiro a Zhang Ziyi rsrsrsrsr

  • Louis

    E Lexus, Infiniti? Entraram em Toyota e Nissan ?

    • Freaky Boss

      posso apostar que sim.
      Lexus vende muito lá, e tem reputação excelente. Deve estar no balaio da toyota

  • REDDINGTON

    Os japoneses sabem fazer o dever de casa, isso não se discute. Li uma vez, acho que até o NA noticiou, um cara que rodava em média 500 km por dia, ficou com uma caminhonete Tundra por 10 anos, fez todas as revisões na ccs, a Toyota pegou o carro de volta e deu um zero pra ele. Esse cara nunca vai trocar de marca rs rs rs.

  • Sam_Van

    “O custo baixo do combustível tem feito com que cada dia mais e mais consumidores deixem de lado sedans e outros modelos mais compactos…” Que raiva de ler isso. Eleições chegando, é hora de, pelo menos, não reelegermos ninguém.

  • Saulo Gomes

    Bom ver que lá a FCA tem o seu devido valor.

  • el punidor

    Se a Toyota ameaçasse sair do Brasil, incontáveis harakiris seriam cometidos!! Já a Ford…..

  • Erivelton Freitas

    Lembro de ter lido isso em um artigo acadêmico sobre Economia, onde falavam que hoje, os Americanos preferem comprar carro japonês em vez de carro americano, e que esse fenômeno estava diretamente ligado ao minimalismo e perfeccionismo dos Asiáticos, já que os americanos, a exemplo dos Brasileiros, faziam as coisas de qualquer jeito e acabam entregando um produto mais suscetível a falhas e problemas.

    No entanto, se eu vivesse no USA, dificilmente eu compraria algo diferente de um Ford Escape, Ford Fusion ou outro modelo da marca. Pois apesar dos pesares, eu tenho uma certa simpatia pela Ford.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email